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Balanço de fim de ano na mobilidade urbana do Brasil em 2010

domingo, 26 de dezembro de 2010

Espero que, assim como eu, vocês também contaram os dias para o Natal e o Ano-Novo. Nesta época do ano, é comum fazermos uma retrospectiva dos fatos ocorridos. O ano de 2010 foi repleto de desafios e grandes acontecimentos como as eleições presidenciais que elegeram a primeira mulher à frente do povo brasileiro.
Reconhecendo que as cidades são hoje o quadro de vida da maioria da população, são identificados problemas comuns com impactos na qualidade de vida, Segurança e Saúde dos cidadãos, no desenvolvimento e competitividade das cidades e na sua sustentabilidade ambiental.
Passar por desafios que fazem parte da vida de todas as pessoas não foi uma tarefa fácil. No entanto, é chegado momento de saudar um novo ano e a melhor maneira é tentar refletir sobre o que podemos melhorar e colocar em prática nos meses que estão por vir. Afinal todos nós temos motivos de orgulho e satisfação em nossas vidas.

UMA NOVA CULTURA DE MOBILIDADE
Na questão dos investimentos no transporte coletivo houve avanços, porém é preciso mais. O governo federal instituiu um ‘PAC da Copa' com previsão de mais de R$ 11 bilhões em projetos de mobilidade urbana nas cidades-sede. O governo paulista, nos últimos quatro anos, destinou R$ 23 bilhões, sobretudo para a ampliação do metrô e a requalificação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). De modo geral, os candidatos às eleições de 2010 falaram na importância do transporte público urbano.

PROJETO DE LEI DA MOBILIDADE URBANA
Neste ano tramitou no Senado um projeto de lei oriundo da Câmara que estabelece medidas de desoneração fiscal voltadas para o barateamento de tarifas, o fim das gratuidades pagas pelos usuários e a adoção do sistema integrado temporal (Bilhete Único) ou a integração em terminais. Outro projeto muito importante e cuja tramitação se arrasta no Congresso, institui o vale-transporte social.
Vamos tentar em 2011 garantir maior velocidade e conforto para os usuários do transporte público e menores custos operacionais, ressaltando a importância do uso de diesel com menor quantidade de enxofre e outros combustíveis mais limpos.
Defendo também medidas de restrição a automóveis e motos e a integração desses veículos aos sistemas estruturantes de transporte público, a implementação de corredores exclusivos de transporte publico de superfície, operados com ônibus (BRTs) ou trilhos (VLTs), e a adoção de tecnologias já disponíveis para efetivar o controle e gestão das frotas e garantir maior confiabilidade aos sistemas e um nível mais apurado de informações sobre os serviços aos usuários.
Para a criação de uma outra cultura de mobilidade urbana e para a avaliação dos recursos financeiros necessários, precisamos avaliar as boas práticas; precisamos de muita pesquisa e investigação; de desenvolvimento tecnológico; de um quadro normativo que regulamente a atividade urbana; e de incentivos econômicos e financiamento para a mobilidade urbana. Enfim, precisamos que o novo governo tenha um plano de ação, constituído por um conjunto de iniciativas para uma mobilidade urbana melhorada e sustentável nas cidades do País.
E finalmente, é preciso garantir a segurança no trânsito e eficiência na circulação, para que possamos cumprir a meta da OMS (Organização Mundial de Saúde) de redução em 50% do número de mortos em acidentes de trânsito, nos próximos quatro anos.

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Em Santos, CET libera corredor de ônibus da Ana Costa até dia 7 de janeiro

O corredor exclusivo para ônibus na Avenida Ana Costa terá o tráfego liberado durante o período de festas no fim de ano, conforme informações da Prefeitura de Santos.

Entre os dias 24 de dezembro e 7 de janeiro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) libera o estacionamento e circulação de veículos no corredor.

Como funciona Normalmente, a faixa é exclusiva para os coletivos, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido Praia-Centro, e das 17h às 20h, na direção oposta.

Nos corredores de ônibus é permitido parar o veículo apenas para embarque ou desembarque de passageiros; acessar a faixa para entrar e sair do estacionamento de prédios e estabelecimentos; e convergir à direita ou sair de vias transversais. Tudo sempre com a sinalização da luz de seta.

Além do transporte coletivo, táxis com passageiros e veículos escolares também podem utilizar a faixa.

O corredor volta a funcionar em 10 de janeiro.

Fonte: A Tribuna
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Salvador: Operação especial de ônibus durante as férias escolares

Com o intuito de promover a mobilidade urbana e dar mais conforto para os condutores, a Prefeitura Municipal do Salvador, através da Superintendência de Trânsito e Transporte (Transalvador), informa que no período de segunda-feira (27) à 06/02/2011, que compreende as férias escolares, ocorrerá redução na frota de veículos e no número de viagens realizadas por algumas linhas de ônibus. Estas alterações ocorrerão apenas nos dias úteis e nos veículos convencionais.

Na ocasião, as seguintes linhas sofrerão redução de frota:

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 Paralelo a estas reduções, a linha Aeroporto/ Lapa aumentará a frota, e a partir da referida data, vai operar com 10 veículos.

Apenas as linhas 1019 e 1019-01 Bairro da Paz/Lapa sofrerão alterações de parâmetros, ou seja, reduzirão o número de viagens. As linhas 1336, 1357 e 1438 serão monitoradas no decorrer do período e caso haja problemas com a redução de frota, elas retornarão a frota atual como acordado em reunião. Contamos com a compreensão e colaboração de todos os usuários. As informações são da Secom.

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Em Campo Grande, Ponto de embarque rápido na 14 de julho será inaugurado nesta 2ª Feira

Mais um ponto de embarque rápido do transporte coletivo será inaugurado na segunda-feira (27), às 9 horas, na rua 14 de julho (Praça Ary Coelho). O ponto do sistema peg fácil atenderá as linhas 052 (Terminal Júlio de Castilho Expresso), 080 (Terminal Aero Rancho – General Osório), 084 (Terminal Nova Bahia - Praça), 085 (Morenão – Júlio de Castilho) e 087 (Guaicurus – General Osório).

O projeto piloto é baseado em uma experiência bem sucedida no Chile, onde funcionários transitam pelos pontos com maior fluxo de passageiros, validando passagens, a fim de agilizar o embarque.

O projeto tem o objetivo de agilizar o transporte coletivo de Campo Grande e o período de fim de ano está sendo oportuno para implementação do sistema, pois há aumento de pessoas que vão até a região central para fazer compras.

Fonte: Campo Grande Notícias
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Campo Grande: Empresas de ônibus dão presentes para mais de 3 mil crianças

Em Campo Grande (MS), durante dez dias, as empresas de transporte coletivo de Campo Grande estiveram engajadas na Campanha de Natal 2010, promovida pela Assetur, Viação Campo Grande, Jaguar Transporte Urbano, Viação Cidade Morena, Viação São Francisco e Serrana Transporte Urbano. Ao final da campanha foram atendidas mais de três mil crianças matriculadas nos Ceinfs da Capital.
De acordo com João Rezende Filho, diretor da Assetur, a iniciativa envolveu todas as cinco empresas que integram o sistema de transporte coletivo da Capital e também a prefeitura, já que foram atendidas crianças no âmbito da Campanha de Natal do Fundo de Assistência à Comunidade, presidido pela primeira-dama Maria Antonieta Trad.
“Contamos com o apoio da direção das empresas e também dos nossos colaboradores para viabilizar os milhares de brinquedos que foram distribuídos às crianças”, informou João Rezende. Os brinquedos foram entregues aos alunos matriculados em 19 Ceinfs existentes em Campo Grande , em uma agenda de visitas que teve início no dia 8 de dezembro e que se estendeu até o dia 18.
No total foram atendidas 3.372 crianças, informou o empresário. Para ele, sem o apoio de todas as cinco concessionárias, por meio de seus colaboradores e gerentes, além da própria Assetur, “não teríamos conseguido alcançar o sucesso em mais essa iniciativa de caráter social que já integra o calendário de eventos das empresas”.
Os presentes foram levados em um ônibus dirigido pelo próprio “Papai Noel”, motorista de uma das concessionárias e que distribuiu um a um os presentes às crianças.

Fonte: Correio do Estado
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Licitação do transporte coletivo de Marília ficou para Fevereiro

O monopólio da Circular sobre o transporte coletivo deve durar, pelo menos, mais seis meses. A informação é da própria prefeitura, que ainda tenta reverter junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) a suspensão do processo licitatório para seleção das duas empresas que irão assumir o serviço na cidade, após a empresa cearense Viação São José Ltda apresentar pedido de impugnação do edital.
A solicitação questiona nove itens do texto, entre eles a necessidade das empresas transferirem a frota para Marília e a obrigatoriedade de realização de visitas técnicas. Segundo o secretário municipal da Administração, José Carlos da Silva, a prefeitura protocolou no TCE, na última quarta-feira (22), suas justificativas e ratificou todos os itens do edital.
“É importante ressaltar que o TCE ainda não analisou o mérito do assunto, seja da impugnação, seja dos esclarecimentos prestados pela Prefeitura. Apenas suspendeu a abertura para que haja tempo para essa análise”.
De acordo com o secretário, a decisão deve sair em 30 dias e a licitação deve ser retomada em fevereiro. Não havendo novas surpresas, a prefeitura espera ter as duas empresas operando a partir do segundo semestre de 2011.
Quem depende do transporte coletivo reclama da demora na mudança do sistema. O estudante Luan Almeida critica o serviço prestado pela Circular.
“Acho que falo por toda população quando digo que é mais do que necessária essa mudança. Ninguém aguenta mais os ônibus lotados e o serviço precário prestado pela Circular”, diz. “Com duas empresas a situação melhora bastante”, emenda o eletricista Gerson dos Santos.

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Metrô do Recife agora está 100% Climatizado

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Os passageiros que costumam utilizar o metrô vão poder andar com mais conforto. Pois toda a frota da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) / Superintendência de Trens Urbanos (Metrorec) estar climatizada. São 25 trens, que foram reformados e modernizados, para ficar à disposição de 230 mil usuários, proporcionando uma viagem com temperaturas mais amenas dentro dos vagões. Embora todo a frota já circule com os trens com ar condicionado, havia quatro veículos sendo reformados que foram entregues e a partir de agora estão liberados para operação comercial.

O novo sistema de refrigeração está distribuído em oito aparelhos de ar condicionado, dois em cada vagão. Segundo o gerente regional de Manutenção da CBTU, Ricardo Beltrão, o risco dos equipamentos quebrarem é mínimo. ´O sistema funciona alimentado por inversores eletrônicos redundantes, que atuam em duplicidade. Assim, se houver algum problema com um equipamento, o outro é acionado automaticamente. O que antes não acontecia com os antigosmotores com alternadores`, esclareceu.

A reforma dos trens, que teve um custo de R$ 64 milhões, foi realizada pelo consórcio formado entre as empresas Faiveailey e Siemens e supervisionada pela Coordenadoria de Manutenção da CBTU-Metrorec. Além da aquisição e instalação dos aparelhos de refrigeração, segundo Ricardo Beltrão, foram realizados investimentos para reforçar a estrutura dos carros de passageiros. ´Cada ar-condicionado representa um acréscimo de 8 mil quilos para cada trem. Por isso tivemos que reforçar a estrutura dos carros`, disse. Beltrão informou que os usuários não terão nenhum acréscimento no preço da passagem por conta do serviço.

Segundo o gerente de manutenção, o controle de fluxo de ar refrigerado e da temperatura é realizado por microprocessadores, permitindo, dessa forma, manter o ambiente com a mesma temperatura, apesar da movimentação de embarque e desembarque e a constante abertura das portas. Beltrão adiantou que os 15 novos trens encomendados pela CBTU/Metrorec já virão com ar condicionado.

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Metrô de Salvador pode permanecer inoperante por falta de recursos financeiros

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Após quase onze anos em construção e das recentes promessas do secretário de Transportes e Infraestrutura (Setin), Euvaldo Jorge, de que o metrô de Salvador irá ser inaugurado, o prefeito João Henrique (PMDB) admitiu ontem, em entrevista à rádio CBN que, caso o governo federal não disponibilize subsídios para ajudar a custear a tarifa, o equipamento, cuja última previsão para entrar em funcionamento era no primeiro semestre de 2011, pode continuar sem servir à população. 
 
O Metrô está em fase de testes finais para começar a funcionar, mas ainda não há quem opere o sistema. De acordo com João Henrique, como o trecho que os trens percorrerão é considerado muito pequeno, as empresas do ramo não têm despertado interesse em administrar o sistema de transporte. “Não é muito atraente para as empresas privadas. Se o governo federal assumir o subsidio, ao menos por um tempo, poderemos começar a operar os seis quilômetros até que acabemos os outros seis. Nenhuma empresa internacional vai querer operar apenas seis quilômetros”. Como a União ainda não manifestou intenção de dar a ajuda mencionada pelo prefeito, a tendência é que os equipamentos continuem vulneráveis à ação do tempo. Em outra entrevista concedida ontem, o prefeito destacou que quando chegou “à (Prefeitura) só tinha 25% das obras (do Metrô) concluídas e hoje temos 100%. O presidente Lula foi muito atencioso com essa questão”, avaliou. 
 
Ao tomar conhecimento das declarações de João, o deputado federal e senador eleito Walter Pinheiro disse lamentar o fato de só agora o alcaide reconhecer a possibilidade de o metrô permanecer inoperante por falta de recursos financeiros. Sobre as declarações do prefeito, de que depende de subsídio da União para pôr o metrô em funcionamento, Pinheiro disparou: “Não existe isso. Não há isso em lugar nenhum. Precisamos de uma discussão responsável sobre o metrô”. 
 
Pinheiro disse ainda que já tentou conversar com o prefeito para buscar uma saída para o problema, inclusive com a proposta de deixar a incumbência com o Estado. “Nenhum metrô de seis quilômetros vai funcionar. Ligar nada a lugar nenhum”, ironizou. “Cada ano muda o motivo. Agora não vai botar para rodar porque a tarifa é impraticável”. Pinheiro propõe que o atual trecho seja integrado com uma nova estação a ser construída na Avenida Paralela sob obra viária para a Copa do Mundo. 
 
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