Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

Em Jundiaí, Serviço online da SITU informar o horários dos ônibus

domingo, 7 de agosto de 2011

Pela internet em um computador ou no celular, os usuários do Situ (Sistema Integrado de Transporte Urbano) já conseguem  acessar o novo sistema de informações detalhadas sobre itinerários de ônibus, seus horários e o tempo de espera de todas as linhas. 


O serviço foi desenvolvido após a instalação de GPS nos mais de 300 ônibus de todas as linhas que atendem a cidade. Depois de seis meses de testes, a Central de Monitoramento do Transporte Coletivo gerencia toda a frota e aponta minuto a minuto onde está cada um dos ônibus da cidade.


E realmente funciona com a precisão de um relógio na hora de partir. Na última quinta-feira, o reportagem testou o serviço  e o ônibus da linha 941 B (Terminal Vila Arens-Terminal Eloy Chaves) e ele passou exatamente às 18h30 no ponto da rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro, como indicado pela internet 15 minutos antes.

O problema foi no desembarque. Em virtude do horário de trânsito pesado (escolhido propositalmente), um  atraso de 20 minutos sobre a hora indicada pelo sistema.

Pela internet, o reportagem monitorou as oscilações de horário, em virtude do trânsito, atualizadas constantemente.

O secretário Roberto Scaringella, dos Transportes, diz que em breve mais 15 ônibus serão adicionados ao sistema, nas linhas de maior demanda nos horários de pico durante a semana. “A ideia era dinamizar o transporte. Hoje, com esse sistema, foi possível ajustar o serviço e  conseguimos 98% de cumprimento de horários”, explica.


Os dados enviados pelo GPS permitem verificar atrasos, congestionamentos, pontos mais utilizados e linhas cheias. “Assim melhora o serviço injetando mais ônibus, melhorando tempos de semáforos, trocando ônibus pequeno por articulado em alguns horários ou aumentando  carros aos domingos para diminuir a espera.”

Consulta prévia / “Com o sistema  é possível calcular na hora quanto tempo vai levar determinado trajeto, em tempo real”, afirma Leslie Tealdi, diretor de Transportes.
O usuário também consegue até fazer consulta prévia de horários para outros dias. “Mas consultar instantes antes de pegar o ônibus dá uma precisão maior, porque neste horário já está sendo calculado com um possível congestionamento, acidente, ou imprevisto daquele momento”, avisa o secretário.

Clique aqui, escolha o terminal e veja o horário de sua linha

1 comentários:

Unknown disse...

Era muito boa essa atualização em tempo real dos horários dos ônibus com o gps. Mudou o prefeito, que é de outro partido, e tudo acabou. Péssimo.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960