Boa Vista recebe ônibus moderno e com maior capacidade para a população

domingo, 21 de outubro de 2012


A Prefeitura de Boa Vista está trabalhando para melhorar o transporte coletivo urbano em Boa Vista. Em setembro, a empresa Viação Cidade de Boa Vista, responsável pelo serviço no município, recebeu um novo ônibus com capacidade para 120 lugares.

O novo veículo está circulando fazendo três viagens para cada rota dos bairros Caçari e Equatorial. Com 100% de acessibilidade, o transporte é adaptado com elevador e espaço para cadeirante, buscando atender às pessoas com necessidades especiais.

O transporte sanfonado já existe nas grandes cidades brasileiras e conta com espaço para 60 pessoas sentadas e 60 em pé.

Conforme a presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), Maria Helena Veronese, esta foi uma aquisição importante para o município, que irá contribuir muito para a melhoria do transporte coletivo em Boa Vista.

“Dessa forma estamos modernizando nossa frota, oferecendo mais conforto à população e o veículo irá diminuir o número de viagens e o tempo de espera devido à maior capacidade de pessoas”, ressaltou Maria Helena.

A aquisição foi uma solicitação da Emhur à empresa responsável, como é feito sempre que necessário, conforme a demanda. Com este novo ônibus a população de Boa vista dispõe agora de 76 veículos circulando nas 12 linhas que atendem aos 53 bairros da capital. O ônibus tradicional tem capacidade para 60 pessoas com assento para 30 usuários. 

Também foi ampliada a acessibilidade no serviço de transporte coletivo que hoje, corresponde a 27 veículos adaptados para atender às pessoas com necessidades físicas especiais, incluindo os cadeirantes.

READ MORE - Boa Vista recebe ônibus moderno e com maior capacidade para a população

No DF, Corredores exclusivos melhora a vida dos usuários de ônibus

De acordo com DFTrans, as faixas trouxeram economia de tempo para os passageiros. Mas muitos motoristas são frequentemente flagrados invadindo os corredores. Em quatro meses, mais de cinco mil motoristas foram multados por não respeitarem a faixa. 
READ MORE - No DF, Corredores exclusivos melhora a vida dos usuários de ônibus

No Rio, Vans serão proibidas de circular na Avenida Brasil

A prefeitura vai licitar de uma única vez o sistema de vans para todas as regiões da cidade, com exceção da Zona Oeste, onde já foi realizada a concorrência pública. A novidade é que o transporte alternativo terá horários para circular e não vai passar pelos grandes corredores, como as avenida Brasil, Rio Branco e Presidente Vargas. Os topiqueiros também serão obrigados a oferecer equipamento para o uso do Bilhete Único. O edital deverá sair até 15 de novembro.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia
“É um transporte complementar que tem que ter horário. Não é táxi, que a pessoa trabalha na hora que quer. No caso de van, não pode ser (assim). Se a gente está pegando uma área da cidade que não tem nenhum transporte, então ela (van) vai entrar onde tem espaço. Eu não exijo isso dos ônibus? Eles (topiqueiros) não querem ser formalizados? Não querem entrar na regra? A regra é essa: não pode circular a hora que quer pelo percurso que quiser”, antecipa o prefeito Eduardo Paes, com exclusividade para O DIA.

Na avenida Brasil,  em Bonsucesso, vans concorrem com ônibus e embarcam passageiros no meio da pista da via expressa, atrapalhando o trânsito.

Hoje, há 450 contratos individuais assinados na Zona Oeste, referentes a 13 lotes licitados, e cerca de 5.500 vans no cadastro. “A gente tem um superproblema, que é o negócio das vans. É uma área sob intervenção do prefeito. Onde tem transporte, não precisa de van. O modelo é de licitação individual, de transporte complementar, alimentando os grandes troncos, os grandes modais. Não vai ter nenhuma van fazendo grandes corredores. Vai ter horário de circulação, noturno, diurno”, detalha.

Força-tarefa vai fiscalizar

De acordo com o prefeito, será montada força-tarefa para fiscalizar vans. O grupo terá integrantes do Ministério Público, da Justiça e da Secretaria Estadual de Segurança Pública. “Vamos organizar o sistema e acabar com eventuais delinquentes deste sistema”, completa o prefeito.

Em nove meses, 1.287 vans punidas

De janeiro a setembro, motoristas de 1.287 vans cadastradas na prefeitura foram punidos por irregularidades. A maioria estava sem documentação completa, com a vistoria vencida ou apresentou veículo em mau estado. As operações foram feitas pela Subsecretaria de Fiscalização da Secretaria de Transportes. No mesmo período, 451 vans, que circulavam sem autorização do município, foram paradas e levadas para depósito público.

Manifestantes serão excluídos

O prefeito ameaça tirar da licitação topiqueiros que participarem de carreatas. Manifestações serão filmadas, e o motorista identificado será excluído da concorrência. A fiscalização das vans será chefiada pelo ex-titular da Draco, delegado Claudio Ferraz, que atuou no combate às milícias.

“Se eu vir uma carreatazinha, vai ter fotografia e não participará da licitação. Minha sugestão é que não o faça”, ameaça o prefeito.

Informações: O Dia Online

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - No Rio, Vans serão proibidas de circular na Avenida Brasil

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960