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São Paulo está preparada para acolher a bicicleta como meio de transporte?

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A cidade de São Paulo ainda está distante de ser uma cidade convidativa e adequada para que qualquer pessoa que deseje usar a bicicleta se sinta confortável e segura. Ainda assim, existem cerca de 500 mil paulistanos que utilizam este veículo pelo menos uma vez por semana na cidade e este número cresce a cada dia. Com o aumento do número de ciclistas e da "visibilidade social" da bicicleta, a segurança dos ciclistas aumenta e a cidade, aos poucos vai se tornando mais adequada.

Uma cidade "adequada" para o uso de bicicletas deve contar, fundamentalmente, com dois elementos: infraestrutura e educação/fiscalização.

A infraestrutura cicloviária consiste na criação de uma rede de ciclovias, ciclofaixas e "ciclorrotas" (trânsito compartilhado sinalizado) de boa qualidade, que garanta a segurança e o conforto do ciclista. Uma "rede cicloviária" quer dizer estabelcer interligações entre todas as regiões da cidade, combinando cada uma dessas estruturas (ciclovias, ciclofaixas e trânsito compartilhado sinalizado). Para o trânsito compartilhado, é necessário adotar medidas de "acalmamento de trânsito (traffic calming)", como a redução da velocidade máxima permitida e outras formas de reduzir o potencial de danos dos veículos motorizados.

O processo de educação é fundamental para que todos os participantes do trânsito (motociclistas, motoristas e ciclistas) aprendam a compartilhar o espaço priorizando o respeito à vida do próximo.

São Paulo ou qualquer outra cidade do mundo que sofreu com os impactos da prioridade absoluta ao automóvel durante o século XX precisa resgatar o espaço perdido para o carro, criar redes de transporte coletivo eficientes e tornar as ruas mais seguras para todos.

A bicicleta é um importante instrumento de transformação das cidades. Com o aumento do número de ciclistas e da preocupação social em incluir definitivamente este meio de transporte entre as opções de deslocamento dos cidadãos, conseguimos não apenas transformar a cidade em um ambiente mais adequado para os ciclistas, mas sim para todos os cidadãos.

Thiago Benicchio
Diretor Geral da Ciclocidade - Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo

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Grande Vitória vai ser ligada por ciclovias, diz governo


Uma rede de ciclovias será criada para interligar os municípios da Grande Vitória. O Plano Cicloviário Metropolitano ainda está em fase de elaboração pela Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop). A previsão do governo é de que o projeto fique pronto até dezembro de 2012 e que as novas obras sejam iniciadas já em 2013.

A rede será desenvolvida dentro do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM) e vai passar pelas vias beneficiadas pelo Transporte Rápido por Ônibus (BRT, sigla em inglês).

Segundo o governo do estado, o PMM atende aos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Dentro do cronograma, a previsão é de concluir 20% das 51 obras e ações ainda neste ano. No final de 2014, 65% de todo o PMM estará concluído, e até 2016, serão 88% das obras e ações entregues.

Leia mais: BRT em Vitória ES

Dentro do PMM estão previstas construção de novas vias, de corredores para melhorar o tráfego da Região Metropolitana, além da adaptação de vias para o futuro transporte coletivo, o BRT, e de diversas melhorias para o atual sistema de transporte, como a instalação de câmeras e reformas nos dez terminais, mais a ampliação da capacidade de alguns deles, como o de Vila Velha, que está em obras e com previsão de ser concluído no ano que vem.

O PMM atende aos municípios de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana. Dentro do cronograma, a previsão é de concluir 20% das 51 obras e ações ainda neste ano. No final de 2014, 65% de todo o PMM estará concluído, e até 2016, serão 88% das obras e ações entregues.

Entre algumas obras do PMM estão a Quarta Ponte, a implantação dos mais de 30 quilômetros de corredores inteligentes e exclusivos para ônibus (o BRT), duas obras de grande impacto, que estão com os projetos executivos contratados e o prazo de entrega estimado para o final de 2016, mais a alça da Terceira Ponte, o Corredor Bigossi e a Avenida Fernando Ferrari, vias que estão com algumas etapas concluídas, e que outras devem ser entregues ainda neste ano.

De acordo com o secretário de Estado dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, o plano completo, vai avaliar a importância da rede cicloviária em conjunto com os municípios, a ser desenvolvida nos próximos meses para favorecer o trânsito entre as cidades da Região Metropolitana por meio da bicicleta.

Informações: Governo do ES


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Sistema avisa quando ônibus vai chegar ao ponto em São Carlos

Um sistema de envio de mensagens de textos e áudio através de um aplicativo de celular vai ajudar a diminuir o tempo de espera no ponto de ônibus em São Carlos (SP). A tecnologia permite saber quando o ônibus vai chegar ao ponto e ainda avisa aos motoristas se haverá deficiente visual ou físico.

Para ter acesso aos dados é preciso se cadastrar no Busalert. O serviço desenvolvido para São Carlos permite que as mensagens sejam enviadas em texto e também em som.

Agora, todos os 1,2 mil pontos estão cadastrados. Uma placa com número e identificação em braile para ajudar pessoas com deficiente visual está instalada em 400 deles.

O aposentado Ailton Alves Guimarães, que é deficiente visual, cadastra o ponto e o número da linha ônibus. O motorista da linha recebe um aviso em um aparelho. Nele, tem o tempo para a chegada e até a indicação se o passageiro é deficiente.

Para Guimarães, a mudança facilita muito o deslocamento. “Dá uma autonomia para o cego pegar um ônibus em São Carlos. Antes a gente ficava no ponto, as pessoas não ajudavam e o ônibus passava”, disse.

Desde junho, o serviço permitia apenas o aviso ao passageiro e não ao motorista. A secretária de Transporte e Trânsito, Regina Romão, disse que uma campanha vai explicar melhor essa expansão do serviço. “Vamos começar com a divulgação efetivamente para a população e pretendemos implantar com todo o potencial que ele permite.

Cerca de mil pessoas já estão cadastradas no sistema do Busalert. Para o diretor da empresa responsável pelo projeto, Sérgio Soares, o sistema pode ser levado a outras cidades. “A ideia do Busalert é que ninguém fique mais no ponto de ônibus esperando, porque não tem nada mais chato no mundo do que você ficar esperando no ponto de ônibus. Você pode estar aproveitando o seu tempo no trabalho, na escola, em casa com os filhos, qualquer coisa menos esperar no ponto de ônibus”, disse.

Funcionamento do sistema
O Busalert funciona em qualquer celular, pré ou pós-pago, com capacidade de acesso a pacotes de dados, que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME.

Para utilizar o Busalert é necessário ter um pacote de transmissão de dados habilitado para o aparelho celular e que utilize a linguagem de programação Java, ou tenha os sistemas operacionais Android e Windows ME.

Para baixar o programa o usuário deverá mandar um torpedo (SMS) de acordo com o sistema operacional de seu celular. Para celulares que rodem jogos ou programas em JAVA deve ser enviada a frase Instalar Busalert Java, para o sistema operacional da Google muito comum nos celulares mais novos a frase é  Instalar Busalert Android e para o sistema tradicional para alguns modelos Instalar Busalert Windows. Em seguida o Sistema retornará ao usuário uma mensagem com o link para efetuar a instalação, ou o telefone do Suporte, caso tenha alguma dificuldade na instalação.

Os telefones para envio de SMS, de acordo com cada operadora, são: TIM (16) 8168-4444, Vivo (16) 9717-2277, Claro (16) 9342-7500, Oi (16) 8836-8888 e CTBC (16) 9996-6999. O usuário pode escolher qualquer telefone, de qualquer operadora. Em geral, SMS para a mesma operadora costuma ser mais barato. Esta operação é executada apenas uma vez e não há custo para utilizar o Busalert, apenas o uso normal do seu celular. O SMS é enviado apenas uma única vez na instalação.

Depois de baixar e instalar o programa, para utilizá-lo basta inserir o número da linha de ônibus desejada, ou das linhas e o número do ponto de parada de ônibus, onde o usuário se encontra. O sistema informa na tela do celular a distância, o tempo estimado de chegada e o número de pontos que o ônibus se encontra, naquele momento, até o ponto onde o usuário informou. Não é necessário estar no ponto para receber esta informação.

Caso o usuário tenha dúvidas ou não consiga instalar o programa ele ainda poderá consultar o Suporte do Grupo Criar pelos telefones 0800-942-9422 ou (16) 3512-9000, ou acessar o site http://busalert.com.br/. No caso de contato via telefone é importante que se faça a ligação de outro aparelho para poder operar o celular onde será instalado o Busalert.


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Metrô-DF não funcionará neste domingo para realização de teste

A operação comercial do Metrô-DF será interrompida neste domingo (11), para a realização do primeiro teste visando à implantação de um novo sistema que dará mais precisão à condução dos trens. Com o Automatic Train Operation (ATO) será possível, por exemplo, prever com precisão os intervalos entre os trens. A escolha do domingo para a realização do teste foi estratégica por ser o dia da semana com o menor fluxo de passageiros.

O ATO minimiza a atuação dos pilotos e proporciona o funcionamento automático dos trens, com uma operação mais coordenada de todo o sistema. Com o ATO tudo passa a ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que tem uma visão geral de todo o sistema e pode garantir a normalidade da operação.

Todos os equipamentos necessários para o funcionamento do ATO já estão instalados nos trens, na via e nas estações. O CCO também foi atualizado para suportar as inovações.

A idéia é reduzir o tempo de viagem, com economia de energia e segurança, já que a operação padronizada alinhará a ação dos pilotos, buscando a máxima eficiência na condução dos trens.

Os primeiros trechos a passar pelo teste serão os dois ramais que ligam a Feira do Guará aos terminais de Samambaia e Ceilândia. Caso não ocorram imprevistos, a operação em ATO terá início em dezembro, em caráter experimental, nos dois ramais testados.

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Frota de ônibus será ampliada em Manaus nos dias do vestibular da UEA

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

A frota de ônibus será reforçada nos dias 10 e 11 de novembro em toda Manaus por conta do vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Segundo a instituição, nessas datas estão previstos que cerca de 50 mil estudantes façam as provas para concorrerem a uma vaga no Ensino Superior.
Foto: Frank Cunha/G1 AM

De acordo com a Superintendência Municipal de Transportes (SMTU), 1.105 ônibus devem circular por Manaus a partir das 5h da manhã. As dez empresas do sistema convencional já foram notificadas sobre a necessidade do aumento da frota. O órgão ainda anunciou que vai fazer o acompanhamento da circulação do transporte coletivo nos Terminais de Integração.
Dados do vestibular

Segundo a UEA, das 49.021 pessoas inscritas, 42.160 são amazonenses e 5.482 de outros estados - 1.866 candidatos de São Paulo, seguido do Pará com 1.433, e Roraima com 314 inscritos. O órgão informou ainda que os cursos de Medicina, Administração e Direito continuam sendo os mais procurados pelos vestibulandos. Já no interior, o curso de Enfermagem teve o maior número de inscrições em Parintins, a 315km da capital.

Informações: G1 Manaus

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VLT que ligará Brasília ao município goiano de Luziânia ainda passará por estudos

O diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado, espera para esta semana o resultado da licitação que indicará a empresa vencedora para a realização dos estudos necessários à implantação veículo leve sobre trilhos (VLT), que ligará Brasília ao município goiano de Luziânia.

“Essa linha já existe, mas somente para o transporte de carga. Agora, vai ser para uso misto — carga e passageiros — e beneficiar um corredor chamado Entorno Sul, onde temos cerca de 600 mil pessoas que moram na região”. Segundo ele,  o investimento  chegará no máximo a R$ 100 mil.

“Passará por Luziânia, Jardim Ingá, Cidade Ocidental e Valparaíso, em Goiás, e, no Distrito Federal, pelo Park Way, Núcleo Bandeirante, Setor  de Indústria e Abastecimento (SIA), Guará até a Rodoferroviária. É uma possibilidade concreta para desafogar o trânsito nessa região da Epia que, hoje, está totalmente congestionada para tentar evitar o caos”, diz Dourado.

A aposta no transporte ferroviário não para aí. Marcelo Dourado afirma que a Sudeco está coordenando também projeto que ligará o Distrito Federal a Goiânia. “É um projeto audacioso e estratégico para o Centro-Oeste. Era uma ideia do ex-presidente Juscelino Kubitschek, em 1956.” Segundo ele, 42 empresas, consorciadas ou não, manifestaram interesse em concorrer para a apresentação dos estudos iniciais.

“Estamos na fase de escolha e, possivelmente, até o fim deste ano, deveremos conhecer a empresa vencedora. Os estudos deverão levar de oito a 10 meses para serem concluídos. Acreditamos que as obras devem começar até o fim do próximo ano”, adiante a superintendente da Sudeco.

Nesse caso, o projeto é mais complexo. Diferentemente da ligação Brasília/Luziânia, a estrada de ferro precisa ser implantada, o que exigirá um conjunto de licenças, entre elas a ambiental, de viabilidade econômica, o que demandará ais tempo. Superadas essas etapas, a implantação poderá começar. A estimativa é de que o investimento fique entre R$ 800 e R$ 900 milhões.

As duas obras terão forte impacto na mobilidade urbana e semiurbana do Entorno, a chamada grande região metropolitana de Brasília. A ligação Brasília/Goiânia tem importância estratégica para a economia para o eixo de ligação entre as duas capitais.

Por Rosane Garcia | Correio Braziliense

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Em Olinda-PE, Obra da Compesa deixa Avenida Carlos de Lima Cavalcanti interditada

O conserto de uma tubulação na Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda, deixa um trecho de 20 metros da via interditado desde a segunda-feira (05). Entre as Ruas Martinada e Fernando César de Andrade, a Companhia Pernambucana de Saneamento bloqueou o fluxo de veículos para consertar um cano de esgoto quebrado que estava causando o extravasamento na Rua Belo Horizonte e adjacências, em Casa Caiada. Os reparos devem ser finalizados em 25 de novembro.

De acordo com a companhia, o problema era alvo de queixas frequentes dos moradores e transeuntes dessa área até mesmo por por se tratar também de saúde pública. A Compesa informou que não havia alternativa para promover os reparos sem quebrar o asfalto e interditar um trecho da via.

ALTERNATIVA
Para executar o serviço foi necessário bloquear uma faixa e meia da Carlos de Lima Cavalcanti. Para minimizar os transtornos, as autoridades de trânsito do município, orientam uma alternativa para quem vem pela Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, sentido subúrbio-cidade, para desviar do trecho, basta seguir pela Avenida Coronel Frederico Lundgren, Rua São João Batista, logo após a Avenida Fagundes Varela, e voltar para a Carlos de Lima Cavalcanti. Quem vem pela avenida no sentido cidade-subúrbio pode desviar pela Rua Fernando César de Andrade, pegar a Rua Nilson Sabino Pinho e seguir caminho, podendo voltar para a Carlos de Lima.

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Definida habilitação das empresas para operar o Sistema de Transporte Intermunicipal de Mato Grosso

A Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), publicou no Diário Oficial que circula nesta quarta-feira (07), o resultado do julgamento da documentação de habilitação das empresas que concorrem na licitação do Sistema de Transporte Coletivo Rodoviário Intermunicipal de Passageiros de Mato Grosso (STCRIP-MT), última etapa do processo que teve início em 18 de maio, deste ano. 

De acordo com a análise da Comissão Especial de Licitação, cinco das oito empresas estão habilitadas para operar o sistema e outras três foram consideradas inabilitadas. Assim, onze dos 16 lotes, que integram os oito mercados do STCRIP, para os quais as empresas apresentaram propostas no certame, dois agora também estão em aberto e deverão ser objeto de nova licitação com os outros cinco lotes sem interessados, até então. 

O prazo recursal para questionar este resultado de habilitação dos 9 lotes é de cinco dias úteis a partir da data da publicação, ou seja, os recursos poderão ser interpostos de 08 a 14 de novembro. Estão habilitadas para operar o sistema nos mercados (MIT) e lotes I (categoria básica) e lote II (categoria diferenciada) as seguintes empresas: 

MIT 1 Lote I Cuiabá - Consórcio Metropolitano de Transportes/empresa Líder: União Transportes e Turismo LTDA 

MIT 2 Lote II Rondonópolis e MIT 7 Lote II Alta Floresta - Viação Novo Horizonte Ltda 

MIT 3 L I Barra do Garças MIT 4 Lote II São Félix do Araguaia - Viação Xavante Ltda 

MIT 3 Lote II Barra do Garças e MIT 6 Lote II Tangará da Serra - Jundiá Transportadora Turística Ltda 

MIT 7 Lote I Alta Floresta e MIT 8 Lote I Sinop - Empresa de Ônibus Rosa Ltda.

Foram consideradas inabilitadas, segundo a Comissão de Licitação, as empresas que apresentaram propostas aos lotes I, MIT 4 – Félix do Araguaia e as empresas que concorriam ao lote II, MIT 5 - Cáceres, que são, respectivamente: Jotamar Comércio de Peças e Transporte Rodoviário Ltda; Barrattur Transportadora e Turismo Ltda e Princesa Turismo Ltda. Esta última empresa, teve a análise e o julgamento dos documentos de habilitação realizados em cumprimento à liminar judicial concedida pela Comarca de Cáceres/MT, e vinculada à sua eficácia e convalidação. 

A empresa Jotamar está fora do processo porque segundo o item 9.3 do edital de licitação, não podem participar da licitação empresas suspensas em outros certames. A Comissão de Licitação fez diligências no município de Campinas, SP, e constatou a veracidade da informação recebida na sessão pública de abertura dos envelopes, em 17 de outubro, que aponta a “suspensão temporária do direito de licitar e impedimento de contratar com o Município de Campinas”, medida que ainda está em vigor conforme acompanhamento realizado junto ao Poder Judiciário do Estado de São Paulo. 

Já em relação às empresas Barratur e Princesa, o presidente da Comissão de Licitação, Ronilson Barbosa, explicou que são situações excepcionais. “A Princesa Turismo, foi desclassificada na fase anterior de análise das propostas comerciais, mas conseguiu liminar judicial para suspender a sua desclassificação e para que a sua documentação de habilitação fosse analisada. 

Outra liminar que diz respeito ao julgamento das habilitações é a da Barrattur. A Justiça autorizou a empresa a fazer a entrega complementar de documentos”, disse o presidente da Comissão. Segundo ele, a Ager-MT está recorrendo das decisões e, se forem cassadas, basta desconsiderar na decisão o que foi garantido via liminar. (Suzi Bonfim/Ager-MT)

Informações: Diário de Cuiabá

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