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Em Niterói, Prefeitura lança edital que vai racionalizar sistema de ônibus

domingo, 5 de fevereiro de 2012

No embalo das mudanças viárias — a previsão é de conclusão da maior parte das alterações até o fim do ano — a prefeitura dá mais um passo para reformular todo o sistema de transporte da cidade. Foi publicado no D.O. deste sábado o lançamento do edital que vai adequar a operação das linhas de ônibus ao sistema de transporte ao Projeto Jaime Lerner, seguindo modelo semelhante ao que foi implantado no município do Rio.
Vista aérea do Terminal João Goulart, no Centro: linhas municipais serão racionalizadas Felipe Hanower
A concorrência, marcada para o dia 23 de março, não especifica as condições do processo. Mas, no ano passado, o prefeito Jorge Roberto Silveira havia adiantado que a operação dos corredores exclusivos para ônibus, os chamados BRTs, seria feita por consórcio.

As empresas vencedoras seriam responsáveis pela construção de terminais interligados — João Goulart, no Centro; Piratininga; Largo da Batalha; Charitas; e Saibreira, no Caramujo — além de 28 estações ao longo dos corredores.

Frota será reduzida à metade, mas capacidade, ampliada
Atualmente, a frota de ônibus de Niterói é composta por 760 veículos, que pertencem a nove empresas. A frota é dividida em 54 linhas municipais. O objetivo do novo plano de transportes é reduzir à metade o número de ônibus nas ruas. Para isso, 13 linhas serão extintas ou absorvidas e outras 14 terão trajetos alterados.

Com a redução, a prefeitura pretende otimizar o sistema e ampliar da capacidade de passageiros. Serão criadas nove linhas operadas por veículos articulados (BRTs), com capacidade de 150 passageiros cada. Os BRTs farão ligação entre os novos terminais. Linhas alimentadoras facilitarão a integração dos passageiros. A expectativa é transportar mais de 137 mil pessoas por dia.

Fonte: O Globo


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Liminar impede greve de ônibus em São Paulo

sábado, 4 de fevereiro de 2012


A Secretaria Municipal de Transportes informou, nesta sexta-feira (3), que a 4ª Vara da Fazenda Pública concedeu liminar a pedido da Prefeitura, para impedir a greve anunciada pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores no Transporte Rodoviário Urbano.

De acordo com a secretaria, prejuízo iria interferir no cotidiano de 6,1 milhões de passageiros. Na última terça-feira (31), cerca de  8.000 ônibus da capital foram paralisados durante a greve.

Na ocasião, de acordo com o presidente do sindicato da categoria, Isao Hosogi (conhecido como Jorginho), a paralisação de três horas do transporte público deve ter afetado cerca de 2 milhões de pessoas.

Multas

O objetivo do protesto foi chamar a atenção do poder público para a situação da categoria. De acordo com a assessoria do sindicato, a prefeitura aplica mais de 400 multas por dia contra as empresas, que repassariam "a maioria dos custos delas para os motoristas".

A queixa da entidade é de que os trabalhadores são penalizados duplamente - com as multas do Resam (Regulamento de Sanções e Multas) e do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

Fonte: R7.com

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Em São Paulo, Tarifa do Metrô e da CPTM aumentam dez centavos no próximo dia 12

A tarifa do metrô e dos trens metropolitanos de São Paulo será reajustada em dez centavos no próximo dia 12 de fevereiro, passando de R$ 2,90 para R$ 3,00, mesmo valor dos ônibus municipais da capital. O aumento é de 3,45%, menor do que a inflação nos últimos 12 meses, que foi de 6,5% pelo IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo) e de 5,34% pelo IPC (Índice de Preços do Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
Foto: Diego Silva
É importante ressaltar que o bilhete Madrugador Exclusivo não terá aumento e continuará com o mesmo valor, de R$ 2,50. Ele vale das 4h40 às 6h15 no Metrô e das 4h às 5h35 na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Já o Bilhete Único Integrado Comum passará de R$ 4,49 para R$ 4,65, índice de 3,56%, também inferior à inflação do período.

O reajuste é necessário para manter o equilíbrio financeiro das empresas (Metrô e CPTM). Entre fevereiro de 2011 e fevereiro de 2012, o Metrô e a CPTM tiveram elevados todos os seus custos (salários, eletricidade e todos os insumos para operação e manutenção do sistema).

As tarifas dos ônibus intermunicipais das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista também serão reajustadas. Os valores, que variam de acordo com os trechos percorridos, estão no site da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU):www.emtu.sp.gov.br.

Do Metrô SP




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Prefeitura de Belo Horizonte inaugura nesse sábado a ciclovia Barreiro

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, inaugura nesse sábado, dia 4/2, a Ciclovia Barreiro. A ciclovia tem 2,20 km de extensão e liga a Avenida do Canal ao Via Shopping, na Região do Barreiro. Monitores da BHTRANS irão distribuir folhetos para os ciclistas, motoristas e pedestres. A inauguração acontecerá às 9h, na Avenida Afonso Vaz de Melo, em frente ao Restaurante Popular do Barreiro, e contará com a presença do diretor-presidente da BHTRANS, Ramon Victor Cesar, de representantes de associações e de grupos de ciclistas da Capital.

A pista exclusiva para ciclistas no Barreiro tem 2,50 m de largura. Parte da ciclovia foi implantada no nível da calçada e parte foi segregada da pista de automóveis por separadores físicos. A ciclovia possui mão dupla de direção e recebeu sinalização horizontal na cor verde ao longo das calçadas e cor vermelha nas aproximações das interseções e pontos de conflitos como faixas de pedestres e baias de ônibus. Em todas as interseções foram implantadas rampas com rebaixos para ciclistas e pedestres. Além disso, toda sinalização vertical foi revitalizada. Além disso, foram implantados cinco paraciclos (dispositivos para estacionamento de bicicletas) em frente ao Restaurante Popular do Barreiro. No projeto foram investidos cerca de R$400 mil reais.

A inauguração da Ciclovia Barreiro não é uma iniciativa isolada. Ela faz parte do Programa Pedala BH - programa de incentivo ao uso da bicicleta que está implantando uma rede de ciclovias em Belo Horizonte que será integrada ao longo do tempo.

Essa é a quinta ciclovia entregue à comunidade neste ano. A primeira ciclovia, inaugurada no dia 2/7, foi a da Avenida Risoleta Neves (Via 240), que liga a ciclovia da Avenida Saramenha à Estação BHBUS São Gabriel. A segunda foi a Ciclovia Savassi, inaugurada no dia 3/9, que começa na Rua Professor Moraes e termina na interseção da Rua Piauí com Avenida do Contorno, próximo ao Centro de Especialidades Médicas. A terceira é a da Avenida Américo Vespúcio, inaugurada dia 22/9, que conecta a Avenida Antônio Carlos à Avenida Carlos Luz, na Região Noroeste. Além dessas ciclovias, foi inaugurado no dia 17/9, o trecho de 1,1 Km de Ciclovia do Boulevard Arrudas, entre a Rua Carijós e a Avenida Barbacena.

PEDALA BH

O programa PEDALA BH tem como objetivo promover ou resgatar o uso da bicicleta na Capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte. Para isso, o programa propõe ações que abrangem, desde a definição e implantação de rotas cicloviárias e estacionamentos para bicicletas, até campanhas de educação e de segurança no trânsito.

Como veículo de transporte, os usuários poderão, por exemplo, utilizar a bicicleta em seu primeiro deslocamento até uma estação de integração, onde poderão deixá-la com segurança em um bicicletário, utilizando, em seguida, o ônibus ou o metrô para completar a sua viagem.

Além das ciclovias inauguradas este ano, em Belo Horizonte existem ciclovias localizadas nas avenidas Tereza Cristina, dos Andradas, Saramenha, Vilarinho e na Orla da Lagoa da Pampulha. A população ciclista conta também com paraciclos e bicicletários localizados na Savassi, na Rua Pernambuco; na regional Pampulha, em frente ao Parque Guanabara; na Região Hospitalar, próximo ao Restaurante Popular; e nas estações BHBUS.

A rede cicloviária já planejada para Belo Horizonte é de cerca de 382 km e, para maior comodidade dos ciclistas, estão sendo instalados paraciclos e bicicletários para o estacionamento de bicicletas em vários locais da cidade.

A BHTRANS reconhece os benefícios do uso da bicicleta como meio de transporte para a cidade e para os cidadãos. Além de desafogar o trânsito, a bicicleta não polui, promove a melhoria da saúde de quem pedala, é um veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, é silencioso e flexível em seus deslocamentos.

Assessoria de Comunicação e Marketing da BHTRANS



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Metrô do Recife reforça segurança nas estações e trens

150 novos seguranças, incluindo 30 mulheres, foram contratados para atuar nos trens e estações de metrô recifenses. Agora, são 348, contando também os vigilantes patrimoniais. Os novatos estão em dois turnos, das 5h às 23h, nas linhas Centro, Sul e Diesel.

"Eles estão circulando dentro dos trens para combater desentendimentos entre os passageiros, depredação dos vagões, desrespeito de pessoas alcoolizadas, irregularidades cometidas por vendedores ambulantes, entre outros problemas cotidianos", informou o gerente de operações de segurança do Metrorec, Augusto Lima. Caso se deparem com essas situações, os seguranças devem descer na estação mais próxima e acionar os policiais ferroviários.

De acordo com Lima, não havia vigilantes dentro dos trens há cerca de quatro meses, quando a empresa terceirizada passou a não realizar o pagamento dos funcionários corretamente, causando a suspensão do contrato. A nova empresa é a BBC Segurança.

Fonte: NE10



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Licitação do trem-bala deve sair até outubro


O governo federal informou na tarde desta sexta-feira que a primeira etapa da licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), entre Campinas e o Rio de Janeiro, deve sair até outubro. Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, após reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a expectativa é de realizar as obras em um prazo entre 5 e 6 anos e está descartado que esteja pronto para as Olimpíadas de 2016 no Rio.
"Pela complexidade das obras, estimamos que as obras fiquem prontas entre cinco e seis anos. Não trabalhamos para as Olimpíadas", disse o ministro. A localização do terminal na capital paulista deve ficar no Campo de Marte, na zona norte da cidade, e a previsão é de que o fluxo de passageiros fique entre 60 mil e 150 mil ao dia.
De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o TAV não vai concorrer com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. O leilão do TAV foi adiado por duas vezes. Em julho do ano passado chegou a haver um pregão, mas não houve interessados. O governo decidiu alterar o modelo de licitação.
A licitação vai acontecer em duas etapas. Na primeira, serão licitados os trilhos e na segunda fase a infraestrutura da linha, como, por exemplo, as estações do trecho. Esta etapa ainda não tem data para ser realizada.

Por Hermano de Freitas
Fonte: Terra



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Linhas rodoviárias serão licitadas e passagens devem ficar até 10% mais baratas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Frota mais nova e confortável, passagem mais barata e número maior de trechos. A licitação do transporte rodoviário interestadual que deve ser publicada em abril pinta um modelo revigorado das viagens de ônibus Brasil afora. Na tentativa de conter a expansão do setor aéreo, que, nos últimos anos, vem sufocando a indústria rodoviária, com mais de duas décadas de atraso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê mudanças robustas no principal modal do país, que somente até setembro do ano passado transportou mais de 116 milhões de passageiros. Com as modificações previstas, os principais percursos originados na capital mineira podem ter redução de 10,2% ainda este ano.

Em Minas, no comparativo entre os três primeiros trimestres dos dois últimos anos, segundo a ANTT, houve redução do número de passageiros de 2,49%. Enquanto de janeiro a setembro de 2010 foram transportados 15,33 milhões de pessoas, no mesmo período do ano seguinte o total caiu para 14,95 milhões. Não é apenas de uma freada de um ano para o outro. De 2005 até 2010 (os dados de 2011 ainda não foram fechados), o número de embarques e desembarques nas rodoviárias mineiras retraiu 8,49%. A modificação é reflexo do barateamento das passagens aéreas e também das condições do serviço prestado pelas empresas de ônibus, que, para piorar, ainda têm estradas ruins pela frente.

Valores
Mas, de acordo com o que está previsto no edital do Projeto da Rede Nacional de Transporte Rodoviário Interestadual e Internacional de Passageiros (ProPassBrasil), novas regras devem modificar bruscamente esse cenário. A principal medida deve ser sentida no bolso dos passageiros. A mudança no coeficiente que calcula o preço das passagens foi modificado e estudo da ANTT mostra que 84% das pessoas transportadas devem ter o valor da tarifa reduzida.

É o caso do trecho com maior demanda em Minas (BH-Rio). Para os 511 mil passageiros que usam o trecho anualmente, o custo da passagem deve cair de R$ 54,06 para R$ 48,55 – o valor não considera o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS); pedágios e taxa de embarque. A viagem de Belo Horizonte para São Paulo deve ter redução semelhante, caindo de R$ 72,41 para R$ 65,03. “O aéreo cresce, mas o terrestre também. O setor rodoviário mantém sua clientela, mas uma rota pode sentir mais que a outra”, afirma a superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da ANTT, Sônia Haddad, que ontem numa audiência pública em Belo Horizonte, discutiu os últimos detalhes do edital.

O edital do transporte público interestadual é uma premissa considerada ainda na Constituição de 1988. Mas, de lá para cá, o governo federal adiou o que deveria ser obrigatório por causa das reclamações oriundas do setor de transporte. As maiores empresas criticam o modelo por serem obrigadas a assumir percursos pouco rentáveis. Isso porque, os 60 lotes que compõem o edital mesclam trechos muito lucrativos, como BH-Rio, e outros bem menos interessantes.

Insatisfação a bordo
Anualmente, os irmãos Maria Akemi e Ivan Akira cruzam cinco estados para passar férias com os parentes em Alfenas, no Sul de Minas. De Petrolina, no interior de Pernambuco, até o Terminal Governador Israel Pinheiro, em Belo Horizonte, os estudantes enfrentam mais de 30 horas de viagem. Mas não é sempre que o tempo previsto na passagem se confirma. É comum a quebra do ônibus. Numa certa ocasião, o veículo apresentou problema por três vezes e, além do medo, eles tiveram que acrescentar umas boas horas na viagem. “E tem mais: O banheiro é insuportável e a segurança não é nada boa. Uns ônibus fazem um barulho excessivo e têm pneu careca”, afirma Maria.

Mas, segundo as novas regras do transporte interestadual, a data de fabricação de cada veículo não pode ultrapassar 10 anos e a média da frota deve ser de cinco anos. Além disso, devem ser instalados sistemas de monitoramento das viagens, o que deve permitir fiscalizar velocidade, percurso e número de passageiros, garantindo melhorias no serviço. Na lista de melhorias, por Minas devem passar 18 linhas novas, o que garante maior capilaridade do transporte. No entanto, ainda assim, menos de 40% do total de cidades terá viagens interestaduais. Assim, em alguns casos, será preciso o passageiro seguir para uma cidade maior para na sequência seguir para outro estado.

Entre os novos percursos mais demandados estão Uberlândia-Campinas e Belo Horizonte-Volta Redonda. Essas rotas devem suprir os problemas de infraestrutura dos aeroportos de menor porte, absorvendo parte desses passageiros. “Estamos entre a cruz e a espada. De um lado, temos o inconveniente das estradas e dos ônibus, enquanto, do outro o problema é a infraestrutura dos terminais aéreos. É arriscado viajar para São João del-Rei e Governador Valadares, por exemplo. Se chove um pouquinho, não é possível decolar”, afirma o advogado Leandro Amaral Andrade.

Fonte: Estado de Minas


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No Rio, Prefeito de Salvador conhece teleférico do Alemão

O prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, está no Rio, e conheceu o Teleférico do Alemão, nesta quinta-feira. A terceira maior cidade do Brasil quer copiar o projeto do Estado do Rio e implantar um sistema de transportes por cabo, tendo em vista a geografia da cidade, repleta de morros e ladeiras.

- O teleférico é uma importante solução de mobilidade urbana para as comunidades. O Rio de Janeiro, com sua experiência pioneira, dá um exemplo fantástico de ação em prol das comunidades carentes para todo o Brasil. Este projeto se encaixa perfeitamente no cenário urbano de Salvador. Em breve a cidade terá seu primeiro trecho do metrô, e precisamos de uma série de modais interligados, afim de facilitar os deslocamentos da população soteropolitana – explica João Henrique Carneiro.

Acompanhado de secretário de transportes, prefeito de Salvador conhece o teleférico do AlemãoA cidade de Salvador está prestes a inaugurar sua primeira linha de metrô, que, inicialmente atenderá um trecho de seis quilômetros. O sistema está em período de testes, e já conta com todos equipamentos instalados, assim como material rodante.

- O sucesso do Teleférico do Alemão está contagiando outras regiões do país. É muito satisfatório para o Governo do Rio saber que, além de trabalhar para atender às necessidades da nossa população, também está contribuindo para o desenvolvimento do setor de transporte público de outras localidades – conta o secretário Julio Lopes.

Fonte: Jornal do Brasil


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