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BRT de Salvador deve ter o dobro de ônibus até o fim de 2024

quarta-feira, 10 de julho de 2024

O BRT de Salvador deve encerrar 2024 com quase o dobro de ônibus em operação. Isso, porque a frota atual de 51 coletivos deve passar a ter 100 até o fim do ano. Os detalhes foram pontuados ao iBahia pelo diretor de planejamento de transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana de Salvador (Semob), Diogo Pires.

O gestor revelou que, quando todas as 18 linhas planejadas estiveram em operação na cidade, o número de ônibus do sistema deve crescer novamente, podendo chegar a 280. As próximas a serem inauguradas são a B5 e a B6, que terão o itinerário Lapa-Rodoviária e Lapa-Aeroporto, respectivamente.

"A gente tem vários movimentos à frente para serem executados e isso depende do alinhamento da entrega das obras, do processo de fabricação dos ônibus... a gente estima que em um prazo de 2 ou 3 meses esses [primeiros] ônibus já estejam aqui na cidade".
No fim da execução de todo o projeto, ainda devem entrar em operação as linhas Águas Claras-Piatã, Pirajá-Avenida Pinto de Aguiar e Baixa do Fiscal-Armação, onde os coletivos irão operar. Os ônibus são fabricados no Brasil e variam desde os convencionais, com 13 metros de comprimento, aos articulados, que podem chegar a 30 metros, dependendo do fabricante.

BRT deve ter o dobro de passageiros também

Desde a inauguração, em 2022, até agora, o BRT passou a transportar 1,4 milhão de passageiros por mês, segundo Diogo Pires. Porém, com o início da operação das linhas B5 e B6, o esperado é que esse movimento chegue a 3 milhões de pessoas transportadas por mês pelos coletivos do sistema.

"Quando o BRT começou a operação, a gente viu naturalmente as pessoas migrando para usar o BRT, porque um exemplo que eu te dou é que, da região do Iguatemi até a Pituba, antes se gastava cerca de 45 minutos, e, agora, com o BRT, o passageiro gasta de 16 a 18 minutos", disse.

"Tem estações que superaram as expectativas e a gente já está trabalhando em: 'olha, a gente vai ter no futuro novas linhas, então, vamos estudar como vai ser a expansão dessas estações'. Como a própria Estação Rodoviária", completou.

Para o diretor de planejamento de transportes, apesar de diminuir o lucro, a integração é um dos pontos que tem atraído os passageiros. "Quanto maior o número de integrações no sistema, a gente pega aquela tarifa e vai fatiando ela. Essa é uma parte desafiadora do sistema, mas a gente acredita que isso também atrai. Um sistema integrado atrai o passageiro".

Operação assistida da linha B4 termina nesta semana

A linha B4, que é a mais nova em atividade no BRT, deve encerrar a fase de operação assistida nesta semana. Com isso, o horário de atendimento aos passageiros será estendido, passando das 6h às 20h para das 5h às 23h10, a partir do próximo sábado (13).

A linha integra o trecho 2 do BRT, entregue em abril deste ano e conclui a extensão inicial da operação entre a estação Rodoviária e a estação da Lapa. O modal possui ao todo 13 km de vias exclusivas e 14 estações, além do trecho compartilhado na região do Caminho das Árvores e Pituba, atendendo 18 bairros.

Mudanças nos ônibus
Com a expansão do sistema, A Semob estuda fazer mudanças na operação dos ônibus convencionais do transporte público. Essas alterações podem gerar extinções e intervenções nos itinerários.

Diogo Pires detalhou que as ações fazem parte de um planejamento, cujo objetivo é reduzir o tempo de viagem do passageiro e dar "maior eficiência" ao sistema. Com isso, conforme as linhas vão sendo inauguradas, o impacto é avaliado.

"Claro, tem pessoas que talvez prefiram fazer um caminho mais longo, presas no congestionamento, mas grande parte das pessoas acaba migrando para outras linhas. Então, é um processo que vai acontecendo e a gente vai monitorando. A gente faz esse planejamento, a gente não executa às cegas", pontua.

Confira as linhas atuais e os itinerários


Informações: iBahia.com

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Trensurb projeta retomar operação em Porto Alegre até setembro e anuncia integração com ônibus

A Trensurb divulgou nesta segunda-feira o plano de recuperação das áreas e estruturas da empresa atingidas pelas enchentes de maio. A meta principal é possibilitar a retomada da circulação das composições entre as estações Novo Hamburgo e Farrapos até o dia 20 de setembro. Em um segundo momento, a previsão é chegar até a Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre, até 24 de dezembro, ainda com restrições de velocidade e nos intervalos entre viagens, mas com todas as garantias de segurança.

Com base em levantamentos realizados pelo corpo técnico da empresa desde o início das enchentes, foram identificados 55 projetos necessários para a recuperação da Trensurb e a retomada da operação plena, totalizando um investimento estimado de R$ 273 milhões. Esses projetos preveem a recuperação de sistemas de energia, sinalização, bilhetagem, via permanente, edificações e equipamentos.

No momento, o principal fator para permitir a ampliação da operação é a recuperação dos sistemas de abastecimento e proteção de energia. Com a enchente, duas das cinco subestações da empresa – Farrapos, em Porto Alegre, e Fátima, em Canoas –, além de cabines de proteção ao longo da linha, ficaram alagadas, sofrendo danos permanentes em equipamentos de alta-tensão.

Segundo a empresa, as subestações da Trensurb recebem a energia elétrica das concessionárias, em alta-tensão e corrente alternada, e convertem para corrente contínua, reduzindo também a voltagem para que possa alimentar a tração dos trens. Já as cabines equalizam a tensão ao longo da rede e isolam trechos conforme necessário.
Outro projeto do plano de recuperação é a recuperação da via permanente, incluindo a substituição do lastro de pedra britada que foi afetado pelas enchentes e contaminado pela areia e lodo, tendo suas características modificadas e prejudicando a estabilidade da via. Esse trabalho de recuperação deverá ser realizado em um trecho de cerca de 22 quilômetros de trilhos, resultando na necessidade de substituição de até 16,7 mil dormentes.

Viagens mais baratas até Porto Alegre a partir de sábado

A partir do próximo sábado, as viagens entre o eixo norte da Região Metropolitana e Porto Alegre ficarão mais baratas para a população. A Trensurb aprovou nesta segunda-feira a cobrança de tarifa de forma integrada aos ônibus que fazem o percurso da Estação Mathias Velho ao Centro da capital.

Com a recuperação do sistema de bilhetagem eletrônica do metrô, a Trensurb volta a efetuar a cobrança de sua tarifa normal, de R$ 4,50 nas 14 estações em operação. Esse valor também dará aos usuários o direito de utilizar os ônibus para chegar ao Centro de Porto Alegre, junto à Estação Mercado, sem pagamento adicional, pois a empresa metroviária passa a assumir a responsabilidade pelo custeio desse trajeto.

Informações: Correio do Povo

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Prefeitura de SP entrega mais 4,1 km do primeiro corredor exclusivo para ônibus da Zona Leste

segunda-feira, 8 de julho de 2024

A prefeitura entregou na sexta-feira (5) mais um trecho do Corredor Itaquera-Líder, o primeiro corredor exclusivo de ônibus da Zona Leste, por onde passarão 12 linhas de ônibus municipais, beneficiando mais de 52 mil passageiros diariamente. Com a implementação desta via destinada apenas ao transporte público, os usuários conseguirão realizar viagens significativamente mais rápidas, com uma redução de até 16 minutos no tempo de deslocamento.     

“Estou muito feliz com essa obra importante do Corredor Itaquera- Líder, com mais de quatro quilômetros de extensão. Depois, o corredor vai interligar o nosso BRT Radial Leste, que já está licitado, com as etapas começando nos próximos dias. Também faremos o BRT Aricanduva. Então, toda uma questão de mobilidade nessa região, com toda a infraestrutura necessária para que as pessoas possam, no transporte coletivo, ter muito mais agilidade, ganhar tempo nas suas viagens e também qualidade”, disse o prefeito Ricardo Nunes.  

O prefeito também fez a entrega da requalificação da Praça Francisco Daniel Lopes, que fica na região do corredor. “Agora temos um espaço para as crianças brincarem, com iluminação e sinalização”.  

Trajeto 
O percurso tem 4,1 km entre a Praça Francisco Daniel Lopes e a Avenida Aricanduva e beneficiará 52 mil passageiros diariamente. O novo trecho do Corredor Itaquera-Líder conta com oito paradas, todas localizadas no corredor central, atendendo tanto o sentido Itaquera quanto o sentido Centro.  

De acordo com o presidente da SPTrans, Levi Oliveira, essa obra é muito importante para garantir a mobilidade. “Além de trazer mais segurança nesses deslocamentos e melhorar a qualidade de vida da população”.  
Essas novas paradas se somam aos três pontos já entregues no trecho anterior, concluído em 2020, que se estende da Avenida Líder até a Praça Francisco Daniel Lopes, com 2,1 km de extensão.   

Com a nova expansão, o corredor Itaquera-Líder chega a 6,2 km e conta com 11 pontos de parada, tornando mais ágil a ligação entre Itaquera e o Terminal Vila Carrão.   

Com a nova expansão, o corredor Itaquera-Líder chega a 6,2 km e conta com 11 pontos de parada, tornando mais ágil a ligação entre Itaquera e o Terminal Vila Carrão.     

Confira as linhas que utilizam o corredor com paradas na faixa central:  

233A-10 Jd. Helena - Term. Vl. Carrão   
233C-10 Term. A. E. Carvalho - CERET   
4001-10 Itaquera - Term. Vl. Carrão   
4007-10 Cohab Juscelino - Term. Vl. Carrão   
4036-10 Metrô Itaquera - Term. Vl. Carrão   
403A-10 CPTM José Bonifácio - Term. Penha   
407I-10 Conj. Manoel da Nóbrega - Metrô Bresser   
407I-21 Conj. Manoel da Nóbrega - Metrô Tatuapé   
407J-10 Jd. Soares - Metrô Tatuapé   
4314-10 Inácio Monteiro - Term. Pq. D. Pedro II   
4314-21 Inácio Monteiro - Term. Vl. Carrão   
N405-11 Term. Vl. Carrão - Metrô Itaquera 

Informações: Prefeitura de SP

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Saiba como vai funcionar o BRT em Maceió; investimento será de R$ 2 bilhões

domingo, 7 de julho de 2024

A Prefeitura de Maceió anunciou, nesta sexta-feira (5), o investimento de R$ 2 bilhões para obras do BRT, sigla para Bus Rapid Transit (Trânsito Rápido de Ônibus, em português). Serão 14 km de faixa exclusiva para os ônibus do BRT Maceió no principal corredor de transportes da capital, formado pelas Avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O espaço ficará à esquerda da via, junto ao alinhamento do canteiro central.

Segundo a gestão municipal, o novo modelo de transporte urbano vai garantir agilidade, conforto e velocidade nos deslocamentos na capital para os mais de 600 mil usuários.

O sistema contará com nove linhas saindo do Terminal de Integração do BRT - Eustáquio Gomes, Benedito Bentes, Clima Bom e Chã da Jaqueira, além de 63 linhas alimentadoras, com saídas programadas para todos os bairros da cidade. Durante o percurso, os ônibus irão passar por todas as 23 estações do BRT, com intervalo médio de 5 minutos entre as viagens.

"Com o BRT, o usuário do transporte público em Maceió terá sua experiência otimizada. Ele sairá do bairro em uma das alimentadoras, desembarcará e seguirá para a estação equivalente ao seu ponto de parada e, em menos de 5 minutos, terá um veículo à disposição", explica André Costa, diretor-presidente do DMTT.

Ônibus

Todos os veículos do BRT Maceió serão climatizados e equipados com a tecnologia Euro-6, que reduz a emissão de gases poluentes em até 80%, um alívio para o meio ambiente.
O acesso aos ônibus nas estações será feito pelo lado esquerdo, sem a necessidade de degraus, pois o piso dos coletivos é nivelado com o piso da estação, possibilitando que todos tenham sua entrada facilitada, inclusive melhorando a acessibilidade para pessoas com deficiência, idosos e usuários que venham a ter alguma limitação temporária.

Em 2026, 80% do sistema estará climatizado, o equivalente a 266 veículos com ar-condicionado. Em 10 anos, todos os ônibus de Maceió serão climatizados, um total de 440 ônibus Euro-6, com ar condicionado, sendo 182 no BRT e 258 nas linhas alimentadoras. Um investimento em frota de R$ 1,062 bilhão.

Terminal do Eustáquio Gomes e Estações

Situado às margens da Avenida Lourival de Melo Mota, o Terminal de Integração do BRT Maceió - Eustáquio Gomes será o centro administrativo do sistema. O equipamento será o principal ponto de partida para as viagens com destino ao Centro, Trapiche da Barra e à Ponta Verde. Serão 23 mil m² de área total e 600 m de plataforma útil.


O equipamento contará com tecnologia de ponta, câmeras de videomonitoramento, telões informativos para que os usuários consigam visualizar seus respectivos veículos, além do Centro de Controle Operacional, linhas de fibra óptica dedicadas ao BRT, equipamentos e softwares, toda tecnologia para tornar o sistema ainda mais prático.

Além do terminal, o sistema contará com 23 estações, distribuídas pelas Avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Cada estação será equipada com telas e painéis informativos, mostrando o tempo de chegada dos ônibus. O acesso será feito com validador, por catracas e pelas entradas acessíveis para PCDs.

Informações: Gazeta Web

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Em BH, Move Metropolitano vai ter um novo terminal em Santa Luzia

Usuários do transporte coletivo metropolitano de Santa Luzia, na Grande BH, vão receber um novo terminal de ônibus integrado ao sistema Move. O anúncio foi feito na noite dessa quinta-feira (4/7) pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo). A construção da estação será feita por meio de um convênio entre o governo estadual e a prefeitura da cidade - será a primeira expansão do Move Metropolitano desde que o sistema foi inaugurado em 2014.

A expectativa é de que o terminal seja inaugurado em dois anos. O projeto, orçado em R$ 24 milhões, conta com recursos provenientes do Governo de Minas, do orçamento de Santa Luzia e de emendas parlamentares. Ainda neste ano deverá ser publicado o Termo de Referência para a licitação da obra, que ficará a cargo do município.

O governo estadual espera que a implantação da estação reduza o tempo de deslocamento dos moradores em direção ao centro de BH em até 30 minutos. "A construção deste terminal vai proporcionar mais desenvolvimento econômico para as cidades do Vetor Norte e, consequentemente, mais qualidade de vida para os mineiros", disse o vice-governador durante a cerimônia de anúncio da estação.
 
Como será a operação

O Terminal Santa Luzia será construído na Avenida Raul Teixeira da Costa Sobrinho, no bairro Boa Esperança, próximo ao centro da cidade, numa área de 17 mil m². As linhas da estação irão atender cerca de 20 mil pessoas por dia, com o pico de 1,5 mil pessoas nos horários de maior movimento. 

A operação será do tipo “tronco-alimentador”, com linhas de ônibus fazendo a ligação dos bairros para o terminal (alimentadoras). Ali, o passageiro poderá fazer integração com linhas que seguem em direção à Belo Horizonte (troncais). A estação também será alimentada por linhas com origem em Jaboticatubas e Taquaraçu de Minas.

De acordo com a Prefeitura de Santa Luzia, os usuários terão duas opções de linhas troncais: uma direta, que vai levar cerca de 35 minutos até o centro da capital, e uma semidireta, que deve levar cerca de 55 minutos para fazer o mesmo percurso.

Os ônibus troncais terão portas elevadas à esquerda, no mesmo layout adotado no sistema Move. O diretor de mobilidade e planejamento da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Diego Pessoa, explica que possivelmente serão construídas estações de transferência BRT ao longo da MG-020.

“Os ônibus vão usar também as estações da Av. Cristiano Machado. Assim, o passageiro que hoje faz integração no Terminal São Gabriel não vai precisar mais baldear ali”, detalha.
 
Projetos futuros

O estudo para a definição da rede de linhas que atenderão o Terminal Santa Luzia está sendo feito pela Seinfra em parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). “Nós temos um conjunto de linhas que usamos para dimensionar a operação do terminal, mas o projeto definitivo precisa ser feito estudando como serão os movimentos das linhas nos próximos dois anos”, explica Diego.
Planta Terminal Santa Luzia

O outro terminal da cidade, São Benedito, em funcionamento desde 2015, continuará operando, mas há estudos para uma distribuição de parte das suas linhas alimentadoras para o novo terminal, otimizando o atendimento aos usuários.

Por hora, as linhas de ônibus municipais da cidade não farão integração com o Terminal Santa Luzia, mas essa situação pode mudar até a inauguração. “Há interesse em fazer essa integração, tanto por parte do estado quanto por parte da prefeitura”, relata Diego.

Estrutura do terminal

O layout do terminal inclui, além das plataformas dos ônibus, salas de administração e sanitários, estacionamento para veículos leves, motos e bicicletário. O projeto conta também com sistema de proteção contra descargas atmosféricas, sistema de combate a incêndios, telecomunicações, internet, dados de voz e câmeras de monitoramento.

Primeira expansão

A construção do Terminal Santa Luzia será a primeira expansão do Move Metropolitano desde que o sistema foi lançado em 2014, junto da versão da capital. Nos últimos dez anos, as poucas intervenções no sistema incluíram apenas reformas de estações de transferência e compra de ônibus para reforçar linhas já existentes.

Atualmente, o Move Metropolitano conta com cinco terminais e 50 estações de transferência - parte delas concedida à iniciativa privada. Em abril, o Governo de Minas iniciou trabalhos para privatizar as estações restantes. Conforme os números do Executivo estadual, as estações e terminais do Move Metropolitano registraram cerca de 31 milhões de passageiros em 2023, o que gerou receita de R$ 131 milhões.

Informações: Estado de Minas

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Aeroporto de Guarulhos agora tem ônibus separados para Tietê e Barra Funda

Uma das maneiras mais baratas e convenientes de ir ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, é sem dúvidas pegando o trem da CPTM que sai a cada hora cheia da estação Barra Funda.

Mas existem também os ônibus executivos da Airport Bus Service, operados pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo Paulo (EMTU), que ligam Guarulhos à Avenida Paulista, à Praça da República e ao Aeroporto de Congonhas.

A empresa também tinha uma única linha que atendia os terminais rodoviários Tietê e Barra Funda. A novidade é que, no fim de junho, ela foi dividida em duas.

A linha entre o Aeroporto de Guarulhos e o Terminal Rodoviário Tietê, que se chama 472EX1, faz o trajeto em ônibus rodoviários que circulam pelo corredor de ônibus, mais livre de trânsito.


Já a linha entre o Aeroporto de Guarulhos e o Terminal Rodoviário Barra Funda, que se chama 472, faz o trajeto em micro-ônibus.

A mudança teria como objetivo reduzir o tempo de deslocamento dos passageiros. Segundo a empresa, a rota para Barra Funda, que tem como principal concorrente o trem da CPTM, ficou 20 minutos mais rápida.

As partidas ocorrem a cada hora, com a primeira saída às 6h10 e a última às 21h20 nas duas linhas (consulte os horários exatos aqui). Os ônibus partem do Terminal 3 do Aeroporto de Guarulhos, da Plataforma 31 do Terminal Rodoviário Tietê

Não existe um limite de bagagem transportada por passageiro.

Uma das principais contrapartidas é preço. Enquanto o trem da CPTM custa apenas R$ 5, os bilhetes de ônibus custam R$ 39,90 (nos terminais rodoviários, é cobrada uma taxa de embarque de mais R$ 2,50).

No site, as formas de pagamento são cartão de crédito, PIX e transferência bancária. Para embarcar com a passagem comprada pela internet, basta apresentar a passagem digital no celular e um documento de identidade com foto.

Cartões de débito e dinheiro são aceitos apenas presencialmente nos pontos de venda dentro do aeroporto e do terminal rodoviário. Também é possível comprar o bilhete diretamente com o motorista com até 10 minutos de antecedência do embarque.

Informações: MSN

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Operação fura-catraca apreende 23 adolescentes em Curitiba

Uma operação apreendeu 23 adolescentes e uma criança que tentaram entrar no ônibus sem pagar a tarifa em Curitiba. Um homem de 31 anos também foi preso. A ação aconteceu nesta quinta-feira (4) e foi coordenada pela Secretaria Municipal da Defesa Social e Trânsito.

A atividade de caráter educativo aos chamados fura-catracas foi realizada na estação-tubo Professora Maria Aguiar Teixeira, na Avenida Presidente Affonso Camargo, no Capão da Imbuia.

Todos os adolescentes apreendidos foram levados à Delegacia do Adolescente para registro de boletim de ocorrência circunstanciado e foram liberados na presença dos pais ou responsáveis.

A criança de 11 anos foi acompanhada pelo Conselho Tutelar. O homem preso foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil.

De acordo com a Urbanização de Curitiba (Urbs), estima-se que 3,5 mil pessoas embarquem diariamente nos ônibus sem pagar a passagem, causando um prejuízo de mais de R$ 7,6 milhões por ano.

Segundo o secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Péricles de Matos, toda a operação foi planejada com base em dados fornecidos pela Urbanização de Curitiba (Urbs), que identificou os locais com maior incidência dessa prática.

Participaram da ação equipes da Guarda Municipal de Curitiba, do Departamento de Inteligência de Curitiba, da Delegacia do Adolescente da Polícia Civil, do Conselho Tutelar e fiscais da Urbanização de Curitiba (Urbs).

Informações: MassaNews

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Operação conta com cachorro para mais segurança na SuperVia


De olho em garantir mais segurança aos passageiros da SuperVia, colaboradores da concessionária e policiais do GPFER e do Batalhão de Ação com Cães (BAC) fizeram, na tarde desta quinta-feira (04), uma operação-piloto, no Ramal Belford Roxo, revistando passageiros e conferindo documentos, entre outras atividades. Batizada de Operação Parada Programada, a ação, na Estação Mercadão de Madureira, contou com a participação de um agente especial: um cachorro do BAC, treinado para farejar drogas.

A SuperVia e o GPFER já planejam novas fases da operação, como parte das iniciativas da concessionária em reforçar a segurança na operação ferroviária. Entre outras medidas, a empresa adotou o uso de drones, que permitem fiscalizar a via férrea e detectar possíveis problemas sem colocar os colaboradores em risco.

Informações: Supervia

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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