Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Porto Alegre, Créditos do cartão TRI poderão ser comprados pela internet

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Usuários do cartão TRI, do transporte público de Porto Alegre, poderão comprar créditos pela internet a partir da semana que vem. O novo sistema de compras será apresentado nesta quinta-feira (28) pela prefeitura da Capital.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) estima que cerca de 950 mil pessoas terão a possibilidade de usar a nova alternativa para a compra de passagens.

Amanhã, também será lançado o novo site do TRI. Através do portal, será gerado um boleto bancário - por meio do qual será possível efetuar o pagamento via home banking, aplicativos de celular, em caixas automáticos ou direto no caixa.

Por Mauro Vieira /Agencia RBS
Informações: Gaucha
READ MORE - Em Porto Alegre, Créditos do cartão TRI poderão ser comprados pela internet

Governo de SP entrega dois trens e a 3ª estação do VLT em Santos

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta quarta-feira (27/04) as obras civis da décima estação do trecho Barreiros – Porto do VLT - e terceira do trecho santista, já finalizadas. Com a Estação Bernardino de Campos, localizada na Av. Francisco Glicério, próximo ao Canal 2, estão finalizados 7km dos 11,5km previstos. A previsão é de que em junho próximo o VLT esteja operando até a Estação Bernardino de Campos. Nesse período, serão realizados testes operacionais entre esta estação e a Estação Pinheiro Machado.

O VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários das 7h às 19h. Seis veículos circulam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. Desde o início da operação–teste, em abril de 2015, foram transportados mais de 100 mil usuários. 

Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros – Porto já recebem o VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos. As estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, em Santos, além do Terminal Barreiros, em São Vicente, estarão operando até dezembro de 2016. 

Desembarcaram na Baixada Santista 14 VLTs. A chegada do 15º VLT está prevista para julho. Em 2017 serão entregues os sete veículos restantes do total de 22 VLTs contratados.

Características do VLT: 2,65m de largura por 44m de comprimento e 3,20m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.
  
Integração  
Um passo importante para o sucesso do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), do qual faz parte o VLT, é a integração com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais da Baixada Santista. Ocorrerá em  duas etapas: com as linhas intermunicipais, a previsão é junho de 2016 envolvendo, preliminarmente, 37 linhas gerenciadas pela EMTU/SP e que circulam no raio de 400 metros ao longo da linha do VLT. Os serviços são operados com uma frota de cerca de 350 ônibus e atendem diariamente 150 mil passageiros por dia. A integração com as linhas municipais deve ocorrer até o final de 2016. 

Informações: EMTU SP
READ MORE - Governo de SP entrega dois trens e a 3ª estação do VLT em Santos

VLT começa a operar em 22 de maio entre rodoviária e Santos Dumont

O primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) entrará em operação comercial no dia 22 de maio, segundo o prefeito Eduardo Paes, que informou a nova data em entrevista ao GLOBO. O anúncio oficial será feito ainda nesta semana. De acordo o prefeito, o funcionamento do VLT terá impacto no trânsito de algumas ruas do Centro.

— A gente vai começar de novo a mudar mão no Centro. Então preparem-se para momentos de transtorno de novo. Mas, desta vez, é no modo definitivo — alertou.

A primeira linha fará a ligação entre a Rodoviária Novo Rio e o Aeroporto Santos Dumont, passando pelas avenidas Rodrigues Alves e Rio Branco, em cerca de 30 minutos. A última previsão era de que o sistema fosse inaugurado até o fim de abril, mas ainda há obras pelo caminho. Há duas semanas, O GLOBO mostrou que os testes com as composições ainda enfrentavam obstáculos por causa dos canteiros e de problemas na energização dos trilhos.

O VLT será inaugurado com 18 estações, conforme o compromisso assumido pelo Rio para os Jogos Olímpicos. Outras onze estações, entre Central e Praça Quinze, ficarão prontas somente no segundo semestre. Já as últimas três, que serão instaladas na Rua Marechal Floriano, deverão ser entregues em 2017.

Da frota total de 32 trens, nove começarão a circular a partir de maio. Cada composição terá capacidade para levar até 420 pessoas. Sem roleta nem cobradores, os passageiros terão que validar voluntariamente o próprio bilhete dentro do VLT. O preço da passagem será o mesmo que o dos ônibus municipais: R$ 3,80. Quem tentar burlar o sistema, deixando de pagar passagem, poderá ser multado em R$ 170. Fiscais usarão máquinas para verificar se o usuário validou seu tíquete.

Nas ruas do Centro, a prefeitura tem investido em campanhas para alertar sobre os cuidados que devem ser tomados com o início da circulação dos bondes modernos.

Informações: O Globo
READ MORE - VLT começa a operar em 22 de maio entre rodoviária e Santos Dumont

Criação da linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros” sábado, dia 30

A SPTrans informa que a partir do dia 30, sábado, será criada a  linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros”, que substituirá as linhas 209C/10 “Metrô Santana – Vila Madalena”, 177P/10 “Casa Verde – Butantã” e 9701/10 “Hospital Cachoeirinha – Santana”. Os usuários das linhas 209C/10 Metrô Santana – Vila Madalena” e 177P/10 “Casa Verde – Butantã” terão a opção de utilizarem as linhas 175P/10 “Metrô Santana – Ana Rosa”, 7272/10 “Mercado da Lapa – Pça Ramos de Azevedo”, 7281/10 “Lapa – Pça. Ramos de Azevedo”, 7282/10 “Pq. Continental – Pça. Ramos de Azevedo” e 917H/10 “Term. Pirituba – Metrô Vila Mariana”.

Abaixo, segue o itinerário da nova linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros”:

Ida: Av. Cruzeiro do Sul o Rua Duarte de Azevedo – Rua Voluntários da Pátria – Av. Braz Leme – Ponte da Casa Verde – Av. Abraão Ribeiro – Vd. Pacaembu – acesso – Av. Auro Soares de Moura Andrade – Contorno – Av. Auro Soares de Moura Andrade – Av. Pacaembu – Pça Charles Miller – Av. Arnolfo de Azevedo – Rua Alm. Pereira Guimarães – Rua Tácito de Almeida – Rua Cardoso de Almeida – Av. Dr. Arnaldo – Rua Card. Arcoverde – Rua Baltazar Carrasco – acesso – Rua Chopin Tavares de Lima – Rua Sumidouro – Rua Gilberto Sabino  Term. Pinheiros.

Volta: Term. Pinheiros – Rua Capri – Rua Paes Leme – Largo de Pinheiros – Rua Teodoro Sampaio – Av. Dr. Arnaldo – Rua Cardoso de Almeida – Rua Alm. Pereira Guimarães – Av. Arnolfo de Azevedo – Pça Charles Miller – Av. Pacaembu – Av. Auro Soares de Moura Andrade – contorno – Av. Auro Soares de Moura Andrade – Av. Pacaembu – Vd. Pacaembu – Av. Abraão Ribeiro – Rua Baronesa de Porto Carrinho – Av. Rudge – Ponte da Casa Verde – Av. Braz Leme – Rua Darzan – Av. Cruzeiro do Sul - Rua Conselheiro Saraiva - Av. Cruzeiro do Sul.

Técnicos da SPTrans estarão acompanhando.

Para mais informações ligue 156 ou acesse www.sptrans.com.br

Assessoria de Imprensa - SPTrans
READ MORE - Criação da linha 208M/10 “Metrô Santana – Terminal Pinheiros” sábado, dia 30

Especialistas defendem faixa seletiva na Ponte Rio-Niterói

terça-feira, 26 de abril de 2016

Uma medida considerada importante por todos os debatedores para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana é a reserva de uma faixa seletiva na Ponte Rio-Niterói para poupar os usuários de transporte público de engarrafamentos e permitir a conexão entre o Transbrasil e futuros corredores do Leste Fluminense.

Antes da última licitação da Ponte, realizada em 2015, o governo estadual sugeriu à ANTT que incluísse a construção de um BRT nas exigências do grupo vencedor, mas o pedido foi rejeitado. A agência reguladora apontou como motivos para a recusa, na ocasião, questões de segurança e impacto no trânsito.

“Perdemos uma grande oportunidade, mas não desistimos que pelo menos uma faixa seletiva seja utilizada nas horas de pico quando a gente tiver os BRTs da RJ-104 (Niterói-Itaboraí, via Alameda São Boaventura)e do eixo Niterói-Itaboraí (também propostas pela Fetranspor)”, afirmou Richele Cabral.

Para Richele, a resistência em relação à faixa seletiva é da concessionária Ecoponte, que poderia perder parte da arrecadação se os donos de carros passassem a usar ônibus, motivados pela redução do tempo de viagem.

Clarisse Linke, diretora do ITDP Brasil, criticou que os passageiros de transporte coletivo sejam punidos para beneficiar os automóveis, que perderiam uma faixa em cada sentido se o projeto fosse executado. E cobrou que o poder público exerça o papel de definir regras para seus prestadores de serviço. “É uma loucura pensar que esta seja uma decisão da concessionária. Se a gente tivesse uma autoridade de transporte, capacidade de tomada de decisão, não seria escolha do setor privado. A gente está falando de transporte para a população. É interesse público.”

A Ecoponte informou que não está em estudo faixa preferencial porque a medida não está prevista no contrato de concessão, válido até 2045. “A faixa seletiva da Ponte não pode esperar”, reforçou Gerard Fischgold, da Câmara.

Por Gustavo Ribeiro
Informações: O Dia
READ MORE - Especialistas defendem faixa seletiva na Ponte Rio-Niterói

Em BH, Ônibus voltam a circular depois de paralisação

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Depois da paralisação das atividades de motoristas e cobradores na manhã desta segunda, a BHTrans informou que a circulação nas linhas nas Estações Barreiro e Diamante começou a normalizar por volta das 12h. Está marcada para às 14h uma manifestação na Avenida Afonso Pena, em frente à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, com o objetivo de pressionar o prefeito Márcio Lacerda quanto ao projeto que é visto pela categoria como uma ameaça ao cargo de cobrador.

As linhas da área central estão circulando normalmente e, em algumas estações, a operação tem normalização gradual. Nas estações de integração, 90% das viagens das linhas que circulam na Estação São Gabriel, Vilarinho e Estação Pampulha estão sendo realizadas e na Estação Venda Nova, 85%. Nas estações Vilarinho, São Gabriel e Pampulha, 90% das viagens do Move estão sendo realizadas. Na Estação Venda Nova já são 85% das viagens.

PROTESTO  Os grevistas reivindicam uma posição do prefeito Marcio Lacerda sobre projeto aprovado na Câmara Municipal que abre brechas para a extinção da figura do cobrador dos ônibus, o que poderia tirar o emprego de cerca de 6 mil pessoas na capital mineira, segundo o Sindicato dos Rodoviários. De autoria do vereador Autair Gomes (PSC), o Projeto de Lei 1.881, aprovado em segundo turno na Câmara dos Vereadores de BH no início da semana passada, autoriza a instalação de "mecanismos que facilitem o pagamento com créditos eletrônicos, em especial no que se refere aos procedimentos de aquisição de cartões e recarga de créditos". 

Informações: Estado de Minas
READ MORE - Em BH, Ônibus voltam a circular depois de paralisação

Grande Recife, Paralisação de ônibus da Empresa Vera Cruz termina

Enfim a paralisação terminou por volta das 16h, mas a semana começou com paralisação na empresa de ônibus Vera Cruz, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Representantes do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco deram início a um movimento, por volta das 4h desta segunda-feira (25). Ao meio-dia, um grupo que representa a categoria se encontrava em reunião com a direção da empresa e o impasse ainda não havia terminado. 

Por causa do protesto, nenhum dos 400 coletivos saiu da garagem, deixando milhares de passageiros sem transporte. A companhia tem mais de mil trabalhadores e atende 35 linhas no Ibura, Jordão e de outros bairros da Zona Sul do Recife, e de parte de Jaboatão.

Os sindicalistas denunciam precariedade nos coletivos, falta de pagamento a funcionários e dificuldades de trabalhar. 

Em nota, a empresa Vera Cruz informou que todos os salários estão em dia e que lamenta o transtorno causado para os passageiros nesta segunda-feira (25). Já os representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes afirmaram que foram pegos de surpresa com o ato e, por isso, não tiveram tempo de montar um esquema especial pra ajudar os passageiros que dependem dos ônibus da empresa Vera Cruz. A orientação do consórcio é que a população tente seguir viagem de metrô.

Informações: G1 PE
READ MORE - Grande Recife, Paralisação de ônibus da Empresa Vera Cruz termina

Nova Iguaçu quer implementar corredores BRS

Após licitar recentemente as linhas de ônibus municipais, saindo na frente das outras cidades da Baixada, Nova Iguaçu quer se espelhar no Rio e criar faixas preferenciais para o transporte público até o fim deste ano nas redondezas do terminal rodoviário. O objetivo é melhorar o trânsito na região e o fluxo de entrada e saída de coletivos na rodoviária.

Segundo o secretário municipal de Transporte, Rubens Borborema, a Avenida Marechal Floriano Peixoto, uma das principais do centro da cidade, e a Rua Dom Walmor são algumas das vias que receberão as faixas.

O contrato de licitação dos ônibus de Nova Iguaçu prevê ainda a construção de terminais pela cidade, que serão ligados por linhas troncais dos bairros periféricos até o Centro, semelhante ao processo de racionalização das linhas da Zona Sul do Rio. “Vamos ter corredores em Nova Iguaçu que vão fazer essa linha troncal da periferia até o Centro do município e evitar que se tenha inúmeras linhas passando pelo mesmo ponto. Se vai ser BRT ou BRS, vai ser discutido mais à frente”, explicou Borborema.

Outro projeto é fazer a licitação, também neste ano, das linhas de vans do município. Ainda segundo Borborema, Nova Iguaçu formalizou à ANTT, no processo de prorrogação do contrato da concessionária da Dutra, pedido para criação de pistas laterais nos trechos da rodovia que cortam a cidade e que só contam com faixa central, além de um viaduto ou passagem subterrânea em Comendador Soares, fazendo sequência ao viaduto da Avenida Barros Junior.

PLANEJAMENTO URBANO AJUDARIA A MOBILIDADE

Para desatar o nó do transporte é preciso criar empregos perto das moradias

O município do Rio tem 6,5 milhões de habitantes e concentra 75% dos empregos da Região Metropolitana. As demais 20 cidades, juntas, reúnem 6 milhões de pessoas e apenas 25% dos postos de trabalho. Só em Japeri, 47% da população se desloca 77 quilômetros diariamente para trabalhar no Rio.

Clarisse Linke, do ITDP, defende que expandir a rede de transporte não é suficiente para resolver os problemas da mobilidade. Tão importante, na opinião dela, é estimular empregos e serviços nessas “cidades dormitório”, para evitar que as pessoas precisem se deslocar tanto.

A Câmara Metropolitana contratou um estudo que vai diagnosticar possibilidades de desenvolvimento de novas centralidades, ou seja, regiões com potencial de expansão de serviços, indústrias e empregos.“Temos que aproximar o trabalho à casa do trabalhador. A gente está punindo o cara quando o coloca de três a quatro horas em um transporte”, disse Gerard Fischgold. O estudo será concluído em 18 meses.

Novas fontes de financiamento para expandir a malha de transporte foram sugeridas como alternativas à crise econômica, como a criação de um fundo a partir de uma sobretaxa da gasolina e de pedágios urbanos. “Quem usa o carro todo dia sobrecarrega o trânsito e polui mais o ar, então tem que contribuir de alguma forma para a coletividade”, defendeu Clarisse, cobrando melhoria dos serviços de transporte coletivo.

Por Gustavo Ribeiro
Informações: O Dia
READ MORE - Nova Iguaçu quer implementar corredores BRS

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960