O governo federal informou na tarde desta sexta-feira que a primeira etapa da licitação do Trem de Alta Velocidade (TAV), entre Campinas e o Rio de Janeiro, deve sair até outubro. Segundo o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, após reunião com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a expectativa é de realizar as obras em um prazo entre 5 e 6 anos e está descartado que esteja pronto para as Olimpíadas de 2016 no Rio.
"Pela complexidade das obras, estimamos que as obras fiquem prontas entre cinco e seis anos. Não trabalhamos para as Olimpíadas", disse o ministro. A localização do terminal na capital paulista deve ficar no Campo de Marte, na zona norte da cidade, e a previsão é de que o fluxo de passageiros fique entre 60 mil e 150 mil ao dia.
De acordo com o governador Geraldo Alckmin, o TAV não vai concorrer com os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. O leilão do TAV foi adiado por duas vezes. Em julho do ano passado chegou a haver um pregão, mas não houve interessados. O governo decidiu alterar o modelo de licitação.
A licitação vai acontecer em duas etapas. Na primeira, serão licitados os trilhos e na segunda fase a infraestrutura da linha, como, por exemplo, as estações do trecho. Esta etapa ainda não tem data para ser realizada.
Por Hermano de Freitas
Fonte: Terra
0 comentários:
Postar um comentário