Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Linhas que ligam Recife a Porto de Galinhas ganham reforço

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022


Com a chegada das férias, muitos poderão aproveitar e conhecer a uma das praias mais badaladas do litoral sul de Pernambuco, e para isso, o serviço de linhas opcionais da Expresso Vera Cruz vem fazendo o maior sucesso entre os que já usaram o serviço, trata-se de das linhas opcionais que tem o intuito de dá maior conforto ao usuário que podem deixar o carro em determinado ponto do Recife e pegar está linha opcional.

O GRCT reforçou as linhas com destino a Porto de Galinhas, roteiro de muitos pernambucanos e turistas que visitam uma das mais belas praias do Brasil.

A expectativa de Porto de Galinhas para 2024 é de fechar o próximo ano com 20% mais turistas estrangeiros neste que é um dos principais destinos de Pernambuco, passando de 150 mil para 200 mil turistas. Ao todo, 1,2 milhão de visitantes nacionais e internacionais passaram por Porto de Galinhas ao longo de 2023 – um aumento de 15% em relação ao ano anterior.

🚍 Linha 191 - Recife/Porto de Galinhas (N. S. do Ó)
🚍 Linha 195 - Recife/Porto de Galinhas (Opcional)

São ao todo 10 ônibus sendo 05 Modelos Executivos (Ar-condicionado) e 05 modelos rodoviários.

Horários das linhas Opcionais:
195* Recife/Porto de Galinhas 05 Ônibus (Executivo) Ar-condicionado
Tarifa R$ 20,05

*A linha tem seu ponto inicial no Terminal do Cais de Santa Rita e segue pelo bairro de Boa Viagem (na Domingos Ferreira) - atendendo inclusive ao Aeroporto Internacional dos Guararapes (onde terá uma parada na área de desembarque) e hotéis da região – passando por Nossa Senhora do Ó, Muro Alto e Porto de Galinhas. A tarifa cobrada pelo serviço diferenciado será de R$ 10,40. O pagamento pode ser efetuado em espécie ou com os cartões VEM, nas modalidades Trabalhador e Comum.

191* Recife/Porto de Galinhas (Nª Senhora do Ó) 05 Ônibus Rodoviário
Tarifa R$ 13,70

Informações: GRCT
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Tarifa de ônibus de Manaus permanece em R$ 3,80


Mantida na catraca a R$ 3,80 desde 23 fevereiro de 2017, a tarifa de ônibus em Manaus tem valor real de R$ 5,30. É a segunda mais cara do Brasil, atrás apenas de Brasília (R$ 5,50). A diferença entre o cobrado e o real é arcada pela prefeitura, em forma de subsídio, e paga pelo contribuinte seja ele usuário ou não de transporte coletivo.

Até o fim do ano passado, o repasse mensal garantiu a manutenção da meia-passagem estudantil e das gratuidades.
 
Concessão municipal, o sistema de transporte coletivo opera de forma privada com sete empresas e conta com socorro financeiro da prefeitura de Manaus. Em dezembro de 2019 a CMM (Câmara Municipal de Manaus) aprovou a Lei 2.545, autorizando o poder executivo a bancar parte do aumento de insumos para manter 0 “o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão e a modicidade tarifária”.

A lei autoriza a ajuda sempre que houver “déficit [prejuízo] entre as receitas e os custos e despesas do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros”. O repasse de dinheiro público para as empresas em dezembro de 2019 foi de R$ 22 milhões. Em janeiro de 2020 o subsídio foi de R$ 10 milhões.

O artigo 3º da Lei 2.545 determina que o valor do repasse “está vinculado precipuamente ao pagamento de folha de pessoal e encargos sociais e trabalhistas dos empregados das empresas” e que o IMMU (Instituto Municipal de Mobilidade Urbana) deverá “apurar mensalmente o quantitativo efetivamente transportado de estudantes e isentos, com os respectivos valores, cuja liquidação e pagamento dar-se-ão no mês subsequente”.
 
Em 2020 os repasses totalizaram R$ 147 milhões. A média mensal foi de R$ 12,25 milhões. Em 2021, segundo informações do IMMU, os valores ainda estão em fase de consolidação, embora a lei determine que o quantitativo deva ser apresentado mês a mês, para definir a quantia do repasse no período subsequente.

Apesar de não apresentar os valores repassados pela prefeitura às empresas em 2021, o IMMU informou ao ATUAL o quantitativo efetivamente transportado, de janeiro a novembro, incluindo pagamento de valor integral, meia passagem estudantil e isenções.

Em razão da pandemia, o sistema sofreu redução no número de passageiros no início do ano passado. Em janeiro o número de passagens inteiras (a R$ 3,80) contabilizadas no sistema foi de 4,7 milhões. As isenções no sistema chegaram a 457 mil e as passagens estudantis (R$ 1,50) totalizaram 317 mil.

Em fevereiro, mês mais curto, a quantidade de pessoas nos ônibus diminuiu: 4,5 milhões de passagens inteiras; 261 mil estudantis; e 435 mil gratuidades. No total, foram 250 mil passagens a menos.

A partir de março os números cresceram, e em novembro, último mês divulgado pelo IMMU, o sistema teve 11,9 milhões de passagens contabilizadas. Dessas, 8,457 milhões foram tarifa inteira; 1,741 milhão de passagens estudantis; e 821,8 mil transportados de graça.

Mais subsídio
No último dia 21 de dezembro, o Governo do Amazonas anunciou o retorno do subsídio estadual sobre o diesel, cancelado em 2017. Serão 120 milhões para ação que foi denominada “programa de reestruturação e qualificação do transporte público”.

Na prática será para subsidiar o passe livre para estudantes das escolas públicas de Manaus, das redes Municipal e Estadual no ano de 2022. A prefeitura vai entrar com mais R$ 36 milhões de subsídios.
 
A prefeitura de Manaus publicou o decreto 5.218, em 30 de dezembro de 2021, definindo as regras para uso da gratuidade estudantil em 2022. No dia útil seguinte, 3 de janeiro, revogou o decreto para ajustes. Até sexta-feira (7), o novo decreto ainda não havia sido divulgado.

Planilha de custos
Para calcular o valor da tarifa real e o valor aplicado no sistema é usada metodologia Geipot, recomendada pelo Ministério dos Transportes e adotada na maioria das cidades brasileiras. O sistema aplicado gera uma planilha de custos, com receitas e despesas que determinam o valor da tarifa ideal.

Em seguida, com base nos números calculados, a prefeitura determina, por decreto, o valor que será cobrado do usuário e o valor que o contribuinte arca, repassado pela prefeitura às empresas conforme o fluxo de passageiros.

Entre os itens que compõem a planilha estão custos variáveis (óleo diesel, lubrificantes, rodagem, peças e acessórios), custos fixos (depreciação, remuneração pessoal e despesas administrativas), impostos e taxas.

Na planilha detalhada que determina o valor ideal da tarifa enviada pelo IMMU, de fevereiro de 2020, o custo final da tarifa não foi informado.

No item “total de custo”, que finaliza o cálculo, as informações repassadas suprimiram três itens determinantes para a definição do preço: tarifa (custo por quilômetro/passageiro por quilômetro), matença da meia passagem estudantil e valor sugerido da tarifa.

De acordo com o IMMU, a tarifa deve ser reajustada anualmente ou quando verificado o desequilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão. Atualmente.

“A tarifa se encontra congelada, sendo subsidiada pelo Poder Público para não haver repasse dos custos ao usuário, obedecendo-se as diretrizes da Lei Federal de Mobilidade no que diz respeito a modicidade”, informou o órgão por meio da assessoria.

Informações: G1
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Tarifa de ônibus em Fortaleza aumentou para R$ 3,90 esse ano


A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) reajustou os novos valores de tarifa de ônibus one a passagem inteira passou a custar R$ 3,90, um reajuste de 8,33% e a tarifa estudantil para R$ 1,80.

A Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Ceará evitaram o aumento das passagens em 2021 aplicando R$ 32 milhões no sistema de transporte público da Cidade. Em 2022, para manter a tarifa de ônibus de Fortaleza entre as menores do País, essa parceria será renovada e o subsídio será mantido com repasse mensal de R$ 6 milhões. Os aportes serão divididos igualmente entre Município e Estado.

As empresas concessionárias de transporte deverão renovar a frota de ônibus em circulação com 100 novos veículos durante o ano de 2022, gerando mais conforto e segurança para os passageiros de ônibus do transporte público municipal.

Outra vantagem mantida é o desconto oferecido pela Hora Social diariamente das 9h às 11h e das 14h às 16h, além da Tarifa Social todos os domingos, nos dias 13 de abril, 31 de dezembro e 1º de janeiro. Com o objetivo de diluir a demanda, reduzindo o fluxo nos horários de pico, a Hora Social se mantém com desconto de R$ 0,60, com a tarifa fixada em R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil).

Considerando os reajustes dos principais insumos do serviço de transporte, a passagem deveria ser R$ 4,50 - a chamada tarifa técnica. Esse cálculo leva em conta os seguintes aumentos: combustível (62,4%), preço médio do veículo novo (51,7%), salários de motoristas, fiscais e pessoal de manutenção (9,54%). Ao mesmo tempo em que houve o aumento dos índices e custos citados, o sistema registrou queda da demanda de passageiros em aproximadamente 35,9%.

O sistema de transporte de Fortaleza permanece com uma das tarifas mais baratas do País. O Bilhete Único oferece vários benefícios aos usuários. A integração temporal permite ao passageiro com uma única passagem mudar de linhas quantas vezes precisar, dentro do intervalo de duas horas, sem qualquer tipo de restrição, entre transporte regular e o complementar. E ainda dá direito a utilizar as bicicletas compartilhadas do Bicicletar gratuitamente por tempo limitado.

Valores das Tarifas em Fortaleza

- Inteira: de R$ 3,60 para R$ 3,90;

- Tarifa estudantil: de R$ 1,60 para R$ 1,80;

- Hora Social (segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h): de R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,30 (tarifa estudantil) para R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil)

- Tarifa Social (domingos, dia 13 de abril, 31 de dezembro e 1 de janeiro): de R$ 3,00 (inteira) e R$ 1,30 (tarifa estudantil) para R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,50 (tarifa estudantil)

Informações: ETUFOR
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Florianópolis adota tarifa Vai e Vem nos ônibus da cidade


A Prefeitura de Florianópolis oferece a Tarifa Vai e Vem que permite a utilização dos ônibus durante três horas pagando apenas uma passagem em dias úteis. O benefício é válido para ônibus convencionais e para quem utiliza o cartão do transporte coletivo de Florianópolis. Com a Tarifa Vai e Vem quem mora no Campeche, por exemplo, poderá ir até o Estreito e voltar para o Campeche com apenas uma passagem, desde que o tempo utilizando o cartão da primeira até a última vez seja de até 3 horas. No caso de integração entre linhas de tarifas diferentes (tarifa social e tarifa urbana) será também cobrada a diferença entre as tarifas.

“O benefício trará mais economia para quem precisa utilizar o ônibus para realizar alguma atividade em outros bairros de Florianópolis e precisa se deslocar. É um incentivo para a utilização do transporte coletivo da Capital”, afirma o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro.

Todos podem utilizar o benefício desde que possuam o cartão do transporte coletivo municipal (cartão cidadão, cartão estudante, cartão turista, cartão especiais e cartão vale-transporte). Para realizar o cartão basta ir a qualquer terminal de integração ou através do site: https://bit.ly/cartaosetuf. Para mais informações sobre os benefícios e novidades do transporte coletivo de Florianópolis acesse: https://bit.ly/pmfmobilidade.

Informações: Jornal Conexão 
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Governo e prefeitura de São Paulo congelaram tarifa de transporte

domingo, 6 de fevereiro de 2022


O governo de São Paulo e a Prefeitura da capital paulista no início do ano congelaram os valores das passagens de ônibus municipais, do Metrô e da CPTM em 2021. Os valores permaneceram em R$ 4,40.

Segundo nota conjunta divulgada pelo governo e pela Prefeitura, a decisão de manter as tarifas ocorre pela crise econômica e sanitária causada pela pandemia da covid-19. "Com esforços de gestão, a tarifa não será reajustada para não sobrecarregar a parcela menos favorecida da população", diz a nota.

O comunicado também afirma que houve retração média de 60% do número de passageiros em todos os modais ao longo de 2020. "A reforma administrativa implementada pelo governo do Estado (de São Paulo), com enxugamento da máquina e ajuste fiscal, permite o congelamento da tarifa com responsabilidade social e de gestão pública, beneficiando mais de 8 milhões de usuários do transporte público da capital diariamente."

Desde o início da pandemia, a Prefeitura manteve a oferta de ônibus sempre acima da demanda de passageiros, que caiu 65%, em média, em 2020. O último ano em que a tarifa de transporte público não sofreu reajustes foi em 2016, válido para 2017 - a passagem custava R$ 3,80.
A medida foi promessa de campanha do então candidato à Prefeitura, João Doria (PSDB). Na ocasião, o governo de São Paulo também manteve o valor da passagem de trem e metrô.

Em dezembro de 2017, Doria e o governador Geraldo Alckmin (também do PSDB) anunciaram o fim do congelamento da tarifa básica de Metrô, trem e dos ônibus a partir de janeiro de 2018. A tarifa foi então para R$ 4 - um aumento de 5,26%. Em janeiro de 2019, o valor subiu novamente, para R$ 4,30, e no ano seguinte, para R$ 4,40.

Informações: Prefeitura de São Paulo
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Prefeitura de Manaus testa novo modelo de ônibus e estima chegada de mais veículos

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

Já está em operação em Manaus, em forma de teste, um novo modelo de ônibus que deve ser incorporado à frota do transporte urbano da capital. Atualmente, o veículo opera em caráter experimental na linha 350, que faz o itinerário entre o Terminal 3 (T3), no bairro Cidade Nova, até o Terminal de Integração 2 (T2), na Cachoeirinha, passando pela avenida Djalma Batista.


Após o período de teste, serão avaliados o desempenho do veículo e sua adaptação ao clima de Manaus, visando oferecer maior conforto aos usuários do transporte público da cidade. A estimativa é de que 76 novos veículos sejam incorporados à frota de ônibus ainda no primeiro semestre de 2022.

Ao todo, serão 32 veículos do tipo Super Padron – com capacidade para transportar até 100 passageiros e com piso elevado -, além de 44 ônibus convencionais que devem operar em diversas linhas de Manaus.

A aquisição dos veículos faz parte do esforço da Prefeitura de Manaus para renovar a frota do transporte público da cidade. A meta da atual gestão é renovar 80% dos ônibus que operam na capital até o final dessa gestão.

Informações: Prefeitura de Manaus
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No DF, Onze paradas de ônibus são adotadas pela iniciativa privada

As primeiras paradas de ônibus do DF adotadas pelo setor privado por meio do programa “Adote um Abrigo” estão em Águas Claras, Brazlândia e Taguatinga. A empresa Athaydes Imóveis Ltda. ficou responsável por benfeitorias e manutenção em 11 estruturas, de acordo com termo de cooperação assinado com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), cujo extrato (resumo) está publicado no Diário Oficial do DF (DODF) desta terça-feira (1º).


Na QS 7, em Taguatinga, em frente à Universidade Católica de Brasília, são cinco abrigos; na marginal da EPTG, em Águas Claras, ao lado da Unieuro Centro Universitário, mais cinco; e na Quadra 12 do Setor Norte, em Brazlândia, a empresa está responsável por uma parada.

As benfeitorias realizadas nos abrigos de passageiros passam a integrar o patrimônio público
O termo de cooperação tem vigência por 24 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, mediante celebração de termo aditivo entre as partes. O acompanhamento da execução e a fiscalização do cumprimento das normas cabe à Subsecretaria de Terminais (Suter), da Semob. Cabe, ainda, à Secretaria de Projetos Especiais (Sepe) esclarecer as dúvidas acerca da aplicação da legislação, podendo apontar e registrar inconformidades em caso de descumprimento legal.

Regras

A partir de agora, a Athaydes Imóveis Ltda. deve, entre outras medidas, zelar pelo cumprimento das normas de acessibilidade dos abrigos, além de ter o dever de prestar informações sobre as atividades desempenhadas, quando solicitadas, e de garantir o livre acesso ao bem público, sem qualquer prejuízo a seu uso regular.

A empresa está autorizada a instalar placa com mensagens indicativas de cooperação, desde que seja implantada de acordo com o estabelecido no termo de cooperação. “A peça não pode prejudicar a mobilidade urbana; obstruir a circulação de veículos, pedestres ou ciclistas em via pública; prejudicar a visibilidade dos motoristas que circulem em via pública ou danificar as redes de serviços públicos existentes e projetadas”, esclarece o secretário da Semob, Valter Casimiro.

É vedada também a exploração comercial dos mobiliários urbanos e a veiculação de marca, logomarca ou o nome fantasia de bebidas alcoólicas, cigarros, produtos agrotóxicos ou que incentivem a discriminação, a exploração de pessoas ou qualquer tipo de propaganda político-partidária.

Ainda de acordo com o termo assinado, as benfeitorias realizadas nos abrigos de passageiros passam a integrar o patrimônio público, sem qualquer direito de retenção, indenização ou ressarcimento das despesas realizadas pelo particular.

A inexecução total ou parcial e injustificada do termo, bem como o descumprimento das disposições previstas na legislação, pode acarretar a sua rescisão, sem prejuízo das penalidades previstas na legislação.

O programa

O Adote um Abrigo, lançado em setembro de 2021, abrange as paradas de ônibus do transporte público coletivo, utilizados para embarque e desembarque dos passageiros. São cerca de 2.700 paradas de coletivos com abrigos de concreto e 565 pontos com placas de sinalização disponíveis para adoção.

O programa de cooperação é destinado aos cidadãos, entidades ou empresas interessadas em construir, adequar, substituir ou assumir a manutenção de paradas de ônibus.

“A ampliação dos serviços ofertados pelo poder público, por meio da iniciativa privada ou pela população, é positiva, pois, além de melhorar a infraestrutura, confere identidade própria a cada região administrativa ou localidade”, explica o subsecretário de Terminais da Semob, Ronivaldo Bento Costa.

O programa de cooperação é destinado aos cidadãos, entidades ou empresas interessadas em construir, adequar, substituir ou assumir a manutenção de paradas de ônibus. Para aderir, a empresa ou cidadão deve manifestar interesse por meio de requerimento protocolado na Semob.

Todas as informações estão no link https://semob.df.gov.br/adote-um-abrigo/.

Veja onde ficam os 11 abrigos adotados:

Taguatinga
QS 7 – Cinco abrigos em frente à Universidade Católica de Brasília, sentido Taguatinga Shopping

Águas Claras
EPTG – Cinco abrigos na marginal, após o balão de Águas Claras, ao lado da Unieuro Centro Universitário, próximo à passarela, sentido Plano Piloto

Brazlândia
Setor Norte – Um abrigo na Quadra 12 – Em frente ao Fujioka, ao lado do Supermercado Pra Você

*Com informações da Semob
Agência Brasília
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Passagem de ônibus em Campina Grande cai para R$ 3,75

A passagem de ônibus de Campina Grande passa a custar R$ 3,75, a partir desta quarta-feira (2). O novo preço foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte Público. Com a mudança da tarifa, o benefício da passagem duplicada foi retirado.


O valor, que custava R$ 3,90, foi reduzido porque o conselho aceitou a sugestão da prefeitura. A proposta pedia que o preço para a tarifa técnica fosse de R$ 4,30. Mas com a retirada do benefício da passagem em dobro, o subsídio seria transferido para a taxa pública cobrada aos passageiros, que baixou para R$ 3,75.

Mas, como haveria dificuldade por parte dos motoristas para a entrega de troco diante dos 77 centavos nos pagamentos feitos em espécie, o valor acabou sendo arredondado para R$ 3,75. A redução foi de 15 centavos.

Com a mudança, as pessoas com deficiência (PCDs) e seus acompanhantes também terão as passagens subsidiadas.

Entenda a mudança na prática
De acordo com o projeto do prefeito, a saída foi retirar o bônus que duplica a passagem comprada pelo usuário, que foi implementada na cidade por causa da pandemia, para que não houvesse um grande aumento no valor da passagem. Segundo ele, o bônus de duplicação só atinge 5% da população.

Na prática, os bônus acabam, e o valor do subsídio passado pela prefeitura às empresas de ônibus vai ser diluído para a diminuição geral do valor da passagem para o público.

O valor do subsídio – tratado como uma subvenção social ao sistema de transporte – que vai custear a redução está previso no orçamento do ano de 2022.

Novos ajustes
De acordo com o prefeito, se o número de passageiros voltar a subir – o que deve acontecer com o retorno das aulas presenciais em escolas e universidades – a prefeitura deve exigir do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros (Sitrans) o retorno de alguns veículos para as ruas. Portanto, o replanejamento deve ocorrer conforme novas demandas surjam.

Informações: G1 PB
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