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Juiz de Fora terá aplicativo para usuário monitorar ônibus coletivos‏

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Os usuários do transporte coletivo de Juiz de Fora terão à disposição, já a partir desta quinta-feira (4), um aplicativo gratuito que permite monitorar as linhas de ônibus da cidade em tempo real. A partir do programa, que é baixado em smartphones, o usuário poderá saber, por exemplo, quanto tempo terá que esperar até a chegada do seu ônibus, no ponto em que se encontra. O aplicativo também traz informações sobre os pontos, as linhas e suas locaizações. O programa é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que fez o lançamento do projeto durante coletiva na tarde desta quarta-feira (3). 
De acordo com a Settra, todos os 5.200 pontos de ônibus do município foram mapeados. O aplicativo se chama CittaMobi, estará disponível para os sitemas Android e IOS e poderá ser baixado nas lojas virtuais dos sistemas. 

A ferramenta permite informar os pontos de ônibus mais próximos de onde o passageiro se encontra, ou em outro local desejado; disponibiliza as linhas que atendem a cada ponto da cidade, com a previsão de chegada dos ônibus com até duas horas de antecedência; informa se os ônibus são adaptados para deficientes; marca as linhas e pontos de ônibus preferidos ou mais utilizados; visualiza os arredores do ponto escolhido, com o recurso Street View, do Google Maps; informa os pontos de parada e o tempo previsto para se chegar a cada um dos pontos; possibilita habilitar um alarme para que o passageiro saiba que se encontra próximo do ponto onde irá descer; e informa todo o percurso da linha utilizada, quantos ônibus estão circulando nesse percurso no momento da consulta e onde se encontram.

O aplicativo faz parte do projeto "No Ponto", que compõe todo o sistema de monitoramento do transporte público em Juiz de Fora. Além da ferramenta para smartphones, o projeto inclui a Central de Controle e Monitoramento (CCM), que está em fase de implantação pela Settra. Tanto o aplicativo quanto a CCM operam através de dados recebidos via GPS.

Durante a coletiva na Prefeitura, também foi anunciado que as linhas do Bilhete Único serão expandidas. De acordo com Bruno Siqueira, outras seis linhas vão entrar em operação até o final deste mês. Atualmente, são quatro. A perspectiva é de que, até o fim do ano que vem, toda a cidade seja atendida com o Bilhete Único.

Informações: G1 Zona da Mata

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Guarujá tem uma das tarifas mais caras do Brasil‏

Desde segunda-feira (1º), Guarujá passou a ter uma das passagens de ônibus municipais mais caras da Baixada Santista. O guarujaense desembolsa R$ 3,20 – aumento de 14,28%. 
Com o reajuste, as tarifas ultrapassam os valores das outras sete cidades da região. Atualmente, os preços mais altos são cobrados em Santos e Praia Grande, ambas R$ 2,90.

Em Cubatão, o usuário paga R$ 2,85. Itanhaém e São Vicente também praticam os mesmos valores, R$ 2,60. O transporte público em Mongaguá custa R$ 1,90 e, por fim, a tarifa mais barata da Baixada está em Peruíbe, a R$ 1,70.

Para justificar o aumento de quase 15%, a Administração Municipal de Guarujá afirma que se baseou em um estudo envolvendo usuários do transporte público, associações de moradores, a própria Prefeitura, sindicato dos empregados e a concessionária.

“A elevação do valor dos insumos (pneus, peças, combustível, entre outros), bem como dois dissídios coletivos para os trabalhadores da categoria aumentaram os custos operacionais do serviço de transporte”, explica.

Além disso, a Prefeitura afirma que o aumento também resultará em investimentos. Está previsto que, até dezembro, todos os veículos da frota e os terminais da Cidade disponibilizem wi-fi gratuito. Mais 20 novos abrigos de ônibus também serão instalados até o final do ano, conforme a promessa da Administração.

Informações: A Tribuna On-line

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São Paulo vai estruturar e otimizar as 1.300 linhas de transporte coletivo existentes‏

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014


A Secretaria Municipal dos Transportes investirá em um novo plano de mobilidade para a cidade de São Paulo. Para isso, fechou um contrato de R$ 5,4 milhões com uma consultoria para reestruturar e otimizar as 1.300 linhas de transporte coletivo existentes.
De acordo com o jornal Estado de S. Paulo, o estudo deve ficar pronto apenas em meados de 2016. A intenção é que o programa possa servir a capital paulista até 20 anos e que crie referências para o transporte coletivo, incluindo medidas já implantadas pela gestão Fernando Haddad (PT) e as que serão implementadas até 2016. 

Quem vencer a licitação e for elaborar a lista, deverá considerar a execução de obras previstas, como criação de corredores de ônibus e ciclovias, o não comprimento das metas e também a expansão das linhas de trem e metrô.

Informações: Estado de S. Paulo


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Tarifa de ônibus em Cuiabá pode aumentar dos atuais R$ 2,80 para R$ 3,00‏

Os empresários do transporte público de Cuiabá querem aumentar os preços das passagens dos ônibus e vans que circulam na Capital Mato-grossense. A passagem hoje custa R$ 2,80 e eles querem que o preço passe dos R$ 3,00, alegando custos com o óleo diesel e a manutenção dos veículos.
O pedido de aumento nas tarifas do transporte público foi entregue pelos empresários à Secretaria Municipal de Transportes Urbanos – SMTU. Eles solicitam a realização de um novo cálculo tarifário. No pedido argumentam que “faz muito tempo que não se tem um reajuste na Capital e as empresas estão sofrendo prejuízos com o custo dos preços dos combustíveis e da manutenção da frota, além do salários dos empregados, que vem tendo aumento anual”.

Ainda de acordo com os empresários, o aumento da tarifa concedido em março deste ano para R$ 2,80 foi além da realidade do mercado. A categoria não cita valores que seriam adequados, mas informa que o preço tem de ser superior a R$ 3,00

A categoria empresarial, formada pelo MTU ressalta ainda que o estudo de análise de aumento é fundamental para que os empresários não sofram mais com problemas financeiros, possam pagar seu funcionários e não corram o risco de falência.

A solicitação será encaminhada para o Conselho Municipal de Transportes, órgão encarregado de definir o novo valor da tarifa. Depois terá de ser entregue para o prefeito Mauro Mendes, que vai decidir se sanciona ou não o aumento

Informações: 24 Horas News


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Metrô Rio começa a vender bilhete para Réveillon‏

Começam a ser vendidos nesta quarta-feira (3) os bilhetes especiais do metrô para o Réveillon no Rio. Serão colocados à venda 143 mil cartões, sendo 104 mil de ida e volta para Copacabana, na zona sul, 26 mil só de ida e 13 mil para a volta.

O bilhete especial pode ser comprado nos guichês e pela internet. A venda presencial, feita somente em dinheiro, vai até o dia 24 de dezembro em sete estações. A partir de 25 de dezembro, a venda vai se concentrar em quatro estações.

Também nesta quarta, será lançado o hotsite oficial Réveillon MetrôRio. Na página, os clientes poderão checar a disponibilidade de cartões por horário e conferir todos os detalhes da operação.

Informações: G1 Rio

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Ônibus de Maceió ganham sistema de monitoramento via smartphones‏

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Quem utiliza o transporte público coletivo em Maceió não precisa mais se apressar presumindo que o ônibus irá passar a qualquer momento. A partir desta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), disponibiliza gratuitamente o aplicativo CittaMobi, que permite a localização dos ônibus via GPS. O lançamento oficial do aplicativo aconteceu na sede da SMTT, no bairro do Tabuleiro do Martins.
O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS ou através do site.  O CittaMobi mostra a localização do usuário por meio do GPS do smartphone, indica os pontos de embarque e desembarque mais próximos, as linhas que passam pelo local, o percurso que o ônibus faz pela cidade e a localização do coletivo em tempo real.

Em junho, a prefeitura determinou um prazo de 60 dias, por meio de uma portaria no Diário Oficial, para que as empresas de ônibus que atuam na capital instalassem equipamento de GPS e desenvolvessem um aplicativo para o sistema de monitoramento da frota, pela necessidade de um controle efetivo e preciso da regularidade do tráfego dos ônibus.

Também nesta manhã, foi lançada a sala de videomonitoramento dos transportes coletivos, que funcionará na sede do órgão. Segundo a SMTT, a sala fará a fiscalização diariamente de toda a frota de ônibus da cidade e do cumprimento dos itinerários, horários de chegada e saída dos terminais.

Informações: G1 AL

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Ônibus de Macapá terão câmeras de monitoramento, catracas dianteiras e o 'botão do pânico'‏

Órgãos de segurança e do trânsito de Macapá definiram em reunião realizada no dia 25, que os ônibus que circulam na capital terão câmeras de monitoramento, catracas dianteiras e o 'botão do pânico', um mecanismo de ligação direta com a polícia. As mudanças foram acertadas após o aumento de registros de assaltos aos veículos na cidade.
As alterações deverão ser feitas pelas empresas, através do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap). O prazo para as mudanças será definido a partir de um decreto que deverá ser publicado em dezembro no Diário Oficial do Município, conforme informou a diretora da Companhia de Trânsito de Macapá (CTMac), Cristina Badinni, nesta quinta-feira (27). Ela ressaltou que a intervenção deve ocorrer até janeiro de 2015. Os primeiros veículos que passarão pela implantação serão os que circulam na Zona Norte da capital, onde ocorrem mais casos de assaltos.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Amapá (Sincotrap), Genival Cruz, disse que as alterações são necessárias para garantir a integridade dos trabalhadores.

“A mudança da catraca, por exemplo, é uma medida de saúde para a nossa categoria. A gente já havia pedido essa mudança há um tempo pela prefeitura, mas até então não tínhamos obtido resposta alguma”,falou.

O diretor do Setap, Artur Sotão, disse que o “botão do pânico” já é usado nos coletivos que fazem linha ao município de Santana, distante 17 quilômetros de Macapá, e os resultados são considerados satisfatórios.

“Não há como fazer essas alterações em todos os ônibus de uma só vez. Essas mudanças serão gradativas e, como foi decidido, elas vão ocorrer nas áreas de maior risco”, reforçou.

A novidade nos transportes coletivos de Macapá, o "botão do pânico", será instalado no interior dos veículos. O mecanismo poderá ser acionado em caso de emergência pelo motorista ou cobrador. O sinal de alerta será repassado diretamente pela polícia através de um sistema de comunicação.

Por Cassio Albuquerque
Informações: G1 AP
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No Rio, Apenas 30% dos ônibus estão equipados com ar-condicionado‏

O próximo verão, segundo meteorologistas, promete ser igual ao que passou, com dias de sensação térmica beirando os 50 graus. A notícia é péssima para passageiros de ônibus do Rio, já que apenas 30% da frota (9.028 veículos) estão equipados com ar-condicionado. Ou seja: as empresas do setor terão de acelerar para cumprir a meta de refrigerar todos os ônibus da cidade até 2016, conforme exigência da Secretaria municipal de Transportes.
O sindicato Rio Ônibus afirma que o prazo de um ano e meio para instalar ar-condicionado em 70% da frota será cumprido e lembra que, em dezembro do ano passado, apenas 18,6% tinham o equipamento. Em outubro, eram 2.407 ônibus refrigerados, quantidade que equivalia a 26,7% do total. O aumento de percentual corresponde à melhoria de 781 veículos.

A exigência de refrigeração de toda a frota até 2016 consta do decreto municipal nº 38.328, publicado no dia 21 de fevereiro deste ano. De acordo com a Secretaria municipal de Transportes, um eventual descumprimento acarretará em penalidades. Questionado se os empresários cumprirão o prazo estabelecido pela prefeitura, o presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, afirma que ‘‘todo o esforço está sendo feito para isso’’.

— Estamos seguindo religiosamente a meta, mas seu cumprimento também depende do setor público. Vamos ver se haverá estímulos, como contemplar as tarifas, pois os custos aumentam — afirma Teixeira.

NADA DE SUAR NO BRT

O presidente do Rio Ônibus disse ainda que uma das contribuições para o aumento da frota com ar-condicionado foi a implantação de dois corredores de BRT: o Transoeste, que tem 120 veículos e está prestes a ganhar outros 12, e o Transcarioca, no qual circulam 154. Todos os ônibus usados nesses sistemas são refrigerados. Teixeira acrescenta que as linhas alimentadoras também têm veículos com ar-condicionado:

— Quebramos o paradigma de que apenas a Zona Sul tem ônibus confortáveis. Os veículos dos dois corredores expressos circulam pelas áreas mais quentes da cidade. Em Santa Cruz, na Zona Oeste, o percentual da frota com ar-condicionado chega a 31%. É maior que o registrado em muitas regiões.

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Segundo o sindicato, ainda não há ar-condicionado em toda a frota do Rio porque nunca existiu uma política pública que estabelecesse essa condição e indicasse a forma como seria feita a transformação do sistema. No atual contrato de concessão, por exemplo, não consta a exigência de refrigeração nem regras para a mudança.

Passageiros e motoristas esperam mais um verão difícil

Enquanto 70% da frota de ônibus do Rio permanece sem ar-condicionado, só resta aos passageiros reclamar do calor que, dentro de cada veículo, pode ser dois graus maior que a temperatura registrada fora, de acordo com especialistas. Os primeiros dias do mês passado deram uma mostra do que será o verão, que começará no próximo dia 20: a sensação térmica passou dos 40 graus. A operadora de telemarketing Camila Trajano, que mora na Baixada Fluminense, trabalha no Centro e costuma fazer baldeação entre trem e ônibus no Méier, diz que está se “preparando para sofrer’’:

— Saio de casa de banho tomado e chego ao trabalho suada. Começo o dia estressada.

O Terminal Américo Ayres, no Méier, é um retrato da situação da frota de ônibus do Rio. Ali, a maioria dos veículos não tem ar-condicionado. Somente uma linha está totalmente refrigerada: é a 685 (Irajá-Méier), da Viação Três Amigos. Quem se vê obrigado a usar outras morre de inveja.

— Pego a linha 693 (Méier-Alvorada), infelizmente — reclama o professor de judô Ricardo Tashiaki.

Se, para passageiros, o desconforto de viajar num ônibus sem ar-condicionado é grande, para quem passa o dia inteiro ao lado do motor a situação beira o insuportável.

— Rezo todos os dias para ser transferido de itinerário — diz um motorista da linha 693, que pede para não ser identificado.

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No terminal de Cascadura, nenhum ônibus que para ali tem ar-condicionado. A empregada doméstica Maria Rodrigues, que dá expediente na Barra, lembra que, antes do Transcarioca, seguia diretamente para o trabalho num “quentão”. Hoje, pega três conduções e fica feliz por uma delas, a do BRT, ter refrigeração.

— Agora, só faltam as outras duas — cobra Maria.

Informações: oglobo.globo.com

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