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Ônibus elétrico da Ankai começa a ser testado em Recife

sábado, 12 de outubro de 2024

As mudanças climáticas têm impactos consideráveis na infraestrutura do sistema de transportes e mobilidade urbana. A queima promovida por combustíveis fósseis é responsável pela emissão de gases poluentes prejudiciais à saúde. Com objetivo de repensar o padrão de mobilidade no setor de transportes de passageiros, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Turismo e Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, começaram a testar, em caráter experimental e temporário, um ônibus elétrico que fará itinerário Marco Zero/Praça do Derby, nos dias úteis, e no final de semana, Cais de Santa Rita a Olinda.

A iniciativa, que vai ficar em operação até o dia 03 de novembro, é uma parceria com a empresa Ankai do Brasil e o Consórcio Conorte, que oferecem um serviço opcional com micro-ônibus totalmente elétrico que comporta 35 pessoas, 20 sentadas e cerca de 15 em pé. A tarifa é de R$5,15, equivalente ao serviço opcional mais barato em curso na Região Metropolitana do Recife – RMR. Estudantes e gratuidades poderão conhecer o serviço opcional pagando a tarifa cheia, porém, continuarão contando com os outros serviços disponíveis no centro do Recife.

Já o percurso Recife e Olinda, o micro-ônibus custará R$7,70 por passageiro, aceitando pagamento com Vem Comum. O teste está sendo viável pela parceria entre Grande Recife Consórcio, Ankai do Brasil e Consórcio Conorte.

A ação faz parte dos esforços do governo estadual em busca de alternativas sustentáveis aos veículos a Diesel. O CTM já testou ônibus movidos a GNV e está em fase avançada de homologação e também pretende testar outras alternativas em breve, sempre buscando o ganho ambiental de maneira sustentável.

Segundo Matheus Freitas, Diretor-Presidente do CTM, é uma fonte de energia mais limpa em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, resultando em menores emissões de poluentes atmosféricos na cidade. “Nosso objetivo é fazer investimentos estruturadores na mobilidade urbana da RMR, garantindo uma fonte de energia mais limpa, promovendo um ambiente urbano mais sustentável”.

O Secretário de Turismo do Governo de Pernambuco, Paulo Nery, afirmou que “a Secretaria está buscando impulsionar o turismo em todo o Estado, detectando as carências para pôr em prática uma verdadeira transformação na experiência do visitante e do cidadão pernambucano, no que se refere ao acesso a todo o nosso potencial turístico”.

ITINERÁRIO MARCO ZERO- DERBY
Dias úteis

Avenida Alfredo Lisboa, Avenida Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador Pedro II, Rua Siqueira Campos, Rua Cleto Campêlo, Avenida Guararapes, Ponte Duarte Coelho, Avenida Conde da Boa Vista, Rua Don Bosco, Avenida Governador Agamenom Magalhães (Via Local), Rua Amauri de Medeiros, Rua Jener de Souza, Rua Henrique Dias, Avenida Governador Agamenon Magalhães (Via Local), Avenida Governado Carlos de Lima Cavalcanti, Avenida Conde da Boa Vista, Ponte Duarte Coelho, Avenida Guararapes, Avenida Dantas Barreto, Avenida Martins de Barros, PE-09, Terminal Cais de Santa Rita, Avenida Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Cais da Alfândega, Avenida Alfredo Lisboa.

ITINERÁRIO CAIS DE SANTA RITA NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ A OLINDA
Fins de semana (sábados e domingos):

Sentido Recife- Olinda
Cais de Santa Rita, Av Martins de Barros, Ponte Maurício de Nassau, Av. Marquês de Olinda, Cais do Apolo, Av Militar, Ponte do Limoeiro, Av Norte, Praça General Abreu e Lima, Av. Cruz Cabugá, Av. Olinda, Av Sigismundo Gonçalves, Praça do Carmo.

Sentido Olinda- Recife
Praça do Carmo, Av Sigismundo Gonçalves, Av Presidente Kennedy, Tv do Pisa, Av Olinda, Av Agamenon Magalhães, Av. Cruz Cabugá, Praça General Abreu e Lima, Av Norte, Ponte do Limoeiro, Av Militar, Cais do Apolo, Ponte Buarque de Macedo, Praça da República, Rua do Imperador, Rua Siqueira Campos, Av Dantas Barreto, Av Nossa Senhora do Carmo, Av Martins de Barros, Cais de Santa Rita.

Informações: GRCT

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Trensurb poderá ajustar novamente embarques de ônibus emergenciais na Estação Aeroporto

O primeiro dia da nova mudança do serviço emergencial da Trensurb, com desembarque na Estação Aeroporto tanto para usuários com destino ao Centro Histórico de Porto Alegre quanto às estações São Pedro e Rodoviária, causou grandes filas e confusão em relação ao local de embarque nos ônibus que prestam o serviço nesta quarta-feira. A estatal metroviária, por sua vez, afirma que já poderá proceder com ajustes pontuais, já que o terminal do Aeroporto divide espaço com ônibus do transporte coletivo da Capital, como as linhas T5 e T11 da Carris, também com filas.


Também desde a manhã desta quarta, os intervalos dos trens reduziram nos horários de pico, de 15 para 12 minutos, aliviando a superlotação visível nas composições. Em um teste, houve diminuição em cerca de dez minutos o trajeto de Novo Hamburgo a Porto Alegre no horário de maior fluxo. “Estamos oferecendo mais espaço e conforto para os usuários”, afirmou o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia. Ele admitiu que a Estação Farrapos, até então utilizada para o transbordo na ida e na volta, tinha problemas de fluxo de passageiros. “Ela não foi pensada para ser uma estação terminal”, salientou.
Havia, na Farrapos, pouco controle das filas propostas, conforme relatado pelos usuários. Na Aeroporto, os relatos são parecidos, embora elas finalizem de maneira relativamente rápida, já que há funcionários da Trensurb auxiliando nos embarques. Porém, o que sobra de espaço na Aeroporto falta de acessibilidade: ao descer na Aeroporto, o trajeto a pé do trem até o ônibus é maior, e pode requerer uma subida de escada, o que não há na Farrapos. Há também pouca demarcação de qual fila vai a qual destino.

“Isso aqui virou uma bagunça. Moro em São Leopoldo e venho a Porto Alegre trabalhar todos os dias. Os intervalos do trem em si estão bons, mas o problema é a demora. Estou saindo de casa umas 7h30min para chegar 9h30min no meu trabalho”, contou a diarista Daniela Barcelos. Também segundo o diretor-presidente, as alterações foram possíveis porque houve um acréscimo de cerca de 50 mil passageiros por dia, a partir da volta do serviço depois das enchentes, quando o trem ia de Novo Hamburgo à Estação Mathias Velho, em Canoas, para 71 mil a 72 mil agora, somado aos avanços técnicos na limpeza de equipamentos e componentes.

Outra mudança também entrou em vigor na quarta: agora, há duas linhas da Operação Trilhos Humanitários que saem da Estação Aeroporto, ambas operadas pela Transcal. Uma delas vai diretamente ao terminal da avenida Júlio de Castilhos, sem paradas, e outra circular com desembarques nas estações São Pedro e Rodoviária. Nos dois casos, as viagens são das 5h20min às 0h10min. Já no sentido contrário, os ônibus da Júlio de Castilhos à Estação Farrapos, ponto de partida até Novo Hamburgo, são das 5h10min às 22h20min, também sem paradas. Quem embarca na São Pedro ou Rodoviária com destino à Farrapos pode fazê-lo das 5h30min às 22h10min.  

Informações: Correio do Povo

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Em Campinas, Linha 173 opera com novos horários, a partir desta segunda (14/10)

A linha 173 (Jardim São Vicente / Parque Itália) circulará com novos horários de operação em dias úteis, a partir desta segunda-feira, 14 de outubro. As mudanças ocorrem após monitoramento da operação realizado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). 


Do Jardim São Vicente (rua Pedro Azevedo), a primeira partida será às 4h50 e a última às 23h20, em dias úteis. Do Parque Itália (rua Madre Mariana de Jesus de Souza Leite), a primeira partida será às 5h12 e a última às 23h20. Com a reprogramação, os intervalos foram reduzidos nos entrepicos de 35 para 30 minutos (diurno) e de 70 para 60 minutos (noturno). Os novos horários de operação podem ser consultados no site da Emdec. 

A 173 liga os bairros Jardim São Vicente e Parque Itália, passando pela região central. Em setembro, cerca de 1,7 mil passageiros (passagens pela catraca) utilizaram a linha em dias úteis.  

Consulte sua linha  
Para informar os usuários sobre as mudanças, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos. A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar os novos horários de partida no site da Emdec, pelo endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.  

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.  

Informações: EMDEC

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Prefeitura de Pouso Alegre moderniza a frota com 19 novos ônibus


Na manhã da terça-feira (8), a Prefeitura de Pouso Alegre, em parceria com a Expresso Planalto, realizou uma coletiva de imprensa para anunciar uma série de melhorias no transporte coletivo da cidade, que atende diariamente cerca de 30 mil passageiros. As iniciativas visam não apenas modernizar a frota, mas também tornar o sistema mais acessível e eficiente para todos os usuários.

Frota renovada e sustentável
Uma das principais novidades apresentadas são 19 novos ônibus, sendo 15 de renovação de frota e quatro acréscimos de frota. Deste total, oito já chegaram, sendo seis de renovação e dois de ampliação. 

Com essa nova aquisição, a frota total chegará a 70 veículos até o mês de dezembro, aumentando a capacidade de atendimento, principalmente nos horários de pico e reduzindo a poluição ambiental, já que esses veículos emitem 80% menos poluentes em comparação aos modelos anteriores. Essa renovação beneficiará diretamente bairros das regiões: da Faisqueira, São João, São Cristóvão e Parque Real, dentre novos polos que demandam o atendimento do serviço de transporte coletivo municipal. 
Tarifa Social e aumento de passageiros
Desde a implementação da tarifa social, com valores acessíveis de R$ 3,00 para a tarifa urbana e R$ 4,90 para a rural (R$ 4,00 com desconto para compra antecipada), a cidade registrou um aumento de 27% no número de passageiros. Atualmente, Pouso Alegre transporta uma média de 690 mil usuários mensalmente, com a expectativa de ultrapassar 750 mil em breve.
Novas estruturas e tecnologia
Além da frota, outras melhorias já foram realizadas, incluindo a instalação de cerca de 20 novos abrigos de ônibus na região central, com a previsão de mais 60 abrigos para o restante dos bairros.

Outra inovação significativa foi a atualização do aplicativo "Cittamob", que permite aos usuários acompanhar em tempo real a localização dos veículos, contribuindo para a modernização do transporte.
Futuras inovações
Para o futuro, a Prefeitura anunciou a criação de uma nova Central de Atendimento ao Cliente, que contará com painéis de previsibilidade que informarão em tempo real quanto tempo falta para a chegada do ônibus. Além disso, em 2025, será implementado um novo sistema de bilhetagem, que permitirá a compra de passagens por meio de aplicativos e até mesmo pelo WhatsApp, oferecendo maior comodidade aos usuários.
Inclusão e acessibilidade
Um aspecto importante das melhorias é a gratuidade no transporte coletivo para pessoas  portadoras de necessidades especiais e seus acompanhantes, desde que cadastrados no Programa Do Passe Livre do Governo Federal. Em 2024, até agosto, a média mensal de passageiros mensais beneficiados passou de 6 mil, com um subsídio acima de R$300.000,00, evidenciando o compromisso da cidade com a inclusão social.

Informações: Prefeitura de Pouso Alegre

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Linhas da EMTU oferecem mais tecnologia e conforto com 20 novos ônibus na frota da Região Metropolitana de São Paulo

quinta-feira, 10 de outubro de 2024

Linhas gerenciadas pela EMTU (Empresas Metropolitana de Transportes Urbanos) serão modernizadas, a partir de terça-feira (8/10), com a inclusão de 20 novos ônibus 0km que dispõem de tecnologia mais atualizada para atendimento de Embu das Artes, Taboão da Serra, Osasco e São Paulo.

A renovação da frota da Viação Pirajuçara, do Consórcio Intervias, vai proporcionar benefícios e conforto adicional a cerca de 22 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas metropolitanas 78, 490, 841 e 845.

Os veículos adquiridos possuem motor Euro 6, tecnologia mais moderna e limpa do mercado a diesel, com menor emissão de poluentes, contribuindo assim para a sustentabilidade no transporte.

Para maior comodidade e conforto dos passageiros, os ônibus são equipados com ar-condicionado, bancos estofados, plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e entrada USB para carregamento de celular e dispositivos móveis. Os ônibus da Caio Induscar possuem modelo Apache Vip e chassi Mercedes Benz.

Com tecnologia avançada, os veículos contam com sensores e câmera de ré para auxiliar o motorista durante as manobras. proporcionando maior segurança para o profissional e para os pedestres.

Com as inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU nas cinco regiões metropolitanas onde a empresa atua já somam 567 novos veículos 0 km recebidos desde janeiro de 2023.

Confira abaixo as linhas beneficiadas com os novos veículos:

- 078TRO – Parque Pirajussara (Embu das Artes / Metrô Vila Sônia (São Paulo)
- 490TRO – Jd. Monte Alegre (Taboão da Serra) / Centro (Osasco)
- 841TRO – Jd. Valo Verde (Embu das Artes) / Metrô Vila Sônia (São Paulo)
- 845TRO – Cond. João Candido (Taboão da Serra) / Metrô Campo Limpo (São Paulo)

Informações: EMTU

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Conheça o trem ligará estação da CPTM ao Aeroporto de Guarulhos em seis minutos

Os moradores de São Paulo terão em breve um novo meio de transporte para acessar o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A ideia é que uma nova rede de trens substitua os ônibus que ligam os terminais e a estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). 

A projeção é que o projeto do aeromóvel, chamado de ‘People Mover’, entre em operação em dezembro deste ano. Procurada, a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, não informou o início da operação. 

“O terceiro veículo do aeromóvel, de cor laranja, chegou ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, completando a frota ao lado das versões azul e verde, entregues anteriormente”, afirmou a empresa Aerom, responsável pela implantação do aeromóvel, que, atualmente, está em fase final no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O sistema conta com estações nos três terminais e uma conexão direta com a Linha 13-Jade da CPTM. Assim como os coletivos que fazem o trajeto por terra atualmente, o serviço do aeromóvel será gratuito. O sistema irá funcionar em via elevada exclusiva. 

Trem de rápida ligação 

As composições levarão até 2 mil pessoas por hora, por sentido, dos três terminais de passageiros do aeroporto até a estação da CPTM, um trajeto de 2.700 metros de extensão.

A expectativa é de que o veículo deverá percorrer o caminho da estação até os terminais 1, 2 e 3 em apenas seis minutos. “Demais informações serão divulgadas ao final das obras”, disse a GRU Airport. 


Cada modelo aeromóvel A200, com dois carros articulados e 24,7 metros de comprimento, é equipado com portas automáticas, ar-condicionado, sistema antifogo, saídas de emergência, acessibilidade e amplo espaço para bagagens.

Os trens também contam com Wi-Fi e monitores informativos.

Duas opções de transporte 

Atualmente há duas opções para se chegar pelo sistema ferroviário ao aeroporto de Cumbica. Uma delas é a linha 13-Jade, com saída da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo.

Outra alternativa é o Expresso Aeroporto, que também circula na linha 13, a partir da estação Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, com embarque de hora em hora. Nos dois casos, a tarifa custa R$ 5.

Nota da GRU Airport

"GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, informa que o terceiro veículo da composição foi recebido pelo consórcio AeroGRU, responsável pelas obras do sistema APM (Automated People Mover).  As composições levarão até duas mil pessoas por hora, por sentido, dos três terminais de passageiros do aeroporto até a estação da CPTM, em 2.700 metros de extensão. Demais informações serão divulgadas ao final das obras". 

Informações: Gazeta SP

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Trensurb faz alterações nos serviços do metrô e ônibus integrados

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb), reduziu os intervalos entre as viagens em horários de pico e alterações no embarque e desembarque dos ônibus integrados em Porto Alegre. Com a mudança, que iniciou nesta quarta-feira (9), o intervalo passa de 15 para 12 minutos nos horários de maior movimento. 

“Estas melhorias estão sendo postas em prática, pois nossas equipes de operação detectaram um acréscimo significativo na demanda de usuários na última semana, que ultrapassou a casa dos 70 mil passageiros diários, e imediatamente começaram a estudar alternativas para qualificar os serviços. Estamos propondo alterações que também visam melhorar o conforto neste transbordo”, explica o diretor-presidente da Trensurb, Nazur Garcia. 

Alterações foram feitas para facilitar o fluxo no embarque e desembarque. A Estação Aeroporto passa ser o terminal de transbordo dos passageiros que utilizam os ônibus com destino ao centro Porto Alegre, como também aos terminais São Pedro e Rodoviária.

Aqueles passageiros que desejam ir ao Centro de Porto Alegre embarcarão em ônibus que realizará a viagem direta, sem paradas até o terminal localizado na avenida Júlio de Castilhos. Já os passageiros que querem desembarcar junto às estações São Pedro e Rodoviária embarcarão em outro ônibus, que realizará o trajeto circular entre as estações Aeroporto, São Pedro e Rodoviária.

O terminal de ônibus da Estação Farrapos passa a operar apenas para desembarque dos passageiros que saem do Centro de Porto Alegre e dos terminais Rodoviária e São Pedro. Assim, os passageiros que embarcam nos ônibus no Centro de Porto Alegre permanecem realizando o transbordo para os trens na Estação Farrapos. E os usuários que desejarem embarcar nas estações Rodoviária e São Pedro também poderão utilizar a linha de ônibus circular.

Como funcionará as linhas: 

Linha direta da Estação Aeroporto ao terminal Júlio de Castilhos – Embarque no terminal de integração da Estação Aeroporto da Trensurb, na parada ao sul, com desembarque no terminal da Av. Júlio de Castilhos, no Centro de Porto Alegre, entre ruas Dr. Flores e Vigário José Inácio. Embarque nos ônibus das 5h20 às 00h10.

Linha direta do terminal Júlio de Castilhos à Estação Farrapos – Embarque no terminal da Av. Júlio de Castilhos, no Centro de Porto Alegre, com desembarque no terminal de integração da Estação Farrapos da Trensurb. Embarque nos ônibus das 5h10 às 22h20.

Linha circular atendendo as estações São Pedro e Rodoviária – No sentido sul (Centro de Porto Alegre), embarque no terminal de integração da Estação Aeroporto, com desembarque no terminal de integração da Estação São Pedro ou em parada junto à Estação Rodoviária, na Rua Santo Antônio. No sentido norte, embarque no terminal de integração da Estação São Pedro ou na parada junto à Estação Rodoviária com desembarque no terminal de integração da Estação Farrapos. Embarque nos ônibus das 5h30 às 22h10.

Informações: Brasil de Fato RS

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MobiBrasil renova frota com 20 ônibus articulados Caio Millennium V da Região Metropolitana do Recife

Os novos ônibus Millennium V Articulados possuem 18.595 mm de comprimento e uma capacidade para até 141 passageiros. Equipados com chassis Mercedes-Benz O-500 MA 2838, esses veículos têm motorização traseira e atendem aos padrões Euro VI, um marco ambiental que foi recentemente implementado no Brasil. Esta tecnologia permite que a operação do BRT seja mais limpa e eficiente, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ar nas cidades atendidas.

Conforto e acessibilidade para todos os passageiros
Com foco no conforto, os ônibus Millennium V apresentam poltronas totalmente estofadas e ergonômicas, equipadas com encosto de cabeça e apoio para os braços, projetadas para oferecer uma experiência agradável durante a viagem. Esses veículos também foram projetados para garantir total acessibilidade. Os ônibus possuem um espaço reservado para cadeirantes, poltronas adaptadas para pessoas obesas e assentos prioritários para pessoas com deficiência (PcD), idosos e passageiros com mobilidade reduzida. Além disso, um elevador automático está disponível na porta central para facilitar o acesso de cadeirantes e outros passageiros com necessidades especiais.

Para atender à demanda por um embarque e desembarque ágil, os veículos contam com sete portas, sendo cinco centrais e uma traseira, além de uma dianteira equipada com um acionamento de emergência. A presença dessas portas facilita a movimentação dos passageiros, contribuindo para uma operação mais rápida e segura, alinhada aos princípios do BRT.

Tecnologia embarcada de ponta
Os novos ônibus articulados da MobiBrasil também trazem uma série de tecnologias embarcadas para proporcionar uma viagem mais confortável e segura. Os veículos possuem ar-condicionado, iluminação LED no salão interno e nas caixas de porta, alarme de ré com atenuador noturno, sensor de ré no para-choque traseiro, além de tomadas USB, para que os passageiros possam carregar seus dispositivos eletrônicos durante a viagem. Além disso, os ônibus estão equipados com microcâmeras para monitoramento, wi-fi e um painel numérico digital com indicador de velocidade, localizado na cúpula dianteira.

Essas tecnologias visam oferecer mais comodidade aos passageiros e possibilitam o uso de sistemas de telemetria, que ajudam na gestão da frota e na manutenção preventiva dos veículos. Essas inovações não apenas aprimoram a experiência dos passageiros, mas também reforçam o compromisso da MobiBrasil em oferecer um serviço de qualidade e seguro.

Caio: uma história de inovação e compromisso com a mobilidade
A parceria da MobiBrasil com a Caio se estende há muitos anos, fortalecida pela confiança na marca e na qualidade dos produtos. Com mais de 78 anos de atuação, a Caio se consolidou como referência em soluções de mobilidade, oferecendo ônibus urbanos com excelente custo-benefício. A empresa também se destaca pela excelência em assistência técnica, disponibilidade de peças de reposição e pelo suporte oferecido aos operadores de transporte, que inclui manuais de operação e manutenção.

Com essa nova aquisição, a MobiBrasil não apenas reforça sua frota, mas também reafirma seu compromisso com o bem-estar dos passageiros e com o desenvolvimento de um transporte público mais sustentável e acessível para os cidadãos da Região Metropolitana do Recife.

Informações: Ônibus e Transporte

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