Metrô Rio vai operar 24 horas por dia nos cinco dias de carnaval

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O MetrôRio terá um esquema especial de funcionamento durante os cinco dias de Carnaval. Os trens circularão sem interrupção a partir das 5h de sexta-feira (05/02) até as 23h de terça-feira (09/02), com extensão de embarque nas estações Praça Onze e Central até as 3h de quarta-feira (10/02), em virtude do desfile das escolas mirins. A partir das 12h de sábado (06/02), os trens da Linha 2 realizarão o trajeto direto entre Pavuna e General Osório, sem necessidade de transferência entre as duas linhas.

A Concessionária recomenda que os usuários comprem o cartão pré-pago com antecedência para evitar filas. Também serão aceitos os cartões unitário do MetrôRio, Bilhete Único, Vale Transporte ou cartão Riocard.

Bola Preta e blocos no Aterro do Flamengo
Os acessos Odeon e Santa Luzia, da estação Cinelândia, ficarão abertos das 6h às 20h, entre o sábado (06/02) e a terça-feira (09/02), para desembarque e embarque exclusivo de usuários com cartões pré-adquiridos (cartão pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões Riocard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os passageiros que não possuírem esses cartões poderão embarcar nas estações Carioca e Glória, que possuirão bilheterias externas para agilizar o atendimento.

Na estação Glória, a bilheteria externa funcionará de domingo (07/02) até a terça-feira (09/02) e ficará localizada próximo ao acesso Outeiro. Já em Carioca, a bilheteria externa funcionará do sábado (06/02) até a terça-feira (09/02) e será no acesso Rio Branco. Os foliões que comparecerem a blocos próximos a essas duas estações deverão comprar o cartão nessas bilheterias, já que não haverá venda na parte interna das estações. A Concessionária recomenda que os usuários comprem o cartão pré-pago com antecedência para evitar filas.

Blocos em Ipanema
Entre o sábado (06/02) e a terça-feira (09/02), a estação General Osório também contará com um esquema diferenciado. Os acessos Teixeira de Melo e Sá Ferreira estarão abertos para desembarque e embarque, exclusivamente, de usuários com cartões pré-adquiridos (cartões pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões Riocard, Vale-Transporte e Bilhete Único). Os passageiros que não possuírem esses cartões poderão comprar nas bilheterias externas próximas ao acesso principal, na praça General Osório.

Sapucaí e Terreirão do Samba
O MetrôRio é a melhor opção para quem vai aproveitar os desfiles na Sapucaí e os shows no Terreirão do Samba. Quem vai assistir ao desfile nos setores do lado ímpar ou desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício Balança Mas Não Cai deve optar pelo desembarque pela estação Central. A estação Praça Onze é a mais próxima para os passageiros que adquiriram ingressos para os setores pares ou irão brincar nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios. Para os foliões que irão ao Terreirão do Samba, a estação Central é a indicada.

Na terça-feira de Carnaval (09/02), para atender ao desfile das escolas de samba mirins, o funcionamento das estações Central e Praça Onze será estendido até as 3h para embarque. As demais estações fecharão para embarque às 23h e funcionarão após este horário somente para desembarque.

Funcionamento das estações
As estações Presidente Vargas e Catete fecharão à meia-noite de sexta-feira (05/02) para sábado (06/02) e só reabrirão às 5h da quarta-feira de cinzas (10/02). A estação Cinelândia também contará com um esquema especial: ficará aberta das 6h às 20h entre o sábado (06/02) e a terça-feira (09/02) para desembarque e embarque apenas de usuários com cartões pré-adquiridos (pré-pago e unitário do MetrôRio, cartões Riocard, Bilhete Único e Vale-Transporte). Os demais passageiros poderão comprar seus bilhetes e embarcar nas estações mais próximas: Carioca e Glória, que contarão com bilheterias externas.  

Por questões de segurança, algumas estações terão suas bilheterias fechadas entre 0h e 5h do sábado (06/02) até a terça-feira (09/02). São elas: São Francisco Xavier, Afonso Pena, Uruguaiana, Flamengo, na Linha 1, e São Cristóvão, Triagem, Maria da Graça, Inhaúma, Engenho da Rainha, Thomaz Coelho, Irajá, Colégio, Coelho Neto, Acari/Fazenda Botafogo e Engenheiro Rubens Paiva, na Linha 2.

Como alternativa, todas as estações terão em funcionamento máquinas de autoatendimento para a compra dos cartões, com valor mínimo de recarga de R$ 5,00. A validade da carga dos cartões pré-pagos é de um ano. O cartão unitário também poderá ser usado, mas observando-se o prazo de uso de dois dias após a compra. A Concessionária sugere uma carga de R$ 30, conforme a média de utilização individual no Carnaval do ano passado.

Medidas de segurança
Para garantir uma viagem mais segura ao folião, o MetrôRio elaborou um plano de segurança, com a presença de brigadas de incêndio. Além disso, durante toda a operação especial de Carnaval, algumas escadas rolantes permanecerão desligadas. A medida tem como objetivo a prevenção de acidentes com fantasias e adereços, muito comuns nesta época do ano.

Não serão permitidos os embarques com bicicletas e pranchas de surfe durante a operação especial de Carnaval.

Metrô Na Superfície
O Metrô Na Superfície Ipanema-Gávea terá seu itinerário alterado para Siqueira Campos-Gávea, do sábado (06/02) até a terça-feira (09/02). Na quarta-feira (10/02), seu ponto final voltará para a estação General Osório. Já a linha Botafogo-Gávea continuará saindo da estação Botafogo. É importante ressaltar que o itinerário das linhas de extensão poderá sofrer alterações de acordo com as condições de trânsito, sempre com a orientação da CET-Rio ou da Guarda Municipal.

O Metrô Na Superfície funcionará nos seguintes horários:
Sexta-feira (05/02), das 5h à 0h; sábado (06/02), das 5h à 0h; domingo (07/02), das 7h às 23h; segunda-feira (08/02), das 5h à 0h; e terça-feira (09/02), das 7h às 23h.

Aplicativo MetrôFácil 
O MetrôRio indica que os foliões utilizem o aplicativo MetrôFácil para planejar a viagem, acompanhar a localização e o tempo estimado para a chegada dos trens e consultar os mapas do entorno das estações.

Informações: Metrô Rio


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960