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Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal

quarta-feira, 16 de abril de 2025

De acordo com o prefeito, Paulinho Freire, a iniciativa representa um passo importante rumo à modernização do sistema de transporte público da cidade.  “Estamos investindo em alternativas sustentáveis que ofereçam mais qualidade para a população e menos impacto para o meio ambiente. Esse é só o começo de um novo tempo para a mobilidade urbana de Natal”, destacou.

“Em nome da TEVX Higer, estamos muito satisfeitos com essa parceria. Já contamos com uma estrutura consolidada em várias regiões do Brasil, e consideramos este um passo importante para ampliar nossa presença e compartilhar o que há de mais avançado em mobilidade elétrica. A partir de hoje nós vamos apresentar um modelo 100% elétrico, limpo e com alta tecnologia, para que a população possa vivenciar essa experiência e, a partir dela, possamos coletar dados e estatísticas que servirão de base para a construção de um projeto sólido. Durante os 30 dias de testes, vamos oferecer uma operação assistida, com a presença de um instrutor técnico dedicado, que dará todo o suporte necessário ao uso e operação do veículo”, afirmou Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer.

A secretária da STTU, Jodia Melo, também comentou sobre a importância do projeto para a cidade. “Hoje iniciamos um importante teste operacional que marca um avanço significativo para o transporte público de Natal. Estamos avaliando um ônibus 100% elétrico e sustentável, alinhado ao nosso compromisso com a agenda ambiental. A cidade está aberta à inovação, e diversas soluções baseadas em energias renováveis serão testadas. Este é um passo concreto da prefeitura rumo a um sistema de mobilidade mais limpo e eficiente. Durante os próximos 30 dias, vamos analisar de perto o desempenho, o conforto e os benefícios desse modelo para, então, avaliar sua viabilidade e futura implementação”, afirmou.

Com esse projeto piloto, Natal dá um passo estratégico em direção a um futuro mais sustentável e tecnológico no transporte público. A experiência com o ônibus elétrico não apenas permitirá a análise técnica do desempenho do veículo, como também abrirá caminho para decisões embasadas sobre sua possível adoção definitiva. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inovação, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente — elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e preparada para os desafios urbanos do presente e do futuro.

Informações: TEVX HIGER

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Mais 74 novos ônibus entregues pelo Governo de Goiás

Os 74 novos ônibus entregues pelo Governo de Goiás, nesta quarta-feira (16/04), para operação no transporte coletivo da Região Metropolitana da capital começam a circular ainda neste mês, trazendo mais conforto e segurança ao usuário.

Foi o que assegurou o vice-governador Daniel Vilela, durante a solenidade de entrega dos veículos, em Aparecida de Goiânia. Com investimento de R$ 62 milhões, a ação faz parte do projeto Nova RMTC e tem como meta renovar 100% da frota.

“Vamos renovar toda a frota até 2026. É um compromisso do governador Ronaldo Caiado”.

“Esses veículos vão começar a rodar gradativamente agora no mês de abril, melhorando a vida de milhares de pessoas que dependem do transporte público todos os dias, e sem nenhum aumento de tarifa. Graças ao aporte mensal do Estado e das prefeituras da Região Metropolitana, o valor pago pelo usuário continua em R$ 4,30 desde 2019, sem prejudicar os investimentos constantes na melhoria do serviço”, afirmou.
Tecnologia, conforto, segurança e sustentabilidade
Durante a solenidade de entrega, Daniel também destacou que os novos ônibus possuem a tecnologia Euro VI, que reduz em até 80% a emissão de poluentes.

“Estamos avançando para um modelo ambientalmente mais responsável, com incentivo ao uso do transporte coletivo como alternativa ao automóvel. A nova frota inclui, além desses veículos a diesel Euro VI, ônibus elétricos e, futuramente, movidos a biometano — uma iniciativa pioneira no país que já desperta o interesse de outros estados”, ressaltou.

Os veículos adquiridos pelas empresas Rápido Araguaia e Cootego contam com ar-condicionado, tomadas USB, janelas com película térmica, campainha wireless, corrimãos ergonômicos, piso antiderrapante e bloqueador de portas.

Um dos diferenciais é o sistema de câmeras com reconhecimento facial, interligado à Secretaria de Segurança Pública, que eleva o padrão de monitoramento dentro dos ônibus, conforme explicou o vice-governador.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, também presente à solenidade, destacou o que o município tem feito sua parte para a reestruturação do sistema.

“Nossa gestão regularizou o pagamento do subsídio, garantindo dignidade e conforto à população. O transporte coletivo de qualidade é uma responsabilidade compartilhada, e Aparecida cumpre seu papel com firmeza e responsabilidade”, pontuou.

O investimento conjunto já possibilitou a aquisição de 391 ônibus novos, número que deve chegar a 1,5 mil.

Mais investimentos
O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, lembrou que o projeto Nova RMTC contempla também a reforma de todos os terminais do Eixo Anhanguera e suas plataformas.

“As obras dos terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia estão em fase final e outros três já tiveram reforma iniciada. Até junho, todas as plataformas estarão entregues e, até o fim do ano, entregaremos também um novo terminal em Senador Canedo. Quase sete mil pontos de ônibus estão sendo substituídos”, detalhou.

Informações: Governo de Goiás

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Prefeitura vai pagar R$ 196 milhões transporte coletivo de Palmas

A Prefeitura de Palmas publicou um ato de contratação direta com uma empresa que vai assumir o transporte público da capital, fornecendo frotas de ônibus e vans novos. O contrato emergencial no valor de R$ 196,2 milhões tem validade de um ano e será feito com dispensa de licitação.

Conforme o documento, o contrato com a empresa Sancetur Santa Cecilia Turismo LTDA prevê o fornecimento de 140 ônibus e 10 vans zero quilômetro. Todos devem ser equipados com ar-condicionado, sistema de monitoramento interno e externo, acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e capacidade mínima para 40 passageiros no caso dos ônibus.

A dispensa de licitação no contrato foi formalizada pelo presidente da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), Walace Pimentel, e foi publicada no Diário Oficial do Município de terça-feira (15).

Em nota, a Prefeitura de Palmas informou que o valor de R$ 196,2 milhões é uma estimativa e que o pagamento se dará por quilômetro rodado. Também informou que toda a frota terá 154 ônibus, sendo 14 reservas para substituição e manutenção. A prefeitura diz não pagará mais pela locação de ônibus, nem manutenção, combustível, garagem e recursos humanos, o que representa uma economia estimada de R$ 19 milhões por ano (veja íntegra da nota ao final da reportagem).

A contratação em caráter emergencial ocorre em meio a uma crise no transporte público de Palmas, com reclamações constantes sobre da lotação, atrasos dos ônibus em horários de pico e protestos dos usuários a respeito da qualidade e manutenção da frota.

Informações: g1 TO

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Com 20 novos ônibus, São Bernardo avança na modernização da frota de transporte público

São Bernardo registra mais um passo importante para a modernização da frota de transporte público e melhoria da mobilidade urbana da cidade, além de valorização da população idosa. Em evento realizado nesta segunda-feira (14/04), no Paço Municipal, o prefeito Marcelo Lima entregou 20 modernos novos ônibus, em ação conjunta com a concessionária do sistema municipal. Durante o ato, o chefe do Executivo anunciou ainda a sanção da lei que garante gratuidade no transporte para idosos entre 60 e 65 anos.

Com investimento de quase R$ 20 milhões, os novos ônibus de transporte coletivo de São Bernardo são equipados de acessibilidade para cadeirantes, ar-condicionado, tomadas USB, janelas fumês e quatro câmeras de monitoramento 24 horas. Além de substituir parte da frota antiga, os novos veículos elevam o padrão de qualidade do serviço prestado à população. Com essa entrega, São Bernardo chega a 35 ônibus novos só em 2025, com a meta de ultrapassar 100 unidades até o fim do ano. No total, a frota é composta por 380 veículos em operação.

“Preparamos para a população de São Bernardo um grande pacote de mobilidade urbana. Ônibus novos, fresquinhos, com conforto e dignidade pra nossa gente”, destacou o prefeito Marcelo Lima, durante anúncio das novidades na Esplanada do Paço, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Zana Lima, secretários municipais, vereadores e moradores.

Durante a manhã, grupos de idosos atendidos por programas de São Bernardo ou que frequentam espaços do município tiveram um café da manhã especial no Cenforpe. Em seguida, os idosos fizeram um trajeto simbólico a bordo dos novos veículos até a Esplanada do Paço, onde foram recebidos pelo prefeito. “Estamos garantindo por lei o direito de idosos a partir dos 60 anos viajarem gratuitamente. Esse é o nosso compromisso e nosso cuidado com o bem-estar e a inclusão”, pontuou. 

Quem esteve no evento sentiu esse cuidado de perto. A munícipe Silvana Zanin, de 62 anos, elogiou a iniciativa. “Esses ônibus são muito confortáveis, arejados, não têm aquele calor abafado. E a gratuidade pra nós, que estamos nesta faixa de idade, faz muita diferença. A gente não ganha mais como antes, tem mais gastos com saúde, e esse tipo de política ajuda demais”, relatou a idosa.

A nova legislação da gratuidade, sancionada no fim de março, garante o benefício em todas as 67 linhas municipais. O objetivo é proporcionar mais autonomia, qualidade de vida e segurança para a população idosa. A primeira-dama Zana Lima também frisou o espírito de união e gratidão com os idosos. “Hoje estava muito bom, né? A gente precisa reconhecer quando algo é feito com carinho, com responsabilidade. Esse momento é de vocês, é da cidade”, completou Zana, que participou do café da manhã com os grupos.

SEGURANÇA - A tecnologia implantada no transporte municipal reforça o compromisso da administração com a segurança dos passageiros. “As câmeras são fundamentais no combate ao assédio sexual e na proteção das mulheres que utilizam o transporte público todos os dias. São ferramentas que inibem comportamentos criminosos e ajudam a identificar rapidamente qualquer ocorrência. É mais segurança e respeito para todos os passageiros, especialmente para as mulheres”, sustentou o prefeito.

A diretora executiva da BR7 Mobilidade, Milena Braga Romano, destacou também o compromisso da empresa com a cidade. “Seguimos firmes na missão de oferecer mais conforto e qualidade para os passageiros.” 

NOVAS UNIDADES – As novas unidades da frota municipal serão distribuídas nas seguintes linhas:

- 10 ônibus para a linha 16 (Terminal Rudge Ramos – Terminal Alvarenga)  
- 8 ônibus midi para a linha 53 (Terminal Selecta – Terminal Rudge Ramos)  
- 2 ônibus midi para a linha 04 (Terminal Rudge Ramos – Terminal Paço)
 
O secretário de Concessões e Parcerias de São Bernardo, Toninho Tavares, enfatizou o empenho e espírito coletivo da atual gestão. “Temos um time forte e comprometido com São Bernardo. O prefeito Marcelo tem trabalhado muito por essa cidade e, com a união de todos, conseguimos entregar resultados como esse, que impactam positivamente na vida das pessoas.”

Informações: Prefeitura de São Bernardo

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'Geladão' na pista: tire suas dúvidas sobre os novos ônibus de Belém

Prefeitura de Belém deu início à maior renovação do transporte público na história da capital paraense com a entrega de 300 novos ônibus à população. Os novos veículos, conhecidos como “Geladão”, já começaram a circular por toda Belém, oferecendo mais conforto, tecnologia e acessibilidade aos usuários do transporte coletivo.

A entrega dos novos ônibus representa um avanço histórico na mobilidade urbana de Belém. Os novos veículos contam com ar-condicionado, Wi-Fi, elevadores para cadeirantes, espaços reservados para pessoas com deficiência, câmeras de monitoramento interno, sistema GPS e motores com padrão ambiental que reduz a emissão de poluentes.

Além da modernização da frota, foi garantida a gratuidade do transporte público aos domingos e feriados para todos, contemplando ainda a linha urbana Mosqueiro/São Brás. A Prefeitura de Belém diz que reafirma seu compromisso com a melhoria da mobilidade urbana, o respeito aos cidadãos e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte coletivo.

Serviço

1. Todos os bairros de Belém já estão sendo atendidos pelos novos ônibus?
Estão sendo trocados 300 ônibus de um frota atual que gira próximo de mil. Noventa veículos novos já estão circulando em Belém, enquanto os demais estão em processo de emplacamento, instalação de validadores e outras medidas necessárias para a operação. A previsão é que os demais veículos entrem totalmente em operação até a próxima semana.

Importante frisar que assuntos relacionados à distribuição de linhas e operação de trabalho são de competência do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).

2. Os novos ônibus têm cobrador? Como será feito o pagamento da passagem?
Os novos veículos não contam com cobradores. Para facilitar a operação e melhorar a experiência do usuário, será implementado um novo aplicativo de mobilidade que permitirá o pagamento totalmente digital das passagens, sem a participação de motoristas ou qualquer outro profissional. A iniciativa visa eliminar o uso de dinheiro físico e agilizar o embarque.

3. Como funcionará o pagamento digital? Já está disponível?
O pagamento digital será realizado por meio de um aplicativo, que está em fase de desenvolvimento em parceria com as empresas operadoras. Com o aplicativo, os passageiros poderão carregar créditos, pagar passagens diretamente pelo celular e acompanhar em tempo real a localização dos ônibus, oferecendo mais previsibilidade, segurança e organização no dia a dia do passageiro. A proposta acompanha uma tendência nacional e internacional de modernização no transporte coletivo.

4. Como é feita a fiscalização dos novos ônibus?
A fiscalização é realizada de forma intensa pelos agentes da Segbel e auxiliada pelo sistema de GPS instalado na frota, fortalecendo a ação de monitoramento e possibilitando mais controle sobre a circulação dos novos veículos.

5. E quanto aos ônibus antigos? Eles serão retirados de circulação?
Sim. A substituição gradativa dos veículos antigos está prevista dentro de um plano de modernização. O município de Belém, por meio do seu órgão fiscalizador do Sistema de Transporte Público, a Segbel, atua constantemente para exigir a melhor qualidade na prestação do serviço. No entanto, é de conhecimento geral que a frota de ônibus de Belém e da Região Metropolitana passou por um longo processo de precarização. Somente agora, com a maior renovação de veículos já realizada de uma só vez, esse processo começou a ser revertido — e a renovação deve continuar.

6. Vai ter ônibus de graça todos os domingos e feriados?
Sim. A gratuidade do transporte público de Belém aos domingos e feriados é uma realidade para a população. Inclusive, a linha urbana Mosqueiro/São Brás está contemplada. A medida já está em vigor e beneficia milhares de usuários, promovendo inclusão, mobilidade e acesso aos espaços públicos da cidade.

Informações: DOL

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Prefeitura, BNDES e Tribunal de Contas discutem cronograma da concessão do transporte coletivo

Representantes da Prefeitura e do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) se reuniram, na última sexta-feira (11/4), na sede do tribunal, para discutir o cronograma da nova concessão do transporte coletivo. O encontro teve a participação da equipe do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), responsável pela formatação do projeto. 

O edital da nova concessão será lançado em setembro, marcando um passo significativo rumo à modernização do sistema de transporte na cidade. O encontro abordou o trabalho realizado até agora pela Prefeitura e o BNDES na elaboração do projeto e as próximas etapas, que incluirão consulta pública e audiências para garantir a participação ativa da população. O leilão está previsto para dezembro, com um período de transição de 16 meses a partir da publicação do edital, para que os novos operadores se preparem para a entrada em vigor do novo contrato. 

Durante a reunião, a Prefeitura enfatizou a importância de uma comunicação transparente com o TCE, conforme estipulado pela resolução 101/23, que exige que 120 dias antes do lançamento do edital seja enviado ao tribunal o extrato do projeto com detalhes sobre investimentos, cronograma e a situação atual do sistema. 

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, destacou a relevância da reunião técnica, com a apresentação do processo de estruturação desenvolvido até o momento. “Estamos comprometidos em tornar esse processo o mais transparente possível, com foco na elaboração de um projeto de concessão que garanta à população transporte público mais eficiente, integrado, tecnológico e sustentável ”, afirmou. "A ideia era trazer um panorama geral do projeto e estabelecer uma linha de parceria transparente e produtiva com o TCE-PR", completou a presidente do Ippuc, Ana Jayme Zornig. 

A equipe da Prefeitura foi recebida pelo coordenador de Acompanhamento de Atos de Gestão do TCE-PR, Marcus Vinicius Machado, que ressaltou a importância do encontro. "O TCE-PR busca estabelecer o diálogo aberto para trabalhar de forma concomitante e dar fluidez aos processos de interesse público", disse. 

Novos desafios
Um dos destaques da nova concessão do transporte de Curitiba é a continuidade da eletrificação. A tendência é de que aumente o percentual de ônibus elétricos rodando no município, com a aquisição de novos veículos nos próximos cinco anos e a implantação de infraestrutura de recarga para garantir o funcionamento ininterrupto do sistema. 

Durante a fase de transição, o atual contrato, que completa 15 anos em setembro e pode ser prorrogado por até dez anos, seguirá em vigor, garantindo a continuidade do serviço à população enquanto os novos operadores se preparam para prestar o serviço. Esse intervalo, comum em qualquer nova concessão, é fundamental para a adequação dos novos operadores e para que tudo corra bem quando começar a prestação do serviço. “Queremos que, na fase de transição, não haja qualquer tipo de interrupção do serviço ou prejuízo aos passageiros”, completou Maia Neto. 

O novo contrato promete trazer uma série de benefícios para os usuários, como ampliação da integração entre linhas, redimensionamento das rotas de ônibus, e a implementação de indicadores de qualidade e eficiência. Além disso, novas ferramentas de gestão de embarques e desembarques e a modernização do controle de acesso a terminais e estações-tubo estão entre as inovações previstas. 

A reunião contou com a presença também da procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, da diretora jurídica da Urbs, Heloisa Lopes, e do diretor de Mobilidade Urbana, Sergio Oliveira. Também participaram, pelo BNDES: Arian Bechara, chefe do Departamento de Estruturação de Soluções de Mobilidade Urbana; Paula Fogacci, gerente de projeto; Isabella Muller, gerente de projeto; Rafael Chambarelli, gerente jurídico, e Arlindo Fernandes, diretor da Oficina Engenheiros Consultores Associados, líder do consórcio.

Informações a imprensa

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CCR Metrô Bahia tem funcionamento normal durante os feriados da Sexta-Feira da Paixão e Tiradentes


A CCR Metrô Bahia informa que o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas irá operar em horário normal, das 5h à 0h, na próxima sexta-feira, dia 18 de abril, feriado da Sexta-Feira da Paixão, e na segunda-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes.

Para garantir a segurança, o conforto e o bem-estar de seus clientes, a concessionária reforça as orientações do Embarque Consciente: aguardar sempre o desembarque do trem antes de embarcar, deixar os assentos preferenciais para quem precisa, bem como os elevadores, e descer a escada sempre usando corrimão.

Informações a imprensa

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Estação Boa Esperança, da Linha 15-Prata, avança com 40% das obras concluídas

As obras da futura estação Boa Esperança, da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo, seguem em ritmo acelerado na Zona Leste da capital. Localizada na altura do número 3002 da Avenida Ragueb Chohfi, a estação já conta com pilares erguidos e fundações dos acessos norte e sul em execução, além do edifício técnico em construção. O avanço físico da obra chega a 40%.

Elevada a 15 metros do solo, a estação terá 4.561 m² de área construída e estrutura moderna: quatro elevadores, cinco escadas rolantes, seis escadas fixas e portas de plataforma automáticas. A expectativa é atender cerca de 6,4 mil passageiros por dia.

A construção da estação Boa Esperança faz parte do projeto de expansão da Linha 15, que inclui ainda a estação Jacu Pêssego e o novo Pátio Ragueb Chohfi, com mais 2,8km de extensão no sentido leste, além da estação Ipiranga, com mais 1,8km no sentido Oeste após Vila Prudente.

Quando concluída essa expansão em 2027, a linha terá 17,6 km de extensão, entre Vila Prudente e Jacu Pêssego, beneficiando aproximadamente 480 mil pessoas diariamente.

O projeto adota soluções sustentáveis e de alta tecnologia: trens com operação automatizada, câmeras internas, ar-condicionado, passagem livre entre carros, e sistema de sinalização CBTC, que permite menor intervalo entre composições. As estações contam com ventilação e iluminação naturais, revestimentos resistentes e acessibilidade total. A obra também contempla uma ciclovia de 1.295 metros com iluminação em LED, paisagismo e bancos.

A expansão da Linha 15 vai conectar bairros populosos como São Mateus ao centro da cidade, com economia de mais de 30 minutos no trajeto. O sistema monotrilho, instalado em via elevada, reduz necessidade de desapropriações, ocupa menos espaço urbano e gera menos impacto ambiental. A operação com tração elétrica e pneus reduz ruídos e emissões, contribuindo para a redução anual estimada de 182 toneladas de poluentes atmosféricos, 20,8 mil toneladas de gases de efeito estufa e 9,5 milhões de litros de combustível.

Informações: Agência SP

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