Ao assinar o convênio com o superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Antonio Vaz e o presidente da Urbs, Marcos Isfer, Luciano Ducci afirmou que ainda neste ano será feita a licitação das obras da reforma do terminal rodoviário e entorno, num investimento de R$ 36,5 milhões que integram o PAC da Copa. “Amanhã mesmo daremos entrada do projeto na Caixa Econômica para avaliação e, com a aprovação da Caixa, iniciaremos o processo de licitação”, completou o prefeito.
Luciano Ducci agradeceu o empenho de toda a equipe para viabilizar a cessão à Prefeitura de Curitiba, por mais duas décadas, da área de 63 mil metros quadrados da Rodoferroviária. “Esta assinatura inicia o processo de modernização da Rodoviária”, disse.
O superintendente do Patrimônio da União no Paraná, Dinarte Vaz, destacou a parceria com a Prefeitura de Curitiba. “Foi um longo processo para termos um contrato de cessão, o mais favorável possível para a comunidade. Não tenho dúvida de que a reforma será um marco para a cidade de Curitiba”, afirmou. “Estamos todos de parabéns.”
O presidente da Urbs, Marcos Isfer, também parabenizou a cidade de Curitiba. “É um momento de alegria, resultado de um trabalho em parceria imprescindível para que chegássemos a este momento tão importante para a cidade.”
O projeto de reforma da Rodoviária já tem uma pré-análise feita pela Caixa Econômica o que permite prever sua liberação a tempo de realizar a licitação das obras ainda neste ano. “Daremos a entrada formal do projeto na Caixa amanhã mesmo”, garantiu o presidente do Ippuc, Cléver de Almeida.
Revitalização – "A Rodoviária é estratégica para a cidade e para a Copa do Mundo de 2014”, disse o prefeito Luciano Ducci. “Muitas pessoas do Paraná, de outros estados e até mesmo países chegam a Curitiba de ônibus. Por isso queremos uma rodoviária moderna e que ofereça conforto e segurança ao usuário”, frisou o prefeito Luciano Ducci.
A revitalização da Rodoviária de Curitiba inclui a adequação do sistema viário do entorno e a mudança de uso e aproveitamento melhor de espaços. Entre as melhorias estão 16 conjuntos sanitários, mais oito adaptados para pessoas com deficiência, fraldário, 560 assentos área de embarque, praça de alimentação climatizada com 142 m² e restaurante para 56 lugares.
O projeto original da rodoviária, do arquiteto Rubens Meister, será preservado. Pelo novo projeto do Ippuc, a venda de bilhetes passará a ser feita no piso superior. Serão implantados quatro elevadores, dimensionados para o transporte de passageiros e bagagens, quatro escadas rolantes e uma nova passarela com plataforma elevatória para uso de pessoas com deficiência.
Na mesma área haverá salas de espera climatizadas, restaurantes e o setor de serviços institucionais (Urbs, Dnit e Juizado). Haverá painéis indicativos com informações de chegada e saída dos ônibus, similares aos existentes em aeroportos.
Na parte térrea externa, onde hoje estão instalados os guichês das empresas de ônibus, ficarão pontos de comércio e serviços. Na parte interna do piso térreo ficará a sala de embarque, de acesso exclusivo e climatizada, que será controlada por catracas com leitura por código de barras. Hoje os embarques ficam acumulados junto aos ônibus e a aglomeração de pessoas em épocas de feriados é intensa.
“O conforto e a comodidade dos usuários é prioridade. Hoje todas as operações de compra e venda de passagens são feitas no piso térreo. É onde está a grande concentração de pessoas. O projeto leva em conta a divisão deste fluxo de usuários com o aproveitamento maior do piso superior", diz a a supervisora de Projetos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Célia Bim. "A proposta é criar facilidades no embarque e desembarque de passageiros, melhorar a acessibilidade e implantar áreas de comércio e serviços”, acrescenta a arquiteta.
Sistema Viário – Para sair ou chegar ao terminal, os ônibus que fazem as rotas estaduais e interestaduais obrigatoriamente convergem para a Avenida Affonso Camargo. O movimento dos ônibus de viagem nesta avenida é de cerca de 400 veículos em dias normais e passa de mil ônibus em feriados e finais de semana prolongados.
Para adequar o sistema viário - tendo em vista que a Affonso Camargo irá receber o fluxo do corredor Aeroporto-Rodoferroviária, com previsão de implantação de um novo viaduto em sentido único vindo da Avenida das Torres -, o projeto da prevê a entrada e saída dos ônibus de viagem pela rua Dario Lopes dos Santos, na parte de trás do terminal, a partir da liberação do pátio de manobras da Rede Ferroviária Federal, operado pela ALL.
Os ônibus que chegam do litoral paranaense pela BR 277, de Santa Catarina pela avenida das Torres e do interior do Paraná pela Silva Jardim entrarão no terminal pela Dario Lopes dos Santos, melhorando a mobilidade no entorno da Rodoferroviária.
No novo espaço será implantada uma área exclusiva para desembarque, com 10 novas plataformas, e construída uma faixa de acumulação com 300 metros de extensão para o estacionamento dos ônibus. Hoje, a faixa existente ao lado da Rodoferroviária tem 30 metros.
Também haverá a ligação cicloviária ao terminal, integrada às ciclovias existentes na Affonso Camargo e na avenida Mariano Torres. A Rodoviária terá 278 vagas de estacionamento e revitalizada a praça com obras de paisagismo e nova iluminação.