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Em Fortaleza, Avenida Bezerra de Menezes ganha corredor exclusivo para ônibus nesta segunda

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Começa a funcionar, a partir das 5h desta segunda-feira (12), o corredor exclusivo para ônibus da avenida Bezerra de Menezes, na Capital cearense. Intitulado de BRS-FOR, Serviço Rápido de Ônibus de Fortaleza, ele terá, nos dois sentidos da via, duas faixas de circulação preferencial para coletivos, vans urbanas e metropolitanas, além de táxis com passageiros.
“Estamos cumprindo a Lei Federal da Mobilidade Urbana, que prevê prioridade do transporte coletivo sobre o individual e do público sobre o privado. Aproveitamos a estrutura da Bezerra de Meneses, que foi reformada, e racionalizamos o trânsito na via”, afirma o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim.
Ele explica que as linhas serão divididas em três grupos e serão identificadas por meio de um adesivo afixado no vidro da frente. “Cada linha só vai poder parar na parada que corresponde ao seu grupo. Dessa forma, aumentamos a velocidade no deslocamento”. Ademar informa que a distância entre as paradas de cada grupo será, em média, de 500 metros.
Horário de funcionamento
De acordo com a Etufor, as faixas preferenciais vão funcionar entre 5h e 21h, nos dias úteis, e aos sábados, de 5h às 16h. Aos domingos e feriados, todas as faixas serão de livre circulação, mas os pontos de paradas permanecem os mesmos. “A ideia piloto vai começar com uma campanha educativa até o fim de agosto. Nossa expectativa é que dê tudo certo”, diz Ademar.
O presidente da Etufor explica ainda que os veículos particulares só poderão entrar nas faixas preferenciais para estacionar ou fazer conversões. “Eles vão ter até 100 metros para entrar e dobrar à direita”. Ele afirma que alguns problemas, como a parada de carros nas escolas, ainda serão solucionados. “Somente após a campanha educativa é que vamos começar a fiscalização”, acrescenta.
Ampliação
A implantação do BRS-FOR é fruto de uma consulta popular feita no começo de 2012, em que a avenida Bezerra de Meneses foi a mais votada pelos fortalezenses para a instalação do corredor preferencial para ônibus. “Temos ainda o projeto de ampliar para as avenidas Leste-Oeste, Perimetral, Antônio Sales, José Bastos, dentre outras”, antecipa Gondim.



Fonte: Jangadeiro Online



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Em São Paulo, Corredor de ônibus reduz tempo pela metade

O paisagista Edvaldo de Souza faz, há 20 anos, o trajeto de Parelheiros, onde mora, até Santo Amaro, onde trabalha, na Zona Sul de São Paulo. Ele leva 50 minutos para percorrer de ônibus o maior corredor exclusivo da cidade, com 24,3 quilômetros de extensão.

Antes, não era assim. Até 2004, quando não existia  o Corredor Parelheiros/Rio Bonito/Santo Amaro, Souza levava 1h30 para fazer o mesmo trajeto. “Com o corredor eu ganhei 1h20 do meu dia que agora  eu gasto com a família ou descansando”, diz.

Atendendo a 376 mil pessoas diariamente, nas 39 linhas que trafegam por ele, o trajeto  liga a região de Santo Amaro aos bairros de Socorro, Cidade Dutra, Grajaú, Parelheiros e Engenheiro Marsilac. Ele segue pelas avenidas Atlantica, Senador Teotônio Vilela e Sadamu Inoue e conecta-se aos terminais Varginha, Parelheiros e Grajaú, este último integrado com a estação da Linha 9-Esmeralda da CPTM.

Como não tem trânsito de carros, os ônibus alcançam velocidade média de 30 quilômetros por hora – no Corredor M’Boi Mirim, por exemplo, os ônibus andam, no horário de pico, a 7 quilômetros por hora.
Para melhorar o desempenho, a SPTrans retirou do corredor as linhas que faziam itinerário semelhantes aos micro-ônibus, deixando somente os “veículos” com maior capacidade que seguem para os grandes centros de interesse dos usuários.
“Só ficaram os grandes que deslancham no corredor”, disse o motorista Adair Silva. “Se toda a cidade fosse assim seria uma beleza.”

A mesma opinião tem a manicure Edjane Silva, que pega o corredor para ir ao salão onde trabalha, em Santo Amaro. “Não dá tempo nem de sentar e ler alguma coisa”, afirmou.
Antônio Araújo, cobrador, disse que a disputa para trabalhar nas linhas que operam nesse corredor é grande. “Todo mundo quer porque aqui não tem estresse. Ninguém fica parado no trânsito.”

São Paulo conta com 120 quilômetros em dez corredores. A promessa do prefeito Gilberto Kassab (PSD) era entregar outros 66 quilômetros até dezembro, mas a licitação para fazer  68,5 quilômetros de novos trechos  exclusivos para ônibus só saiu do papel em abril passado. O gasto previsto é de R$ 2 bilhões. O projeto prevê corredores em regiões importantes  como a Radial Leste, Itaquera, Campo Limpo e Santo Amaro.
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No Rio, Bilhete Único Intermunicipal comemora 2,2 milhões de beneficiados

Uma das principais ferramentas de integração social implantadas pelo Governo do Estado do Rio, o Bilhete Único Intermunicipal já gerou economia para os mais de 2,2 milhões de usuários cadastrados. A redução de gastos com transporte tem influenciado no orçamento de um chefe de família da Baixada Fluminense, que pega quatro conduções para se deslocar até o trabalho, na Gávea, na ZXona Sul do Rio, e sente no bolso os benefícios do bilhete: há uma economia R$ 200 por mês e mais de R$ 2 mil por ano.
De acordo com a Secretaria de Transportes, são transportados em média mais de 821,8 mil passageiros por dia entre os 20 municípios da Região Metropolitana. Desde o seu lançamento, em fevereiro de 2010, o primeiro cartão de uso metropolitano do País alavancou os índices de empregabilidade em 1,09%, segundo a Fundação Getúlio Vargas.
– O reconhecimento internacional do Bilhete Único é prova do impacto positivo do benefício. O bilhete foi apontado como ferramenta na geração de empregos no Rio de Janeiro. O benefício também gera subsídio direto aos usuários, assegurando economia média diária de R$ 2,87 – explicou o secretário de Transportes, Julio Lopes.
Com o Bilhete Único, o passageiro paga o valor de R$ 4,95 por uma viagem intermunicipal, com direito a dois deslocamentos e intervalo de até duas horas e meia entre o primeiro e o segundo embarque em ônibus, trens, barcas ou metrô.

Fonte: Correio do Brasil

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No Rio, SuperVia coloca 17º trem chinês em operação

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Os usuários da SuperVia ganharam ontem mais um novo trem para garantir conforto às viagens. A 17ª composição adquirida na China pelo Governo do Estado para renovação da frota já está em operação. Com os novos trens, a concessionária ampliou em 100 mil a oferta de lugares para os passageiros todos os dias.

Mais 13 composições chinesas começam a rodar gradativamente até o fim do ano.

Com capacidade para até 1,3 mil pessoas, os veículos contam com ar-condicionado, painéis de LED, TVs de plasma, câmeras de monitoramento interno, bagageiros e sistema de comunicação direta com o Centro de Controle Operacional.

Jornal do Brasil
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Prefeitura de Uberlândia pleiteia corredores de ônibus pelo PAC Mobilidade


A Prefeitura de Uberlândia enviou, ontem, para o Ministério das Cidades, projeto no valor estimado de RS 127,5 milhões para a implantação de mais cinco corredores de ônibus na cidade. O Município ingressou na seleção para o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades.
Uberlândia está entre as 75 cidades de médio porte, com população entre 250 mil e 700 mil habitantes, pré-selecionadas para apresentar projetos de transporte público neste programa, lançado mês passado pela presidente Dilma Rousseff. Os municípios têm prazo até dia 31 de agosto para enviar os projetos de mobilidade urbana.
A lista de cidades selecionadas será divulgada no dia 14 de dezembro. A contratação das obras está programada para o início de 2013. São R$ 7 bilhões previstos para serem liberados pelo governo federal, em forma de financiamento, para a aquisição de equipamentos que modernizem e integrem o transporte público, como estações e terminais de ônibus.
Prevista para ser concluída em dois anos, a proposta uberlandense inclui cinco novos corredores do Sistema Integrado de Transporte (SIT) para os setores sul, oeste, sudoeste, leste e norte, partindo do Terminal Central.
Atualmente, há dois corredores exclusivos de ônibus implantados em Uberlândia ao longo das avenidas João Naves de Ávila e Monsenhor Eduardo, além de cinco terminais – Central, Umuarama, Planalto, Industrial e Santa Luzia – e 13 estações fechadas, todas na avenida João Naves de Ávila.

Proposta prevê 4 novos terminais

Enviado ontem pela Prefeitura de Uberlândia ao Ministério das Cidades para aderir ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Médias Cidades também prevê a construção de quatro terminais de embarque e desembarque. Eles ficariam no corredor sul (no setor universitário), oeste (no bairro Jardim Patrícia), sudoeste (na região dos Jardins, próxima ao bairro Nova Uberlândia) e Novo Mundo, nas imediações do bairro Morumbi, na zona leste.
Há também previsão de construção de mais 63 estações fechadas nos cinco corredores, incluindo duas na praça Tubal Vilela e uma na praça Clarimundo Carneiro, ambas no setor central. As intervenções urbanas contidas no projeto também contemplam a construção de dois novos viadutos: na rua Paraná, no bairro Brasil, e na rua México, no bairro Martins, além da duplicação da ponte do Praia Clube, no bairro Tabajaras, na zona sul. “Vamos deixar encaminhado para o próximo prefeito”, afirmou o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão.

Cidade aguarda liberação de financiamento há dois anos

A Prefeitura de Uberlândia aguarda há cerca de dois anos a liberação de um financiamento de R$ 101 milhões que seria proveniente do programa Pró-Transporte do Ministério das Cidades para investir em melhorias no transporte público urbano. A proposta contida neste primeiro projeto, que aguarda liberação de recursos desde 2010, é semelhante à que foi enviada ontem pelo Município para participar da seleção do PAC Mobilidade Médias Cidades.
“Não queremos perder o trabalho que já foi feito, mas também estamos ingressando um projeto para o PAC 2”, afirmou o prefeito Odelmo Leão.
Segundo o chefe do Executivo, as obras que já foram iniciadas pela prefeitura para ampliar os corredores, como os viadutos da avenida João Naves, já concluído, e da Nicomedes Alves dos Santos, com previsão para ser entregue neste mês, entrariam como contrapartida do município, caso o projeto por meio do PAC seja aprovado.
De acordo com o edital do PAC Mobilidade Médias Cidades, a seleção do Ministério das Cidades vai priorizar projetos de integração de transporte público que já estão em curso em cidades de médio porte.

Corredores estruturais projetados

Sul
Avenida Nicomedes Alves dos Santos

9 estações e terminal Universitário
Sudoeste
Avenida Getúlio Vargas

7 estações e terminal Jardins
Oeste
Avenidas José Fonseca e Silva e Marcos Freitas Costas

18 estações e terminal Jardim Patrícia
Leste
Avenida Segismundo Pereira

12 estações e terminal Novo Mundo (no bairro Morumbi)
Norte
Avenida Cleanto Vieira Gonçalves

14 estações – ligação com o Terminal Industrial (já existente)
3 Estações de embarque e desembarque nas praças Tubal Vilela (2) e na Clarimundo Carneiro (1)
Fonte: Correio de Uberlândia
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Governo Federal cria estatal do trem-bala

Nesta quarta-feira, dia 8, o Governo Federal criou a Etav (Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade), estatal que vai ser responsável pela construção do trem de alta velocidade (TAV), que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

Durante a assembleia-geral de constituição da Etav foram definidos os nomes dos integrantes dos conselhos Administrativo e Fiscal, e confirmado, como diretor presidente, o nome de Bernardo Figueiredo, ex-diretor da ANTT - Agência Nacional de Transportes Terrestres. A empresa terá a incumbência de planejar e promover o desenvolvimento do transporte ferroviário de alta velocidade no país.


A obra tem um orçamento total superior a R$ 33 bilhões. O projeto prevê a realização de dois leilões, um para contratar a tecnologia que será empregada no trem e o seu operador, e outro, posterior, para a obra (construção de trilhos, estações, etc). O leilão vem sendo adiado desde o ano passado. A estimativa agora é que o primeiro deles aconteça no primeiro semestre de 2013.
Rafael Massadar / Mercado e Eventos


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Obras do VLT de Cuiabá continuam mesmo com decisão da Justiça Federal


Um dia após a decisão da Justiça Federal que mandou suspender as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), o consórcio construtor manteve a atividade nos quatro pontos em que o trabalho já começou. Por meio de sua assessoria, o consórcio VLT Cuiabá (liderado pelas empresas CR. Almeida, Santa Bárbara e CAF Brasil) disse que, até o final da tarde de ontem, não havia sido notificado da liminar concedida pelo juiz Marllon Sousa, substituto da 1ª Vara.

Até ontem, segundo a Secopa, haviam sido iniciadas obras de duas trincheiras em Várzea Grande (Zero Quilômetro e Dom Orlando Chaves) e de dois viadutos em Cuiabá (trevos da UFMT e da saída para Santo Antônio de Leverger). Pela manhã, no acesso à UFMT, operários do consórcio faziam a marcação do terreno, que recebeu placas de isolamento e de indicação da obra, cujo orçamento total é de R$ 1,47 bilhão.
A assessoria da Justiça Federal disse que as notificações foram repassadas ontem aos oficiais de Justiça, mas, até a conclusão desta edição, a entrega ainda não havia sido confirmada. Além da paralisação das obras, a decisão determinou ainda a suspensão de quaisquer repasses do financiamento obtido pelo governo do Estado com a Caixa Econômica Federal.
“[Não é] crível que um Estado da Federação que não aplique sequer o mínimo constitucional obrigatório em ações de educação (...) contraia dívida de mais de R$ 1 bilhão em apenas uma obra”, disse. Para o juiz, a continuidade das obras poderá acarretar “lesão de magnitude gigantesca ao patrimônio público”. “A opção pelo VLT (...) mostra-se dotada de completa irrazoabilidade e de desproporção gritante.”
A liminar foi concedida a pedido dos ministérios públicos Federal e Estadual, que protocolaram uma ação conjunta na qual a obra é qualificada como “inviável” e “ilegal”. “Não somos contra o VLT. O que estamos afirmando é que, da forma como foi licitada, a obra é ilegal”, disse o promotor Alexandre Guedes, do MPE, em entrevista coletiva concedida na segunda-feira.
O VLT foi contratado por meio do RDC (Regime Diferenciado de Contratação), modalidade de licitação criada pelo governo federal para acelerar obras da Copa e das Olimpíadas de 2016.

Informações: O Documento

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Em Belém, Obras do BRT interditam cruzamentos na Almirante Barroso


Os cruzamentos que cortam a avenida Almirante Barroso, em Belém, ficarão parcialmente restritos a partir de hoje, de acordo com a Unidade Gestora de Projetos Estratégicos (UGPE). A medida será tomada para viabilizar a conclusão de mais uma etapa das obras de implantação do BRT (Ônibus de Trânsito Rápido, em livre tradução do inglês). A Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) deverá interditar apenas uma parte de cada cruzamento, permitindo o fluxo de veículos, mesmo durante o trabalho dos operários. A UGPE afirma que até o dia 20 de setembro esta etapa seja concluída, normalizando o trânsito nas vias que cortam a Almirante Barroso.

A restrição no fluxo começa pela avenida Júlio César, no bairro do Souza, passando à travessa Lomas Valentina e, então, em direção ao bairro de São Braz. Nessa etapa das obras, apenas um lado de cada interseção será bloqueado. Ao término de um lado da via, as obras passarão para o lado oposto, inicando novamente pela avenida Júlio César.

A avenida Tavares Bastos só receberá as obras quando as demais vias estiverem prontas, já que esta via registra atualmente um elevado fluxo de veículos por conta da proibição parcial do trânsito na rotatória do Entroncamento. O intervalo entre a obra de um lado e outro é de cerca de 15 dias.

De acordo com o engenheiro Leonardo Lopes, da Prefeitura de Belém, no decorrer dessa etapa será concluído o pavimento rígido, feito de concreto, material que possui maior resistência para suportar o elevado peso dos ônibus biarticulados do BRT.

Fonte: O Liberal

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