Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Domingos de Morais ganha faixa exclusiva para ônibus

domingo, 24 de abril de 2011

Entra em operação a partir de hoje nos horários de pico da manhã e da tarde (das 6h às 9h, e das 17h às 20h) uma faixa exclusiva para ônibus no sentido centro da rua Domingos de Morais, na Vila Mariana (zona sul), entre as ruas Santa Cruz e Afonso Celso. O cruzamento da rua Afonso Celso foi desativado.

A faixa ficará do lado direito da rua. Outras quatro faixas continuarão disponíveis para os demais veículos.

A Secretaria Municipal de Transportes informou que a medida só foi possível após o alargamento da via. Cerca de 145 mil passageiros que usam as 13 linhas que trafegarão no trecho devem ser beneficiados.

A Zona Azul entre as ruas Santa Cruz e Afonso Celso, no sentido centro, irá operar no horário de "vale", das 9h às 17h. Foi liberado parar do lado esquerdo da Afonso Celso, entre a Manuel Vicente e a Domingos de Morais.



READ MORE - São Paulo: Domingos de Morais ganha faixa exclusiva para ônibus

Metrô de São Paulo só deve atender demanda a partir de 2020

Os longos anos de falta de investimento no Metrô de São Paulo não vão permitir que seja deixado um legado nesse tipo de transporte para a população até a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Segundo Telmo Giolito Porto, professor de ferrovias da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, o panorama mais otimista é que a demanda pelo Metrô seja atendida somente a partir de 2020.

"Se imaginarmos o horizonte de 2020, São Paulo terá seu transporte equacionado porque o Metrô hoje tem 70 km de malha. Se forem construídos mais 100 km, o que é perfeitamente possível, ficaremos com 170 km. Somando-se aos 260 km da CPTM Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, tem-se uma malha de 430 km, o que é muito razoável para São Paulo", disse o professor, em entrevista à Agência Brasil.

A falta de legado no transporte de Metrô para a Copa também é citada por José Geraldo Baião, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (Aeamesp) e por Ciro Moraes dos Santos, diretor de Comunicação e Imprensa do Sindicato dos Metroviários de São Paulo e também operador de trem. "Já está degradado agora, imagina com uma população gravitacional durante os eventos das Olimpíadas e da Copa do Mundo, colocando mais 4 milhões ou 5 milhões de pessoas de fora da cidade para andar no sistema", disse Santos.

Hoje, segundo a companhia do Metrô, são transportadas 3,7 milhões de pessoas diariamente nas cinco linhas existentes (uma delas, a amarela, com apenas três estações e funcionando em horário especial). A previsão da companhia é que esse número chegue a 5 milhões de usuários por dia em 2014.

Segundo Santos, para atender os cerca de 20 milhões de moradores da região metropolitana de São Paulo, o Metrô deveria ter, pelo menos, 200 km de extensão. Hoje, segundo a própria companhia, o Metrô tem 70,6 km de extensão e 61 estações. A previsão para 2014 é que chegue a 80 km de extensão, atendendo a 72 estações.

De acordo com o sindicalista, o Metrô de São Paulo não consegue hoje atender à demanda porque passou anos sem investimento. "A negligência dos gestores públicos do Estado e do país nos deixaram numa condição de defasagem muito grande", disse Santos.

A Companhia do Metropolitano informou que São Paulo constrói atualmente 1,9 km de Metrô por ano, semelhante a Paris, na França, mas abaixo de Santiago, no Chile, que constrói 2,3 km anualmente. "O Metrô de São Paulo começou tarde, em 1974, quando a cidade já tinha 6 milhões de habitantes. Hoje estamos implantando três linhas de Metrô simultaneamente", disse a companhia, em resposta à Agência Brasil.

"A taxa de crescimento anual do Metrô por quilômetros de via caiu. Chegou a ser quase 2,5% e hoje estamos abaixo de 2%. Temos que retomar uma taxa de crescimento adequada de quilômetros por ano. Temos que ter no país uma visão de longo prazo", defendeu Baião.

Para ele, ter uma extensão maior do Metrô para atender ao aumento da demanda é algo que deveria ter sido pensado como parte de um projeto de infraestrutura a longo prazo para a cidade. E não para atender apenas a um evento pontual como a Copa do Mundo. "No caso desses eventos que vão ocorrer, a Copa e as Olimpíadas, infelizmente não vamos conseguir deixar legado nessa área. Os sistemas de infraestrutura e de transporte do Metrô são coisas que temos que fazer e cuidar permanentemente para atender à necessidade da população dessas cidades. E, assim, aquele evento pontual simplesmente seria atendido por essa infraestrutura", disse Baião.
Segundo o presidente da Aeamesp, o ideal nas grandes cidades do país é que uma pessoa conseguisse chegar à rodoviária ou ao aeroporto, por exemplo, deslocando-se até o hotel ou a um restaurante utilizando o Metrô como opção. Hoje, em São Paulo, ao desembarcar no Aeroporto de Congonhas, o transporte só é possível por meio de ônibus ou táxis. "Isso é uma infraestrutura de que a cidade já deveria dispor e não porque vai ter uma Copa. Mas, infelizmente, não vamos deixar um bom legado nessa área porque não planejamos essas coisas mais atrás. O que vai ocorrer, a curto prazo, são soluções paliativas que não resolverão os problemas de mobilidade das pessoas e que estão mais concentradas em corredores de ônibus", afirmou o presidente da Aeamesp, citando o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade Urbana, que prevê investimentos principalmente para sistemas de ônibus.

Para a Copa do Mundo, o Metrô afirma que a previsão é que sejam concluídas obras nas linhas 2-verde, 4-amarela, 5-lilás, 6-laranja e 17-ouro, além da Linha 15-branca e do VLT (veículo leve sobre trilhos) até a cidade de São Bernardo do Campo (SP). As novas estações previstas até a Copa do Mundo serão Luz, República, Pinheiros, Higienópolis-Mackenzie, Oscar Freire, Fradique Coutinho, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia (linha amarela), Vila Prudente e Oratório (linha verde) e Adolfo Pinheiro (linha lilás). Para este ano, o orçamento previsto é de R$ 4,4 bilhões. Para os outros anos, o orçamento só será definido no segundo semestre deste ano.

Para o professor Porto, embora o Metrô não seja suficiente para atender a toda a demanda da população até a Copa do Mundo, as obras que estão sendo realizadas pelo governo do estado vão ajudar a diminuir o problema. "Até a Copa, certamente não teremos a situação ideal, mas já teremos trechos para atender alguma coisa a mais. E o Metrô não é o principal problema da Copa. Temos a questão das arenas, dos aeroportos, da hotelaria", acrescentou.

Fonte: Terra

READ MORE - Metrô de São Paulo só deve atender demanda a partir de 2020

Pernambuco e Mato Grosso em marcha lenta para a Copa, obras ainda não começaram

Tiro no Pé: Cidade do Recife tem apenas 02 Corredores de Ônibus
Você prefere um grande e renovado sistema de transporte público através de ônibus ou uma mudança para uma espécie de trem de superfície? A indefinição sobre essa escolha é o que une Pernambuco e Mato Grosso. As duas subsedes da Copa 2014 não decidiram ainda sobre que modelo será a alternativa adotada para o Mundial de futebol, uma união no atraso. Pernambuco estuda implantar monotrilho, um tipo de metrô que trafega em um trilho elevado. Mato Grosso analisa o veículo leve sobre trilhos (VLT), que circula no mesmo plano dos demais veículos.

A situação dos dois Estados é muito semelhante. Ambos optaram, desde o início das discussões sobre os projetos de mobilidade para a Copa 2014, por um sistema conhecido como Bus Rapid Transit (BRT), adotado em Curitiba, referência nacional nessa área, e em outras cidades ao redor do mundo, como Bogotá.

Eis que, quando tudo parecia encaminhado, empresas privadas apresentaram aos dois governos estaduais propostas de implantação dos derivados de metrô. Apesar do custo bilionário, a oferta da implantação através de parceria público-privada (PPP) fez Pernambuco e Mato Grosso pararem para pensar. Somente isso já atrasou os projetos viários, que deveriam todos ter suas obras iniciadas no ano passado.

Em Mato Grosso, a proposta foi de instalar um VLT por R$ 930,3 milhões, enquanto os corredores de ônibus custariam R$ 383,4 milhões. Em Pernambuco, a proposta foi de um monotrilho por até R$ 3 bilhões, contra um valor estimado inicialmente de R$ 553,9 milhões do BRT nos mesmos traçados.

Fonte: JC Online

READ MORE - Pernambuco e Mato Grosso em marcha lenta para a Copa, obras ainda não começaram

Transporte público e mobilidade urbana é problema em seis sedes da Copa

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Mário Negromonte, ministro das Cidades, admitiu nesta quarta-feira que seis das 12 cidades que sediarão jogos da Copa do Mundo de 2014 apresentam problemas com o sistema de transportes. Falando durante a cerimônia de formatura de novos diplomatas, em Brasília, ele alegou que o papel da União “é mobilidade urbana e vamos ter que ter a responsabilidade de levar o torcedor até a catraca” dos estádios, sendo que a redução da burocracia nas licitações pode solucionar o problema.

Evitando citar os municípios que apresentam problemas, Negromonte (que pediu atuação mais forte de prefeituras e governos municipais) salientou que os problemas são diferentes, ocorrendo do ponto de vista jurídico, ambiental ou para a realização das licitações. Se o ministro não citou as cidades, uma pista pode vir de recente relatório do Tribunal de Contas da União, que inclui a possibilidade de atraso em construções em Brasília, São Paulo, Recife, Fortaleza e Manaus.

Fonte: Uol

READ MORE - Transporte público e mobilidade urbana é problema em seis sedes da Copa

No Recife, Empréstimo para construção da Via Mangue é assinado

Foi assinada, nesta quarta-feira (20), a liberação do empréstimo do governo federal para a construção do complexo viário, que é esperança de desafogar o trânsito do Recife. A informação foi repassada pelo Ministério das Relações Institucionais, Luiz Sérgio Nóbrega de Oliveira, ao deputado federal Fernando Ferro (PT). O valor não foi divulgado.

Na semana retrasada, o prefeito João da Costa esteve em Brasília para viabilizar o aporte dos recursos para este projeto. Como a licitação já foi feita, este é o passo que faltava para o começo das obras. Em março, a construtora Queiroz Galvão venceu o processo licitatório para a construção da Via Mangue.

O viário da Via Mangue, com 4,75 km de extensão, será composto por faixas de rolamento para veículos, calçadas para pedestres e ciclovia. No sentido Centro / Boa Viagem, a via terá 4,75km. Já no sentido Boa Viagem/Centro, a extensão é de 4,37km. Esta obra engloba ainda a construção de dois elevados por sobre a Rua Antônio Falcão, em Boa Viagem; de oito pontes (sendo cinco para manutenção do mangue); duas alças de ligação, alargamento da Ponte Paulo Guerra e do Viaduto Capitão Temudo, além de uma passagem semi enterrada.

Esta será a primeira via expressa do Recife, com velocidade média de 60km/h. Ela não possuirá semáforos ou cruzamentos de tráfego e contemplará ainda a acessibilidade para deficientes e idosos.





READ MORE - No Recife, Empréstimo para construção da Via Mangue é assinado

Em São Paulo, Corredor de ônibus na Domingos de Moraes será ativada em horários de pico, somente no sentido do centro

A Prefeitura de São Paulo vai inaugurar na segunda-feira um corredor de ônibus reversível e pela metade na Rua Domingos de Moraes, entre as Ruas Santa Cruz e Afonso Celso, nos bairros de Vila Mariana e Paraíso, zona sul. A faixa exclusiva para coletivos será ativada nos horários de pico apenas no sentido centro.


No sentido bairro, as obras de alargamento da Domingos de Moraes, necessárias para viabilizar o corredor, devem demorar de dois a três meses para ser concluídas, de acordo com o que informou ontem a Secretaria Municipal de Transportes.

O corredor tem quatro quarteirões - cerca de 700 metros -, servirá a 12 linhas de ônibus municipais e funcionará seis horas por dia, das 6h às 9h e das 17h às 20h. Aproximadamente 145 mil passageiros são usuários dos coletivos que vão trafegar no corredor reversível - modelo já usado em outras faixas exclusivas para coletivos da capital, afirma a gestão Gilberto Kassab.

Segundo a Secretaria de Transportes, as mudanças têm como objetivo "dar maior fluidez ao transporte coletivo e ao tráfego local, minimizando um crítico gargalo no trânsito".

Questionada sobre o porquê de a faixa exclusiva ser aberta apenas em um sentido, a pasta disse que, mesmo que parcial, a medida já terá um impacto significativo para a fluidez do trânsito na região, especialmente com a desativação da conversão à esquerda da Rua Afonso Celso para a Domingos de Moraes, com o fechamento do cruzamento no sentido Ibirapuera.

Para ativar a faixa reversível destinada aos ônibus, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) alargou a pista da Domingos de Moraes no sentido da região central e anunciou algumas mudanças viárias.

A travessia de pedestres no cruzamento da Domingos de Moraes com a Afonso Celso será desativada e um semáforo exclusivo para pedestres será colocado na Domingos de Moraes com a Rua Francisco Cruz.

No trecho do corredor reversível, o horário de funcionamento da zona azul passará a ser entre 9h e 17h. O lado esquerdo da Rua Afonso Celso, entre as Ruas Monsenhor Manuel Vicente e Domingos de Moraes, será liberado para estacionamento de veículos.

No próximo sábado, como preparação para abrir o corredor na segunda-feira, a CET vai instalar na região 2,1 mil m² de sinalização horizontal e 30 placas de sinalização vertical.

A companhia diz que acompanhará as mudanças viárias e orientará motoristas e usuários, que podem obter mais informações pelos telefones 156, da SPTrans, e 1188, da CET, que gerencia o trânsito na capital.


Fonte: Estadão

READ MORE - Em São Paulo, Corredor de ônibus na Domingos de Moraes será ativada em horários de pico, somente no sentido do centro

Em Campo Grande, Entrou em operação ônibus executivo saindo do aeroporto da Capital

Entrou em circulação no aeroporto internacional de Campo Grande, dois ônibus executivos que transportam os passageiros que chegam ao local, para os hotéis onde ficarão hospedados. O serviço executado pela Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano (Assetur) foi determinado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). Ontem o primeiro trajeto levou 11 turistas para os hotéis.

A tarifa terá valor diferenciado, no valor de R$ 8, porém o trajeto dos veículos será combinado entre os motoristas e passageiros que embarcarem, a fim de levá-los aos hotéis em que estiverem hospedados.

De acordo com o diretor-presidente da Agência, Rudel Espíndola Trindade Júnior estão em funcionamento dois ônibus e devido aos eventos que estão em acontecendo em Campo Grande, a partir de hoje, mais um veículo fará o reforço da linha. “Desde o início da semana a Capital conta com eventos como a Expogrande, congresso médico e temos ainda o feriado de páscoa, por isso a solicitação de ônibus reserva”, explica.

Para o presidente da Assetur, João Rezende o compromisso firmado com a Prefeitura é oferecer ao visitante um transporte ágil e confortável, já que o aeroporto é um dos cartões de visita da cidade. “Cumpriremos assim a determinação do prefeito Nelsinho Trad de disponibilizar um serviço de qualidade, a principio realizando somente o serviço de desembarque dos passageiros nos hotéis e, posteriormente estamos planejando o serviço de embarque dos hotéis para o aeroporto de Campo Grande”, detalha Rezende.



READ MORE - Em Campo Grande, Entrou em operação ônibus executivo saindo do aeroporto da Capital

Curitiba: Passageiros aprovam Ligeirão azul e destacam rapidez e segurança

A pontualidade, rapidez e o conforto dos Ligeirões agradaram os usuários do sistema de transporte público de Curitiba nos primeiros dias de uso dos novos biarticulados na linha Expresso Boqueirão. “Os ônibus, além de maiores, são rápidos e chegam ao meu destino em 20 minutos”, disse a dona de casa Zenilda que fez sua primeira viagem no Ligeirão nesta terça-feira.

O novo ônibus usou o tempo notado por Zenilda nos 10 quilômetros entre o Terminal do Boqueirão e a Praça Carlos Gomes – centro de Curitiba. Zenilda usa ônibus até quatro vezes por dia e fez questão de usar o novo ônibus. “Eu tenho duas amigas que não usam ônibus, mas já pegaram os filhos para viajar no Ligeirão”, disse.

Conforto - O diretor de Transporte da Urbs, Lubomir Ficinski, adianta que o tempo de viagem dos biarticulados, com parada em todos os tubos, é de 30 minutos, e os novos Ligeirões com viagem de 20 minutos, atendem as “expectativas de quem precisa se deslocar com conforto e rapidez”, diz. Os ligeirões têm apenas quatro paradas: terminais Carmo e Hauer e nas estações-tubo do TRE e da UTFPR.

A pedagoga Natalie, que diariamente se desloca no eixo, também gostou da novidade. “Jamais andei em um ônibus com tanto conforto, de cores claras, e que é o maior do mundo, mas desde já sou passageira cativa”, disse.

Surpresa – A primeira viagem a bordo do novo ônibus surpreendeu o motorista José, que duas vezes por semana visita a filha, que mora no Boqueirão. “Durante 20 anos, dirigi ônibus urbanos, acompanhei o desenvolvimento dos carros, mas estou surpreso com o conforto e a tecnologia, além do uso da eletrônica dos motores, o que facilita bastante o manuseio com os ônibus atualmente fabricados”, relata.

A rapidez também foi notada por Miriam, comerciária que trabalha no centro e estuda, à noite, no Boqueirão. Miriam disse que a frota de biarticulados com 28 metros soluciona o problema dos constantes horários superlotados. “Ideias e propostas neste sentindo deve ser estendida em todo sistema de transporte coletivo”, sugere.

Segurança - “A nova cor azul chama a atenção, é bonita, e mesmo nas horas de maior movimento, quando mais pessoas usam ônibus, o atendimento continua bom. Isto porque a freqüência entre um e outro coletivo não é maior que cinco minutos, o que mostra o bom funcionamento da linha”, diz a dona de casa Glaci, que faz até quatro deslocamentos diários, em companhia da sobrinha Luana e da neta Rafaela, de dois anos.

Glaci chamou a atenção para o detalhe do embarque do carrinho de Rafaela, feito em nível, sem necessidade de uso de degraus. “O carrinho fica na área destinada aos deficientes físicos, mas muda de lugar se um deles ocupa o espaço, mas é importante lembrar que os motoristas redobram os cuidados no caso desses embarques, o que é uma tranquilidade para quem conta com ônibus cada vez mais seguros e confortáveis”, destacou.

Fonte: ABN News




READ MORE - Curitiba: Passageiros aprovam Ligeirão azul e destacam rapidez e segurança

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960