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Metrô de Salvador receberá investimentos de R$ 3 bilhões do PAC

terça-feira, 24 de abril de 2012

As obras do metrô de Salvador e o Sistema de Transporte da Região Metropolitanavai receber R$ 3 bilhões em investimentos do PAC Mobilidade. O valor foi anunciado na manhã desta terça-feira (23) durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília, que contou com a presença da preseidente Dilma e do governador Jaques Wagner.

O projeto do PAC Mobilidade Urbana tem o objetivo de investir R$ 22 bilhões para projetos de metrô, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus em cidades com mais de 700 mil habitantes.

Em todo o país estão previstas a construção de mais de 600 km de corredores exclusivos para ônibus, mais de 380 estações e terminais, 200 quilômetros de linhas de metrô, além da aquisição de mais de mil veículos sobre trilhos.

Além de Salvador, foram contempladas Belém (PA); Belo Horizonte (MG); Brasília (DF); Campinas (SP); Campo Grande (MS); Curitiba (PR); Fortaleza (CE); Goiânia (GO); Guarulhos (SP); João Pessoa (PB); Maceió (AL); Manaus (AM) ; Natal (RN); Nova Iguaçu (RJ); Porto Alegre (RS); Recife (PE); Rio de Janeiro (RJ); São Bernardo do Campo (SP); São Luís (MA); São Paulo (SP) e Teresina (PI).


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Greve de rodoviários completa uma semana em Campos dos Goytacazes



Os rodoviários de Campos dos Goytacazes, no norte do Estado do Rio de Janeiro, completam uma semana de greve nesta terça-feira (24). Eles reivindicam reajuste de 23% no piso salarial. No último sábado (21), a categoria rejeitou a oferta de 16% oferecida pelos empresários. A saída para os passageiros está sendo o transporte alternativo oferecido por vans e kombis.

Uma nova reunião foi marcada para a tarde desta terça-feira. A expectativa é que desta vez trabalhadores e donos de empresas cheguem a um acordo.
De acordo com o presidente do sindicato dos Rodoviários, Roberto Virgílio, parte dos rodoviários de uma das empresas que atuam no município tinha aceitado a proposta dos empresários. Mas quando a proposta foi apresentada a toda a categoria, ela foi rejeitada. No início da greve, os patrões tinham oferecido 10%.

Carlos Grevi / Agência Ururau

Os rodoviários estão em greve desde o dia 17. Eles querem equiparação salarial com os trabalhadores de Macaé, no norte do Estado, e de Niterói, na região metropolitana, que têm piso salarial de R$ 1.578,36. Hoje, o piso em Campos é R$ 1.283,40.

Na última quarta-feira (18) um grupo de manifestantes depredou pelo menos sete ônibus nas principais ruas da cidade. Os veículos circulavam para cumprir determinação judicial que obriga a circulação de 30% da frota durante paralisações.

Durante a greve a população usou basicamente as vans. A Emut (Empresa Municipal de Transporte) intensificou a fiscalização para evitar abusos, como aumento do valor da passagem, superlotação, vans clandestinas ou qualquer situação que coloque em risco os usuários.

Fonte: R7.com


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Governo anuncia R$ 32 bilhões para o PAC da Mobilidade

A presidenta Dilma Rousseff anunciou nesta terça-feira (24) um pacote de R$ 32 bilhões para 37 projetos do PAC da Mobilidade Grandes Cidades, inserido na segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Do montante, R$ 10 bilhões de responsabilidade dos estados e municípios – parte deles assumidos em linhas de crédito subsidiada pela União. “O Brasil vai enfrentar grandes desafio de mobilidade e precisamos estar preparados”, afirmou.

Dilma destacou como desafios no campo do transporte público a conferência climática Rio+20, Copa 2014 e Olimpíadas 2016. A presidente indicou também que o governo terá controle da execução das obras. “Estaremos capacitados para monitorar os projetos”, afirmou.

O programa coordenado pelo Ministério das Cidades prevê a construção de 600 quilômetros de vias, 200 quilômetros de trilhos, 381 estações e terminais (metrô e trens) e aquisição de 1.060 veículos para sistemas sobre trilhos. As obras deverão atender, segundo estimativas oficiais, cerca de 39% da população brasileira.

Metrô é destaque
Os projetos de construção de linhas de metrô de Bahia e Ceará foram os mais beneficiados, com R$ 3 bilhões para cada estado. O governo federal se comprometeu a repassar R$ 1 bilhão para cada estado. Em seguida está o metrô de Belo horizonte, com R$ 2,9 bilhões, sendo R$ 1 bilhão em repasse da União.

O estado de São Paulo terá R$ 2,8 bilhões para a construção de um monotrilho na região metropolitana, ligando a capital a São Bernardo do Campo. A União repassará R$ 400 milhões do total.
O governador Geraldo Alckmin indicou que R$ 1,2 bilhão será contratados como empréstimo junto à Caixa Econômica Federal. O restante na forma de Parceria Público Privada entre o governo estadual e empresas.

O PAC Mobilidade Urbana vai destinar R$ 32 bilhões –  dos quais R$ 22 bilhões têm como origem recursos do governo federal – para projetos de metrô, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus que beneficiam moradores de cidades com mais de 700 mil habitantes.

Entre as obras previstas estão a construção de mais de 600 quilômetros (km) de corredores exclusivos para ônibus, pelo menos 380 estações e terminais para esse tipo de transporte, além de 200 km de linhas de metrô e da aquisição de mais de 1.000 veículos sobre trilhos.

No total, serão beneficiados 51 municípios em 18 estados. Com isso, o alcance previsto pelo governo federal é 53 milhões de brasileiros. O prazo para a entrega dos projetos finalizados por estados e municípios é 18 meses a partir da publicação da seleção das propostas no 
Diário Oficial da União.

Por Nivaldo Souza, iG Brasília


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Comissão vai debater ampliação do metrô e mobilidade em Salvador

A Comissão de Desenvolvimento Urbano realizará audiência pública com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para debater a mobilidade em Salvador (BA). O principal tema será a conclusão da linha 1, a construção da linha 2, a operação, a integração e os subsídios do Metrô de Salvador/BA. Proposta pelos deputados Paulo Ferreira (PT-RS) e Nelson Pellegrino (PT-BA), a audiência ainda não tem data marcada.

Na opinião dos deputados, a mobilidade é tema estratégico para o desenvolvimento do estado e para a realização das atividades sociais e econômicas da sociedade. Os parlamentares ainda ressaltam que a concepção de mobilidade tem se centrado em princípios e diretrizes como intermodalidade, acessibilidade universal, equidade no acesso de cidadãos ao transporte público coletivo, segurança nos deslocamentos das pessoas, equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros e integração com as políticas de uso do solo e de desenvolvimento urbano.

Para discutir a implementação e a operacionalização do metrô em Salvador também serão convidados o prefeito de Salvador, João Henrique; o diretor-presidente da Companhia de Transporte de Salvador, Luiz Hebert Silva Motta; e um representante do governo da Bahia.

Informações: Camara dos Deputados

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Campo Grande vai ganhar 58 quilômetros de corredores do transporte coletivo


A partir da execução dos projetos de mobilidade urbana, Campo Grande vai ganhar 58 quilômetros de corredores do transporte coletivo. O investimento previsto é de R$ 136,6 milhões, valor que computa o custo de melhoramentos como o recapeamento da avenida Bandeirantes, um dos eixos do corredor sudoeste. Os ônibus que hoje descem pela 14 de Julho, circularão pela Rui Barbosa. Haverá um corredor entre a rua Hélio de Castro Maia e a avenida Mato Grosso. Está previsto o alargamento da calçada (a partir da Fernando Corrêa da Costa), melhorias na drenagem e nova iluminação.

Os corredores terão 3,50 metros largura e serão separados das demais pistas por tachões refletivos. O mais extenso, com 21,73 quilômetros, o Corredor Sudoeste, abrangerá avenidas como a Bandeirantes (numa extensão de 3 km), Afonso Pena (entre a Guia Lopes e o Shopping Campo Grande); Marechal Deodoro (6 km entre os terminais Morenão e Aero Rancho) e rua Brilhante (2,3 km entre a Guia Lopes e Marechal Deodoro). A rua 13 de Maio, eixo do corredor sul, receberá o transporte coletivo numa extensão de 3 km, entre as avenidas Eduardo Elias Zahran e Mato Grosso.

A cada 400 metros, serão instalados pontos de parada, incluindo 41 estações de embarque pré-pago, 18 no Corredor Sudoeste, 14 no Sul e 9 no Corredor Norte. Para garantir fluidez à passagem dos ônibus, serão instalados semáforos inteligentes que garantirão a “onda verde” para o transporte coletivo.

O projeto reserva R$ 1,5 milhão para modernização da sinalização. Está prevista a coordenação semafórica em 35 cruzamentos nos corredores do transporte, com câmera e radar para o controle de velocidade. Serão multados os motoristas que invadirem a faixa exclusiva dos ônibus.

O trajeto dos corredores

Sudoeste – 21,73 km
Esse corredor exclusivo terá início no Terminal Aero Rancho, seguindo pela avenida Marechal Deodoro. Continuará pela avenida Bandeirantes, entra na Afonso Pena e segue até o Shopping Campo Grande, onde retorna pela outra pista, seguindo até em frente do Circular Militar, na rua Guia Lopes. De lá, passará pela rua Brilhante até atingir o Terminal Bandeirante e o Aero Rancho (pela avenida Marechal Deodoro).

Corredor Sul – 16,94 km
Avenida Gury Mary (sentido bairro-centro)
Avenida Costa e Silva (sentido bairro-centro)
Rua Rui Barbosa (entre Hélio Castro Maia e avenida Mato Grosso)
Rua 13 de Maio (entre Mato Grosso e Eduardo Elias Zahran)

Corredor Norte – 19,50 km
Rua Bahia (entre Afonso Pena e Coronel Antonino)
Av. Coronel Antonino (rua Bahia/Terminal General Osório)
Avenida Cônsul Assaf Trad (Terminal Nova Bahia/Terminal Gal. Osório)
Rua Alegrete (Entre avenida Mascarenhas de Moraes/25 de Dezembro)
Rua Antonio Maria Coelho (entre as ruas 14 de Julho e Ceará)
Avenida Mato Grosso (rua Ceará/13 de Maio)

Fonte/Autor: Flávio Paes DRT/MS


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Prefeitura de São Caetano estuda criar duas faixas exclusivas para ônibus

A Prefeitura de São Caetano estuda criar duas faixas exclusivas para ônibus, nas avenidas Goiás e Guido Aliberti. O objetivo é organizar o trânsito nas duas avenidas mais movimentadas da cidade e garantir mais fluidez para o transporte público. A administração avalia também a construção de duas estações de conexão nas divisas com São Bernardo e Santo André para reestruturar o itinerário das linhas intermunicipais.
As propostas dependem de análise da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e da conclusão do Plano Regional de Mobilidade, que está em fase de licitação no Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Segundo a diretora de Transportes de São Caetano, Cristina Baddini, a Prefeitura aguarda há um mês e meio o agendamento de reunião com a EMTU para apresentar os projetos.
Baddini explica que as mudanças fazem parte de plano para otimizar o transporte na cidade e diminuir a sobreposição das linhas intermunicipais e municipais. "Temos só nove linhas municipais, mas 42 linhas metropolitanas cruzam o município", informa a diretora. Segundo ela, 30% das viagens são para outras cidades, ou seja, não têm como destino São Caetano.
De acordo com a proposta, as estações de conexão seriam transformadas em pontos finais para as linhas intermunicipais com destino a São Caetano. Lá, os usuários fariam conexão gratuita com ônibus municipais, que seguiriam rumo ao terminal rodoferroviário, no Centro. A ideia é construir os mini-terminais no fim da Avenida Goiás e nas proximidades da Praça Mauá. A partir desses pontos, as faixas exclusivas agilizariam o traslado até o Centro.

As mudanças nas linhas intermunicipais que utilizam São Caetano apenas como passagem só poderão ser definidas após a conclusão do Plano de Mobilidade. Após a assinatura do contrato, o conjunto de estudos, orçado em R$ 1 milhão, irá demorar seis meses para ser elaborado.

TRENS
A partir de junho, passageiros do município terão desconto - o valor ainda não foi definido - ao fazer baldeação dos ônibus para os trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no Centro. A Câmara Municipal aprovou em março projeto que autoriza a integração tarifária.

São Bernardo terá 11 pistas segregadas em até quatro anos
Em São Bernardo, a proposta da Prefeitura para melhorar o transporte coletivo é a construção de 11 corredores exclusivos de ônibus e quatro terminais. Os três primeiros corredores serão os do Alvarenga, João Firmino e Senador Vergueiro, que devem ficar prontos até 2014. A previsão de entrega dos outros oito é para o fim de 2016.

As intervenções foram orçadas em US$ 250 milhões (cerca de R$ 470 milhões). Deste total, 50% virão por meio de contrato de financiamento a ser assinado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). O restante virá do orçamento municipal. Os outros corredores serão os da Faria Lima, Jurubatuba, Montanhão, Ferrazópolis, Rotary, Capitão Casa, Castelo Branco, Alvarenga e Galvão Bueno.

Fonte: Diário do Grande ABC

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Em Fortaleza, Internautas apontam prioridade para vias de acesso ao transporte coletivo

Internautas que responderam à enquete do portal da Assembleia Legislativa entendem que, para melhorar a mobilidade urbana, o poder público deve priorizar vias de acesso para o transporte coletivo e a construção de ciclovias. Essa a opinião de 51% dos participantes, enquanto 44% apontaram o investimento na ampliação e qualidade dos transportes coletivos como a melhor alternativa. Apenas 4,3% dos participantes da enquete publicada entre os dias 16 e 23 de abril concordaram com a redução da circulação de veículos em horários e áreas predeterminadas.  

Para o deputado Heitor Férrer (PDT), presidente da Comissão de Viação, Transporte e Desenvolvimento Urbano, esse resultado demonstra uma clara percepção do problema da mobilidade urbana, agravada sobremaneira nos últimos anos, por conta do aumento da frota de veículos particulares.

A resultante do incremento do número de veículos, na opinião do parlamentar são vias supersaturadas, principalmente nos horários de pico, transformando o deslocamento diário em um sofrimento para todos, principalmente para os que dependem de transporte coletivo. O deputado também defende mais investimentos para o transporte coletivo, fazendo que o serviço seja atraente ao proprietário do veículo particular.

O deputado Paulo Facó (PTdoB) pondera que é preciso tornar o transporte público mais eficiente e confortável. Ao mesmo tempo, oferecer condições para que as pessoas possam se deslocar pelas vias de bicicleta e com segurança. Ele defendeu ainda a instalação de semáforos inteligentes, que não obriguem os motoristas a parar em cada cruzamento, por conta da falta de sincronismo entre os equipamentos.  

O presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) de Fortaleza, Fernando Bezerra, afirmou que em termos de transporte coletivo, a cidade está muito atrasada. Ele salientou que o metrô de Londres foi construído em 1898 e o de Buenos Aires em 1908. No Brasil, conforme ele, esta modalidade só foi implantada nos anos 1980, no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em Fortaleza, a primeira linha somente agora está em fase de conclusão. Mesmo assim não pode nem sequer ser considerado com um autêntico metrô, na sua avaliação.

“A Linha, ligando o Centro ao Município de Maracanaú não irá reduzir em nada a utilização do veículo individual, pois está somente substituindo uma ferrovia que já existia”, salientou Fernando Bezerra. Ele explicou ainda que, por decisões equivocadas de administrações passadas, reduziu-se a prioridade dos transportes coletivos. Lembrou que em diversas avenidas havia faixas exclusivas para ônibus, que foram paulatinamente sendo desarticuladas, elevando em muito o tempo do percurso, provocando engarrafamentos e o desconforto dos passageiros.

Fernando Bezerra considerou praticamente inviável o alargamento as atuais vias de transportes nos trechos onde o tráfego está mais saturado, por conta do forte adensamento populacional. Mas salientou que é meta elevar o número de corredores exclusivos de transportes coletivos, iniciando pela avenida Bezerra de Menezes.
Fonte: Assembléia Legislativa

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Transerp disponibiliza linhas de ônibus regulares e especiais para o Ribeirão Rodeo Music

A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, vai disponibilizar linhas de ônibus regulares e especiais durante a realização do Ribeirão Rodeo Music 2012, no Parque Permanente de Exposições, no período de 26 a 30 de abril.

A população em geral poderá contar com as seguintes opções de transporte coletivo até o local do evento:

1)  Linhas de ônibus regulares
302- Jardim Aeroporto, 402- Jardim Salgado Filho I e 702- Ribeirão Verde

2)  Rotas do Serviço Complementar Leva e Traz
52- Jardim Iara e 62- Parque de Exposições
Local: Avenida Brasil com Rua Peru / Ponto de Conexão
Horários: até 00h20

3)  Linha Especial de Ônibus
Itinerário
Ida: Terminal Urbano / Plataforma A / Ponto 1 - Avenida Jerônimo Gonçalves, acesso a Alameda Botafogo, Alameda Botafogo, retorno, rua José Bonifácio, rua Américo Brasiliense, rua Barão do Amazonas, rua Duque de Caxias, rua Amador Bueno, rua São Paulo, rua Fernão Salles, avenida da Saudade, avenida Brasil, avenida Mogiana, avenida Dr. Oscar de Moura Lacerda, rotatória, avenida Luis Augusto Gomes de Matos, avenida Orestes Lopes de Camargo, Parque de Exposições.
Volta: Parque de Exposições - avenida Orestes Lopes de Camargo, avenida Milton Tapajós Roselino, avenida Thomaz Alberto Whately (pista centro-bairro), retorno junto à avenida Recife, avenida Thomaz Alberto Whately (pista bairro-centro), rotatória, avenida Brasil, avenida da Saudade, rua Saldanha Marinho, rua Florêncio de Abreu, avenida Jerônimo Gonçalves, retorno, avenida Jerônimo Gonçalves, Terminal Urbano / Plataforma A / Ponto 1.

Horários de partida
Local: Terminal Urbano / Plataforma A / Ponto 1
18h – 18h30 – 19h – 19h30 – 20h – 20h30 – 21h – 21h30 – 22h – 22h30 – 23h
Horários de retorno
A partir das 00h30

Pontos de embarque e desembarque
No Centro: Terminal Urbano / Plataforma A / Ponto 1 
Rua Duque de Caxias / Praça Carlos Gomes
No Parque de Exposições: Avenida Orestes Lopes de Camargo
As empresas operadoras deverão disponibilizar diariamente veículos extras para serem utilizados nas linhas noturnas “Corujão”, caso haja necessidade de suplementar o atual quadro de horários, para atender a demanda com destino aos bairros.

Fonte: Prefeitura de Ribeirão Preto


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