Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Baixada Santista terá renovação com 100 novos ônibus nas linhas da EMTU

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024


A BR Mobilidade Baixada Santista, do Grupo Comporte, é responsável pela operação dos ônibus, corredores de ônibus e o Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista, através da PPP (Parceria Público Privada) do Sistema Integrado Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo.

Recentemente, o consórcio adquiriu mais 100 novos ônibus Caio, modelo Apache Vip V, para renovar sua frota nas linhas metropolitanas intermunicipais (EMTU) da Baixada Santista, no litoral paulista.

Sobre os Apache Vip
Os modelos adquiridos possuem duas portas à direita da carroceria, uma central e outra dianteira para embarque.

Foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721/59, com 12.700 mm de comprimento e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

O salão interno é amplo, com capacidade total para 84 passageiros: 42 sentados, 41 em pé e um motorista. Para garantir conforto, o ambiente conta com ar-condicionado, poltronas injetadas estofadas, encostos de cabeça e apoios de braço, proporcionando uma viagem mais agradável.
Todos os Apache Vip são 100% acessíveis, com assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, elevador semiautomático na porta central e box para cadeirante.

Modernos, os veículos são equipados com itens de tecnologia embarcada, como alarme de ré com atenuador noturno, itinerário eletrônico frontal, catraca eletromecânica, iluminação em led no corredor e acima dos degraus na caixa de porta, além de pontos para instalação de validadores, microcâmeras e sistema Wi-Fi.

Informações: Caio

READ MORE - Baixada Santista terá renovação com 100 novos ônibus nas linhas da EMTU

VLT de Sobral inicia cadastro de passageiros e emite Cartão Múltiplo personalizado

A partir de dezembro de 2024, quem utiliza o VLT de Sobral pode se cadastrar para receber, gratuitamente, o Cartão Múltiplo personalizado. Para os passageiros, essa medida garante mais segurança na proteção do saldo em caso de perda ou roubo. Para o Metrofor, o cadastro melhora a administração dos cartões em circulação.

O cartão personalizado – com o nome impresso do proprietário – é destinado a quem paga tarifa inteira, seja usuário diário ou esporádico. A medida não é obrigatória, mas é recomendada pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos. Pessoas com direito à gratuidade ou estudantes não precisam se cadastrar.

Como se cadastrar:
Online: Acesse metrofor.ce.gov.br, clique em “Cadastro do Múltiplo” e siga as instruções. É necessário fornecer RG, CPF, nome completo, data de nascimento, endereço completo e e-mail. O Cartão Múltiplo personalizado estará disponível para retirada em até 10 dias úteis, na estação indicada durante o cadastro.

Presencialmente: Dirija-se à Estação Boulevard do Arco, Campo dos Velhos ou José Euclides, no horário de 8h às 21h, com RG e CPF. O Cartão Múltiplo personalizado estará disponível para retirada em até 10 dias úteis, na mesma estação de cadastro.

Saiba mais:
O cadastro de passageiros também está acontecendo em Fortaleza, direcionado para os passageiros que utilizam a Linha Sul. Clique para saber mais.

Informações:  Metrofor

READ MORE - VLT de Sobral inicia cadastro de passageiros e emite Cartão Múltiplo personalizado

SPTrans ativará linha de ônibus elétricos para o São Paulo E-Prix de Fórmula E

A SPTrans informa que no sábado (7), das 5h às 19h, a linha 179A/10 Metrô Tietê – Pq. Anhembi será ativada para transportar, na ida e na volta, o público que participará do evento "São Paulo E- Prix 2024 – Fórmula E". Todos os ônibus da linha serão elétricos, seguindo as diretrizes de sustentabilidade e energia limpa promovidas pelo campeonato automobilístico.

A linha opera somente no dia do evento e será cobrada a tarifa vigente, de R$ 4,40, que pode ser paga com o Bilhete Único e em dinheiro. O serviço irá atender aos pontos de parada oficiais para desembarque.

O embarque no sentido bairro será na Av. Cruzeiro do Sul, 1.777, e no sentido centro, na Av. Olavo Fontoura. (Portão 02, próximo à Churrascaria Anhembi no ponto de passagem atual).

A equipe de campo da SPTrans acompanhará toda a operação para organizar o atendimento e auxiliar os passageiros.

Confira o itinerário da linha:
 
179A/10 Metrô Tietê – Anhembi
Embarque sentido Anhembi: Av. Cruzeiro do Sul, 1.777
Embarque sentido Tietê: Av. Olavo Fontoura
Sentido único: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno próximo ao portão 01 do Anhembi, desembarque no portão 02 (próximo à Churrascaria Anhembi), Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul

Atende+

A SPTrans também disponibilizará seis vans do Serviço Atende+ para o evento, possibilitando a locomoção gratuita de pessoas com mobilidade reduzida, no percurso Metrô Portuguesa Tietê (Rua Marechal Odylio Denys, esquina com a Av. Cruzeiro do Sul, junto à rampa de acesso do Metrô) – Anhembi, no período das 7h às 19h.

Informações: SPTrans

READ MORE - SPTrans ativará linha de ônibus elétricos para o São Paulo E-Prix de Fórmula E

Em SP, Airport Bus Service ganha novo ônibus da Caio

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

A fabricante de veículos Caio, divulgou imagens do novo ônibus destinado ao Airport Bus Service da EMTU em São Paulo.

O novo veículo do modelo F2400 é um ônibus menor, com porta lateral de embarque, apresentado já nas cores caracteristicas do transporte especial entre o Aeroporto de Guarulhos e destinos na cidade de São Paulo.

Seu interior conta com bancos estofados reclináveis, cinto de segurança, ar condicionado, banheiro e lixeira, mas também bagageiro superior e vem adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, como embarque lateral para cadeirantes e elevador.

As tarifas atualmente praticada e destinos do transporte especial são:

– Aeroporto de Guarulhos a Aeroporto de Congonhas a partir de R$ 46,50
– Aeroporto de Guarulhos a Rodoviária do Tietê a partir de R$ 42,50
– Aeroporto de Guarulhos a Rodoviária da Barra Funda a partir de R$ 42,50
– Aeroporto de Guarulhos até a Avenida Paulista a partir de R$ 46,50

Informações: Diário nos Trilhos

READ MORE - Em SP, Airport Bus Service ganha novo ônibus da Caio

Projeto de trem entre Porto Alegre e Gramado é concluído

terça-feira, 3 de dezembro de 2024

O projeto de um trem de passageiros que conectará Porto Alegre a Gramado teve seu Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) concluído, conforme divulgado pelo jornal Zero Hora.

O Governo do Rio Grande do Sul apresentou novos detalhes da iniciativa, que será conduzida pelo setor privado. A ferrovia terá 84 quilômetros de extensão e contará com um trem expresso, com capacidade para cerca de 250 passageiros, capaz de realizar o trajeto em aproximadamente uma hora.

Alternativa à BR116
Segundo comunicado da administração estadual, “o trem seria uma alternativa para atender à alta demanda turística da região e mitigar os congestionamentos frequentes na BR-116, que dá acesso à Serra, além de aliviar o tráfego nos centros de Gramado e Canela. A previsão é de que o fluxo anual alcance 1 milhão de passageiros por trecho.”

As empresas responsáveis pelo projeto – RG2E Engenharia Consultiva, STE Engenharia, BF Capital e SulTrens – apresentaram, em reunião com representantes do estado, os próximos passos legais e estruturais necessários para a implementação da ferrovia.

Partindo do Aeroporto
O trem terá como ponto de partida uma área próxima ao aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, facilitando o acesso de turistas vindos de outras regiões do Brasil e do exterior.

“Estamos falando de uma área com demanda turística em constante crescimento, com novas atrações que valorizam a região. Em países desenvolvidos, o transporte ferroviário é uma realidade. Esse projeto não apenas aumentará o fluxo de turistas, mas também atrairá novos investidores para o Estado,” afirmou Ernani Polo, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

O trem poderá atingir velocidades de até 130 km/h e está previsto para entrar em operação dentro de uma década, tornando-se um dos mais rápidos do Brasil, ao lado do futuro trem entre São Paulo e Campinas.

Informações: Zero Hora

READ MORE - Projeto de trem entre Porto Alegre e Gramado é concluído

Começa videomonitoramento de faixa exclusiva de trecho do Corredor BRT Ouro Verde

A partir desta segunda-feira, dia 2 de dezembro, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) adota o videomonitoramento como mais uma forma de fiscalização do uso indevido da faixa exclusiva de trecho do Corredor BRT (Bus Rapid Transit – Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde. Esse é o primeiro trecho de Corredor BRT que tem videomonitoramento.

A câmera, com raio de visão de 360 graus, está posicionada no conjunto semafórico do cruzamento da avenida das Amoreiras com as vias Laranjal Paulista, no sentido Centro – bairro; e Dom Joaquim Mamede da Silva Leite, no sentido bairro – Centro. O local, que fica na região do Jardim do Lago, está em frente à base do Corpo de Bombeiros (Cobom); e próximo à Estação BRT Anhanguera.

Essa é mais uma medida, adotada pela Emdec, para coibir que outros veículos utilizem o espaço, que é exclusivo para os ônibus. A fiscalização também já ocorre por agentes da Mobilidade Urbana em campo.

Como será

A operação da câmera é feita pelos operadores da Central de Monitoramento de Operações da Emdec. A câmera flagra a infração e registra um “print”, uma impressão da imagem. Dessa forma, é elaborado o auto de infração.

A fiscalização da circulação nas faixas exclusivas também é feita pelos agentes da mobilidade urbana. A proibição é devidamente regulamentada pelas placas de sinalização.

De acordo com o artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar indevidamente nas faixas exclusivas de ônibus é infração de trânsito gravíssima, que gera sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A multa é no valor de R$ 293,47.

Em 2024, entre janeiro e outubro, a Emdec registrou 5,3 mil autuações pelo uso indevido das faixas exclusivas de ônibus.

Videomonitoramento

A fiscalização de trânsito com o auxílio de câmeras, o chamado videomonitoramento, teve início, em Campinas, em meados de 2017. Ela foi precedida por um período de noventa dias de operação piloto e intensa divulgação.

A fiscalização remota está embasada nas Resoluções nº 471, de 18 de dezembro de 2013, e nº 532, de 17 de junho de 2015. Ambas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran); em consonância com o Artigo 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Nos locais em que ocorre o videomonitoramento há placa indicando a presença da câmera. As placas de alerta para os motoristas contêm a inscrição: “Fiscalização de trânsito por câmeras de monitoramento”.

Atualmente, a Emdec utiliza em torno de 10 câmeras para o videomonitoramento, na região central do município. As fiscalizações mais comuns são por conversão proibida; parada sobre a faixa de pedestres e de retenção; estacionamento irregular; e transposição indevida de faixa.

Neste ano, entre janeiro e outubro, foram registradas 4,3 mil autuações pelo videomonitoramento.

Informações: Prefeitura de Campinas

READ MORE - Começa videomonitoramento de faixa exclusiva de trecho do Corredor BRT Ouro Verde

Saiba como funcionam os ônibus gratuitos integrados da Trensurb em Porto Alegre

Para garantir a mobilidade dos usuários do metrô, a Trensurb disponibiliza linhas de ônibus integradas, conectando a Estação Aeroporto ao Centro de  Porto Alegre e às estações São Pedro e Rodoviária. Os passageiros que se dirigem ao Centro embarcam em uma linha direta até o terminal na Avenida Júlio de Castilhos. Já quem segue para São Pedro ou Rodoviária utiliza uma linha circular específica.
Foto: Imagem Ilustrativa / Beatriz Schleiniger / Trensurb / Porto Alegre 24 horas

O terminal da Estação Farrapos é o ponto de desembarque para passageiros vindos do Centro e das estações Rodoviária e São Pedro. As linhas operam em horários diferenciados: a conexão Aeroporto-Centro funciona das 5h20 à 00h10, enquanto a linha circular São Pedro-Rodoviária está disponível das 5h30 às 22h45. Importante destacar que os ônibus são gratuitos, com o custo limitado à passagem do metrô.

Os itinerários incluem uma linha direta Aeroporto-Centro e outra Centro-Farrapos, ambas sem paradas intermediárias. A linha circular conecta as estações São Pedro e Rodoviária aos terminais Aeroporto e Farrapos, atendendo as necessidades dos passageiros de forma ágil e eficiente.

Este sistema de integração permanece ativo até que as estações desativadas da Trensurb sejam reabertas, assegurando a continuidade do transporte público em Porto Alegre.

Informações: Terra

READ MORE - Saiba como funcionam os ônibus gratuitos integrados da Trensurb em Porto Alegre

Prefeitura de São Paulo assina contrato para aquisição de mais 1,3 mil ônibus elétricos

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

A Prefeitura de São Paulo deu mais um importante passo para chegar à meta de redução da emissão de gás carbônico fóssil e assinou nesta sexta-feira (29) um empréstimo no valor de R$ 2,5 bilhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para adquirir mais 1.300 ônibus elétricos, não poluentes. As operações de crédito realizadas pela Prefeitura para a modernização do transporte público paulistano, entre contratos assinados e aguardando conclusão, superam R$ 6 bilhões e fazem parte do maior programa de investimentos em ônibus elétricos do País.  

Na cerimônia de assinatura, realizada em Brasília, o prefeito Ricardo Nunes falou da importância da eletrificação para o meio ambiente. “Hoje passamos a ter uma nova etapa em políticas públicas. Serão 2,5 bilhões de reais que possibilitarão a aquisição de mais de mil ônibus. Importante dizer que 64% da emissão de dióxido de carbono vem dos veículos. Metade vem dos ônibus. Estamos com essa ação cuidando do transporte e do meio ambiente.” 

A cidade já tem a maior frota de ônibus elétricos do Brasil, com 489 veículos, sendo 288 a bateria. A atual gestão tem trabalhado para incorporar novos veículos elétricos à frota e, desde 2022, permite somente a compra de veículos sustentáveis para o transporte público, ficando proibida a aquisição de modelos a diesel.  

Esse novo passo da cidade de São Paulo também levará o Brasil aos primeiros postos do ranking mundial da eletrificação de sua frota de ônibus, atrás apenas da China, e à maior frota de ônibus movidos a energia limpa da América Latina. 

A troca dos ônibus a diesel por veículos elétricos, de energia sustentável, que não poluem, representa um ganho ambiental e de saúde, pois eles não emitem gás carbônico, não produzem ruídos e têm tecnologias que aumentam o conforto, como wi-fi e refrigeração. 

Com isso, a medida permite à cidade avançar em um dos objetivos da gestão municipal para o cumprimento do Programa de Metas da Prefeitura 2021-2024 e da Lei de Mudanças Climáticas, que prevê redução da emissão de gás carbônico fóssil em 50% até 2028 e erradicação desse poluente até 2038. 

Em paralelo aos financiamentos obtidos pela Prefeitura para a aquisição de ônibus elétricos, as concessionárias estão firmando contratos para expandir a frota com veículos de energia limpa e são responsáveis por instalar a infraestrutura de carregamento em suas garagens, assumindo os investimentos necessários.  

A entrega de novos veículos segue a capacidade de produção dos fabricantes e a disponibilidade de energia nas garagens, com o objetivo de cumprir a lei que prevê o fim dos ônibus a diesel até 2038. Se as concessionárias fossem responsáveis pela aquisição integral dos veículos elétricos, o custo estimado para 2,6 mil ônibus a diesel seria de R$ 33,6 bilhões (valores de 2023). Com o modelo de subvenção, em que as operadoras não são remuneradas pelos valores subvencionados, o valor passa a ser de R$ 28,9 bilhões, gerando uma economia de R$ 4,8 bilhões (em valores de 2023). 

Financiamento 

Com o empréstimo de R$ 2,5 bilhões firmado nesta sexta com o BNDES, a Prefeitura já realizou operações de crédito com o Banco do Brasil, de R$ 750 milhões, e de R$ 250 milhões com a Caixa Econômica Federal. Além disso, já obteve a confirmação de crédito externo de cerca de US$ 500 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Banco Mundial (BIRD).    

As tratativas com o BNDES para a liberação do empréstimo ocorrem desde o início do ano passado. De acordo com o prefeito, a cada real aplicado na troca de ônibus a diesel por elétricos, a cidade ganhará dois reais nos próximos 15 anos.   

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, elogiou o projeto de eletrificação da Prefeitura de São Paulo e ressaltou a importância da substituição da frota por veículos a bateria, pois eles não emitem gás carbônico, destacando ser a maior operação do Brasil. Ele ressaltou também que a substituição da frota vai dar um ganho financeiro muito grande para o município a longo prazo, porque o custo de operação dos ônibus para a Prefeitura é de R$ 25 mil e, com o elétrico, a manutenção do ônibus vai cair para R$ 5 mil. O ganho é de R$ 20 mil de economia por mês com cada ônibus.  

Também participaram da cerimônia o presidente Luis Inácio Lula da Silva, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. 

O modelo de subvenção para financiamento da eletrificação da frota da cidade de São Paulo se tornou uma referência mundial e recebeu neste mês o Prêmio de Inovação em Financiamento Climático Urbano 2024 do Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV), durante o 12° Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos) no Egito. O modelo paulistano se tornou objeto de estudos de caso e publicações de diferentes instituições, tais como International Council on Clean Transportation (ICCT), C40 Cities e World Resources Institute (WRI).

Assessoria de Imprensa - SPTrans

READ MORE - Prefeitura de São Paulo assina contrato para aquisição de mais 1,3 mil ônibus elétricos

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960