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Grande Recife: Motoristas da Itamaracá Transportes trocaram o ônibus por bicicletas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

O lobo virou ovelha, pelo menos por um dia. Sentiu na pele o perigo que representa, o medo que impõe e a força que possui quando quer fazer uso dela. Numa iniciativa inédita e merecedora de elogios, a Empresa Itamaracá, uma das maiores do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, colocou 60 motoristas de coletivos para se passarem por ciclistas, pedalando em meio aos ônibus. 

A experiência foi única, penetrante e, com certeza, fez todos os alunos refletirem sobre o papel que possui quando estão ao volante dos coletivos e têm um ciclista à sua frente.


Os motoristas ficaram em bicicletas fixas, pedalando como se fossem ciclistas, enquanto dois ônibus passavam por eles. Um dos veículos passava tão próximo que colocava em risco a vida dos profissionais, a uma distância de apenas meio metro e buzinando para aumentar a realidade da simulação, algo que nas ruas é super comum – quem é ciclista sabe disso. 

Já o segundo coletivo passava da forma correta, a 1,5 metro, distância regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A simulação foi coordenada pela Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (AMECiclo), contratada pela Itamaracá para o trabalho, e servirá como projeto piloto para vir a ser usado como treinamento em outras empresas do setor.

Por Roberta Soares
Informações: JC Online
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Prefeitos da Grande Florianópolis se únem para melhorar a mobilidade urbana

A sintonia presente entre os quatro prefeitos da Grande Florianópolis marcou a apresentação do Plano Diretor de Capital na sede do Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (Ipuf) na manhã desta quinta-feira. O Plano será entregue à Câmara de Vereadores no dia 18 de outubro. Mas o prefeito, Cesar Souza Júnior, e o superintendente do Instituto, Dalmo Vieira Filho, deixaram claro que o futuro da cidade depende de ações conjuntas entre as prefeituras daquela que, em breve, será novamente chamada de Região Metropolitana: Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça. O discurso agradou as lideranças presentes.

Mobilidade urbana foi o ponto central das discussões em torno do Plano Diretor.  Dalmo falou sobre as quatro premissas e onze diretrizes que resumem o projeto. Explicou sobre a preservação do meio ambiente e das paisagens da cidade, criação de centros em todo o município, valorização do entorno da Ponte Hercílio Luz, vocação marítima da cidade e criação de parques urbanos. Mas, todas as falas se concentraram no Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), também apresentado na ocasião.


Todos os quatro municípios passam ou devem passar — no caso de Palhoça em 2016 — por uma licitação do transporte público. O modelo instituído com a nova licitação na Capital e com as obras prevista para curto, médio e longo prazo, chamaram a atenção dos presentes. De acordo com José Natal Pereira, vice-prefeito e secretário de infraestrutura de São José, há vontade de melhorar a integração dos ônibus entre os municípios. Camilo Martins, prefeito de Palhoça, conta que hoje os moradores têm que vir a Florianópolis para poder parar no Estreito, por exemplo.

— A prioridade hoje é a mobilidade. No Plano há várias questões a serem discutidas, mas o sistema viário é o que interessa aos quatro municípios — revela José Castelo Deschamps, prefeito de Biguaçu.

Nesse sentido, a grande dúvida levantada foi a funcionalidade do Terminal de Capoeiras, atualmente desativado, mas com planos de reativação dentro do SIM. Martins acredita que é válido reabrir o terminal, mas teme que a população de Palhoça tenha que fazer nova baldiação para chegar à Ilha. Sobre esse assunto, nada ficou decidido. No entanto, os quatro administradores assinaram um termo de cooperação técnica e acordaram em fazer uma reunião mensal com pautas pré-estabelecidas.

— Já conversei com o governador para que seja recriada a Região Metropolitana e assim que for inaugurado o novo prédio da Associação dos Municípios devemos ter um espaço reservado para as discuções — garante Cesar.

Principais pontos do Plano Diretor

— Preservação do meio ambiente com fiscalização efetiva
— Proteção das encostas
— Valorização de conjuntos urbanos de valor cultural
— Preservação das paisagens
— Criar centros no município para evitar conflitos de vizinhança
— Construção de núcleos urbanos planejados
— Equilíbrio na ocupação do solo
— Soluções integradas de mobilidade urbana
— Desenvolvimento da SC-401
— Uso da Ponte Hercílio Luz para o transporte coletivo e criação de parques e decks no seu entorno
— Recuperação das conexões marítimas
— Criação de parques urbanos centrais, como no Aterro da Baía Sul e no Aterro Continental Sul
— Requalificação Urbana do Centro Histórico
— Vivências nas Vias Expressas

Principais ponto do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM)

— Nova licitação do transporte coletivo de Florianópolis
— Construção do Anel viário Volta ao Morro e Teleférico
— Colocação de faixa preferencial para ônibus e ciclovia na Avenida Ivo Silveira
— Duplicação da SC-403
— Novo acesso ao Sul da Ilha
— Nova Zona Azul
— Novo Plano Diretor com priorização do transporte coletivo
— Restrição de veículos pesados no horário de pico
— Novo sistema de táxi
— Rede cicloviária
— Terminal de Capoeiras como alimentador Continental
— Elevado Canasvieiras
— Integração à Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para propostas de mobilidade urbana da Grande Florianópolis
— Quadruplicação da Via Expressa
— Duplicação da Admar Gonzaga
— Nova ponte da Lagoa da Conceição
— Corredor BRT Sul e Norte

Próximas ações do Plano Diretor

— 25 de setembro a 08 de outubro: Oficinas técnicas em 21 localidades de Florianópolis para discussão do Plano Diretor
— 09 a 15 de outubro: Reuniões preparatórias com regiões Norte, Sul, Leste, Central e Continental
— 17 de outubro: II Conferência da Cidade - Audiência Pública (19h às 22h – sem local definido)
— 18 de outubro: Encaminhamento das quase 90 páginas do Plano Diretor para tramitação na Câmara de Vereadores
Calendário completo disponível no site www.pmf.sc.gov.br/entidades/ipuf

Informações: Diário Catarinense
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Prefeitura de Catanduva disponibiliza itinerários e horários do transporte coletivo

A Prefeitura de Catanduva passa a disponibilizar em seu site oficial os trajetos integrais e os horários de funcionamento dos ônibus do transporte coletivo do município, que é realizado pela Empresa Jundiá. O serviço de utilidade pública pode ser acessado no endereço: www.catanduva.sp.gov.br.


A lista traz todas as ruas onde há circulação de ônibus, intervalos e a citação nominal de cada bairro. O cidadão pode acessar os documentos, em formato PDF,. na sessão “Serviços”, por meio do link “Horários de Ônibus”. O link direto pode ser acessado pelo endereço: http://www.catanduva.sp.gov.br/conteudo/link/3336.
  
Imprensa Oficial

Semanalmente, o Imprensa Oficial do Município de Catanduva também publicará os horários e o itinerário dos ônibus da Jundiá. O objetivo é oferecer mais um serviço aos usuários do transporte público no município.

Informações: Notícias da Manhã


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Em Brasília, Ônibus desrespeitam faixa exclusiva na W3 Sul

Quase 15 dias depois do retorno da obrigatoriedade da faixa exclusiva para ônibus na avenida W3 Sul, motoristas do transporte coletivo continuam a desrespeitar a medida.  

Não é difícil encontrar os flagrantes. Imagens gravadas pela TV Record Brasília mostram que um ônibus sai da faixa para fazer uma ultrapassagem.   

O motorista de um microônibus segue pela faixa da esquerda, oposta a que é destinada aos ônibus que circulam pela região.  

Quem for flagrado desrespeitando o uso das faixas exclusivas no DF pode ser multado.  

O motorista de carro particular que for pego leva multa de R$ 53, mais três pontos na carteira.   

Já o motorista de ônibus recebe multa de R$ 85 e quatro pontos na carteira.

Informações: R7.com

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Aplicativo permite monitorar localização de ônibus em Uberlândia

Os usuários do transporte coletivo de Uberlândia terão mais uma ferramenta para auxiliá-los no deslocamento. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) lançou o aplicativo “GeoSIT – Encontre seu ônibus”. O projeto pioneiro de monitoramento on-line do Sistema Integrado de Transporte (SIT) disponibilizará informações em tempo real dos horários e a localização exata do ônibus do transporte urbano. As pessoas que têm aparelho smartphone já podem baixar o aplicativo.

O “Geo-SIT – encontre seu ônibus” monitora todos os veículos das 115 linhas do Sistema Integrado de Transporte. As transmissões ocorrem em cada um dos mais de 2.000 pontos de parada em toda a cidade.

Segundo o secretário de Trânsito e Transportes, Alexandre Andrade, o aplicativo “Geo-SIT – encontre seu ônibus” é um dos mais modernos de todo o país. “Esta ferramenta vai facilitar muito o dia a dia dos usuários do transporte coletivo que saberão os minutos que faltam para o ônibus passar no seu ponto. O intuito é aumentar a qualidade do transporte urbano de Uberlândia,” disse.

Secom PMU

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Ônibus serão envelopado de rosa para campanha contra câncer em Manaus

O ‘Outubro Rosa’ está chegando. E para levar informações aos usuários do transporte coletivo sobre os principais tipos de câncer que atingem as mulheres, a empresa Eucatur cederá um ônibus da linha 640, que circulará em Manaus com o lema ‘Uma viagem contra o câncer de mama’. Envelopado na cor rosa, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) espera que a população se conscientize sobre os males que atingem as mulheres.

Além do ônibus envelopado, que ganha as ruas já a partir do dia 1o de outubro, os demais carros da empresa estarão circulando pelas ruas de Manaus com uma fita de cor de rosa presa ao retrovisor, representando o laço da referida cor, símbolo da campanha.


A linha 640 foi escolhida para fazer parte da campanha pelo fato de ter um percurso mais extenso de viagem. Pelo itinerário, o ônibus  sai do Terminal 4 (T4), no bairro Jorge Teixeira, na zona Leste de Manaus, passa pela Cidade Nova, na zona Norte, e por todo o corredor da avenida Torquato Tapajós em direção ao Centro da cidade.

“Devido ser um ônibus "diferente" do que todos estão acostumados ver nas ruas, ele chama a atenção por onde passa pela sua cor e decoração, fazendo as pessoas que estão no trânsito se interessem pelo assunto e passem a buscar informações, abrangendo assim um número bem maior de pessoas. Os colaboradores do grupo Eucatur também são os multiplicadores desta causa”, informa a coordenadora da campanha, Nara Picanço.

Em 2012, o ônibus rosa surpreendeu os usuários do transporte coletivo da cidade, que elogiaram a iniciativa da empresa. Isso porque, assim como no ano passado, em 2013 também será distribuído entre os passageiros da linha um material informativo sobre a importância dos exames e da prevenção ao câncer de mama – cedido pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon).

Nos horários normais a linha circula com uma media de 100 passageiros e nos momentos de pico em torno de 200 usuários são atendidos pela linha 640.

Além dos usuários do sistema de transporte coletivo, as funcionárias da empresa, participarão de palestras e atividades relacionadas ao tema.

Informações: d24am.com
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Em Curitiba, Reforma da cobertura acaba com goteiras no Terminal Pinheirinho

Uma das obras mais solicitadas pelos usuários do terminal Pinheirinho ficou pronta nesta terça-feira (24). Reivindicada há mais de 10 anos, a revitalização da cobertura exigiu quatro meses de trabalho. Foram recuperados 1.600 metros lineares de calhas e trocados outros 600 metros, além da readequação de 104 pontos de esgotamento de água e implantação de outras 104 saídas de água.

“Assumimos este compromisso com a população, obedecendo a uma determinação do prefeito Gustavo Fruet, e estamos entregando a obra uma semana antes do prazo previsto”, afirma a diretora de Urbanização da Urbs, Denise Sella. “A obra foi feita no prazo, apesar do inverno rigoroso e do volume de chuva observado neste período”, conta Denise.


A revitalização da cobertura foi feita sem custos para o Município ou para a Urbs, a partir de negociação com a empresa responsável pela manutenção dos terminais. Pelo novo acordo, este tipo de conserto passa a fazer parte das atribuições da empresa sem qualquer custo adicional ao contrato. Embora extremamente necessária, a obra não estava prevista no contrato inicial, feito pela gestão anterior. A preço de mercado, a recuperação da cobertura do terminal Pinheirinho custaria em torno de R$ 1,8 milhão.

Usuários e comerciantes que atuam no terminal já perceberam a diferença. “Foi a obra mais acertada que se fez no terminal”, diz , Marcelo Roberto da Silva, proprietário de uma loja no terminal.

Ele conta que abriu a loja há oito anos e desde então enfrentava problemas sérios com as goteiras e umidade. “Chovia mais dentro do que fora do terminal e isso molhava o teto da loja, umedecia as paredes e comprometia os produtos na prateleira, principalmente as roupas”, relata. A situação chegou a tal ponto que no ano passado ele próprio fez uma segunda forração com placas de fibrocimento e plástico.

Maria Santinha, que todos os dias pega ônibus no Terminal Pinheirinho, também afirma que este era um problema sério. “Tinha lugar que não dava para ficar esperando o ônibus porque chovia bem em cima da gente”.

O aposentado Renato Ribeiro Lemos também aprovou a reforma. “Diziam até que aqui dentro chovia e lá fora pingava. Era sério mesmo, você via pessoas idosas, mulheres com criança tendo que esperar o ônibus e desviar das goteiras”.

Inaugurado em março de 1980, o Pinheirinho é o maior terminal de transporte da cidade, com uma área operacional de 27,3 mil metros quadrados, 33 linhas de ônibus e 140 mil usuários por dia. O reparo na cobertura representou uma obra em 21 mil metros quadrados, feita com o terminal em funcionamento. O segundo maior terminal é em extensão é o Boqueirão, com área operacional de 16,4 mil metros quadrados.

Vistoria

Em 27 de maio, quando iniciou a obra na cobertura do Pinheirinho, a Urbs deu início também a uma vistoria na cobertura de todos os terminais de transporte, estabelecendo um cronograma de reparos de acordo com a gravidade encontrada.

Em junho foi feito um conserto de emergência na cobertura do terminal Hauer. Em agosto, começou a serem feitos os reparos na cobertura do terminal Campo Comprido, com término previsto para a primeira quinzena de outubro. Em outubro, será iniciada a revitalização da cobertura do terminal Capão Raso, com previsão de entrega na primeira quinzena de dezembro.

“Vamos manter um trabalho de manutenção constante para que os problemas sejam solucionados quando aparecerem, sem criar situações como a do Pinheirinho, que exigiu uma obra de grande porte”, explica Denise. “Estamos dando uma atenção muito especial aos terminais, buscando resolver problemas antigos e garantir uma manutenção permanente para que eles não voltem a acontecer”.

A Urbs administra 22 terminais de transporte em Curitiba. São 21 terminais urbanos e o do Guadalupe, onde param as linhas metropolitanas. Por dia, cerca de um milhão de pessoas passam pelos terminais em Curitiba. Os outros nove terminais que fazem parte da Rede Integrada de Transporte ficam na Região Metropolitana e são administrados pelas prefeituras locais.

Informações: Urbs
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No Recife, Terminal Integrado de Afogados será reformado

A segunda etapa da obra de revitalização do Terminal Integrado de Afogados começa neste sábado (28). A reforma contemplará a substituição da pavimentação do terminal, bem como a construção de banheiros públicos e a reforma da plataforma norte. 

Devido às reformas, a linha 914 - PE-15/Afogados entrará no TI pela Estrada dos Remédios, enquanto a linha 115 - TI Aeroporto/TI Afogados terá acesso às plataformas pela Rua Nicolau Pereira. O desembarque dos passageiros será realizado próximo ao portão de saída do terminal. 

Durante o período de obras a linha 115 - TI Aeroporto/TI Afogados deixará de atender à parada nº 180455, localizada em frente à pracinha de Afogados, próxima ao Banco Itaú. Para ter acesso à praça, os usuários terão duas opções: utilizar a parada anterior, localizada na Rua da Paz próxima à loja da Microlins, ou utilizar a parada nº 180458, localizada em frente à Igreja Católica, no lado oposto a pracinha de Afogados. 
O Consórcio irá disponibilizar divulgadores para orientar os passageiros nos primeiros dias da obra. Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158. 

Informações: GRCT

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