Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

'Geladão' na pista: tire suas dúvidas sobre os novos ônibus de Belém

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Prefeitura de Belém deu início à maior renovação do transporte público na história da capital paraense com a entrega de 300 novos ônibus à população. Os novos veículos, conhecidos como “Geladão”, já começaram a circular por toda Belém, oferecendo mais conforto, tecnologia e acessibilidade aos usuários do transporte coletivo.

A entrega dos novos ônibus representa um avanço histórico na mobilidade urbana de Belém. Os novos veículos contam com ar-condicionado, Wi-Fi, elevadores para cadeirantes, espaços reservados para pessoas com deficiência, câmeras de monitoramento interno, sistema GPS e motores com padrão ambiental que reduz a emissão de poluentes.

Além da modernização da frota, foi garantida a gratuidade do transporte público aos domingos e feriados para todos, contemplando ainda a linha urbana Mosqueiro/São Brás. A Prefeitura de Belém diz que reafirma seu compromisso com a melhoria da mobilidade urbana, o respeito aos cidadãos e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis para o transporte coletivo.

Serviço

1. Todos os bairros de Belém já estão sendo atendidos pelos novos ônibus?
Estão sendo trocados 300 ônibus de um frota atual que gira próximo de mil. Noventa veículos novos já estão circulando em Belém, enquanto os demais estão em processo de emplacamento, instalação de validadores e outras medidas necessárias para a operação. A previsão é que os demais veículos entrem totalmente em operação até a próxima semana.

Importante frisar que assuntos relacionados à distribuição de linhas e operação de trabalho são de competência do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel).

2. Os novos ônibus têm cobrador? Como será feito o pagamento da passagem?
Os novos veículos não contam com cobradores. Para facilitar a operação e melhorar a experiência do usuário, será implementado um novo aplicativo de mobilidade que permitirá o pagamento totalmente digital das passagens, sem a participação de motoristas ou qualquer outro profissional. A iniciativa visa eliminar o uso de dinheiro físico e agilizar o embarque.

3. Como funcionará o pagamento digital? Já está disponível?
O pagamento digital será realizado por meio de um aplicativo, que está em fase de desenvolvimento em parceria com as empresas operadoras. Com o aplicativo, os passageiros poderão carregar créditos, pagar passagens diretamente pelo celular e acompanhar em tempo real a localização dos ônibus, oferecendo mais previsibilidade, segurança e organização no dia a dia do passageiro. A proposta acompanha uma tendência nacional e internacional de modernização no transporte coletivo.

4. Como é feita a fiscalização dos novos ônibus?
A fiscalização é realizada de forma intensa pelos agentes da Segbel e auxiliada pelo sistema de GPS instalado na frota, fortalecendo a ação de monitoramento e possibilitando mais controle sobre a circulação dos novos veículos.

5. E quanto aos ônibus antigos? Eles serão retirados de circulação?
Sim. A substituição gradativa dos veículos antigos está prevista dentro de um plano de modernização. O município de Belém, por meio do seu órgão fiscalizador do Sistema de Transporte Público, a Segbel, atua constantemente para exigir a melhor qualidade na prestação do serviço. No entanto, é de conhecimento geral que a frota de ônibus de Belém e da Região Metropolitana passou por um longo processo de precarização. Somente agora, com a maior renovação de veículos já realizada de uma só vez, esse processo começou a ser revertido — e a renovação deve continuar.

6. Vai ter ônibus de graça todos os domingos e feriados?
Sim. A gratuidade do transporte público de Belém aos domingos e feriados é uma realidade para a população. Inclusive, a linha urbana Mosqueiro/São Brás está contemplada. A medida já está em vigor e beneficia milhares de usuários, promovendo inclusão, mobilidade e acesso aos espaços públicos da cidade.

Informações: DOL

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960