Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Suspensa em Curitiba greve de ônibus marcada para o dia 1º de março

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Uma reunião na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) entre trabalhadores e patrões do transporte coletivo de Curitiba suspendeu a greve dos motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana que estava marcada para o dia 1º de março. O encontro entre os representantes do Sindicato de Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindmoc) e o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e região metropolitana (Setransp) . A desembargadora Rosemarie Dietrich Pimpão determinou o reajuste de 10% , conforme o previsto pelos estudos do Dieese. A decisão foi uma resposta a um pedido de dissídio coletivo impetrado pela categoria no Ministério do Trabalho.
 O Sindimoc queria aumento de 38% sobre o salário, além da troca da cesta básica para vale alimentação e plano médico. A contraproposta do patronal é de reajuste de 8% sobre o salário, já inclusa a atualização do INPC.


READ MORE - Suspensa em Curitiba greve de ônibus marcada para o dia 1º de março

No Rio, Motoristas tentam desviar de regras em corredor de ônibus

No quarto dia do corredor de ônibus na avenida Nossa Senhora de Copacabana, no Rio de Janeiro, muitos passageiros e motoristas ainda não se acostumaram com as alterações de linhas, os novos pontos de parada e as faixas exclusivas. Alguns 'driblaram' as novas regras, fazendo embarque e desembarque na calçada ou invadindo a seletiva longe dos olhares dos guardas de trânsito. A Secretaria Municipal de Transportes adverte que, na semana que vem, as irregularidades, até agora motivo de simples advertências, já vão virar multa.
Quem for flagrado infringindo as normas relacionadas à faixa seletiva terá que desembolsar 45 Ufirs (R$ 90,83) e perderá três pontos na carteira de habilitação por cada bandalha cometida. A punição será a mesma no corredor da rua Barata Ribeiro, a ser implantado na segunda quinzena de março.

Em adaptação
Parada em ponto desativado à espera de seu ônibus, Rosa Maria Serra, 54 anos, não desanimou apesar da confusão. "O carioca é resistente às mudanças. Mas o tempo de viagem nos ônibus realmente diminuiu, e já é perceptível a diferença no tráfego", ponderou. O aposentado Francisco Adelino Neto, 77, se queixou das letras dos folhetos explicativos: "Deveriam ser maiores".
Quem pagou o preço pela desinformação foram os condutores de coletivos, que ganharam trabalho extra explicando, a cada ponto do seu trajeto, as mudanças, inclusive de número das linhas.
Segundo a Secretaria, houve diminuição de 25% na frota de todas as linhas que passam pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana. Para o secretário Alexandre Sansão, o usuário não teria percebido a redução pelo aumento da velocidade dos coletivos. Na terça, a Secretaria multou 21 caminhões fazendo carga e descarga na avenida em horário proibido.
Mas uma reclamação une motoristas ônibus e carros: o confuso trânsito no fim do corredor expresso da Nossa Senhora de Copacabana. Como a maioria dos ônibus que vêm pela pista seletiva da direita entram à esquerda na avenida Princesa Isabel, a mudança de faixa pode representar risco de 'fechar' os veículos que seguem em direção ao Leme.

Meta é a troca de carro e táxi por transporte coletivo
Na terça, o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, afirmou que a meta principal a ser atingida com a implantação dos corredores é tornar o transporte público o principal meio de condução: "Com a diminuição de carros nas ruas, teremos melhora na qualidade de vida. Haverá, por exemplo, menos poluição".
E esse é também um temor para os taxistas. Com a maior rapidez com que os ônibus têm circulado na avenida Nossa Senhora de Copacabana, os motoristas de carros de praça acreditam que a tendência é que boa parte dos seus passageiros migrem para o transporte coletivo. "Com exceção dos idosos, todos vão querer ir de ônibus, já que o trânsito flui melhor do lado de lá", reclamou o taxista Ronaldo Santos da Silva, 31.

Fonte: Terra

READ MORE - No Rio, Motoristas tentam desviar de regras em corredor de ônibus

No Recife, Trecho da BR-101 terá via exclusiva para ônibus, os chamados BRT's

Um trecho de 30km da BR-101 que contorna a Região Metropolitana do Recife, entre Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho, vai ser reformado e ganhar uma via exclusiva para transporte coletivo, em um conjunto de obras orçado em R$ 450 milhões.
O assunto foi discutido durante uma reunião realizada na tarde de ontem entre o governador Eduardo Campos e diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Luiz Antonio Pagot. O empreendimento é tido como "indispensável" à realização da Copa do Mundo de 2014.
“Pelo cronograma, o projeto estará pronto até o dia 2 de maio, para que a obra possa ser licitada ainda no primeiro semestre”, declarou Eduardo Campos através de sua assessoria de imprensa. Também participaram do encontro o secretário de Transportes, Isaltino Nascimento, e diretores do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE).
De acordo com nota encaminhada pela assessoria do governo do estado, a solução prevê elevados e corredores de BRTs (Bus Rapid Transit), uma variedade de transporte público em que os ônibus trafegam em faixas exclusivas e independentes dos demais veículos.
Para o diretor do DNIT, a realização da obra apresenta poucos obstáculos em termos de desapropriações. “No local mais densamente urbanizado, que é o trecho entre Dois Irmãos e o entroncamento da BR-232, construiremos uma via elevada”, esclareceu Pagot.

READ MORE - No Recife, Trecho da BR-101 terá via exclusiva para ônibus, os chamados BRT's

Valor da passagem de ônibus sobe para R$ 2 em Fortaleza

Subiu para R$ 2 o valor da passagem de ônibus de Fortaleza, enquanto a meia passagem passa de R$ 0,90 para R$ 1. O reajuste equivale a 11,1% de aumento. no valor das tarifas. O anúncio foi feito na tarde desta quarta-feira, 23, após reunião da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e empresários do setor.

Durante os períodos de 9h às 10h e de 15h às 16h, haverá uma tarifa diferenciada por todos os dias da semana. Trata-se da Hora Social. Durante estes horários, a passagem custará R$ 1,80, enquanto a meia será R$ 0,90. Poderá utilizar o benefício quem tiver os cartões de ônibus nas cores cinza ou vermelha, além de estudantes com carteira com crédito.




De acordo com a Etufor, a tarifa social de domingo permanece com o valor de R$ 1,40, e meia de R$ 0,70.

Os novos valores serão validados a partir do dia 6 de março.
READ MORE - Valor da passagem de ônibus sobe para R$ 2 em Fortaleza

Falta de acordo sobre validadores do RioCard deixa alunos a pé

Após uma semana sem ir à escola por não conseguir validar o cartão RioCard, a estudante Lara de Souza, de 12 anos, conseguiu voltar a estudar no colégio estadual onde está matriculada em Belford Roxo. Mas para chegar à escola precisou caminhar durante uma hora, pois, mesmo com o início do ano letivo, ela continua sendo barrada nos ônibus, apesar de ter o RioCard.
A situação da adolescente, assim como a de outros estudantes novos do Colégio Estadual Presidente João Goulart, segue sem solução. Apesar de a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) ter prometido para a sexta-feira passada a instalação de um validador para os cartões na escola, nada foi resolvido até ontem à tarde.
A Fetranspor e Secretaria estadual de Educação (Seeduc) mantêm o jogo de empurra na hora de assumir a responsabilidade sobre os cartões. Enquanto a Fetranspor garante que a instalação dos validadores é com a Seeduc, a secretaria reforça que a federação não está colabo$para atender os estudantes que ainda enfrentam problemas com o RioCard.
Amanhã, às 11h, as secretarias de Educação e Transportes se reunirão com a Fetranspor para discutir os problemas relacionados aos cartões dos estudantes, incluindo o caso da escola João Goulart. O encontro estava marcado para ontem, mas foi adiado.
Trinta dias
A Fetranspor reconheceu que o problema, afirmando que o software estava desatualizado em parte das empresas de ônibus da região, e reforçou que ele foi solucionado ainda na semana passada.
— A Fetranspor terá que explicar o motivo de as empresas não deixaram os alunos seguirem viagem. Em janeiro, a Seeduc enviou um ofício à federação solicitando que o aluno com problemas no cartão pudesse embarcar só com o uniforme por um período de 30 dias. Era o nosso prazo até atualizarmos todos os cadastros — disse o subsecretário de Infraestrutura e Tecnologia da Seeduc, Sérgio Mendes.


READ MORE - Falta de acordo sobre validadores do RioCard deixa alunos a pé

Em Natal, Integração de ônibus e vans será realizada a partir de 21 de março

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e a cooperativa Transcoop acordaram no início desta semana que a partir do dia 21 de março já estará em pleno funcionamento a unificação dos cartões de passagens na cidade do Natal, o Sistema Automatizado de Bilhetagem Eletrônica (SABE).

Ônibus e opcionais utilizarão o mesmo cartão de passagens. Em todos os pontos de vendas da NATALCARD, o usuário do transporte coletivo da cidade poderá comprar os créditos para os dois sistemas de transportes.

Como publicado no Decreto Municipal 9.313 de 10 de fevereiro de 2011, o cartão de passagens terá dois chips, que poderá ser abastecido separadamente.

A Seturn deixará de comercializar os cartões com uma área de memória, devendo os cartões já comercializados serem substituídos gratuitamente, mediante solicitação do usuário.

Fonte: No Minuto

READ MORE - Em Natal, Integração de ônibus e vans será realizada a partir de 21 de março

Em BH, Alunos de da rede pública ganham direito ao meio-passe estudantil

O prefeito Marcio Lacerda sancionou ontem a lei que concede Auxílio de Transporte Escolar, conhecido como meio-passe, para estudantes de Belo Horizonte. O benefício será oferecido, preferencialmente, aos alunos da rede pública do ensino médio que residam a uma distância superior a mil metros (um quilômetro) da unidade escolar. A solenidade que marcou a sanção da lei foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1.212, Centro) e contou também com a participação dos secretários municipais de Políticas Sociais e Educação, Jorge Nahas e Macaé Evaristo, do diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor Cesar, do presidente da Associação Metropolitana dos Estudantes Secundaristas (Ames), Gladson David Silva, além de estudantes e outras autoridades. A lei é originária do Projeto de Lei 1.173/10, proposto em junho de 2010, aprovado em dezembro pelos ve­readores da capital e encaminhado ao prefeito no dia 2 de fevereiro deste ano.

O auxílio de transporte escolar será concedido a estudantes cujas famílias sejam beneficiárias de programas sociais desenvolvidos pelo município, como Bolsa Família, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), entre outros, com possibilidade de atender também estudantes universitários. A lei entra em vigor no prazo de 60 dias com a regulamentação que será feita pelo Executivo. De acordo com Marcio Lacerda, a princípio, cerca de 10 mil alunos serão beneficiados com o meio-passe. “Esse é o primeiro passo que estamos dando para atender aqueles que mais precisam e que estão inscritos no cadastro dos programas sociais da PBH”, disse.

Para viabilizar o benefício, foi criado o Fundo Municipal do Auxílio de Transporte Escolar, que servirá para captar e gerenciar recursos necessários à aplicação da lei. Inicialmente, o fundo começará com um investimento de R$ 4,5 milhões. Sendo assim, não haverá aumento da tarifa do transporte público municipal. Os estudantes pagarão 50% do valor da passagem por meio de um cartão, similar ao cartão utilizado pelos idosos de Belo Horizonte. Para o secretário Jorge Nahas, a aprovação da lei é um momento histórico. “Absorvemos as mudanças que acontecem na política social e na tecnologia que possibilitam a gestão do sistema de transporte com uma base mais eficiente e com um controle melhor”, garantiu. O presidente da Ames, Glad­son Silva, ressaltou que Marcio Lacerda foi o primeiro prefeito de Belo Horizonte que recebeu um movimento estudantil. “A data de hoje é um marco importante e representa o reconhecimento da conquista da nossa luta pelo meio-passe que já dura mais de 25 anos”, disse. Segundo ele, o projeto aprovado veio da luta dos estudantes e da sensibilidade não só do poder público, mas da sociedade na implementação da política social.

Concessão do auxílio

Com a finalidade de captar e gerenciar os recursos necessários à execução da lei do meio-passe foi criado o Fundo Municipal do Auxílio de Transporte Escolar. E, para acompanhar a concessão dos benefícios, foi criado o Conselho Municipal do Auxílio de Transporte Escolar, que contará com representantes da PBH, da Câmara Municipal, de estudantes e empresas concessionárias de transporte coletivo. Segundo Marcio Lacerda, a regulamentação da lei será discutida com os estudantes nos próximos dias. “Estamos dando um passo importante. E a ideia do fundo municipal é generosa, pois permite aportar recursos de outras origens”, contou.

Fonte: BHTrans

READ MORE - Em BH, Alunos de da rede pública ganham direito ao meio-passe estudantil

SPTrans informa alteração de itinerário na Zona Leste

A SPTrans informa a alteração do itinerário das linhas 3024/10 Vila Industrial - Terminal Vila Prudente; 4286/10 Vila Industrial - Term. Correio e 476G/41 Vila Industrial - Metrô Ana Rosa, de modo que dê maior fluidez ao serviço e agilidade às linhas.

Para informações sobre linhas e trajetos de linhas consulte itinerários ou ligue 156.

Linha e itinerário:

3024/10 Vila Industrial - Term. Vila Prudente
4286/10 Vila Industrial - Term. Correio
Ida:
normal até a Rua Solar dos Pinheiros, Rua Anai, Rua Gonzaga de Campos, Rua Prof. Zeferino do Amaral, Rua Maria Graham, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

476G/41 Vila Industrial - Metrô Ana Rosa
Ida:
normal até a Rua Solar dos Pinheiros, Rua Anai, Rua Gonzaga de Campos, Rua Prof. Zeferino do Amaral, Rua Maria Graham, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

Fonte: SPTrans

READ MORE - SPTrans informa alteração de itinerário na Zona Leste

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960