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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011Postado por Meu Transporte às 18:28 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Sistema de transporte coletivo urbano que será implantado em Ribeirão Preto terá padrão de metrópole
É o que afirmam especialistas ouvidos pelo A Cidade, que consideram o modelo "audacioso" para o porte do município.
Foto: matheus urenha |
Para o professor, a mudança vai permitir agilidade maior no transporte público, com queda no tempo das viagens, tornando-se assim mais atrativo para uma parcela da população que usa apenas carro de passeio para se deslocar.
Com o corredor diametral Norte/Sul 1, duas importantes regiões de Ribeirão serão interligadas sem passar pelo quadrilátero central. Assim, o tempo de viagem reduzir em 50% para quem vai da avenida Brasil (zona Norte) até o RibeirãoShopping (zona Sul).
Já o especialista em transporte e trânsito da USP de São Carlos, Coca Ferraz, afirma que a proposta da Transerp é adequada para Ribeirão, caso esteja fundamentada em pesquisa de origem e destino.
"A mudança abre caminho para possíveis melhorias no trânsito. Com a retirada de ônibus do quadrilátero central, mesmo que em número pequeno, haverá um impacto positivo", diz.
O líder de uma comissão de motoristas de ônibus em Ribeirão, José Carlos da Silva, avalia que a nova rede trará avanços significativos para os usuários. "Ribeirão Preto passará a ser uma referência. O transporte público terá uma agilidade maior", diz.
O valor previsto pelo edital é de R$ 131 milhões. Serão construídas duas estações no Centro. Uma delas, a da Catedral será modular, assim como as existentes em Curitiba. Além disso, haverá oito terminais em várias regiões da cidade.
Os dados foram divulgados durante a última semana. O diretor de Transportes da Transerp, José Mauro de Araújo, explicou que o novo modelo busca tornar o transporte coletivo mais atrativo para a população. "Se disponibilizarmos um serviço de qualidade, conseguimos atrair novos usuários do transporte coletivo", diz.
Postado por Meu Transporte às 18:07 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Recife, Muitas Queimas de Paradas e Poucas Reclamações
Postado por Meu Transporte às 14:38 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
No Rio, Terminais Rodoviários Menezes Cortes e Américo Fontenelle (ambos no centro do Rio), Nova Iguaçu e Nilópolis (estes na Baixada Fluminense), passarão à iniciativa privada
Foto: Luiz Antonio Doria |
Postado por Meu Transporte às 14:12 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
STM estuda implantação de trem rápido entre Ribeirão Preto e Campinas
Foto: Ricardo Guimarães |
Postado por Meu Transporte às 14:11 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Corredores exclusivos podem baratear tarifa de ônibus na Grande Vitória
"Com os veículos de portas do lado esquerdo, nós já teríamos alguns ônibus para começar a funcionar o BRT. Mas vamos renovar a frota. Não tem relação a implantação BRT com o aumento de tarifa, muito pelo contrário. O BRT otimiza o transporte coletivo, e melhora a relação tarifária. Inclusive trabalhamos com redução do subsídio, que está hoje em R$ 70 milhões", frisou o secretário.
O alargamento das pistas da Terceira Ponte também está entre as propostas para otimizar o deslocamento da população na região metropilitana, reduzindo o gargalo no trânsito entre Vitória e Vila Velha. Um projetos de ampliação da via já está em andamento e outro em estudo, com implatação para médio prazo. Os recursos financeiros poderiam ser viabilizados por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para acelerar o cronograma de urbanização do Canal da Capixaba.
"O projeto de ampliação já mostrou-se viável para a Terceira Ponte, inclusive com alargamento de dois metros da pista de cada lado. Isso, possibilita operar até quatro faixas num sentido em horário de pico, e outras duas no contrário. Estamos levantando os custos, cronogramas e intervenções necessárias. Seria uma obra de dois anos de construção. Uma empresa alemã está desenvolvendo o projeto", revelou o secretário.
Mas Fábio Damasceno é enfático ao dizer que não basta alargar a ponte. Segundo ele é preciso pensar nos acessos, como a transferência do pedágio para Vila Velha, a urbanização dos canais Bigossi e da Carioca, em vila Velha, e túnel na Pracinha do Cauê, ligando diretamente a ponte e a Reta da Penha, em Vitória, por exemplo.
Aquaviário
O secretário estadual de Transportes também comentou o volta do transporte aquaviário na Baía de Vitória. "Um engenheiro naval foi contratado para elaborar o projeto da embarcação que vai circular no novo aquaviário na Baía de Vitória", disse. Damasceno informou que, inicialmente, a linha vai começar ligando a Prainha, em Vila Velha, à Enseada do Suá, em Vitória.
Postado por Meu Transporte às 14:11 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Espiríto Santo
Em Manaus, Ônibus vão circular durante a madrugada até o dia 23
domingo, 18 de dezembro de 2011
“Do dia 17 (hoje) ao dia 23 a frota normal de 1.631 ônibus estará disponível aos usuários até mais tarde”, disse.
Conforme a proposta, a partir de hoje, os ônibus comuns passam a circular até 1h da manhã e os alimentadores dos terminais até as 2h.
“As pessoas agora não precisam mais ter pressa. Terão uma hora para pegar o ônibus e mais uma hora para chegarem em casa”, afirmou o diretor-presidente.
Na manhã da última quinta-feira, 15, representantes da Alasc e membros da equipe técnica SMTU se reuniram para discutir a viabilidade da extensão.
O pedido, de acordo com a presidente da Alasc, Mercedez Braz, tem o propósito de facilitar a locomoção de clientes e funcionários do shopping.
“Nossa preocupação é evitar que as pessoas façam suas compras correndo ou deixem de comprar por medo de perderem o horário do ônibus”, disse.
A medida proposta pela Alasc vai beneficiar também os demais shoppings da capital que estão funcionando até 0h para atender à demanda das compras de final de ano.
Segurança
As empresas de ônibus, contudo, não vão solicitar um reforço no policiamento, tanto nas paradas quanto nos coletivos. Segundo Cavalcante, os ônibus já circulam até a 0h e uma hora a mais não fará diferença em relação à segurança dos passageiros.
Postado por Meu Transporte às 10:02 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Em BH, Abertura de viadutos desata nó e abre caminho para BRT
A intervenção faz parte do PAC da Mobilidade Urbana, voltado para a Copa de 2014, e custou, ao todo, R$ 52,5 milhões, incluindo desapropriações. Do total de famílias removidas, 61 foram indenizadas e 27 foram reassentadas em apartamentos do programa Vila Viva.
Foto: SAMUEL AGUIAR |
Iniciada em junho de 2010, a construção do complexo possibilitou a eliminação do cruzamento com semáforos entre as duas avenidas. Agora, também é possível fazer ligação direta entre as avenidas Abraão Caram e Professor Magalhães Penido. Somente na avenida Antônio Carlos, passam 80 mil veículos por dia.
A obra também favorecerá a implantação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus) nas avenidas Antônio Carlos e Pedro I. As intervenções encontram-se em andamento e irão beneficiar os trechos Centro-Pampulha e Pampulha-Vilarinho. Juntas, as obras deverão beneficiar cerca de 650 mil pessoas das regiões Pampulha, Venda Nova e Norte, além de cidades da região metropolitana como Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.
Postado por Meu Transporte às 09:49 0 comentários
Marcadores: B R T, Minas Gerais