Prefeitura do Rio inicia operação de nova linha do BRT Transbrasil ** No Recife, Estudantes já podem usar a Carteira de Estudante 2024 digital ** Metrô de Salvador tem ganho de 14% em número de passageiros ** Airport Bus Service é o melhor para o translado entre os aeroportos de Guarulhos e Congonhas ** Novo sistema de transporte coletivo de Novo Hamburgo começa a operar a partir de 27 de abril ** Projeto de trem de alta velocidade entre Rio e São Paulo prevê estações em 9 cidades ** SIGA O BLOG MEU TRANSPORTE

Prefeitura de Americana estuda projeto para construção de um novo terminal

quarta-feira, 23 de março de 2011

A Prefeitura de Americana estuda transferir os Terminais Urbano e Metropolitano para o Centro da Avenida Dr. Antonio Lobo. A solicitação, segundo a Administração Municipal, já foi enviada ao governo do Estado. A principal intenção é diminuir os constantes congestionamentos nos horários de pico na via. O projeto foi pensado a partir do modelo construído em Curitiba, no Paraná. O valor do investimento não foi definido.
Segundo o secretário de Transportes e Sistema Viário de Americana, Jesuel de Freitas, a Administração Municipal aposta na experiência do secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes, como ex-coordenador da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para viabilizar a proposta. De acordo com Freitas, Fernandes "conhece a realidade do trânsito americanense" já que participou dos primeiros estudos para a implantação do Corredor Metropolitano na região.
"Temos a real intenção de transferirmos o terminal para o centro da Antonio Lobo. Por enquanto é apenas um estudo, mas que tem condições de se tornar realidade", explicou Freitas.
A principal intenção da administração é desafogar o trafego de veículos no local, principal reclamação de usuários do transporte público e dos motoristas que utilizam a via. Com o novo terminal, os embarques dos coletivos serão em um dos sentidos da via e os desembarques no outro. Os carros trafegarão onde hoje está localizado o Terminal Urbano e o chamado "camelódromo", cuja mudança de local está sendo planejada pela associação da categoria.
"Isso desafogaria o trânsito naquela região, além de trazer comodidade aos usuários do sistema coletivo", disse o secretário.
A ideia, segundo Freitas, não é copiar o modelo paranaense, mas utilizar o modelo como parâmetro. Para o secretário é impossível pensar em uma obra dessa magnitude, sem a ajuda do Governo do Estado.
"Inicialmente o Estado deve aprovar e, em um segundo momento, nos ajudar com verbas. A Prefeitura, hoje, não teria recursos suficientes para um empreendimento dessa magnitude", explicou Freitas.
A reportagem do LIBERAL tentou contato com a assessoria de imprensa da EMTU na noite de ontem, mas não obteve resposta em relação à intenção do Governo do Estado sobre a mudança.

Fonte: O Liberal

1 comentários:

Anônimo disse...

Tambem depois do processo da MP, contra as empresas de onibus em America.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

Novo BRT - Prefeitura Rio

Ligação Viária Pirituba-Lapa

 
 
 

Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Como os trens de alta velocidade estão modernizando e desenvolvendo a Ásia

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

Ônibus elétricos em Porto Alegre


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Prefeitura de SP entrega novos elétricos


Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

VLT no terminal Gentileza


Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960