Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

O futuro do transporte já é realidade no dia a dia de milhares de pessoas na Baixada

terça-feira, 20 de junho de 2017

Agora a nossa região conta com o VLT: um dos mais modernos meios de transporte do mundo. O VLT é um trem silencioso, superconfortável, que funciona à base de tração elétrica; por isso, não polui.

Aqui na baixada, os 15 VLTs operam entre a estação Porto, em Santos, e o Terminal Barreiros, em São Vicente. Um total de 15 estações.

O horário de funcionamento foi ampliado e o VLT agora funciona das 5h30 às 23h30.

Já estão em funcionamento 10 máquinas de autoatendimento, nas quais o usuário pode adquirir seu cartão unitário e recarregar todos os tipos de cartão BR Mobilidade utilizados no VLT e nas linhas intermunicipais. O pagamento deve ser feito com cartão de débito. As máquinas estão instaladas nas estações Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente, Nossa Senhora de Lourdes, Pinheiro Machado e Bernardino de Campos, em Santos.

O VLT também faz parte do SIM (Sistema Integrado Metropolitano da Baixada Santista), com integração para 37 linhas de ônibus intermunicipais, beneficiando cerca de 2 milhões de habitantes que utilizam o sistema.

No Terminal Barreiros, os usuários têm à disposição um bicicletário com capacidade para 80 bikes.

Informações: G1 Santos
READ MORE - O futuro do transporte já é realidade no dia a dia de milhares de pessoas na Baixada

Em BH, A cada hora, 13 motoristas são flagrados nas pistas exclusivas de ônibus

Não satisfeitos em transitar nas pistas exclusivas para ônibus, os motoristas mais apressadinhos agora estão “invadindo” as áreas cercadas para tráfego do Move em BH. Uma artimanha que pode até agilizar a chegada ao destino, mas também levar a acidentes graves, alertam especialistas de trânsito. 

A nova modalidade de infração colabora para o aumento no número de multados por trafegar nesses locais. No primeiro trimestre deste ano, a cada hora, pelo menos 13 veículos foram punidos após o flagra, totalizando 28.657 multas no período. O total é 12% maior do que os 25.579 penalizados de janeiro a março de 2016, segundo o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). 

Ranking

Transitar pela faixa exclusiva para transporte público coletivo de passageiros se tornou tão corriqueiro que já é terceira infração mais cometida no trânsito belo-horizontino. Ela perde apenas para trafegar em velocidade superior a máxima permitida e avançar sinal vermelho, conforme o órgão.

“A pista exclusiva é necessária para agilizar o transporte de milhares de pessoas diariamente. Mas muitos motoristas de carros que se veem presos em engarrafamentos invadem os espaços, o que é uma infração de trânsito gravíssima com multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira”, afirma o assessor de comunicação do Batalhão de Trânsito da capital (BPTran), Marco Antônio Said. 

Conforme o assessor, os policiais estão vigilantes com relação a esse tipo de deslize dos motoristas e a postos para multá-los. Além da Polícia Militar, a Empresa de Transporte e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) atua nessa fiscalização. 

Autuações

De acordo com o BPTran, existem 57 equipamentos de fiscalização eletrônica em funcionamento nas faixas exclusivas de coletivos. Em 2016, elas foram responsáveis por 104.881 autuações de invasores dessas pistas, o equivalente a 287 por dia. 

Os principais corredores exclusivos para coletivos em BH são Antônio Carlos, Cristiano Machado e na área central, entre avenida Paraná e Santos Dumont. Todas as pistas foram implantadas em 2014.

Delimitação

Segundo o especialista em transporte e trânsito, Márcio Aguiar, o tráfego de carros de passeio em faixas exclusivas era o mais comum. Porém, a invasão de pistas delimitadas para o Move é recente e bem mais perigosa para aqueles que se arriscam.

“Vejo dois problemas centrais nessas invasões. O primeiro é que a imprudência vem causando acidentes graves. O segundo é uma falta de planejamento na escolha das pistas exclusivas, o que favorece a infração”, afirma.

A BHTrans explica que a política de priorização da circulação do transporte coletivo é uma tendência mundial. Para o órgão, dentre os benefícios, estão o aumento da velocidade operacional dos ônibus, redução dos conflitos com demais veículos na via e melhoria no embarque e desembarque dos passageiros. 

Após o teste de três meses no corredor exclusivo do Move nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I, os taxistas ficarão liberados para circular por um período na pista da avenida Cristiano Machado, a partir do dia 3 de julho. Se as avaliações forem positivas, o espaço ficará liberado definitivamente, assim como nas duas primeiras vias. 

Conforme a BHTrans, a liberação do corredor que corta a Antônio Carlos e a Pedro I foi positiva para o desempenho dos táxis e não apresentou interferências no tempo de viagem e velocidade do Move. Entre os usuários do táxi, 89,7% apontaram uma melhora com o tráfego na pista exclusiva e redução no tempo de viagem, conforme estudo feito pela empresa. 

Nos 90 dias de testes nas duas avenidas, apenas um acidente aconteceu, no último domingo de março. Um morador de rua foi atropelado por um taxista dentro da pista exclusiva, na altura do bairro Lagoinha, na regional Noroeste da capital. A vítima teve apenas ferimentos leves.

Desrespeito

No período, foram registradas 26 irregularidades como embarque e desembarque de passageiros na pista, desrespeito aos trechos de entrada e saída e à circulação apenas pela direita, regras determinadas para evitar acidentes no trecho. 

Segundo o presidente do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir), Avelino Moreira de Araújo, a redução média de tempo de viagem alcançada nas pistas foi de 20 minutos por viagem. “Agora estamos tentando a liberação para todas as pistas”, afirma. 

Informações: Hoje em Dia
READ MORE - Em BH, A cada hora, 13 motoristas são flagrados nas pistas exclusivas de ônibus

Metrô de SP lança aplicativo para receber denúncias de passageiros

O Metrô de São Paulo lançou um aplicativo gratuito para os passageiros comunicarem problemas operacionais e crimes durante as viagens no sistema. Disponível para Android e iOS, o app Metrô Conecta permite o envio de textos e fotos diretamente ao Centro de Controle Operacional (CCO) da companhia.
Foto: Epitácio Pessoa/Estadão

Segundo o Metrô, os usuários da rede devem enviar informações principalmente de ocorrências que exijam atuação imediata e afetem a viagem. "As demandas são direcionadas, de forma automática, à equipe responsável para pronto atendimento", informou a companhia, em nota.

Em alguns casos, as equipes da companhia poderão abrir um chat com o usuário para obter mais detalhes.

O atendimento aos passageiros pelos demais canais do Metrô continua normalmente (central de informações, SMS-denúncia, redes sociais, ouvidoria, etc.).

Para utilizar o aplicativo, o usuário pode buscar o link na nova versão do app Metrô Oficial ou procurar por "Metrô Conecta Oficial" nas lojas Google Play (Android) ou App Store (iOS). Ao abrir o app, basta se cadastrar, fornecendo alguns dados como o e-mail e o telefone.

Ao usar o aplicativo, o passageiro escolhe a natureza da ocorrência, informa se está na estação ou no trem (n° do carro) e os detalhes do caso. Há opção para envio de arquivo de imagem nas ocorrências em que este recurso agilize o atendimento. Caso não haja rede de dados disponível, o aplicativo oferece a opção do envio da mensagem por SMS.

Informações: Estadão
READ MORE - Metrô de SP lança aplicativo para receber denúncias de passageiros

Usuários de ônibus de Aracaju ganham nova linha

Começou a circular às 6 horas desta segunda-feira (19), a linha 412 - Circular DIA/Via Rua Quirino em Aracaju (SE). De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) , a nova linha atende aos moradores do Bairro Inácio Barbosa, principalmente os residentes na área dos condomínios construídos na Rua Quirino.

A linha alimentadora circulará com micro-ônibus pelo seguinte itinerário: Terminal DIA, Rua Olimpio de Souza Campos Júnior (Banese), Rua Roberto Fonseca, Rua Paulo Henrique Machado Pimentel (Fórum), Avenida Heráclito Rollemberg, Travessa H, Avenida Quirino, Condomínios, Avenida Tancredo Neves, Av. Heráclito Rollemberg e Terminal DIA.

Além do itinerário, o horário da linha também já está disponível no site da SMTT. "São dois micro-ônibus que vão atender cerca de três mil pessoas. É a segunda linha que estamos implantando em menos de dois meses", conta o diretor de Transportes Públicos da SMTT/ Aracaju, Augusto Júnior.

Informações: G1 SE
READ MORE - Usuários de ônibus de Aracaju ganham nova linha

CTTU desativa semáforo na entrada de Túnel no Pina

A Autarquia Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) desligou, desde o último sábado (17), o semáforo localizado na entrada do Túnel Josué de Castro, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife. A medida é por tempo indeterminado.

De acordo com a CTTU, tanto a implantação quanto o desligamento do aparelho faz parte de uma série de testes que a Companhia está fazendo para potencializar os ganhos na fluidez do trânsito trazidos após a implantação da Via Mangue.

Ainda segundo a Autarquia, uma equipe técnica está no local analisando os resultados. "Após a implantação do semáforo, houve um ganho na vazão de veículos no samáforo do cruzamento 103, que fica no cruzamento com a avenida Antônio de Góes, na saída do túnel, agora queremos analisar se esse cenário vai continuar positivo", informa a equipe de comunicação do órgão.

O semáforo que foi desligado funcionava a uma distância de 140 metros do semáforo 103. Os dois equipamentos funcionavam em sincronia.

Informações: Folha de Pernambuco
READ MORE - CTTU desativa semáforo na entrada de Túnel no Pina

CMTC aumenta número de viagens em 153 linhas do transporte coletivo

A Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) aumentou, durante o feriado de Corpus Christi, o número de viagens em 153 linhas do transporte coletivo da Capital. A nova planilha já está em funcionamento desde a última quinta-feira, 15. A mudança representa 490 novas viagens a mais diariamente.

Segundo o diretor técnico da Companhia, Walter Silva, o aumento do número de viagens foi estudado pela CMTC. “Após análises, constatamos que deveríamos promover essa mudança de impacto na cidade. A determinação é de que as empresas realizem quase 500 novas viagens”, afirma.

Das linhas que receberam aumento do número de viagens estão a 004 (Terminal Garavelo/ Centro – Eixo T-9) e a 018 (Terminal Araguaia/Centro), ambas com 17 novas viagens a mais todos os dias. As linhas 153 (Terminal Padre Pelajo/ Bairro da Vitória) e 026 (Terminal Bandeiras/ Flamboyant e T-10) tiveram, respectivamente, um aumento de 14 e nove viagens. Já as linhas 010 (Terminal Veiga Jardim/ Campinas), 020 (Terminal Garavelo/ Terminal Praça da Bíblia), 145 (Terminal Padre Pelajo/ Jardim Bonanza), 057 (Terminal Padre Pelajo/ Bairro São Domingos) e 580 (Terminal Araguaia/ Praça da Bíblia) tiveram um acréscimo de oito viagens cada.

Walter Silva explica que a CMTC vai fiscalizar o cumprimento da nova determinação. “Agora, após a implantação da planilha, vamos fiscalizar as empresas e conferir se o aumento está sendo cumprido integralmente por elas”, finaliza.

Informações: Governo de Goiás
READ MORE - CMTC aumenta número de viagens em 153 linhas do transporte coletivo

Em Salvador, Novo viaduto na Paralela será liberado hoje

Será liberado nesta terça-feira (20) um novo viaduto na Avenida Paralela. Situado na altura da loja Ferreira Costa, no sentido aeroporto, e na altura do Instituto Anísio Teixeira (IAT), no sentido Centro, o novo viaduto substitui os retornos de nível pelo elevado, o que dá mais fluidez ao trânsito. A obra, que é executada pelo governo do estado, foi vistoriada ontem pelo governador Rui Costa e será inaugurada hoje.

A liberação do viaduto para o tráfego de veículos só vai ocorrer após a cerimônia de inauguração, marcada para ser iniciada às 8h. Este é o primeiro dos três retornos elevados que serão construídos como obras complementares do sistema metroviário. 

O segundo viaduto previsto para a região fica na marginal do Shopping Paralela, nas imediações do Colégio Villa e deve ter as obras concluídas em breve. Já o outro, sem previsão de conclusão, ligará a Alameda das Praias, em Stella Maris, à Av. Paralela, sentido rodoviária, passando sobre a Av. Caribé.

O acesso à alameda também será alargado. Para o superintendente da Transalvador, Fabrizzio Muller, a construção dos viadutos, além de dar mais fluidez ao tráfego, “eliminará o fluxo de retorno pelas faixas esquerdas, de velocidade, em ambos os sentidos da via, promovendo mais segurança”.

Informações: Correio 24 Horas
READ MORE - Em Salvador, Novo viaduto na Paralela será liberado hoje

Alstom discute mobilidade urbana para cidades inteligentes em São Paulo

A Alstom estará presente no Connected Smart Cities 2017, nos dias 21 e 22 de junho, para contribuir com as discussões sobre mobilidade urbana e o desenvolvimento das cidades com base em sua experiência global e nas soluções implementadas no país. O evento acontece na cidade de São Paulo e promove a troca de informações e a difusão de ideias para que as cidades brasileiras se tornem mais inteligentes e conectadas.

O evento, que ocorrerá no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, contará com a participação, nos painéis de discussão, de dois executivos da Alstom, patrocinadora do evento, para levar a expertise da empresa a debates sobre transporte inteligente, junto de outros especialistas.

Valentin Lopez, Diretor de Soluções de Sinalização da Alstom na América Latina, participará do painel “Sistemas de transporte inteligentes: gestão de tráfego e redução do congestionamento nas cidades” às 11h30. Neste fórum serão discutidos assuntos como a utilização de dados e tecnologias em tempo real aplicados à gestão de tráfego e à integração de tecnologias em uma solução turnkey para melhoria da mobilidade.

Durante o painel “Soluções para a mobilidade”, às 14h, Cristiano Saito, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Alstom para a América Latina, fará parte da discussão sobre a mudança das escolhas de mobilidade dos cidadãos graças a serviços de mobilidade partilhados, tecnologias e tendências sociais emergentes, os impactos dos sistemas multimodais para o planejamento e o desenvolvimento de um plano de mobilidade sustentável e o case do VLT do Rio de Janeiro, fornecido pela Alstom à cidade maravilhosa.

A Alstom está presente no Brasil há mais de 60 anos e está entre os maiores líderes em soluções de transporte ferroviário em todo o mundo.

Sobre a Alstom
Promotora da mobilidade sustentável, a Alstom desenvolve e comercializa sistemas, equipamentos e serviços para o setor de transporte. A Alstom oferece uma linha completa de soluções (de trens de alta velocidade a metrôs, VLTs), soluções para passageiros, serviços customizados (manutenção, modernização), infraestrutura, sinalização e soluções de mobilidade digital. A Alstom é líder mundial em sistemas de transporte integrados. A empresa registrou vendas de €7,3 bilhões e contabilizou €10,0 bilhões em pedidos no ano fiscal 2016/17. Sediada na França, a Alstom está presente em mais de 60 países e conta com mais de 32.800 funcionários.

Informações: Alston
READ MORE - Alstom discute mobilidade urbana para cidades inteligentes em São Paulo

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960