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Tarifa de ônibus em Dourados fica mais barata a partir de hoje

domingo, 1 de junho de 2025

A tarifa do transporte coletivo urbano em Dourados terá redução a partir deste domingo, 1º de junho. O valor da passagem para o público geral passará de R$ 3,25 para R$ 3,00. Para os estudantes, a queda será ainda maior: de R$ 1,65 para R$ 1,00.

O anúncio foi feito nesta terça-feira (28) pelo prefeito Marçal Filho, que condicionou a redução tarifária à prorrogação da concessão com a Viação Dourados por mais cinco anos. A empresa havia solicitado extensão por dez anos, mas a prefeitura estabeleceu o prazo menor, o qual será utilizado para preparar um novo processo licitatório do transporte público.

Além da redução no valor das passagens, a prorrogação está vinculada a uma série de exigências. Entre elas, a aquisição de três novos ônibus exclusivos para estudantes e a criação de novas linhas voltadas ao público universitário. “Dourados é uma Cidade Universitária, com mais de 120 cursos superiores. Não podemos permitir que os estudantes continuem enfrentando ônibus lotados e falta de itinerários”, afirmou Marçal.

A empresa também terá que investir na renovação da frota, garantindo acessibilidade em 100% dos veículos até o fim da concessão. “Poucos ônibus possuem elevador para pessoas com deficiência. Essa é uma demanda urgente e necessária”, reforçou o prefeito.

Outra exigência é que todos os veículos passem a contar com ar-condicionado. “Nos dias de calor, o transporte sem climatização se torna insuportável. Essa medida é uma questão de saúde pública e respeito ao cidadão”, concluiu Marçal Filho.

Informações: DouradosAgora

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Salvador é uma das pioneiras em operação de ônibus elétrico articulado de 18 metros no Brasil

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Salvador se tornou a segunda cidade do Brasil a experimentar um veículo elétrico articulado de 18 metros, o modelo A18 da TEVX Higer representa um passo significativo para a sustentabilidade e a modernização do transporte público nacional.

“Queremos cada vez mais investir em soluções que tragam benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os usuários. Esses testes vão nos ajudar a planejar a ampliação da frota elétrica no transporte público de Salvador”, reforçou o secretário da Semob, Pablo Souza.

Com capacidade para transportar mais de 130 passageiros, o Azure A18BR tem imponentes 18,7 metros de comprimento e piso baixo total, oferecendo uma autonomia de mais de 270 quilômetros com uma única carga. Ele combina tecnologia de ponta a um design pensado para atender as demandas das grandes cidades, promovendo um ambiente livre de emissões e poluição sonora, o que o torna a escolha ideal para sistemas de transporte urbano que buscam flexibilidade, sustentabilidade e alta capacidade com inovação e tecnologia de ponta.

"Estamos extremamente orgulhosos de iniciar a operação do Azure A18BR em Salvador. Esta é a segunda vez que um modelo articulado com essa configuração e tecnologia começa a rodar no Brasil, sendo a primeira com a última geração do A18BR e ter Salvador como nossa cidade pioneira reforça o compromisso da capital baiana com a inovação e a sustentabilidade no transporte público", afirma Cadu Souza, CEO da TEVX Higer. "Acreditamos que este veículo trará uma nova experiência para os passageiros e um grande avanço para a gestão da mobilidade urbana."

O projeto do Azure A18BR prioriza acessibilidade e conforto. Equipado com três portas duplas e rampa de acesso para passageiros com mobilidade reduzida, ele garante inclusão. Um moderno sistema de ar-condicionado ecológico proporciona climatização uniforme e agradável, elevando o conforto em todos os trajetos. Além disso, o veículo foi projetado para aprimorar a experiência do condutor, combinando ergonomia e praticidade para garantir a máxima eficiência operacional. Vale destacar que ao longo do veículo temos monitores digitais onde poderão ser passadas informações para os passageiros, tais como comunicados do Município e explicações sobre o veículo e projetos de eletromobilidade sustentável.

Com a chegada do Azure A18BR, Salvador se posiciona na vanguarda da transição para uma frota de transporte público mais ecológica e eficiente, impactando positivamente a qualidade de vida da população e a redução da pegada de carbono na cidade.

Informações: TEVX HIGER

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Tarifa do Metrô do Rio vai cair para R$ 4,70

O secretário estadual de Transportes, Washington Reis, confirmou a intenção de reduzir, ainda nesta semana, o preço da passagem de barcas, trens e metrô para R$ 4,70. A expectativa com a medida é de que colocar meio milhão de novos passageiros com a redução do preço da tarifa.

O plano do governo foi antecipado pela coluna Conversa de Bastidor, dentro do CBN Rio, no último dia 14. Batizada de Tarifa RJ, a redução das passagens faz parte de um plano para reverter a tendência de queda no número de passageiros, especialmente do metrô fluminense, que tem a tarifa mais cara do país. Em 2019, antes da pandemia, foram transportados 252 milhões de passageiros. Em 2024, o número foi 27% menor, R$ 184 milhões.

Segundo Washington Reis, o governo gastaria até R$ 300 milhões neste ano para subsidiar a redução das passagens.

“No ano que vem, seriam gastos R$ 500 milhões, mas é muito pouco diante do benefício para as pessoas. Podemos colocar meio milhão de novos passageiros se reduzirmos o preço da tarifa”, prometeu.

Washington Reis prometeu para dezembro deste ano a divulgação de três estudos contratados pelo governo para medir custos de expansões do metrô: a conexão Estácio - Praça XV, considerada a prioridade após a retomada das obras da estação da Gávea; a construção da Linha 3, ligando o Rio a São Gonçalo sob a Baía de Guanabara; e a extensão da linha 4 do Jardim Oceânico até o Recreio dos Bandeirantes.

Informações: CBN

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Prefeitura de Curitiba publica edital para obras do Lote 2.3 do BRT Leste/Oeste

A Prefeitura de Curitiba publicou na quinta-feira (22/5) o edital da Concorrência Eletrônica nº 001/2025-SMOP/OPP-NDB, que prevê a contratação de empresa ou consórcio para executar as obras do Lote 2.3 do projeto de requalificação do eixo estrutural do BRT Leste/Oeste. O valor máximo estimado é de R$ 45,58 milhões. A abertura das propostas será no dia 24 de junho de 2025, pela plataforma e-Compras da Prefeitura (www.e-compras.curitiba.pr.gov.br).

O trecho contemplado no edital abrange a canaleta exclusiva da Avenida Sete de Setembro, desde a Avenida Marechal Floriano Peixoto até a Rua Mariano Torres, no Centro, e segue pela Avenida Presidente Affonso Camargo até as imediações da Rua Zeila Moura dos Santos, no Cristo Rei. O pacote inclui também a reforma e ampliação das estações-tubo Eufrásio Correia, Mariano Torres e Rodoferroviária.

Entre os principais serviços previstos estão a execução de pavimento de concreto para o tráfego de ônibus biarticulados, requalificação das vias lentas com fresa e recape, melhorias nas calçadas com aplicação de piso tátil e rampas de acessibilidade, instalação de travessias elevadas para pedestres, modernização da iluminação pública, implantação de ciclovias ou ciclorrotas e adequações no sistema de drenagem. Haverá ainda obras de paisagismo, novos mobiliários urbanos e melhorias na sinalização semafórica, vertical e horizontal.

As intervenções vão viabilizar ultrapassagens de ônibus em alguns pontos e a passagem do novo Ligeirão Leste/Oeste. Estão previstas ações como o desalinhamento das estações na Eufrásio Correia, a ampliação da estação Rodoferroviária e o alargamento da pista exclusiva do BRT em frente à estação Mariano Torres.

BRT Leste/Oeste
O projeto do novo BRT Leste/Oeste faz parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, que tem financiamento internacional do New Development Bank (NDB) no valor de US$ 75 milhões. Serão requalificados 20 quilômetros de infraestrutura para ônibus, com a reforma de 34 estações tubo e cinco terminais – entre eles, novos equipamentos no Capão da Imbuia e Campina do Siqueira. A modernização do sistema também prepara Curitiba para receber ônibus elétricos em seus principais corredores de transporte.

Além de melhorar o tempo de viagem, o projeto irá contribuir para a redução das emissões de carbono e ampliar a conectividade entre modais, com estímulo ao uso de bicicletas, calçadas acessíveis e vias compartilhadas.

Para o coordenador-geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), Marcio Teixeira, a publicação do edital representa um avanço importante no cronograma de requalificação do eixo Leste/Oeste. “Trata-se de uma área emblemática do transporte coletivo de Curitiba, com grande circulação de passageiros e importância estratégica para a integração com o eixo Boqueirão, que segue pela Avenida Marechal Floriano Peixoto. A obra vai nos permitir entregar um sistema mais eficiente, seguro, acessível e preparado para os desafios da mobilidade do futuro”, destaca.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Em Palmas, Mais de 39 mil novos cartões do transporte coletivo já foram emitidos

Mais de 39 mil novos cartões do transporte coletivo foram emitidos até este sábado, 24. O número representa aproximadamente 98% dos cerca de 40 mil usuários que utilizam o sistema diariamente. O serviço continua disponível nos três pontos de atendimento: Resolve Palmas de Taquaralto e no Espaço Cultural, das 8 às 18 horas; e na sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), onde o serviço é exclusivo para idosos, pessoas com deficiência e empresas que oferecem vale-transporte aos funcionários, e segue no mesmo horário.

Para solicitar o novo cartão, o usuário precisa apresentar documento de identificação e comprovante de endereço. Os estudantes, além disso, precisam levar uma cópia da declaração de matrícula da escola. Não há cobrança pela primeira via da emissão.

Nova tarifa e recarga
Nesta segunda-feira, 26, começou a cobrança da nova tarifa, no valor de R$ 4,85. Para recarregar os cartões, estão disponíveis 16 pontos credenciados, em diversas regiões da capital, além de Buritirana e Taquaruçu (em instalação). Todos contam com máquinas Point of Sale (POS). A Farmácia Biovida da Arse 112 (1106 Sul) e o Resolve Palmas JK vão receber terminais de autoatendimento. O pagamento pode ser feito em dinheiro, débito, crédito ou Pix.

Pontos de recarga
1 – Farmácia Biovida Arse 112 (1106 Sul)
2 – Farmácia Biovida 401 Sul (Região Hospitalar)
3 – Farmácia Biovida 402 Sul (Estação Xambioá)
4 – Quartetto Loja Norte
5 – Quartetto Loja Centro
6 – Quartetto Loja Taquaralto
7 – Quartetto Loja Bertaville
8 – Atacadão dos Preços Baixos Loja Arso 42 (405 Sul)
9 – Atacadão dos Preços Baixos Loja Arne 61 (504 Norte)
10 – Atacadão dos Preços Baixos Loja Aureny I
11 – Atacadão dos Preços Baixos Loja Taquari
12 – Pharmaética Taquaralto
13 – Super Líder (Estação Karajá)
14 – Pink Store (Estação Apinajé)
15 – Resolve Palmas JK
16 – Sede da ATCP
17 – Super Nosso Supermercado (Buritirana)

Informações: Prefeitura de Palmas

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Prefeitura de Maceió investe na ampliação da infraestrutura viária para garantir mobilidade urbana

Ao longo de sua gestão, o prefeito de Maceió, JHC, tem investido em obras estruturantes para garantir mobilidade urbana aos maceioenses, encurtando distâncias entre a parte alta e parte baixa da cidade e melhorando a qualidade de vida de quem se desloca diariamente na Capital.

Um desses investimentos é no sistema BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Com investimento de aproximadamente R$2 bilhões, serão 28 km de faixa exclusiva para os BRTs no principal corredor de transportes da Capital, formado pelas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O sistema deve contar com nove linhas, saindo do Terminal de Integração do BRT - Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 63 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros da cidade.

Ainda em fase de planejamento, o BRT vai permitir que o passageiro saia do Eustáquio Gomes e chegue à Praça do Centenário, no Farol, em aproximadamente meia hora, economia de 50m por uma viagem, que hoje leva cerca de 1h30m em horário de pico.

Outro conjunto de obras importantes para a mobilidade urbana são as avenidas Rota do Mar, Marília Mendonça e a ampliação das avenidas Durval de Góes Monteiro e da Menino Marcelo, responsáveis por uma grande mudança no tempo de deslocamento da parte alta para a parte baixa.

A Rota do Mar, que liga os bairros Benedito Bentes e Guaxuma, teve um investimento de R$26 milhões e hoje conta com corredor principal, canteiro central, linha d’água, aterro e ciclovia. Ao todo, a via tem 5,9km de extensão e possui outros quatro corredores secundários, que dão acesso aos bairros Antares e São Jorge, ao Conjunto José Tenório, na Serraria, e ao aterro sanitário, no Benedito Bentes. Cerca de 300 mil pessoas são beneficiadas com a via, que já é uma alternativa rápida e segura de deslocamento para os maceioenses.

Já a Avenida Marília Mendonça contou com um investimento de R$ 6,5 milhões e liga a Cidade Universitária à Avenida Menino Marcelo (Via Expressa). Com 4,5 km em dois corredores que têm facilitado a vida dos moradores da parte alta da capital alagoana.

Também com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana de Maceió, a gestão JHC investiu R$130 milhões na ampliação das avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo, os dois principais corredores do município de Maceió. As vias recebem mais duas faixas de rolamento, além de rede de drenagem, pavimentação, padronização de calçadas, implantação de ciclovia, nova iluminação pública, rede elétrica e sinalizações vertical e horizontal.

Informações: Prefeitura de Maceió

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Na China, Usuários preferem mais trem bala que aviões

Usain Bolt deixando sete adversários pra trás, desacelerando nos últimos 15 metros e, ainda assim, correndo mais rápido do que qualquer humano já correu. Existe metáfora melhor pra explicar o lançamento dos trens de alta velocidade chineses?

Naquele ano, enquanto Usain Bolt voava dentro do Ninho de Pássaro, o estádio dos Jogos Olímpicos de Pequim, a China aproveitava o momento pra mostrar ao mundo que já era um país moderno. E parte dessa modernidade, claro, passava por suas linhas de trem de alta velocidade, que entraram em operação justamente naquele ano.

Dezessete anos depois, a China é o país com a maior malha ferroviária de alta velocidade do mundo. Assim como Bolt em 2008, o crescimento foi tão insano que deixou pra trás potências como França e Japão.

Em menos de duas décadas, o impacto da alta velocidade na China foi enorme. Ter uma malha ferroviária bem estruturada num país do tamanho da China é essencial pra facilitar os deslocamentos de longa distância. E, por enquanto, eles estão conseguindo convencer a população. Tanto que as companhias aéreas já soaram o alarme: os trens estão roubando seus passageiros.

Melhor de trem
A chegada dos trens-bala na China mudou completamente a forma como os chineses encaram as viagens. No fim de 2024, o país apresentou seu trem mais avançado, capaz de atingir impressionantes 450 km/h. O CR450AF é só o exemplo mais recente do ritmo acelerado do desenvolvimento chinês. Ele deve começar a operar ainda este ano nas linhas de alta velocidade já existentes, o que significa que, por enquanto, vai circular a até 350 km/h. A meta, porém, é ter até 2027 as ferrovias prontas pra sustentar velocidades acima dos 400 km/h.

Com isso, os viajantes vão ter mais um bom motivo pra escolher o trem na rota entre Pequim e Xangai. Segundo o South China Morning Post, no ano passado esse trajeto foi feito por 52 milhões de passageiros de trem, contra apenas 8,6 milhões que optaram pelas companhias aéreas.

Esse volume de passageiros fez o serviço crescer 3,62% em receita, somando mais de 42 bilhões de yuans cerca de 5,8 bilhões de dólares. Já o lucro líquido disparou 10%, alcançando 12,8 bilhões de yuans, ou quase 1,8 bilhão de dólares. O tráfego é tão intenso que 100 trens circulam diariamente entre as duas cidades.

Pra entender por que o trem venceu o avião nessa rota, basta olhar os números. Pequim e Xangai estão separadas por pouco mais de 1.300 quilômetros, mas o trem-bala chinês atual consegue fazer esse trajeto em apenas quatro horas e dezoito minutos. No pior dos cenários, mesmo com todas as paradas, a viagem não passa de oito horas.

Além da alta frequência e do tempo reduzido de trajeto, tem outro fator que pesa bastante nessa equação. Segundo o South China Morning Post, pra muita gente é simplesmente indispensável continuar conectada enquanto viaja. E, enquanto no avião isso ainda é praticamente inviável, no trem essa conexão digital está praticamente garantida. Aliás, se os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim deixaram algo claro, foi justamente isso: garantir conectividade virou prioridade absoluta.

Informações: Xataka

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Diminuir controle de concessionárias é chave para melhora dos ônibus de BH


Acordar 4h15 da manhã todos os dias para conseguir chegar a tempo na aula que começa às 7h30. Essa é a rotina relatada por Vinicius Venades durante audiência pública da Comissão Especial de Estudos sobre Contratos de Ônibus, nesta terça-feira (27/5). O relato representa a realidade de muitos trabalhadores e estudantes que utilizam transporte público em Belo Horizonte e precisam sair horas mais cedo do que seria necessário, não fosse o trânsito caótico e a precariedade do transporte coletivo. Na reunião, os convidados debateram sobre a atual ineficiência do sistema de mobilidade urbana em BH e como o novo contrato de concessão do transporte coletivo, que deve ser celebrado em 2028, pode mudar isso. Uma das soluções sugeridas foi a divisão da licitação em várias partes, em que entes diferentes seriam responsáveis por uma etapa menor da operação de trânsito, facilitando o controle e fiscalização. A tarifa zero, que faz parte do texto do Projeto de Lei 60/2025, também foi citada como positiva. Para o urbanista e professor da UFMG Roberto Andrés, a reformulação do contrato de ônibus e o PL 60/2025 “podem fazer de BH um exemplo de gestão de transporte público e de forma de oferecimento desse sistema para a sociedade”.

Poder na mão de poucos

André Veloso, do Movimento Tarifa Zero e pesquisador do transporte coletivo em Belo Horizonte, apresentou um breve histórico sobre o uso de ônibus na cidade e falou também sobre as empresas concessionárias, que, segundo o convidado, têm de 60 a 70 anos e historicamente são passadas por gerações de pais para filhos. Atualmente, essas organizações são responsáveis por toda a operação de trânsito, controlando garagens, sistema de bilhetagem, frota, funcionários e funcionamento. Para André, isso impede qualquer controle social por parte da população, já que a empresa tem o poder de parar com todo o serviço oferecido.

“A premissa é combater o poder econômico das empresas de ônibus, diminuindo o objeto pelo qual ela é responsável” , reforçou o convidado.

Para André, a prefeitura deveria assumir o controle sobre as garagens e a bilhetagem eletrônica, terceirizando somente a frota e a operação nas ruas, mas com licitações diferentes. O professor da UFMG Roberto Andrés corroborou a fala, afirmando que a maneira como foi organizada a gestão e a licitação de ônibus no Brasil foi extremamente danosa para o bem público, possibilitou a formação de cartéis e deu muito poder às empresas. Para o urbanista, a melhor prática também seria “quebrar as licitações”.

Mais inclusão e eficiência

Vinicius Venades, que faz parte do Conselho Municipal de Juventude de Belo Horizonte, trouxe dados de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) que mostra que um terço da população belo-horizontina gasta em média duas horas de casa ao trabalho e 8% gasta mais de três horas. Além disso, segundo Vinícius, a passagem de ônibus de Belo Horizonte é a mais cara da região sudeste. Ele denuncia que, mesmo com o valor alto, a população encontra um serviço de baixa qualidade, com veículos quebrados, atrasos, superlotação e motoristas que não têm boas condições de trabalho, quase sempre mal-humorados. Vinícius completou ainda que, apesar de garantidas por lei, as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência não são cumpridas, com falta de elevadores e cintos de segurança para cadeirantes, por exemplo.

Roberto Andrés também falou sobre a necessidade de melhorar a inclusão em relação ao preço das passagens. Segundo o professor, a tarifa zero é uma tendência que acontece no Brasil, já adotada em 135 cidades, e que quem não perceber “vai ficar para trás”. Para ele, não adianta ter um bom transporte com a tarifa atual, que exclui grande parte da população. O professor elogiou o PL 60/2025, que traz a proposta da criação do Fundo Municipal de Melhoria da Qualidade e Subsídio ao Transporte Coletivo (FSTC) e da instauração da gratuidade nas tarifas. Ele destacou que BH pode ser a primeira capital a implementar a tarifa zero em todo o seu sistema de ônibus e que “isso pode ficar para a história”.

Rudson Paixão (Solidariedade) disse que espera que o novo contrato possa ser mais acessível, olhar para todas as pessoas, com  interesse público e não só privado e que possa ser “um contrato construído por várias mãos”. Helton Junior (PSD) esclareceu que os vereadores não têm o poder de fazer um novo contrato, mas podem dar contribuições valiosas ao Executivo. E acrescentou que seguirão trabalhando para fazer com que a voz da população seja ouvida.

“Precisamos que a sociedade reclame do transporte, faça sugestões, faça críticas e isso seja absorvido pelo poder público da maneira como deve”, manifestou-se Helton Junior. 

Apesar de convidados, representantes do Poder Executivo não compareceram à audiência.

Superintendência de Comunicação Institucional

Informações: Câmara de Vereadores de BH

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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