Em BH, Tráfego na Av. Santos Dumont está liberado para os ônibus

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS e da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Sudecap), informa que desde o dia 1º de dezembro, a Avenida Santos Dumont, entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, está reaberta para o tráfego dos ônibus do transporte coletivo. Com a mudança, algumas linhas tiveram o itinerário alterado e os pontos na Avenida Santos Dumont foram reativados.

Somente os ônibus poderão circular nesse trecho liberado da Avenida Santos Dumont. Será permitido o trânsito local de veículos particulares nesses quarteirões, para acesso às garagens e estacionamentos. A liberação faz parte do cronograma de obras do BRT na Área Central, que está sendo executada pela Sudecap.

TRÁFEGO DE VEÍCULOS:

- A Avenida Santos Dumont, entre as ruas São Paulo e Espírito Santo, será reaberta para o tráfego dos ônibus do transporte coletivo.

- Para os veículos que circulam pela Rua Rio de Janeiro não é permitido o atravessamento da Avenida Santos Dumont, já que as faixas de trânsito da avenida, próximas ao canteiro central estão interditadas.

- Nos quarteirões da Rua Rio de Janeiro, entre a Rua Guaicurus e Avenida Santos Dumont e entre Rua dos Caetés e Avenida Santos Dumont, será permitido somente trânsito local.

- No cruzamento da Rua Espírito Santo  com a Avenida Santos Dumont, o trânsito será normalizado. Na fase de obras, estava operando apenas em meia pista.

TRANSPORTE COLETIVO

Trinta e oito linhas de ônibus (32 linhas gerenciadas pela BHTRANS e 6 pelo DER/MG) terão seus itinerários e/ou pontos de embarque e desembarque modificados em função da liberação da Avenida Santos do Dumont.

 Confira a tabela das alterações das linhas

Cartazes foram afixados nos pontos de embarque e desembarque e no interior dos ônibus, para informar os usuários sobre as alterações.

Monitores da BHTRANS irão distribuir 50 mil informativos para orientação aos passageiros, pedestres, motoristas, comerciantes e operadores do transporte coletivo na região.

BRT - TRANSPORTE RÁPIDO POR ÔNIBUS

O BRT, Transporte Rápido por Ônibus, é um meio de transporte de alta capacidade, mais rápido e eficiente. Inicialmente, o BRT em Belo Horizonte irá circular em dois corredores exclusivos – avenidas Antônio Carlos/ Pedro I/ Vilarinho e Avenida Cristiano Machado – e será integrado à Área Central pelas avenidas Paraná e Santos Dumont, onde serão implantadas seis modernas estações de transferência para embarque e desembarque de passageiros. Nessas duas avenidas, o tráfego será exclusivo para o BRT, porém serão mantidas travessias para pedestres, faixas para bicicletas e para o acesso do trânsito local.

Nessa primeira fase, o pavimento asfáltico da Avenida Santos Dumont foi substituído por concreto armado, adequando toda a infraestrutura da drenagem e de serviços públicos, de forma que a via possa suportar os novos veículos articulados de grande porte do BRT, que irão proporcionar um transporte mais rápido e seguro. Através da implantação do BRT na Área Central, o novo sistema de transporte dos corredores será integrado no hipercentro, melhorando a mobilidade urbana na Capital, priorizando o transporte coletivo e garantindo, assim, uma cidade melhor e mais sustentável.
Clique para ampliar
Informações: BHTrans

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960