Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BRT Sorocaba reforça conscientização do câncer de mama

domingo, 20 de outubro de 2024

É com o olhar na conscientização que, ao longo deste mês, a BRT Sorocaba apoia a campanha “Outubro Rosa” e realiza ativações de promoção ao conhecimento do câncer de mama. A empresa fomenta palestras e mensagens que ressaltam a prevenção, a detecção e o tratamento precoce com o objetivo de ampliar o acesso à informação sobre a doença.

Todo o movimento é dedicado ao feminino, mas o público masculino também participa e, estando mais consciente, os homens podem ajudar as mulheres que convivem. Podem ser mães, esposas, irmãs, filhas, sobrinhas ou alguma amiga.  A ideia é quebrar tabus e estimular que mais mulheres tenham atenção e cuidado com a saúde.

O câncer de mama é o tipo que mais acomete as mulheres no Brasil e, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são esperados mais de 73 mil novos casos da doença para o triênio 2023 a 2025.

Os principais fatores de risco do câncer de mama são o excesso de peso, histórico familiar e a idade avançada. Na maioria das vezes, o primeiro sinal da doença é a presença de um nódulo indolor e endurecido na mama. Contudo, há casos em que a patologia parece sem sintomas, por este motivo, é fundamental a visita periódica ao médico para a realização de exames.

Segundo Bárbara Rodrigues, gestora de Recursos Humanos da BRT Sorocaba, a informação é uma ferramenta poderosa e que pode salvar vidas. Diariamente circulam dentro do sistema BRT mais de 75 mil passageiros, e a maioria desse público é formado por mulheres.

“Sempre reforçamos que fazemos uma mobilidade urbana, mas principalmente, humana. É o cuidado com as pessoas que nos faz ir além. Transportamos vidas e todas elas importam. Queremos contagiar e alcançar o maior número de pessoas, porque quanto mais conscientes, mais cedo as mulheres irão ao médico e terão a detecção e tratamento precoce do câncer de mama. Somado a essas ações, todos os ônibus da empresa estão com o laço da campanha do “Outubro Rosa” e, que este ano, já se conecta também com a campanha do “Novembro Azul” que acontece no mês seguinte. Estamos empenhados e dedicados a estimular o cuidado com a saúde para o bem-estar”, destaca.

Informações: BRT Sorocaba

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VLT em Praia Grande, no litoral de SP, vai beneficiar 50 mil passageiros

quinta-feira, 17 de outubro de 2024

O Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) está para Alberto Mourão (MDB) como a urbanização da orla e a Via Expressa Sul estiveram em outros momentos de sua trajetória política. É prioridade, quase uma obsessão. Menos poluente, mais silencioso e mais confortável, o VLT deve se tornar a grande marca do sexto mandato de Mourão à frente do Palácio São Francisco de Assis, o Paço Municipal de Praia Grande, cidade que mais cresce na Região Metropolitana da Baixada Santista.

Só que, desta vez, o investimento não depende apenas da Prefeitura. Ainda assim, seus olhos brilham quando fala sobre o tema: “O governador (Tarcísio de Freitas) se comprometeu a levar o VLT à Praia Grande nesse mandato”.

Pelos cálculos do político experiente, o novo ramal introduziria perto de 50 mil passageiros/dia no sistema, elevando o movimento do VLT na região para cerca de 70 mil usuários/dia. Esse acréscimo representa o contingente que se desloca de Praia Grande a Santos, São Vicente e Cubatão diariamente através de 16 linhas de ônibus.

Para contornar os impactos ambientais no manguezal logo após a ponte, Mourão sugere que o metrô de superfície trafegue em viaduto exclusivo por 400 metros, até chegar à área que por muitos anos serviu à plantação de chuchus.

A partir daí, seriam 3.280 metros até o bairro do Tude Bastos.

Em seguida, o VLT seguiria o traçado da Via Expressa Sul até a Curva do S, onde passaria a ocupar a faixa de domínio da antiga Ferrovia Santos-Juquiá. O fim da linha seria no Jardim Solemar.

“Não tem nenhuma desapropriação”, resume Mourão. “Por isso, talvez esse trecho seja até mais barato que em Santos. Só vai precisar de mais comboios (trens e vagões) porque o trecho é mais extenso”, completa.

Mas, estimativa de custo ainda não há.

Apesar do compromisso do governador, também não há prazo para lançamento do edital para contratação da obra pelo Estado.

Nada que tire o otimismo do prefeito eleito: “Faz uma PPP (parceria público-privada) e amortiza (o custo da obra) em 30 anos”, propõe.

Cubatão
E Mourão defende que essa expansão chegue também a Cubatão, destino de parte dos 50 mil praiagrandenses que utilizam ônibus diariamente para se deslocar a outras cidades da região para trabalhar ou estudar.

De olho nas futuras decisões do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb), Mourão sugere a definição de “uma agenda metropolitana firme” para os próximos quatro anos.

“Precisamos pedir certo (ao Governo do Estado) porque quem pede muito, nada tem. Temos que fazer escolhas, e rediscutir o desenvolvimento econômico da Baixada Santista”, alerta o político.

“Estamos perdendo espaço no Estado”, completa o futuro prefeito. O Condesb reúne representantes do Governo do Estado e os prefeitos das nove cidades da Região Metropolitana.

Litoral Sul
E entre as prioridades regionais para os próximos quatro anos, ele cita a saúde, a geração de empregos, a reestruturação do sistema público de ensino superior e a mobilidade. Na questão da mobilidade, além da expansão do VLT até Praia Grande e Cubatão, Mourão cita que seria importante discutir o transporte coletivo no Litoral Sul.

Porém, ele considera que, no momento, seria mais viável a interligação de Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe através de um corredor exclusivo nos moldes do BRT (bus rapid transit, na sigla em inglês). Nesse caso, seriam ônibus elétricos, menos poluentes e mais silenciosos.

Outra alternativa seria um trem metropolitano, com espaço para mais passageiros que os trens de longa distância, nos moldes de similares que circulam hoje na Espanha e na França.

Informações: Diário do Litoral

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Em Piracicaba, Rápido Sumaré amplia sua frota e coloca em circulação 21 apache

quarta-feira, 16 de outubro de 2024


A Empresa Rápido Sumaré, ampliou sua frota com a aquisição de 21 novos ônibus urbanos modelo Apache Vip, quinta geração, campeão de vendas no Brasil e América Latina, que integrarão o transporte coletivo de Piracicaba, município paulista de aproximadamente 424 mil habitantes, conhecido como a “Cidade das Águas” e famoso pelo seu rio, que proporciona uma atmosfera acolhedora.

Sobre os Apache Vip V

Todos os ônibus comportam até 82 pessoas, sendo 42 passageiros sentados, 39 em pé e um motorista. Foram encarroçados sobre chassis Iveco 17-280, de 12.570 mm de comprimento e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

Com embarque dianteiro, os modelos foram equipados com três portas fole, com acionamento pneumático, localizadas ao lado direito da carroceria, nas posições dianteira, central e traseira. Na porta de embarque foi instalado um dispositivo de emergência que pode ser acionado em situações de eventualidade.

Visando o conforto e a acessibilidade no transporte, as poltronas injetadas estofadas são equipadas com encosto de cabeça. O salão interno conta com seis assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos e um espaço exclusivo para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas por cão-guia. Além disso, na porta central, foi instalado um elevador semiautomático para facilitar o acesso ao ônibus.

Os veículos também apresentam tecnologias embarcadas, como alarme de ré com atenuador noturno; tomadas USB, dois itinerários eletrônicos localizados na parte frontal e na lateral direita dos ônibus; iluminação em led no salão interno e na caixa de porta, acima dos degraus e preparação para microcâmeras e sistema wi-fi. Possuem também, catraca eletromecânica e pontos para instalação de validadores.

Informações: Caio

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Linha de ônibus de São José dos Pinhais para Curitiba ganha novas viagens


A partir desta segunda-feira (14), o transporte coletivo metropolitano de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, tem alterações. De acordo com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a linha E01-Urano/Guadalupe passou por ajustes para garantir o cumprimento dos horários.

O número de viagens diárias aumentou de 41 para 44,5. Nos horários de pico, o número de veículos operando na linha subiu de 9 para 10, enquanto no entrepico, de 3 para 4 veículos.

Segundo a Amep, a medida deve desafogar o sistema e beneficiar tanto os passageiros da linha Urano/Guadalupe, quanto os de outras linhas, que agora terão operações mais fluidas e com menor sobrecarga.

Informações: CBN Curitiba

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Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças

Para garantir o acesso gratuito de crianças de 2 a 7 anos incompletos ou com altura de até 1,10 m ao transporte coletivo, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) oferece o cartão Bilhetinho. Criado em 2013, já foram emitidos mais de 51 mil Bilhetinhos, sendo mais de 1.700 novas unidades só em 2024, até este mês de outubro.

O Bilhetinho proporciona mais conforto, segurança e dignidade para o público infantil, evitando que as crianças precisem pular ou passar por baixo da catraca. O cartão também conta com sistema de segurança por biometria facial, que previne o uso indevido por terceiros e outras fraudes. Assim, ao aproximar o Bilhetinho do validador, é necessário que o responsável apresente o rosto da criança ou levante a mãozinha dela para liberar a catraca.

“Antes, o operador do transporte tinha que checar o tamanho das crianças, pela fita que era colocada na catraca do transporte, ou pela idade, que era até sete anos de idade. Com o cartão, a gratuidade é assegurada sem questionamentos”, explica Ivanderly Carvalho, coordenadora de atendimento ao estudante.

Como solicitar

Para solicitar, é necessário agendar o atendimento no site da Etufor, escolhendo uma entre as sete Centrais de Atendimentos atualmente disponíveis: sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Central de Atendimento no RioMar Kennedy, Terminal Washington Soares, Central da Cidadania da Câmara Municipal de Fortaleza e Vapt-Vupt Antônio Bezerra, Messejana, RioMar Fortaleza.

Após agendamento, é necessário comparecer à central de atendimento selecionada com a documentação necessária (ver abaixo). A criança também deve comparecer para efetuar a biometria facial, que é a foto que será impressa no documento, e aguardar a entrega do documento na sede da Etufor.

Serviço
Cartão Bilhetinho
Agendamento no site da Etufor

Centrais de Atendimento
Funcionamento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 16h45

Documentação (original e cópia):
- RG e CPF da criança e responsável, certidão de nascimento e comprovante de endereço com CEP de Fortaleza. A criança deve comparecer para realizar o cadastro da biometria facial.

Para solicitar 2ª via, o responsável deve apresentar Boletim de Ocorrência feito na delegacia ou eletrônico impresso.

Em caso de bloqueio, se dirigir à sede da Etufor. O uso do cartão é pessoal, intransferível e não tem direito a acompanhante.

Informações: Prefeitura de Fortaleza

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Em Joinville, Caio entrega dezesseis novos ônibus para a gidion

A Gidion Transporte e Turismo, que opera o transporte público em Joinville (SC), adquiriu dezesseis novos ônibus Caio para a renovação de sua frota, com carrocerias Apache Vip versão V, sobre chassis Volkswagen Euro VI, que reduzem cerca de 75% de poluentes na atmosfera.

Com as novas unidades, a Gidion mais uma vez demonstra seu objetivo de oferecer transporte público de qualidade, com o que há de mais moderno, seguro e confortável, para os moradores da Joinville.

Para o representante da Caio, Jardel Stadtlober, “a Gidion é um modelo para o transporte público de todo o Estado. Trabalha com os ônibus da Caio há muitos anos, e com mais esta aquisição demonstra o principal foco dos serviços prestados: qualidade e segurança para os passageiros”.

Sobre os ônibus

Apache Vip V chassi Volkswagen, 13,2 metros, 7 unidades

As unidades são do modelo Apache Vip Caio, da quinta geração. Sete das unidades possuem 13,2 metros de comprimento, lotação total para 85 passageiros e foram encarroçadas sobre chassis 17-230 ODS full air Volkswagen.

Cada unidade conta com três portas tipo fole do lado direito, sendo elas uma dianteira, uma central e uma traseira. É equipada com elevador semiautomático na porta central, do lado direito da carroceria; cinco assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; um assento para obesos, e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, com cinto de segurança de três pontos, proporcionando total acessibilidade no transporte.

Para o conforto dos passageiros, o Apache Vip Caio conta com ar-condicionado e catracas eletromecânicas e validadores, além de tomadas USB na lateral. As unidades ainda permitem a instalação de microcâmeras e sistema Wi-Fi.

Todos os ônibus possuem itinerários eletrônicos sendo um frontal, um na lateral esquerda e outro na lateral direita.

Apache Vip V chassi Volkswagen, 15 metros, 9 unidades

As unidades são do modelo Apache Vip Caio, da quinta geração. Nove das unidades possuem 15 metros de comprimento, lotação total para 109 passageiros e foram encarroçadas sobre chassis 22-260 ODS Volkswagen.

Cada unidade conta com três portas tipo fole do lado direito, sendo elas uma dianteira, uma central e uma traseira. É equipada com elevador semiautomático na porta central, do lado direito da carroceria; cinco assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos; um assento para obesos, e uma área exclusiva para cadeirantes ou pessoas com deficiência visual, acompanhadas por cão-guia, com cinto de segurança de três pontos, proporcionando total acessibilidade no transporte.

Para o conforto dos passageiros, o Apache Vip Caio conta com ar-condicionado e catracas eletromecânicas e validadores, além de tomadas USB na lateral. As unidades permitem ainda a instalação de microcâmeras e sistema Wi-Fi.

Os ônibus possuem itinerários eletrônicos sendo um frontal, um na lateral esquerda, um na lateral direita e um traseiro fixado no vigia.

Informações: Caio

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No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro

Mais 171 linhas de ônibus do transporte público coletivo deixam de aceitar pagamento em dinheiro nesta segunda-feira (14), por determinação da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF). Desta vez, 54 linhas da Piracicabana, 30 da Pioneira, 46 da Urbi, 17 da Marechal e outras 24 da BsBus entraram no programa Dinheiro Não Vai Mais Andar de Ônibus.

Com isso, 433 linhas das 933 do sistema passam a aceitar o pagamento somente por cartões bancários (débito ou crédito) e de transporte (Mobilidade e Vale-Transporte) e por bilhete avulso (QR Code). Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.

“Com a adesão dessas 171 linhas ao programa, em 46% do sistema passa-se a ter acesso somente por meios eletrônicos. Atualmente, mais de 87% dos embarques já estão sendo feitos por esses meios, e a previsão é que, até o final do ano, todas as linhas sejam contempladas no programa”, explica o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.

O sistema de pagamento de passagens totalmente eletrônico está sendo implantado de forma gradual desde 1º de julho, quando 52 linhas deixaram de aceitar pagamento em espécie; em 15 de agosto foram 99; e em 12 de setembro outras 111. A medida visa modernizar o sistema de transporte, além de garantir mais segurança e transparência tanto aos usuários quanto aos prestadores de serviços.

Para recarregar, bem como solicitar um cartão de bilhetagem, os usuários dispõem de mais de 140 postos de atendimento que aceitam o pagamento em dinheiro em espécie e cartões de débito. Todos os endereços podem ser vistos no site do BRB Mobilidade. Quem utiliza o aplicativo BRB Mobilidade também pode adquirir créditos de transporte com o pagamento via Pix no próprio app.

Os passageiros que não possuem cartão ou preferem pagar as passagens em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso, que é comercializado nas rodoviárias, estações do BRT, pontos de recarga do Cartão Mobilidade e em diversos pontos de parada de maior movimento.

Balanço

Atualmente, mais de 87% dos usuários do sistema de transporte público coletivo do DF utilizam meios eletrônicos para pagar suas passagens. O pagamento em espécie, que antes do início da implantação do programa correspondia a quase 30% do total, representa cerca de 11% dos acessos.

De acordo com dados do sistema de bilhetagem eletrônica, 46,6% dos acessos nos ônibus do DF são pagos com Cartão Mobilidade, 33,3% por meio de Vale-Transporte, e 8,2% com uso de cartões bancários. Além disso, o bilhete avulso corresponde a menos de 1% das passagens (QR Code). O Cartão Mobilidade, que é o meio preferido dos usuários, ultrapassou a casa de 600 mil unidades emitidas. E o bilhete avulso, lançado em 13 de agosto, conta com apenas 3.065 unidades emitidas.

Informações: Agência Brasília

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SPTrans altera pontos finais de linhas em Santo Amaro a partir de sábado, 19


A SPTrans informa que, a partir de sábado (19), quatro linhas terão seus pontos finais transferidos da Rua Amador Bueno e das praças Floriano Peixoto e Salim Farah Maluf para as ruas Amador Bueno e Cerqueira César, em Santo Amaro, na Zona Sul da cidade.

Confira a nova localização dos pontos finais:

6039/10 Valo Velho – Sto. Amaro
Ponto final:  Rua Amador Bueno, 61.

6041/10 Jd. Jangadeiro – Sto. Amaro
Ponto final: Rua Amador Bueno, 33
Ida: normal até a Rua Barão do Rio Branco, Rua Amador Bueno.
Volta: Rua Amador Bueno, Pça. Floriano Peixoto, prosseguindo normal.

6042/10 Jd. Três Estrelas – Sto. Amaro
Ponto final: Rua Cerqueira César, lado oposto ao nº 60
Ida: normal até a Pça. Salim Farah Maluf, Rua Cerqueira César.
Volta: Rua Cerqueira César, Rua Vera Cruz, Av. Mário Lopes Leão, Pça. Salim Farah Maluf, prosseguindo normal.

6045/10 Valo Velho – Sto. Amaro
Ponto final: Rua Cerqueira César, lado oposto ao nº 102
Ida: normal até a Rua Tte. Cel. Carlos Silva Araújo, Rua Cerqueira César.
Volta: Rua Cerqueira César, Rua Cel. Luiz Barroso, prosseguindo normal.

Informações: SPTrans

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