Prefeito de Jaboatão propõe maiores investimento em transporte coletivo

domingo, 20 de novembro de 2011

Em tempos nos quais pegar o trânsito se tornou algo estressante, devido à quantidade de carros nas vias, discutir mobilidade é algo necessário. E foi isso que aconteceu na quinta-feira (17/11), na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). É que foi realizada uma audiência pública onde o tema foi o centro da discussão. O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, participou da reunião.

O prefeito Elias Gomes ressaltou na audiência a necessidade de haver uma discussão integrada, com foco principal em ampliar os transportes de massa, para com isso desafogar o trânsito. “O espaço metropolitano precisa ser repensado como um todo. Estamos vivendo um esvaziamento de órgãos, como a Fidem, que olhava a Região Metropolitana como um todo. Não podemos falar em mobilidade apenas pensando na construção e melhoria de vias, mas sim discutindo a implantação de transportes de massa, como o ferroviário, com qualidade, para estimular as pessoas a utilizá-los. Além disso é preciso discutir de forma integrada essas ações para toda a Região e não cada um por si”, disse.

O gestor ainda reforçou a importância de realizar obras que melhorem o trânsito. “Hoje temos obras de grande importância no município, vamos calçar cerca de 253 quilômetros de vias, implantando calçadas em todas, além disso vamos requalificar vias importantes, como a Avenida Ayrton Senna, em Piedade, que ganhará a primeira faixa exclusiva para ônibus do município”, ressaltou.

Gomes também reafirmou a necessidade de investir nas ferrovias, tanto para o transporte de pessoas, como para cargas. “Quantas empresas hoje fazem transporte de passageiros e de carga a varejo, podendo fazer em massa e de uma só vez? As ferrovias são uma solução eficiente. Em Jaboatão teremos um ramal da transnordestina, além disso estamos negociando a compra de dois VLT (veículo leve de transporte) para fazer a linha Cajueiro Seco – Curado, isso certamente reduzirá a quantidade de veículos nas vias”, disse.


Fonte: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960