Em Jundiaí, Serviço online da SITU informar o horários dos ônibus

domingo, 7 de agosto de 2011

Pela internet em um computador ou no celular, os usuários do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano) já conseguem  acessar o novo sistema de informações detalhadas sobre itinerários de ônibus, seus horários e o tempo de espera de todas as linhas. 


O serviço foi desenvolvido após a instalação de GPS nos mais de 300 ônibus de todas as linhas que atendem a cidade. Depois de seis meses de testes, a Central de Monitoramento do Transporte Coletivo gerencia toda a frota e aponta minuto a minuto onde está cada um dos ônibus da cidade.


E realmente funciona com a precisão de um relógio na hora de partir. Na última quinta-feira, o reportagem testou o serviço  e o ônibus da linha 941 B (Terminal Vila Arens-Terminal Eloy Chaves) e ele passou exatamente às 18h30 no ponto da rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro, como indicado pela internet 15 minutos antes.

O problema foi no desembarque. Em virtude do horário de trânsito pesado (escolhido propositalmente), um  atraso de 20 minutos sobre a hora indicada pelo sistema.

Pela internet, o reportagem monitorou as oscilações de horário, em virtude do trânsito, atualizadas constantemente.

O secretário Roberto Scaringella, dos Transportes, diz que em breve mais 15 ônibus serão adicionados ao sistema, nas linhas de maior demanda nos horários de pico durante a semana. “A ideia era dinamizar o transporte. Hoje, com esse sistema, foi possível ajustar o serviço e  conseguimos 98% de cumprimento de horários”, explica.


Os dados enviados pelo GPS permitem verificar atrasos, congestionamentos, pontos mais utilizados e linhas cheias. “Assim melhora o serviço injetando mais ônibus, melhorando tempos de semáforos, trocando ônibus pequeno por articulado em alguns horários ou aumentando  carros aos domingos para diminuir a espera.”

Consulta prévia / “Com o sistema  é possível calcular na hora quanto tempo vai levar determinado trajeto, em tempo real”, afirma Leslie Tealdi, diretor de Transportes.
O usuário também consegue até fazer consulta prévia de horários para outros dias. “Mas consultar instantes antes de pegar o ônibus dá uma precisão maior, porque neste horário já está sendo calculado com um possível congestionamento, acidente, ou imprevisto daquele momento”, avisa o secretário.

Clique aqui, escolha o terminal e veja o horário de sua linha

1 comentários:

mfrpassos disse...

Era muito boa essa atualização em tempo real dos horários dos ônibus com o gps. Mudou o prefeito, que é de outro partido, e tudo acabou. Péssimo.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Conheça o BRT Transbrasil

Google+ Followers

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Brasil vai inaugurar mais de 250 quilômetros de BRT em 2014

Nova etapa das obras da Linha 4 do Metrô do Rio é iniciada na Gávea

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Governo estuda trem-bala de São Paulo a BH, Curitiba e Brasília

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960