Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Em Porto Alegre, Segunda viagem será gratuita nos ônibus de Porto Alegre

sábado, 14 de maio de 2011

Jonathan Heckler / PMPA / CP
Os usuários do transporte coletivo de Porto Alegre terão um ganho econômico significativo no deslocamento pelas linhas de ônibus. A EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) confirmou, para 1º de julho, o início da gratuidade para a segunda viagem, realizada em até 30 minutos após o primeiro deslocamento. Atualmente, a cobrança é de 50% sobre a tarifa de R$ 2,70.

A nova regra do sistema de ônibus valerá para qualquer linha, inclusive as mais longas, e abrangerá todos os segmentos de usuários que utilizam o cartão TRI, principalmente os estudantes, que pagarão apenas R$ 1,35, por dois deslocamentos.

O secretário municipal da Mobilidade Urbana, Vanderlei Cappellari, destaca a iniciativa. 
- A Prefeitura assumiu este compromisso em fevereiro, no último aumento da tarifa. A medida vai beneficiar o bolso de todos os usuários, sem exceção, e garantirá um melhor planejamento das viagens, representando um ganho a mais no sistema do transporte coletivo da capital.

Atualmente, 500 mil pessoas utilizam ônibus diariamente na capital, correspondendo a 1 milhão de viagens por dia. A medida beneficiará 400 mil pessoas que pagam passagem diariamente. As demais são isentas.


Fonte: R7.com

READ MORE - Em Porto Alegre, Segunda viagem será gratuita nos ônibus de Porto Alegre

Em São Paulo, Estação Pinheiros do metrô será aberta na segunda-feira

O governo de São Paulo vai inaugurar, nesta segunda-feira, a estação Pinheiros do metrô, a quarta da Linha 4-Amarela. Em 2007, uma cratera gigante no canteiro de obras engoliu veículos e provocou a morte de sete pessoas, na maior tragédia da história do metrô paulistano.

Nessa primeira fase, a estação deve funcionar das 4h40 às 15 horas, mesmo horário das estações Paulista, Butantã e Faria Lima. Segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Linha Amarela deve passar a operar em horário integral (das 4h até 0h15) a partir do segundo semestre. Com a mudança, o número de usuários deve saltar dos atuais 29 mil para 240 mil passageiros/dia.

Até o final de junho, será oferecida uma integração provisória entre a estação Pinheiros e a Linha 9-Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Como a estrutura que liga os dois sistemas ainda não está pronta, os usuários terão de retirar um tíquete ao sair do metrô para poderem acessar gratuitamente a rede de trens da CPTM.



READ MORE - Em São Paulo, Estação Pinheiros do metrô será aberta na segunda-feira

Rio terá novos terminais rodoviários

O Rio finalmente vai ganhar terminais rodoviários novos, equipados com minishoppings climatizados e tudo. O governador Sérgio Cabral assinou ontem decreto autorizando a elaboração do edital de concorrência pública para concessão à iniciativa privada dos terminais Américo Fontenelle e Menezes Cortes, no Centro, e as unidades de Nilópolis e Nova Iguaçu, na Baixada.
Foto:Reprodução
Novo Terminal Rodoviário Américo Fontenele | Foto: Reprodução
A revitalização foi incluída no programa do governo do estado de obras a serem concluídas para a Copa do Mundo e a Olimpíada de 2016. O edital deve estar nas ruas daqui a 3 ou 4 meses. A assinatura do contrato acontece nos próximos 180 dias, as obras começarão logo depois e a previsão é de conclusão no final de 2013. O custo total estimado é de R$ 82 milhões.

A prioridade é a reconstrução do Américo Fontenelle, por onde circulam 300 mil pessoas por dia. Isso por sua localização e o papel que vai desempenhar na integração dos meios de transportes — trem, metrô e ônibus — com linhas radiais para pontos estratégicos da cidade durante os eventos esportivos. As outras unidades são menores e precisarão de menos reparos.

O Américo Fontenelle será reconstruído também em função do péssimo estado das instalações elétricas e hidráulicas e das infiltrações. O local é parda de 50 linhas. A reforma prevê a construção de novas plataformas de embarque e desembarque, seguindo os padrões de acessibilidade para idosos e portadores de deficiência, novos banheiros, minishopping climatizado, elevadores, sistemas de som e vigilância e de monitoramento de entrada e saída de veículos no estacionamento, com cerca de 200 vagas. O projeto está orçado em R$ 28 milhões.

Os demais também terão esses equipamentos (com exceção do minishopping), mas em quantidade reduzida, compatível com o movimento.

Modelo copiado da Novo Rio

Somadas todas a vezes que um passageiro pisa em um desse quatro terminais por ano, a movimentação chega a 100 milhões de usuários em viagens de ida e volta.

“Foram mais de três anos de estudos e muito trabalho para chegarmos até aqui e atender a determinação do governador de aparelhar nossas rodoviárias com o que tem de mais moderno”, frisou Ronaldo Francisco, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado (Coderte) do Rio. Segundo ele, as estações seguirão o modelo implantado pela companhia há pouco mais de um ano no Terminal Rodoviário Novo Rio.

No mês passado, havia sido dito que a empresa vencedora da concorrência pública será responsável também pela construção de três novas rodoviárias. Mas, segundo a Coderte, esse projeto foi adiado por enquanto.



READ MORE - Rio terá novos terminais rodoviários

SuperVia terá esquema especial para shows de Paul McCartney no Engenhão

A SuperVia preparou um esquema especial para atender aos clientes que forem ao shows do ex-Beatle Paul McCartney, agendado para 22 e 23 de maio, no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. A concessionária disponibilizará trens extras com ar condicionado antes e depois do evento em plataformas exclusivas para embarque (conforme tabela abaixo).
Os kits com as passagens de ida e de volta poderão ser adquiridas a partir de 17 de maio, nas estações Central do Brasil, Madureira e Engenho de Dentro. Os bilhetes de ida e volta do Vale SuperVia - que terá embarque em portões específicos indicados na estação - custam R$ 5,60 e o kit com integração do metrô custa R$ 8,40. As estações do metrô de Del Castilho, Pavuna, Saens Pena, Central, Carioca, Largo do Machado, Botafogo, Siqueira Campos e Ipanema também participam desta venda especial. Nos dias dos shows, o horário de funcionamento da integração com o Metrô será ampliado.
Além de reforçar as equipes de atendimento e segurança, a SuperVia também oferecerá o serviço “Posso ajudar?”, com orientadores de público trilíngues  nas estações Central do Brasil e Engenho de Dentro.



READ MORE - SuperVia terá esquema especial para shows de Paul McCartney no Engenhão

Prefeitura do Recife lança plano emergêncial de mobilidade urbana

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Av. Agamenon Magalhães
A Prefeitura do Recife anunciou, no início da tarde de hoje, o Plano de Ação para o trânsito do Recife 2011/2012. Com um investimento total de quase R$ 18 milhões e prazo de um ano para a execução, o projeto traz uma série de intervenções para melhoria dos padrões de mobilidade urbana. O pacote de serviços está dividido em nove metas, desde a modernização semafórica com a implantação de equipamentos de proteção para a variação de tensão, incluindo baterias nos semáforos de trânsito, a criação de giros de quadra até a manutenção de ciclovias. Também fazem parte do plano, ações de recuperação de pavimento e estudos de engenharia de tráfego. 
O objetivo é melhorar a circulação de pedestres, veículos e ciclistas intervindo nos logradouros e realizando a manutenção de locais estratégicos como os principais corredores viários do município e o entorno dos mercados públicos.
Confira detalhes do plano, anunciados pela prefeitura:
Manutenção e sinalização – O Plano prevê a sinalização vertical e horizontal de 119 vias do Recife, que foram divididas em três blocos de acordo com o grau de prioridade. Serão iniciados primeiramente os grandes corredores metropolitanos, por onde trafegam os maiores volumes de veículos diariamente. Depois, as ações serão realizadas nos corredores secundários e nas vias coletoras – aquelas que ligam as ruas aos corredores principais -, e na seqüência as vias locais.
Entre os logradouros que irão receber serviços de manutenção de sinalização e pavimento estão as avenidas Caxangá, 17 de Agosto, Conde da Boa Vista, Conselheiro Aguiar, Conselheiro Rosa e Silva, Cosme Viana, Cruz Cabugá, Dantas Barreto, Abdias de Carvalho, Domingos Ferreira, Agamenon Magalhães, Guararapes, Hidelbrando de Vasconcelos, Mascarenhas de Morais, Maurício de Nassau, Norte, Nossa Senhora do Carmo, Otacílio de Azevedo, Parnamirim, Recife, Rui Barbosa, Uriel de Holanda, Dois Rios, Antônio Falcão, Beberibe, General Mac Arthur, General San Martin, João de Barros, Boa Viagem, entre outras. Custo das intervenções: R$5.774.080,00.
Criação de giros - Outra iniciativa do plano é a criação de giros de quadra em importantes avenidas, acabando assim com algumas entradas à esquerda. A ação visa facilitar e melhorar a fluidez dos veículos, e assim, evitar retenções que se formam com a obstrução de uma das faixas na via. As dez intervenções previstas já dispõem de estudos por parte da CTTU, são elas:
- Eliminação de dois giros à esquerda na Av. Agamenon Magalhães e o fechamento de três agulhas que dão acesso à via principal e a local.
Haverá a proibição do movimento à esquerda no horário das 7h às 22h (em dias úteis), no sentido Olinda/Recife, nos pontilhões localizados na altura da Av. Rui Barbosa e da Rua Henrique Dias. Com isso, os veículos terão que realizar giros de quadra. Será adequado o horário dos outros giros à esquerda da Agamenon situados na altura na Rua General Joaquim Inácio e Rua Bandeira Filho para também da 7h às 22h, valendo apenas para dias úteis.
O projeto inclui ainda o fechamento de três agulhas localizadas na pista Oeste, sentido Olinda/Recife. Serão eliminadas as duas entradas entre as vias São Salvador e Bandeira Filho (uma de saída e outra de entrada para a pista local) e a primeira agulha após a Rua Joaquim Nabuco. Serão implantadas e trocadas placas de sinalização advertindo os condutores para as saídas existentes na via. A iniciativa visa melhorar a fluidez tanto na via principal quando na via local da Agamenon Magalhães. Custo da intervenção: R$250 mil.
- Eliminação do giro à esquerda para retorno no sentido subúrbio/cidade na Av. Mascarenhas de Morais com destino à Av. Recife. Com essa mudança, os condutores que estiverem no sentido subúrbio-cidade deverão a fazer o retorno após a UPA (Unidade de Ponto Atendimento) da Imbiribeira e subir pela alça do viaduto Tancredo Neves no sentido Av. Recife. A ação prevê também a colocação de um semáforo para pedestres em frente à unidade hospitalar. Custo da intervenção: R$101 mil.
- Construção de pontilhão sobre o canal da Av. Agamenon Magalhães na altura do viaduto da Av. João de Barros. Serão duas alças que servirão de retorno para os dois sentidos da via. A medida servirá para melhorar o fluxo e o escoamento de veículos que vêem dos bairros da área. Custo do serviço: R$1.442.100,00.
- Criação de giro de quadra na Av. Norte para a Av. Professor José dos Anjos, no Vasco da Gama. Será eliminado o giro à esquerda do local no sentido subúrbio/cidade. O projeto da intervenção prevê a pavimentação de um trecho do Canal Vasco da Gama entre as ruas Guimarães Peixoto e Av. Norte, que servirá para a realização do giro de quadra. Com isso, será suprimido o terceiro tempo do semáforo localizado na AV. Norte com a Av. Professor José dos Anjos. A medida vai facilitar a circulação de veículos na via principal. Custo da intervenção: R$275.800,00
- Criação de giro de quadra na Av. Norte, no bairro da Tamarineira. Com isso será eliminado o giro à esquerda no sentido cidade/subúrbio no ponto entre as ruas Regueira Costa e General Abreu e Lima. O condutor terá que entrar à direita na Av. Agamenon Magalhães Melo seguir pelo prolongamento da Rua Canapolis e Rua 13 de Junho para cruzar a Av. Norte. Com a mudança será extinto o terceiro tempo do semáforo do local. Custo da intervenção: R$326 mil.
- Criação de alça de retorno no canteiro central da Rua Prefeito Arthur de Lima Cavalcante, em Santo Amaro. Com a intervenção, o motorista que estiver vindo da Ponte do Limoeiro não poderá mais entrar à esquerda para acessar a Rua da Aurora. Para chegar até a via, o condutor irá dobrar à direta logo após a ponte e seguir pela Rua Prefeito Arthur Lima Cavalcanti até fazer o contorno na nova alça na Praça. Com a modificação será eliminado um dos tempos do semáforo da Av. Norte com a Rua da Aurora, o que irá melhorar a fluidez dos veículos que transitam pela área. Custo da intervenção: R$396.400,00.
- Criação de giro de quadra na Rua da Fundição, em Santo Amaro. Com a medida, o veículo que segue pela Rua Prefeito Arthur de Lima Cavalcanti não poderá mais entrar à esquerda na Ponte do Limoeiro. Para acessar o Bairro do Recife, o condutor seguirá pela Rua da Aurora e entrará a direita na Rua Dois de Julho em seguida dobra no prolongamento da Rua da Fundição que terá terrenos desapropriados até entrar a direta novamente na Av. Norte no sentido subúrbio/cidade. Serão construídos 250 metros de via entre as ruas Araripina e 24 de Agosto para a eliminação de um dos tempos do semáforo localizado na Av. Norte com a Rua da Aurora. Custo da intervenção: R$312.900,00.
- Eliminação de giros de quadra nos dois sentidos na Av. Abdias de Carvalho, no bairro do Prado. Com isso, serão criados dois giros de quadra. O primeiro no sentido cidade/subúrbio será através da Rua Santa Edwirges, Rua Pandia Calógeras e Av. Cosme Viana, para quem quer acessar o bairro de Afogados. Já para o motorista quem está no sentido subúrbio/cidade, o giro será feito pelas vias Santa Edwirger e Padre Teófilo Tworz. Custo da intervenção: Santa Edwirger - R$40 mil e Padre Teófilo Tworz – R$15 mil.
- Criação de giro de quadra na Av. Abdias de Carvalho nas proximidades da faculdade FIR. Com isso, será eliminado o giro à esquerda da área localizada no bairro do Prado. Com a execução do projeto, o condutor que estiver vindo no sentido cidade/subúrbio terá que realizar o retorno através das ruas Dr. José Machado, Leopólis e Xavier Sobrinho. A medida possibilitará o ganho de mais uma faixa para a circulação dos veículos no trecho da Abdias de Carvalho. Custo da intervenção: R$668 mil.
Concurso Público - A Prefeitura do Recife promoverá um concurso público, em agosto, para a contratação de duzentos novos guardas municipais. O certame propiciará uma melhoria no monitoramento do tráfego, já que parte dos novos profissionais será absorvida pela CTTU. O edital com o cronograma de datas e conteúdo programático será lançado em junho.
Etapas
– Foi publicada a comissão de elaboração do concurso no Diário Oficial do Município de 07/05/11.
– Termo de referência pronto na primeira quinzena de maio.
– Avaliação do Termo de referência pela comissão até o final de maio.
– Lançamento do edital em junho.
– Realização do concurso prevista para agosto.
Modernização semafórica com inclusão de baterias - Nesta semana, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) inicia o processo de modernização e manutenção 210 grupos semafóricos em importantes corredores da Cidade. O trabalho, que faz parte do conjunto de ações da Prefeitura para minimizar os transtornos causados pelo período chuvoso e assim melhorar a circulação de veículos, inclui a instalação das baterias “no brecks” nos equipamentos. Os serviços terão um prazo de quatro meses para a conclusão. A cada mês será contemplado um conjunto de vias definido por região do município.
O primeiro corredor de trânsito a receber a modernização será a Av. Agamenon Magalhães, onde nove sinais receberão as melhorias. Com a iniciativa da colocação de baterias, mesmo que haja falta de fornecimento de energia elétrica, os equipamentos não irão parar de funcionar com uma autonomia de até três horas. Além disso, todos os 210 semáforos também terão os gabinetes dos controladores e os cabos de comunicação trocados, uma nova vedação para a passagem dos cabos, novo aterramento e filtros específicos para evitar “ruídos” na comunicação entre as redes.
A primeira etapa do trabalho é a troca dos cabos. A partir da segunda quinzena de maio, serão implantados os demais novos componentes. Ainda neste mês, também passarão pela modernização os semáforos das avenidas Caxangá (15), Norte (18), Dois Rios (4) e da Rua Real da Torre (3), perfazendo um total de 49.
Em junho, o trabalho continua nas seguintes vias: Abdias de Carvalho (8); Mascarenhas de Morais (20); Recife (10); Benfica (6); e José Bonifacio (4). Em julho, será contemplada a área do bairro de Boa Viagem e Pina, com as avenidas Boa Viagem (13); Conselheiro Aguiar (16) e Domingos Ferreira (21); Por fim, em agosto, receberão as melhorias os equipamentos das avenidas Conde da Boa Vista (8); 17 de Agosto (11), Rosa e Silva (7); Rui Barbosa (7); Cruz Cabuga (6) Beberibe (12); Rua 48 (3); Joaquim Nabuco (6) e Rua do Espinheiro (3).
Em fase de testes, uma bateria já foi instalada no conjunto de semáforos que ficam localizados no cruzamento da Av. Agamenon Magalhães com a Rua Joaquim Nabuco. Nas medições realizadas, o dispositivo respondeu muito bem. Custo da intervenção: R$2.158.650,00.
Mercados públicos – Disciplinamento do entorno de nove mercados públicos do Recife. Os projetos incluem a regulamentação de estacionamento, implantação e manutenção de sinalização horizontal e vertical, melhorando a circulação de pedestres e veículos. A ação prevê ainda a transformação de algumas vias em sentido único para facilitar a fluidez.
Serão alvo dos serviços de ordenamento os mercados de Casa Amarela, Afogados, Nova Descoberta, São José, Água Fria, Encruzilhada, Boa Vista, Madalena e Cordeiro. Custo das intervenções: R$1.619.000,00.
Melhorias de mobilidade -  O plano contempla alguns projetos e estudos da CTTU para a melhoria da mobilidade urbana do Recife. Entre eles está a contratação de um estudo de tráfego e simulação para os pontos críticos da Avenida 17 de Agosto, em Casa Forte. Esse trabalho de estudo terá o custo de R$150 mil. Outros pontos da Cidade também irão receber ações que visam facilitar a mobilidade das pessoas. São elas:

Av. Dois Rios, no Ibura
- Alargamento de 350 metros da Av. Dois Rios, no Ibura, no trecho a partir da linha férrea sentido BR-101. A obra inclui a criação de baias para ônibus. No local, já foram realizados, nesse último mês de abril, serviços de pintura e reposição de sinalização, atendendo a uma demanda na comunidade do bairro. Com a ampliação da via, a intenção é que haja uma melhor circulação de veículos com menos retenções. Custo da intervenção: R$ 1.060.384,00.
- Criação do binário das ruas Francisco da Cunha e Ministro Nelson Hungria, em Boa Viagem. As duas vias serão transformadas em toda sua extensão em mão única, melhorando a circulação interna e o escoamento de veículos da área. Custo da intervenção: R$ 253.807,00. Além disso, numa segunda etapa, haverá o complemento do binário com a criação de um acesso a Rua José Maria de Miranda. Custo da intervenção: R$ 1.322.439,00.
- Transformar a Rua José de Alencar, na Boa Vista, em mão dupla. Com a medida, a via torna-se uma nova ligação para o condutor que estiver no bairro da Boa Vista e quer chegar até a Ilha do Leite. A ação visa também desafogar o trânsito de veículos da Avenida Lis Petit e Rua General Joaquim Inácio. Custo da intervenção: R$ 60 mil.
- Disciplinamento de estacionamento na Rua José Osório, na Madalena. Será regularizada a sinalização e proibição de estacionamento com horário determinado. Com a medida, a intenção facilitar a circulação de veículos na via que liga a Rua Joaquim Nabuco até a Av. Caxangá. Custo da intervenção: R$35 mil.
- Inversão no fluxo dos veículos no Segundo Jardim da Avenida Boa Viagem, no horário 17h às 20h. A medida permitirá o acesso ao bairro da Zona Sul pela Capitão Rebelinho. Agentes de trânsito estarão local para orientar os motoristas sobre as mudanças.
Comitê de Discussão sobre Mobilidade – A Prefeitura do Recife criará um comitê formado por técnicos da CTTU, especialistas em trânsito ligados a universidades, entidades de classe como taxistas, empresários de transporte urbano e outras representações da sociedade civil. O grupo fará fazer sugestões e participar das ações para melhorar o tráfego no Município.
Ciclovias – Dentro do Plano de Ação, serão recuperadas cinco ciclovias da Cidade, que no total representa mais de 18 quilômetros. As intervenções incluem a melhoria de pavimento, a colocação de blocos e a sinalização horizontal e vertical. Serão alvo do trabalho de recuperação as ciclovias Cavouco; Arthur de Lima Cavalcante (trecho da ciclovia Centro); Orla de Boa Viagem; Brasília Teimosa; e Tiradentes. O total de investimento para a manutenção desses equipamentos será de R$1.626.000,00.
Disciplinamento de Carga e Descarga – Além das intervenções físicas, também integra o conjunto de ações de melhoria dos padrões de mobilidade a elaboração de um Projeto de Lei ou Decreto que regulamenta a operação de carga de descarga de mercadorias. Pela antiga lei, de 1996, a proibição das 7h às 19h era restrita apenas aos bairros do Centro do Recife, corredores de transporte coletivo do Centro Expandido e corredores metropolitanos urbanos principais e secundários.
Assim, ficará proibida a parada e estacionamento de veículos de transporte de carga e descarga no horário de 6h a 22h, de segunda a sábado. Caberá ao órgão gestor de trânsito do Recife definir quais são as vias e as regras para a implantação do disciplinamento dos serviços de carga e descarga de mercadorias.


Fonte: Diário de Pernambuco

READ MORE - Prefeitura do Recife lança plano emergêncial de mobilidade urbana

Rodoviários de Salvador devem entrar em estado de greve nesta segunda-feira

Os rodoviários devem entrar em estado de greve a partir da próxima segunda-feira (16). De acordo com Hélio Ferreira, da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Salvador, "a decisão pela greve provavelmente será tomada após as assembleias da categoria que acontecerão ao longo do dia, mas a paralisação só deve ser iniciada no próximo dia 24", terça-feira da semana seguinte.
Nesta sexta-feira (13), a população enfrentou superlotação nos ônibus de Salvador depois da paralisação dos rodoviários nas garagens das empresas de transporte público entre as 4 e 7 horas da manhã. A categoria pede reajuste salarial de 18%, mas, segundo o sindicato, os patrões oferecem apenas 3,72%.
No dia 2 deste mês, os usuários do transporte público sofreram depois que funcionários de 21 empresas pararam por quatro horas. Na ocasião, vários ônibus ficaram parados das 4h até as 8h na Estação da Lapa e os passageiros tiveram que caminhar longos trechos.


Fonte: Correio 24 Horas

READ MORE - Rodoviários de Salvador devem entrar em estado de greve nesta segunda-feira

Metrofor inicia fase de testes

Depois de 12 anos de paralisações, problemas no repasse dos recursos, modificações no projeto original e brigas na Justiça, finalmente, a Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor)iniciou os primeiros testes dinâmicos dos trens. Mesmo num trecho curto, em apenas 2,8 quilômetros - entre as estações Virgílio Távora (Novo Maracanaú) e Rachel de Queiroz (antiga Pajuçara) - a operação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Ferroviária (PRF), animou a equipe de técnicos e mobilizou a manhã de moradores, seguranças e operários da obra. Esta é a segunda fase dos trabalhos após os testes estáticos pelos quais passaram os dois primeiros trens unidades elétricas (TUEs) que vão operar no sistema.

O trecho é o primeiro cuja catenária - nome do sistema de alimentação elétrica aérea ao qual se ligam as locomotivas dos trens e os carros de tração dos metrôs - ficou pronta. A subestação de energia da Estação Rachel de Queiroz, já totalmente concluída, é responsável por energizar o trecho em que se realizam os testes dinâmicos do Metrô de Fortaleza. A subestação recebe energia da Coelce e transforma 60 mil volts em corrente alternada para três mil volts em corrente contínua. A energia vai suprir a rede aérea na qual os trens do Metrô estarão conectados.

De acordo com a assessoria de imprensa do Metrofor, nessa primeira etapa são testados os dois TUEs que fazem parte de um conjunto de 20 equipamentos comprados da Itália para o Metrô de Fortaleza. As composições formarão dez grupos, de 80 metros, cada.

Sem passageiros
Nos testes dinâmicos ainda não haverá o transporte de passageiros. Durante esta fase, estão sendo avaliadas a aceleração dos carros, a frenagem, o circuito da cadeia de tração e outros itens. Logo após os testes dinâmicos, terá início a Operação Assistida, período em que o trem passa a transportar passageiros, mas faz viagens em um período de tempo reduzido e sem cobrança de passagem. A Operação Assistida deve começar em outubro. Durante esta etapa, serão feitas as aferições restantes e a adaptação dos passageiros ao serviço. A previsão é que em 2012, o Metrô comece a funcionar.

A Linha Sul do Metrô de Fortaleza vai ligar Pacatuba ao Centro de Fortaleza ao longo de 24 km de extensão em via dupla, sendo 18 km de superfície, 3,8 km subterrâneo e 2,2 km em elevado. A obra terá um investimento de R$ 1,705 bilhão. Atualmente, 89,37% das obras civis foram executadas.

Operação
Cercado de muita expectativa, o primeiro trem rebocado por uma máquina a diesel partiu do Pátio de Manutenção do Metrofor, logo após a Estação Vila das Flores, em Pacatuba. A operação começou às 9h20min de ontem e, em sua preparação, para evitar acidentes, foram colocadas placas ao longo da via férrea avisando do perigo devido à energização dos trilhos desde a tarde da terça-feira. "O alerta é para que as pessoas não atravessem de jeito nenhum esse trecho de 2,8 onde a catenária está pronta", frisou o engenheiro eletricista da empresa terceirizada responsável pela instalação do sistema elétrico, Jonas Agapito. Segundo ele, a meta é concluir o trecho da Vila das Flores até o Virgílio Távora até o meio de junho, possibilitando a ampliação dos testes dinâmicos.

População emocionada
A operação chamou a atenção de quem passou pelo trecho e, principalmente, dos operários do Metrofor que ainda trabalham na Estação Virgílio Távora. Três deles, Márcio dos Santos, Marcos Antônio de Almeida e Francisco das Chagas, ficaram emocionados com o que estavam testemunhando. "Nossa, assim eu vejo que o trem vai mesmo funcionar", soltou o primeiro. "Eu fico alegre de saber que eu ajudei a construir. Vai beneficiar tanta gente até mais importante", afirma Marcos Antônio.

As amigas Emanuelle Paula Ferreira e Arlene Leite pararam a bicicleta para ficar observando as manobras do trem. "Nem acredito que o Metrô vai começar de fato a andar. Vou para casa contar a novidade para a minha mãe", diz Emanuelle. Já para Arlene, o início dos testes comprova o que já nem confiava mais. "Também, depois de tantos anos é normal a gente nem pensar mais sobre isso".

Após a implantação da Linha Sul, o Metrô de Fortaleza, com a integração plena entre os modais de transporte, terá capacidade de transportar cerca de 350 mil pessoas, por dia, numa primeira etapa. A projeção é que em 2014 sejam beneficiados 675 mil passageiros.

FIQUE POR DENTRO
Novela sob trilhos
Em Janeiro de 1999, os moradores de Fortaleza começaram a ver na cidade o início das obras do Metrofor. Na época, a previsão era de que a primeira etapa do projeto fosse concluída em 11 meses e que o metrô fosse entregue em 2002. Entre 2001 e 2002, o Ministério Público Federal (MPF) já tinha encaminhado uma série de recomendações à Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor) em relação ao contrato estabelecido com as construtoras.

Em 2007, as obras do metrô foram incluídas entre as beneficiárias do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que destinou R$ 523,5 mi. Em 2009, após 43 dias de paralisação, as obras foram reiniciadas em agosto. A decisão foi tomada antes mesmo do julgamento do TCU sobre supostas irregularidades nos repasses ao projeto.

READ MORE - Metrofor inicia fase de testes

Obras de Corredor exclusivo de ônibus na Grande Vitória estão paradas

As obras na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, no Civit II, Serra, para implantação do Corredor Exclusivo de Ônibus, estão temporariamente paralisadas. A informação foi confirmada pelo Secretário de Obras do município, Dioceles Bahiense, em encontro com representantes do Conselho Operacional da Ases (Associação dos Empresários da Serra), para ajustes  do projeto  que alterou parcialmente a altura do piso de uma das vias na região.

De acordo com o secretário, a prefeitura solicitou ao Governo do Estado, através da secretaria de Transportes, que reveja o projeto da obra, pois causou inúmeros transtornos às empresas locais, devido à elevação do piso em cerca de 30 centímetros, causando alagamento nas laterais e nas ruas transversais. "Solicitamos uma nova avaliação do projeto e que todas as medidas corretivas sejam efetuadas", diz Dioceles Bahiense.

A elevação em parte da pista principal da Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, conforme avaliação dos empresários, dificulta o acesso dos caminhões com cargas, devido ao declínio que passou a existir em frente às empresas, tendo causado até alagamentos, pois alterou o sistema de drenagem das águas das chuvas,  que era eficiente.  

A previsão da prefeitura é que as obras sejam retomadas no início de junho e concluídas ainda este ano. Além do Corredor Exclusivo de Ônibus - primeiro do Estado - será construído um mini terminal de ônibus.


Fonte: ES Hoje

Share |
READ MORE - Obras de Corredor exclusivo de ônibus na Grande Vitória estão paradas

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960