Recife: Site de Buscas de linhas e Paradas.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009


Moradores do Recife também podem usufluir de um serviço inovador e bastante prestativo, trata-se de um site que orienta os usuários a se deslocarem para determinados lugares já com seu destino traçado e além do mais, que parada descer, para ter acesso a essas informações basta clicar neste link http://www.onibusrecife.com.br/linhas e fazer sua busca, o serviço ainda não estar disponível para todas as linhas, mas significa um grande avanço.
READ MORE - Recife: Site de Buscas de linhas e Paradas.

Risco de infecção em transportes públicos é considerado alto

Enquanto as escolas se prepararam para evitar o contágio da gripe suína entre os alunos, pouco se fez no transporte coletivo. O poder público paulista não tem uma campanha de prevenção e orientação sobre os riscos de contaminação em ônibus, metrôs e trens.Para especialistas, o risco de infecção nesses locais é alto. “Um sujeito tosse na mão e se apoia na barra de ferro em um ônibus, por exemplo. Outro passageiro segura depois na mesma barra, onde pode estar o vírus”, comentou o infectologista Jorge Amarante, do Hospital Samaritano.“Se a pessoa entrar em contato com algum objeto que possa estar infectado, deve lavar as mãos; e quando tossir ou espirrar, usar uma proteção, como máscara ou lenço”, explicou o infectologista Paulo Olzon, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
É difícil estimar quantitativamente o risco de contaminação da doença no transporte público. O ideal é que as pessoas contaminadas não usem transporte público, mas se não tiverem outra opção, devem usar máscara de proteção ou proteger nariz e boca, contendo a secreção. Para quem faz viagens no transporte público, é recomendável tentar usar metrô com menor aglomeração e manter a distância de um metro dos outros passageiros. É importante ter bastante cuidado e higienizar as mãos antes e depois de usar o transporte público, além de evitar tocar nas mucosas como nariz, olhos e boca.
READ MORE - Risco de infecção em transportes públicos é considerado alto

Idosos da cidade de Viamão-RS já tem direito do cartão

Os idosos com mais de 65 anos já podem fazer o cartão “TEU!” para os ônibus de Viamão. A medida busca a permissão para utilizarem a roleta do transporte coletivo intermunicipal. Os idosos entre 60 e 64 anos mantêm o direito de transporte gratuito municipal.O vereador Luís Armando Azambuja (PT), da comissão de defesa dos direitos humanos e da comissão de transportes, anunciou na tribuna da Câmara, que o projeto para inclusão no sistema de bilhetagem eletrônica, para utilização do cartão “TEU!”, das pessoas de melhor idade, os idosos a partir dos 65 anos, já esta em vigor no município através da Empresa de Transporte Coletivo Viamão. A medida permite que os idosos utilizem o cartão “TEU” para passarem na roleta do transporte coletivo intermunicipal, aqueles que vão até Porto Alegre. “Queremos com isso, combater os constrangimentos, humilhações e transtornos sofridos pelos idosos, ao disputar um pequeno espaço da entrada até a roleta dos ônibus, com os demais passageiros que embarcam nos coletivos”, relatou o vereador Armando.De acordo com o vereador Armando, adoção dessa medida se fez necessária depois da constatação que o novo sistema de bilhetagem eletrônica, que veio para modernizar e informatizar a cobrança da passagem do transporte coletivo acabou prejudicando essa categoria de usuário, com atendimento de forma diferenciada, e com reflexos de discriminação.A implantação e o cadastro do cartão “TEU!”, das pessoas de melhor idade, teve inicio definitivamente essa semana, depois de acordo realizado entre a Metroplan, Empresa Viamão, Prefeitura, Câmara Municipal e Conselho Municipal do Idoso, realizada no início do mês de julho, na sede da Metroplan. “Agora é permitido que os idosos também tenham acesso aos assentos traseiros, e não somente parte da frente no transporte coletivo”, comemorou o vereador Armando.Para receber o cartão “TEU!” melhor idade, as pessoas com mais de 65 anos necessitarão realizar um cadastramento para confecção do cartão eletrônico. Os documentos exigidos são: carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. O próprio idoso deverá ir até a empresa Viamão para o cadastro, pois será necessária uma foto, que é realizada na hora, para inclusão no cartão. “A utilização do cartão “TEU!” melhor idade será disponibilizado de forma voluntária e gratuita, e não representará uma exigência obrigatória para o direito da gratuidade, sendo desnecessária uma corrida para sua confecção. O idoso já tem garantido pela Constituição Federal e pelo Estatuto do Idoso, o seu direito de transporte gratuito nos ônibus, e para isso, basta mostrar a identidade para o cobrador ou motorista. O cartão eletrônico será apenas para que tenha a possibilidade de passar pela roleta dos ônibus”, explicou o vereador Armando.
READ MORE - Idosos da cidade de Viamão-RS já tem direito do cartão

Maceió: SMTT esclarece dúvidas sobre transporte público

De acordo com o superintendente da SMTT, Jorge Silva Coutinho, as ações para a abertura de novas licitações para o transporte público em Maceió já começaram. “Estamos tomando as devidas providências para dar celeridade ao processo de licitações, mas precisamos fazer isso com um criterioso estudo. Nossas ações são com responsabilidade e precisamos verificar as carências do transporte em Maceió”, firmou o superintendente.
Durante a coletiva, Jorge Coutinho também lembrou de projetos feitos pela SMTT para humanizar e melhorar o fluxo do trânsito na capital. “Nossa preocupação em criar um trânsito responsável é constante. Projetos como o ‘Agora Chega’, ‘Carroceiro Legal’, ‘Bate Forte Coração’, são desenvolvidos em parceria com a sociedade, e a abertura de novas licitações para transporte público também será dessa forma”.
READ MORE - Maceió: SMTT esclarece dúvidas sobre transporte público

Uberlândia terá pela primeira vez as três novas empresas do Sistema Integrado de Transporte (SIT) operando simultâneamente.

Na véspera do aniversário da cidade, 30 de agosto, Uberlândia terá pela primeira vez as três novas empresas do Sistema Integrado de Transporte (SIT) operando simultâneamente. Após a assinatura, ontem, do contrato de dez anos com a empresa Turilessa, vencedora do lote 1, o prefeito Odelmo Leão afirmou que a vencedora da licitação para o lote 2, Transporte Urbano São Miguel de Resende, que enfrenta questionamentos na Justiça por parte de outra concorrente, também vai começar a operar no sistema de transporte urbano no dia 30.
Dependendo de decisão judicial, o acordo poderá ser emergencial (seis meses de vigência) ou por concessão do serviço público, com duração de 10 anos. “Dia 30 de agosto, as duas empresas vão começar a operar, já está determinado. Vou aguardar a decisão (da Justiça) até a próxima segunda-feira, e, se não houver a decisão, faremos um contrato emergencial com a empresa vencedora deste lote (São Miguel), para que possa também entrar em operação no dia 30”, afirmou o prefeito.
A primeira empresa a receber a concessão, por dez anos, foi a Sorriso de Minas, cujo contrato com a Prefeitura foi assinado em 9 de julho. O lote 3 abrange bairros das regiões Sul e Oeste. O contrato com a empresa Transcol, que opera no lote 2 (parte dos bairros das regiões Leste e Norte), termina dia 29 (sábado).
READ MORE - Uberlândia terá pela primeira vez as três novas empresas do Sistema Integrado de Transporte (SIT) operando simultâneamente.

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

 
 
 

O Brasil está pagando um preço alto pela falta de mobilidade

Hibribus (ônibus híbrido-elétrico) de Curitiba é elogiado por especialistas

Exemplo: Nova York ganhou 450 quilômetros de ciclovias em 04 anos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

Ônibus em corredores exclusivos é tão bom quanto o metrô

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960