Governo de SP investe R$ 450 milhões em linhas da CPTM cujo plano é privatizá-las ** ** Bauru recebe 27 novos ônibus para transporte coletivo ** ** Número de passageiros do metrô de Salvador cresce 11,6% no 1º trimestre ** ** Governo de Sergipe isenta ICMS sobre óleo diesel para transporte público em Aracaju ** ** VLT Carioca passa a circular uma hora mais cedo ** ** Itajaí testará ônibus elétrico em frota do Sistema de Ônibus Local (SOL) ** ** Empresa quer linha de trem turístico entre Porto Alegre e Gramado; entenda o projeto ** ** Pagamento em Pix passa a ser aceito em todas as estações do metrô do Recife ** ** Siga nossa página no Facebook **

Ônibus urbano Super Padron da Mercedes-Benz passa a circular nas ruas de Belo Horizonte

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Após meses de testes do chassi de ônibus urbano O 500 Super Padron com operação real em Belo Horizonte, a empresa Saritur adquiriu o veículo da Mercedes-Benz do Brasil para o serviço de transporte municipal na capital de Minas Gerais. Lançado em 2021, o produto se apresenta como o maior chassi da categoria 4x2 urbano do mercado brasileiro, desenvolvido para carrocerias de até 14 metros de comprimento, a fim de atender às demandas dos clientes e tendências do mercado.

“É com muita satisfação que emplacamos o nosso chassi de ônibus O 500 Super Padron em Belo Horizonte”, afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com esse veículo, nós oferecemos às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano um veículo padron 4x2 de piso alto e de 14 metros que pode transportar a mesma quantidade de passageiros que um modelo 6x2 de 15 metros da concorrência”.
Durante o período de testes, que teve início na segunda quinzena do mês de julho, esse chassi de ônibus demonstrou flexibilidade e versatilidade de operação nos corredores, atingindo uma redução significativa de custo operacional. Dessa forma, o veículo se apresentou como uma excelente solução para o serviço de transporte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, atendendo às necessidades das empresas de ônibus por um modelo que possa operar de acordo com a demanda de passageiros, tanto nos momentos de pico, quanto de entrepico. 

“Com o chassi de ônibus Super Padron, nós conseguimos atingir os objetivos de redução de custo operacional que desejávamos para a nossa frota”, afirma Roberto Lessa, diretor da Saritur. “Os produtos da marca sempre nos atendem muito bem no quesito consumo de combustível e custo operacional. Além disso, apresentam facilidade de manutenção e de aquisição de peças por meio do trabalho da equipe de pós-venda. Daqui para frente, por conta dessa excelente e antiga parceria que nós temos com a Mercedes-Benz, certamente vamos adquirir mais ônibus deste modelo para a nossa frota”.

A empresa Saritur é um cliente tradicional da Mercedes-Benz do Brasil e conta com uma história de mais de 40 anos no mercado. A viação atende ao sistema municipal de Belo Horizonte e demais cidades da Região Metropolitana por meio do transporte urbano e rodoviário, percorrendo linhas intermunicipais e interestaduais com uma frota de mais de 1.200 ônibus, dos quais cerca de 900 são da marca Mercedes-Benz.

Chassi de ônibus O 500 Super Padron

O Super Padron 4x2 é especialmente indicado para sistemas de transporte coletivo urbano que utilizam linhas segregadas, corredores e faixas exclusivas. A versão de chassi 4x2 da Mercedes-Benz tem a vantagem de não precisar de manutenção do 2º eixo direcional, condição necessária nas versões 6x2. Além disso, por apresentar somente dois eixos, há um menor arraste dos pneus traseiros ou dianteiros (conforme a versão do 6x2), o que também se traduz em menor custo de manutenção e contribui para a redução do consumo de combustível.

O Super Padron sai de fábrica com piso alto, podendo receber carrocerias de até 5 portas: 3 à direita com degraus para acesso pela calçada e 2 à esquerda para acesso pelos corredores de ônibus centrais. Com isso, atende plenamente à altura de plataformas de embarque de 920 mm, com conforto e segurança de acessibilidade aos passageiros, incluindo os cadeirantes.

Câmbio automático com retarder e suspensão totalmente pneumática

Outro diferencial que o Super Padron da Mercedes-Benz traz para o mercado em relação à concorrência é o maior conforto e segurança oferecidos pelo câmbio automático de série, com retarder integrado e auxílio de partida em rampa.

O alto padrão de conforto da linha O 500 é amplamente reconhecido no mercado, tanto no segmento urbano, quanto no rodoviário, destacando-se pela suspensão totalmente pneumática com dois bolsões de ar na dianteira e quatro bolsões de ar na parte traseira. Isso traz comodidade e bem-estar para os passageiros a bordo e conforto de dirigibilidade para o motorista.

A fim deNo quesito segurança, o Super Padron se destaca por freios a disco, EBS e o exclusivo freio-motor auxiliar Top Brake da Mercedes-Benz, que oferece mais segurança, potência de frenagem e menor desgaste dos freios. O Super Padron também traz novos recursos para o motorista, como o volante multifuncional com teclas, evitando que ele tire as mãos do volante para navegar no painel e a coluna de direção regulável, que oferece mais ergonomia para o condutor do veículo. Além disso, o recurso Eco Suporte do painel de instrumentos auxilia para uma condução mais econômica durante a operação. Este modelo de ônibus possui também o EIS (Engine Idle Shutdown), sistema de desligamento automático do motor.

“A grande vantagem do nosso Super Padron é o fato dele ter um eixo a menos em comparação com seus concorrentes 6x2. Isso significa menor custo de manutenção e de reposição de peças e mais rentabilidade para as empresas de ônibus com a mesma capacidade de transporte de passageiros”, destaca Walter Barbosa. “O Super Padron fornece a mesma comodidade, acessibilidade e segurança que os nossos ônibus articulados. Mesmo que o veículo não possua articulação ou terceiro eixo traseiro, ele pode operar na mesma rota sem diminuir o nível de conforto para os usuários”.

Mercedes-Benz

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

NOVO BRT RIO


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960