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Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra

terça-feira, 8 de abril de 2025

O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (7) a implementação da extensão da Linha-4 Amarela do metrô. O novo trecho vai conectar a Estação Vila Sônia ao município de Taboão da Serra, na região metropolitana.

A ampliação compreende a construção de 3,3 quilômetros de trilhos e duas novas estações, Chácara do Jockey e Taboão da Serra. A estação final contará também com um terminal de ônibus integrado.

As novas estações serão totalmente acessíveis, com elevadores, escadas rolantes, banheiros adaptados e rota tátil.

O trajeto entre a Estação da Luz e Taboão da Serra passará a ser feito em aproximadamente 26 minutos. A expectativa é de que 110 mil passageiros sejam atendidos diariamente.

“A partir dessa extensão, os moradores de Taboão da Serra terão mais acesso a mais serviços, além de educação e saúde, porque terão um transporte de qualidade”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.

De acordo com o governo estadual, o prazo de conclusão do projeto é entre 48 e 60 meses. A previsão é de um investimento de R$ 3,4 bilhões.

A construção do projeto deve gerar mais de 3,6 mil empregos diretos e indiretos. As obras estão sob responsabilidade da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da Linha-4 Amarela do metrô.

A intenção é que além de facilitar o deslocamento da população, a extensão da linha traga novos usuários para o transporte sobre trilho, o que reduziria a emissão de dióxido de carbono (CO₂). Além de diminuir o congestionamento nas vias da região.

Informações: CNN Brasil

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Transporte coletivo em Porto Alegre tem 287 viagens a mais em dias úteis

Com o objetivo de melhorar a frequência e qualificar o atendimento ao usuário do ônibus, desde a última semana, o transporte coletivo de Porto Alegre recebeu um aumento de 287 viagens, referente a cerca de 50 linhas. As alterações ocorrem na tabela horária oficial de dias úteis das regiões Sul e Extremo Sul, operadas pelo Consórcio Viva Sul, e também nas regiões Norte e Leste, do Consórcio Mob e Mais/ViaLeste.

Além da renovação da frota - com mais de 434 novos ônibus com ar-condicionado em circulação desde 2022 e três linhas com 12 ônibus 100% elétricos - o aumento do número de viagens diárias é outro fator que traz maior conforto aos passageiros. “Esse incremento é fruto de um trabalho diário dos nossos técnicos e visa qualificar o atendimento do transporte para o passageiro. Vamos continuar promovendo as melhorias necessárias para oferecer mais qualidade nos deslocamentos”, destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior.

A ampliação da oferta é resultado da análise das equipes de planejamento da operação de transportes públicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), em conjunto com o Centro de Controle Operacional de Transportes (CCOt). O monitoramento da frota de ônibus municipal, em tempo real, é feito por meio de novas tecnologias, como ferramentas de BI (business intelligence), Inteligência de Negócios e Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS - Intelligent Transportation Systems), com acesso a informações importantes para a tomada de decisões estratégicas. 

Cartão TRI - Para ter agilidade nos embarques nos ônibus, os usuários podem emitir, sem custo, o seu Cartão TRI de Passagem Antecipada do sistema de bilhetagem eletrônica, e fazer recargas pelo app TRI POA, disponível para smartphones ou tablets. Os passageiros também podem adquirir no aplicativo uma passagem única em QR Code ou comprar até dez unidades, com pagamento por pix. Após a compra, o QR Code fica disponível dentro do aplicativo para ser apresentado ao validador ao passar na roleta do ônibus. 

Localização - Para consultar a localização dos ônibus em tempo real, com GPS em 100% da frota, ou para planejar seus deslocamentos e se informar sobre as linhas e itinerários do transporte público, os usuários podem utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Lá Vem o Ônibus  e TRI, o app do Cartão TRI, ou verificar as tabelas nos serviços de consulta disponíveis no site linhas.eptc.com.br e no aplicativo 156+POA.

Mais Transporte – Em 2022, a prefeitura implantou o Programa Mais Transporte, com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público oferecido aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC).


Linhas com ampliação na oferta de viagens

110 - Restinga Nova Via Tristeza: aumento de 18 viagens, sendo 10 no sentido Bairro-Centro e 8 no Centro-Bairro
165 – Cohab: aumento de 12 viagens, sendo 6 por sentido
168 / 268 / 268.1 / R68 / 273 / 273.2  – Belém Novo: aumento de 12 viagens, sendo 6 por sentido
171 / R5 - Ponta Grossa: aumento de 11 viagens, sendo 6 no sentido Bairro-Centro e 5 no Centro-Bairro
184 / 184.2 – Juca Batista: aumento de 16 viagens, sendo 8 por sentido
111.2  / 272 / 272.6 / R9 – Hípica: aumento de 14 viagens, sendo 7 por sentido
280 / 280.2 – Otto: aumento de 16 viagens, sendo 8 por sentido
281 / 281.1 / R81 - Campo Novo: aumento de 11 viagens, sendo 6 no sentido Bairro-Centro e 5 no Centro-Bairro
286 – Belém Velho / Cristal / Ufrgs: aumento de 8 viagens, sendo 4 por sentido
A19 – Hospital Restinga: aumento de 16 viagens, sendo 8 por sentido
173 – Camaquã: aumento de 8 viagens, sendo 4 por sentido
189 – Padre Reus / Liberal: aumento de 14 viagens, sendo 7 por sentido
262 / R1 – Jardim Vila Nova: aumento de 12 viagens, sendo 6 por sentido
260.1 / 260.2 / 254 – Belém Velho / Cascatinha: aumento de 8 viagens, sendo 4 por sentido
263 / 263.1 – Orfanotrófio: aumento de 12 viagens, sendo 6 por sentido
266 – Vila Nova: aumento de 12 viagens, sendo 6 por sentido
274 / 274.1– Glória / Cascatinha: aumento de 10 viagens, sendo 5 por sentido
A15 – Escola Técnica Restinga / Hospital: aumento de 6 viagens circulares
A288 – Dorival Castilhos/Imperial Parque/Morro Alto: aumento de 2 viagens circulares
C80 – Circular Zona Sul: aumento de 3 viagens circulares
267.2 – Lami via Beco da Vitória: aumento de 2 viagens, sendo 1 por sentido
627.6 - Agostinho/FIERGS Até F. Ferrari: aumento de 1 viagem sentido Centro-Bairro
721 - Nova Gleba - Santa Rosa/Sertório: aumento de 8 viagens, sendo 4 por sentido
727 - Agostinho/Sertório: aumento de 8 viagens, sendo 4 por sentido
762 - Rubem Berta (Sertório): aumento de 10 viagens, sendo 5 por sentido
R62 - Rápida Rubem Berta: aumento de 6 viagens no sentido Centro-Bairro
SD73 - Fernando Ferrari/Anchieta Semidireto: aumento de 8 viagens, sendo 4 por sentido
491 - Passo Dorneles/Vila Safira: aumento de 15 viagens, sendo 4 no sentido Bairro-Centro e 11 no sentido Centro-Bairro
496 - Jardim Protásio Alves/Passo Dorneles: aumento de 6 viagens, sendo 4 no sentido Bairro-Centro e 2 no sentido Centro-Bairro
496.1 - Jardim Protásio Alves: aumento de 2 viagens no sentido Bairro-Centro

Informações: EPTC

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Governo sanciona subsídio de R$ 30 milhões para ônibus da Região Metropolitana de Salvador

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou o projeto que autoriza a concessão de transferência econômica para empresas operadoras do Subsistema de Transporte Rodoviário Metropolitano de Passageiros, que realizem a integração com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).

Conforme a lei, o valor da concessão de subvenção econômica não poderá superar os R$ 30,2 milhões no ano de 2025. A medida, segundo o documento, também indica que a finalidade é “garantir a eficiência operacional do serviço”.

“Assegurando a generalidade do transporte público coletivo, alinhando os custos operacionais à realidade socioeconômica da população, e fortalecendo o sistema de transporte como elemento essencial da mobilidade urbana”, ressaltou o gestor no projeto.

O texto ainda indica que caso a empresa não atenda os requisitos pré-estabelecidos pela medida em regulamento, a concessão do pagamento pode ser suspensa e se não regularizado após 30 dias do momento em que notificada pode haver uma revogação do benefício. A Lei entra em vigor na data de publicação, a partir desta terça, 8.

Informações: A Tarde

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Prefeitura de SP entrega mais 115 novos ônibus elétricos à bateria

domingo, 6 de abril de 2025

A Prefeitura de São Paulo traz mais uma inovação nos serviços que oferece à população e integra ao sistema municipal de transporte público os cinco primeiros ônibus equipados com câmeras inteligentes conectadas ao Programa Smart Sampa. Os veículos fazem parte do lote de 115 novos coletivos elétricos apresentados nesta quinta-feira (3) pelo prefeito Ricardo Nunes no Sambódromo do Anhembi, ampliando o compromisso com a sustentabilidade e reforçando as estratégias de segurança urbana.

“São ônibus de muita qualidade e que, evidentemente, por serem elétricos não emitem dióxido de carbono. Cada um desses ônibus representa a não emissão, não utilização de 35.000 litros de óleo diesel por ano”, contou o prefeito Ricardo Nunes. “É um avanço enorme e muito importante. A gente vai melhorando a qualidade do ar, a questão da segurança e o veículo elétrico também dá uma condição de trabalho melhor e com mais conforto para os motoristas”, completou o prefeito ressaltando que a entrega de ônibus só não foi maior pois a companhia que fornece energia na cidade de São Paulo não viabiliza infraestrutura para que as concessionárias possam carregar os veículos nas garagens.

De acordo com o prefeito, as câmeras farão o reconhecimento de foragidos, como as demais câmeras do Smart Sampa, mas também estarão protegendo as mulheres, que por vezes são vítimas de assédio. Também podem evitar ou registrar casos de furto, eventual roubo ou desentendimento entre passageiros.

“Além de ter uma frota descarbonizada, que colabora com o meio ambiente, que é sem dúvida nenhuma a essência, só as câmeras já dariam um evento, prefeito. Se hoje você montasse um evento para falar que os ônibus passarão a ser monitorados e protegidos, já seria um grande evento. Então, são duas grandes entregas que o prefeito Ricardo Nunes faz: ônibus elétrico, mas, acima de tudo, ônibus que protegem as pessoas”, afirmou o secretário municipal da Segurança Urbana, Orlando Morando.

Os ônibus são equipados com duas câmeras cada, instaladas na parte dianteira e na parte traseira dos veículos. Os equipamentos estão integrados à central de monitoramento do Programa Smart Sampa com transmissão de dados em tempo real durante todo o período em que os coletivos estiverem em viagem. Com a nova ferramenta, será possível identificar foragidos da Justiça, além de crimes em flagrante dentro dos coletivos e, também, pessoas desaparecidas.

Com a entrega feita pela Secretaria de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT) e SPTrans, a cidade alcança 728 veículos não poluentes, sendo 527 à bateria e 201 trólebus, que atendem aos passageiros em todas as regiões e deixam de emitir anualmente mais de 10 mil toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Todos os coletivos proporcionam mais conforto aos passageiros. Eles já são equipados com ar-condicionado, conexão USB e Wi-Fi. Os veículos foram adquiridos pelo modelo de subvenção, com investimento de R$ 242 milhões.

Dois dos primeiros ônibus que contam com as câmeras do Smart Sampa são da concessionária Campo Belo, dois da Norte Buss e um da Movebuss. 

“Essa entrega de hoje reforça o compromisso do prefeito com a sustentabilidade, o meio ambiente e, principalmente, com a mobilidade limpa da cidade de São Paulo”, destacou o secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Celso Caldeira, apontando que a frota da capital conta com mais de 12 mil ônibus, que percorrem mais de 2 milhões de quilômetros e levam mais de 7 milhões de passageiros por dia. “É fundamental que a frota de veículos movidos a energia limpa seja cada vez maior. E a Prefeitura tem investido cada vez mais no sentido de financiar esse projeto”, completou.

Maior frota de veículos elétricos do país
De acordo com a plataforma E-Bus, que monitora a quantidade de veículos elétricos nas frotas de transporte público no mundo, a cidade de São Paulo tem a maior frota de ônibus não poluentes do país. Colocando a cidade na dianteira de uma importante ação de descarbonização, tornando melhor a qualidade do ar que respiramos e contribuindo para a mitigar o impacto ambiental do transporte urbano.

Os ônibus entregues nesta quinta-feira farão parte da rotina dos passageiros de todas as regiões da cidade. A operação ficará dividida entre as concessionárias Movebuss, Sambaíba, Express, Transcap e Campo Belo. Os modelos são dos tipos Padron, de 13 e 15 metros, e Básico.

“Nós estamos tornando São Paulo uma cidade mais humana, uma cidade mais saudável. Os paulistanos vão viver mais, as nossas crianças vão viver mais por causa disso. Isso coloca São Paulo no pioneirismo, não apenas do Brasil, mas do mundo. Vocês devem ter orgulho por estarem na cidade que leva mais a sério esse desafio, que é o único que a humanidade tem que enfrentar agora”, disse o secretário municipal de Mudanças Climáticas, Renato Nalini.

Quem já recebeu as chaves dos novos elétricos nesta quinta já está prevendo os benefícios com os elétricos. “Dirijo cerca de 9 horas por dia e o ônibus convencional é cansativo, pesado. O ônibus elétrico é mais leve e tranquilo em relação a tudo”, conta Erika Nogueira Oliveira, 37 anos, que atua há 17 anos como motorista. “Acredito que as câmeras do Smart Sampa vão acabar inibindo situações de assédio, furto e, até mesmo, brigas entre passageiros”, contou a motorista, ressaltando a importância da mobilidade sustentável, contribuindo na redução da poluição.

A SPTrans avalia ainda a possibilidade de incluir novas formas de energia limpa na frota, como os ônibus movidos a gás natural e biometano.

Informações: Prefeitura de São Paulo

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Nova empresa de ônibus começa a operar em Aracaju


A Prefeitura de Aracaju informa que, com base no Decreto nº 8.042/2025, publicado no Diário Oficial em 10 de março, foram estabelecidas novas regras para o transporte coletivo. Somente ônibus com até 12 anos de uso (a combustão) ou 15 anos (elétricos) poderão operar no sistema.

Devido a essas mudanças, a Viação Progresso está sendo gradualmente substituída. Para garantir um mínimo de 80 veículos em circulação, que correspondem à frota da empresa, e evitar a desassistência da população, a operação da RS Transportes foi antecipada para esta quinta-feira, 03, e a transição será concluída em 10 de abril.

A Prefeitura segue trabalhando para oferecer um transporte seguro, eficiente e de qualidade para todos.

Informações: Prefeitura de Aracaju

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Prefeitura de BH fecha contrato de R$ 20 milhões para estudos e projetos do BRT Amazonas

A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nesta quinta-feira (3 de abril) a assinatura do contrato com um consórcio de empresas que será responsável pelos serviços técnicos especializados de engenharia para elaboração dos estudos e projetos de mobilidade urbana do BRT Amazonas. A empresa, que ficou em segundo lugar na licitação, foi chamada após a vencedora ter o contrato rescindido. 

O consórcio que assume o contrato é composto por quatro empresas com sede em São Paulo: Oficina Engenheiros Consultores Associados LTDA, Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), Pitmen Consultores LTDA. e Gustavo Penna Arquiteto & Associados. O valor do contrato é de R$ 20,5 milhões. Apesar de o prazo do contrato ser de 32 meses, o prazo de execução do serviço é estipulado em 28 meses. 

Os “Estudos e Projetos de Mobilidade Urbana do BRT Amazonas” contemplam a implantação de tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, as regiões Central, Oeste e Barreiro, tendo por eixo estruturante a Avenida Amazonas. A estimativa é de que o serviço opere em faixas exclusivas à esquerda para o corredor Amazonas e avenida Olegário Maciel na forma de BRT (8,64 km) e à direita para as vias do Barreiro e vias do Município de Contagem (14,69 km).

Em junho de 2024, o prefeito Fuad Noman assinou a ordem de serviço inicial para os estudos e projetos que analisariam, entre outras coisas, viabilidade, anteprojetos, concepções, projetos básicos e executivos urbanísticos e de infraestrutura viária urbana para atender ao projeto. No entanto, houve recentemente a rescisão com essa empresa. 

A ideia da prefeitura é de que os quase 40km de corredores tenha estações de transferência nas avenidas Amazonas e Olegário Maciel similares às existentes nos corredores Antônio Carlos, Cristiano Machado, Paraná e Santos Dumont. Além disso, uma nova estação de integração será implantada na interseção das avenidas Amazonas e Teresa Cristina. 

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Saiba onde ficarão os dois novos corredores de ônibus em São Paulo

A cada quatro anos a Prefeitura de São Paulo precisa divulgar o Programa de Metas para os quatro anos de gestão. Nesta segunda-feira, 31 de março, a equipe de Ricardo Nunes (MDB) tornou público o documento inicial, que passará por avaliação da população antes de se tornar oficial. No plano, há previsão de construir dois novos corredores de ônibus na capital, além de outras medidas voltadas a mobilidade urbana. 

Ao total, o Programa de Metas 2025-2028 tem orçamento de R$ 48,8 bilhões. No eixo voltado a mobilidade urbana, o Universo SP, está previsto investimento de R$ 29,2 bilhões e outros R$ 2,4 bilhões em custeios. O orçamento total, de R$ 31,7 bilhões, ainda prevê investimentos em preservação da natureza e intervenções na paisagem urbana. Portanto, não fica claro a quantia exata que irá para as iniciativas em prol da mobilidade.

A partir de 7 de abril até 7 de maio, uma série de audiências públicas devem ocorrer nas subprefeituras de São Paulo. Porém, quem quiser opinar e não puder estar presente, pode enviar sua sugestão ou reclamação pela plataforma Participe+ até 11 de maio. 

Aliás, a versão final do Plano de Metas 2025-2028 será divulgada em setembro deste ano. 

Dois novos corredores de ônibus
Entre as dezenas de metas do documento, no eixo Universo SP existem algumas citações a corredores de ônibus. Seja para revitalização, construção ou ampliação provocada por reformas em vias. 

Dentro da Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes (SMT), duas metas indicam a viabilização de corredores. 

Corredor Itaquera-Líder:
Este corredor terá 9,3 km de extensão nos dois sentidos, facilitando a mobilidade de ônibus na Zona Leste. O primeiro trecho será de 6,2 km e os 3,1 km restante dividido em dois lotes. Dessa maneira, o primeiro lote será do Terminal Vila Carrão à Avenida Aricanduva, com 600 metros. Já o segundo, de 2,5 km, fará a conexão entre as avenidas Líder e Jacu Pêssego. 

Corredor Celso Garcia:
Este corredor deve ficar entre o Terminal Parque Dom Pedro e a Estação Bresser-Mooca do Metrô. Ao total, o corredor terá 8,3 km, com uma ligação a região central, no Terminal Aricanduva. Entretanto, o primeiro trecho erá de 2,7 km. 

Além dos dois corredores novos, o programa também prevê a requalificação de outros já existentes. Por fim, confira a lista de corredores de ônibus que devem ser requalificados:

Corredor Amador Bueno, na Zona Leste
Corredor Imirim, na Zona Norte.
Corredor Itapecerica, entre os terminais João Dias e Capelinha.
Corredor Interlagos

Outras metas relacionadas aos ônibus
Ainda dentro do eixo Universo SP, a prefeitura prevê a entrega do novo Terminal Itaquera para facilitar a integração entre o Metrô e CPTM. As obras do novo Terminal Itaim Paulista, para integrar com a estação da Linha 12-Safira da CPTM, também deve ocorrer nestes quatro anos. 

Outro terminal que deve ser construído é o Perus, junto à Estação Perus da Linha 7-Rubi da CPTM, para reestruturar a circulação de ônibus dos dois lados da linha férrea. Além disso, o terminal Pedreira/Mar Paulista também está previsto para sair do papel na Zona Sul. O espaço deve integrar as linhas de ônibus com o transporte hidroviário. 

Não apenas o Pedreira/Mar Paulista, como também o Terminal Cocaia estão previstos no plano. 

Informações: Estadão

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BRT Sorocaba lança chatbot para orientar passageiros

A BRT Sorocaba estreou na segunda-feira, 31/03, o “BRT Amigo”, um chatbot baseado em inteligência artificial para ajudar os passageiros dos ônibus. Dessa forma, a ferramenta responde rapidamente dúvidas sobre formas de pagamento, pontos de integração, acesso ao wi-fi, entre outros.

A ferramenta elabora respostas instantâneas a partir das informações oficiais do sistema de transporte público. Entretanto, o usuário é direcionado para um operador humano caso a inteligência artificial não consiga resolver a dúvida.

Chatbot do BRT Sorocaba
O aplicativo funciona pelo WhatsApp, no número (15) 9-9177-1992. Dessa forma, basta adicionar o contato do chatbot e enviar mensagens de texto pedindo orientações.

A equipe do Mobilidade Estadão testou o aplicativo e percebeu limitações nas respostas e demora no atendimento humano. Além disso, o assistente virtual não é capaz de entender mensagens de áudio.

De acordo com a empresa, melhorias serão feitas continuamente para aprimorar o funcionamento da ferramenta. Sobre a demora, respondeu que houve uma instabilidade no sistema na terça-feira (1), mas que o serviço já foi normalizado.

Uma das limitações, por exemplo, é na orientação de trajetos possíveis a partir de um ponto de partida e destino. O aplicativo não sabe responder, mas dá um passo a passo de como instalar o aplicativo Cittamobi, que possui essa funcionalidade.

O público tem buscado o aplicativo de forma gradativa, de acordo com a BRT. A divulgação do aplicativo começou esta semana. A expectativa é que a partir de agora mais usuários procurem a ferramenta, que vem sendo desenvolvida desde dezembro de 2024.

Informações: Estadão

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