Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Brasileiros sofrem com a superlotação dos ônibus

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Na região metropolitana de Belém, os ônibus são o único meio de transporte público pra atender mais de um milhão de pessoas, ou seja, a metade da população. Na linha que sai do centro de Belém e vai até Ananindeua, o município vizinho, segundo o motorista, a viagem dura 45 minutos com trânsito normal, mas isso quase nunca acontece.
No Rio de Janeiro, a cena é comum no horário de rush: nos pontos de ônibus, há muitas filas com passageiros, que já pegam o transporte público lotado. Os ônibus já saem cheios do ponto.

Em Salvador, quem pega ônibus para voltar para casa já sabe que vai enfrentar aquele que é, de longe, o pior horário do trânsito na cidade, onde o número de veículos quase dobrou nos últimos dez anos. Em média, 1,3 milhão de pessoas, quase metade da população da cidade, usam o transporte público diariamente.

Em Curitiba, 2,3 milhões de pessoas dependem do transporte coletivo todos os dias. Na cidade, há vias exclusivas para as principais linhas de ônibus, o que torna o transporte rápido. Mas isso não quer dizer que o passageiro não tenha de enfrentar um aperto danado na hora que sai do trabalho e vai para casa.
Um milhão e oitocentas mil pessoas utilizam ônibus no grande Recife. O ônibus tem capacidade para 80 passageiros. E estão sempre lotados.

Em São Paulo, mais de seis milhões de pessoas dependem dos ônibus. No horário de pico, a velocidade média dos ônibus cai para 15 km por hora. O trajeto, em condições normais de trânsito, deveria levar 30 a 40 minutos. No horário do rush, o tempo vai para uma hora e meia, uma hora e 40 minutos.
“O que diminui muito a capacidade do corredor é ser compartilhado com táxi. Atrapalha grande parte da população em benefício de poucos’, diz o urbanista Ricardo Corrêa.

O urbanista, especialista em transporte, diz que aumentar o número de ônibus não adianta. Nas grandes cidades, o certo seria um sistema integrado. "Todo integrado, como acontece nas grandes cidades do primeiro mundo, onde o transporte coletivo é planejado com maior dignidade", afirma Corrêa.
Fonte: Jornal O Globo
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Goiânia: Display de Ponto de Parada: auxílio ao cliente RMTC

Tecnologia de primeiro mundo a serviço do cliente RMTC. O Display de Ponto de Parada, que utiliza tecnologia sueca advinda da Volvo – como o sistema ITS4MOBILITY instalado em todos os ônibus da Rede –, possibilita que o cliente se informe sobre as linhas e os minutos restantes para a chegada dos dois próximos ônibus em determinado ponto de parada.
Atualmente, 14 Displays estão distribuídos por nove bairros da capital, instalados em locais de intensa movimentação, como supermercados, shoppings e universidades. O diretor do Consórcio Rmtc, Leomar Avelino, explica que a definição é feita a partir da análise do fluxo de pessoas, para que as informações tenham alcance máximo ao grupo interessado. “Na configuração atual, milhares de pessoas têm acesso a informação relevante. Contudo, no momento, não podemos, ainda, disponibilizar os suportes nos pontos de embarque devido a possibilidade de depredação”, salienta.

Fonte: RMTC
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Corredor exclusivo para ônibus gera mais de 45 multas em menos de 24 horas

Mais de 45 autuações já foram aplicadas em menos de 24 horas de funcionamento da faixa exclusiva para ônibus na avenida Desembargador Santos Neves. A via foi liberada na tarde desta quarta-feira (13). No entanto só nesta quinta-feira (14), das 6h às 15h, os fiscais aplicaram 30 autuações de trânsito da Guarda Civil Municipal de Vitória, exatamente o dobro das que foram aplicadas das 17h às 22h30 de quarta.

No local existem placas e avisos no asfalto para que os motoristas não invadam o local exclusivo dos ônibus, mas mesmo assim alguns motoristas não respeitam e acabam passando pela pista.

O artesão, Samuel Marques Oliveira,36, realizou a conversão proibida e retornou para tentar conversar com o agente e explicar a situação. Ele alegou que não sabia da nova faixa para ônibus.

"Eu estava seguindo o ônibus. Estava um trânsito intenso e quando o ônibus virou que eu vi que não podia estar ali, mas já era tarde demais. Não tinha como mudar de faixa caso contrário iria causar um acidente e por isso tive que virar. Neste momento eu vi o guarda com a caneta e logo pensei na multa. Por isso estacionei o carro e vim conversar com o guarda para poder explicar que realmente não sabia".

Um outro motorista, que não quis se identificar, que também passou pela faixa e só saiu após ver o agente de trânsito não concordou com a multa aplicada. "Não é justo. Eu apenas entrei e sai da faixa. Eles deveria relevar pois eu não sou daqui, e assim como eu, muitos não sabem desta faixa exclusiva".

Já o major Edmilson Batista Santos ressaltou que os motoristas precisam ficar atento pois os avisos estão durante todo o percurso de aproximadamente 200 metros. "É preciso ficar atento. Mas percebemos que os motoristas que são de fora acham que podem cometer esta infração sem ser flagrado pelos agentes".

A faixa é de uso exclusivo dos ônibus e os motoristas que desrespeitarem o corredor estará sujeito a multa de R$ 255,00 e a perda de 10 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) caso a conversão seja feita pela faixa.

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DF: Agnelo promete instalar GPS nos ônibus para mostrar localização de veículos

Sistema de monitoramento por satélite nos ônibus e a tecnologia a favor dos usuários do transporte público no DF, foi o que prometeu o candidato do PT ao Palácio do Buriti, em sabatina na TV Bandeirantes nesta noite de quinta-feira (14). Agnelo Queiroz disse que em seu governo será possível contar com a tecnologia de GPS (sigla em inglês que significa Sistema de Posicionamento Global) e celulares para que os passageiros saibam os horários que os ônibus em cada parada, por exemplo. O candidato Citou os corredores exclusivos, o bilhete único e a integração como medidas a serem implementadas. Ele garantiu o combate aos cartéis tanto no transporte público quanto na venda de combustíveis, mas não afirmou o que deve fazer para evitar deixar as principais linhas de ônibus nas mãos de poucas empresas, como acontece hoje.

Fonte: Correio Braziliense
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São Paulo: Governo e prefeituras da Baixada Santista assinam convênio para o Sistema Integrado Metropolitano

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O governador Alberto Goldman participou nesta quinta-feira, 14, da assinatura de acordo entre a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e as prefeituras de Santos e São Vicente para a implantação do SIM - Sistema Integrado Metropolitano. O projeto consiste na concessão de todo o transporte intermunicipal da Região da Baixada Santista. O vencedor da licitação irá modernizar a frota atual de 352 ônibus e reestruturar as linhas metropolitanas, incluindo a implantação de um tronco estruturador operado em Metrô Leve (VLT). As linhas metropolitanas transportam a média de 220 mil passageiros/dia.

Os acordos terão prazo de cinco anos, com possibilidade de renovação e definem obrigações para ambas as partes. À EMTU/SP cabe elaborar, com o município, o plano integrado de transporte coletivo, adotando as providências necessárias para propiciar a integração física e tarifária entre a rede de transporte local e o Sistema Integrado Metropolitano - SIM. É também responsabilidade da Empresa disponibilizar ao município os projetos básicos de obras civis e de funcionalidade da rede de transportes metropolitanos.

Às prefeituras cabe assumir as obras complementares e de reurbanização decorrentes da implantação da infraestrutura do novo modelo, conforme detalhamento em programas de trabalho a serem firmados entre as partes - entre elas, pavimentação, drenagem, paisagismo e sinalização vertical e horizontal. Além disso, devem elaborar, juntamente com a EMTU, o plano integrado de transporte coletivo, adotando as providências necessárias para propiciar a integração física e tarifária entre a rede de transporte local e o Sistema Integrado Metropolitano - SIM.

Até o final deste ano, será publicado o edital de licitação que escolherá a empresa responsável pela construção e operação da primeira etapa do Metrô Leve e pela concessão do sistema de ônibus metropolitano na Baixada Santista. A assinatura do contrato com a empresa vencedora está prevista para o primeiro semestre de 2011, e o início da operação da primeira fase em 2013.

A modelagem econômico-financeira do SIM já havia sido aprovada em março de 2010 pelo Conselho Gestor das PPPs (Parcerias Público-Privadas). Sua implantação será viabilizada por meio de uma concessão patrocinada pelo prazo de 25 anos, com investimento estimado em R$ 688 milhões.

Objetivos do SIM

O SIM - Sistema Integrado Metropolitano tem como objetivo reestruturar o sistema de transporte público na Baixada Santista, que será operado por meio de concessão patrocinada. A EMTU/SP realizará licitação e o vencedor terá que reorganizar as linhas de ônibus intermunicipais, modernizar a frota e implantar um tronco estruturador em Metrô Leve (VLT), que será integrado às linhas de ônibus intermunicipais e municipais, proporcionando mobilidade à população de toda a Região Metropolitana da Baixada Santista (Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Bertioga, Cubatão, Mongaguá e Itanhaém).

O SIM foi desenvolvido para atender ao crescimento projetado da demanda na RMBS, em função do conjunto de investimentos previstos para a região, que se constitui em polo turístico e de negócios portuários e petrolíferos.

Para modernizar a frota de ônibus, o SIM contará com investimento de R$ 286 milhões. Já para construir o Metrô Leve, o valor é de R$ 402 milhões, totalizando o montante de R$ 688 milhões para implantação de todo o projeto.

Primeira etapa do VLT

O trecho da primeira etapa do Metrô Leve (VLT), entre Barreiros, em São Vicente, e o Porto de Santos (Estuário), terá uma extensão de 11 quilômetros e transportará cerca de 45 mil passageiros/dia útil, dos 220 mil passageiros/dia útil previstos para o SIM como um todo. A frota prevista para atendimento do trecho é de 12 veículos de 44 m de comprimento. Cada veículo tem capacidade para 400 passageiros.

Benefícios

O transporte de média capacidade do tipo Metrô Leve (VLT) oferece inúmeros benefícios às cidades, como:
- Transporte moderno, com melhores condições de conforto
- Redução das poluições sonora e do ar
- Redução dos congestionamentos
- Redução dos tempos de viagem
- Requalificação do entorno da faixa ferroviária
- Maior atratividade para os usuários
- Investimento com alta rentabilidade socioeconômica
- Impacto energético: 2,6 vezes menos energia que os ônibus e 5,4 vezes menos que o automóvel
- Maior eficiência no uso do espaço urbano
- Eliminação da barreira física representada pela faixa ferroviária

Operação

O Metrô Leve (VLT) opera de forma integrada à cidade e elimina os obstáculos oferecidos pelo sistema das linhas férreas tradicionais. Ele não requer muros para segregar suas vias e seu tempo de interrupção do tráfego urbano durante a passagem de um veículo (entre 9 e 10 segundos) é bem menor em relação ao sistema anterior de trens de carga.

Os semáforos das vias do Metrô Leve serão controlados eletronicamente. Permanecerão abertos para o trânsito, fechando apenas quando o VLT se aproxima do cruzamento, reduzindo congestionamentos em horários de pico. O tempo de parada do VLT nas estações é de 20 segundos, suficiente para o embarque e desembarque, considerando a demanda estimada.

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Recife: Moradores do Bairro da UR-02(Ibura) reclamam da demora dos ônibus

O NETV acompanhou a viagem dos moradores da UR-2, no bairro do Ibura, no Recife. Quando eles precisam ir de ônibus até o Centro da cidade, levam pelo menos uma hora e 20 minutos.

Para se ter uma ideia, em uma 1h20 dá para ir de carro do Recife a Caruaru, no Agreste. Os passageiros dizem que a demora é provocada pelo pequeno número de ônibus que atende à comunidade.

Às 6h, no terminal de ônibus UR-2/ Ibura/Conde da Boa Vista, já é possível ver a recepcionista Cristiane Muniz estressada – isso porque o dia mal começou. “Não tem ônibus para gente. Fica todo mundo esperando. O fiscal sai atrás do motorista, que está tomando café na padaria”, disse.

Vinte e cinco minutos depois, às 6h20, a viagem começa. O ônibus segue para o terminal de Três Carneiros. Parada da estudante Carolina Ferreira. “Vou em pé todo dia. Quando vem ônibus, sempre está lotado”, afirmou.

Às 6h45, o ônibus está lotado. Dona Maria Joana da Silva, 66 anos, tem dificuldade para conseguir este lugar na parte de trás do coletivo. “Às vezes a gente vai em pé. Mas ainda tem muita gente que dá lugar para gente”, contou.

Às 7h, o ônibus passa pela avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira, e se aproxima do bairro de Afogados. “Eu só desço na cidade. A chefe pensa que eu fico conversando demais”, contou a diarista Severina Belarmino de Souza.

Às 7h20, depois de uma hora e 20 minutos de espera e viagem, o ônibus chega ao Cais de Santa Rita, local onde Severina vai descer.

A equipe desembarca com Cristiane na parada da avenida Guararapes, no Centro do Recife. A viagem dela, de 16 quilômetros, durou 1h20. Quase o mesmo tempo de uma viagem de carro do Recife para Caruaru. O detalhe é que Caruaru fica a 35  quilômetros de distância da capital pernambucana.

O Grande Recife Consórcio de Transporte informou que a linha 132-UR-2 tem 14 ônibus e faz 101 viagens por dia. O consórcio admite que há atrasos na linha por causa dos engarrafamentos que os ônibus enfrentam nas avenidas. Por isso, o consórcio de transporte prometeu acompanhar operação dessa linha para descobrir como melhorar o atendimento aos passageiros. No entanto, não deu prazo para haver uma mudança.
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Brasil garante R$ 8 bi para o transporte coletivo, com a construção de corredores de ônibus e veículos leves sobre trilho


O Diário Oficial da União publicou nesta quinta-feira (14) Instrução Normativa do Ministério das Cidades que estabelece a liberação de financiamento para obras de infraestrutura nas cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.

Até R$ 8 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foram destinados a empreendimentos que deverão agilizar a circulação de pessoas e veículos nas capitais, facilitando o acesso a estádios, aeroportos e portos. Uma das prioridades é o transporte coletivo, com a construção de corredores de ônibus e veículos leves sobre trilhos (VLTs).

Outros R$ 3 bilhões foram alocados para propostas de operação de crédito referentes à execução das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

As obras de transporte público prioritárias para a realização do mundial foram definidas no início do ano entre o governo federal, prefeitos e governadores das 12 cidades-sede da Copa de 2014. Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o governo priorizou obras de transporte público que pudessem ser concluídas antes do Mundial e que já tivessem projetos finalizados ou licenças ambientais liberadas.

Dessa maneira, os metrôs de Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador não receberão recursos. Entre os projetos aprovados estão os veículos leves sobre trilhos (VLTs) de Brasília e Fortaleza, os monotrilhos de São Paulo e Manaus, 20 sistemas de bus rapid transit (BRT) e dez corredores expressos de ônibus. As capitais têm até o meio do ano para enviar os projetos ao ministério e até dezembro para iniciar as obras.

As capitais contempladas com a maior quantia foram o Rio de Janeiro e São Paulo. Os cariocas receberão R$ 1,19 bilhão para a linha de BRT ligando o Aeroporto Tom Jobim aos bairros da Penha e da Barra da Tijuca. A capital paulista terá R$ 1,08 bilhão para a linha de monotrilho entre o Aeroporto de Congonhas e o Estádio do Morumbi.

Em seguida vêm Belo Horizonte e Manaus. Os mineiros poderão financiar até R$ 1,02 bilhão da construção de seis BRTs, entre outras obras. A capital amazonense poderá captar R$ 800 milhões, dos quais 75% financiarão o Monotrilho Norte-Centro, orçado em R$ 1,3 bilhão.

Fonte: Hoje em Dia
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Prefeitura de Santa Maria quer aumentar tarifa para R$ 2,30

Se prevalecer o cálculo feito pela prefeitura, o preço da passagem do transporte coletivo em Santa Maria vai aumentar 15%. Isso porque o valor proposto ontem, na reunião do Conselho Municipal de Transportes, ficou em R$ 2,31. Mas ele só entrará em vigor se for aprovado pelo conselho na próxima segunda-feira e se tiver ainda o aval do prefeito Cezar Schirmer, que tem liberdade total para fixar o preço da tarifa, inclusive podendo modificar o valor proposto.

O cálculo do preço da passagem foi apresentado pelo secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Sérgio Medeiros. Ontem, não houve debate sobre o valor, pois foi concedido prazo de 72 horas para que três entidades façam uma análise detalhada. Com isso, a votação ficou para segunda-feira.

Falta de licitação – A hora mais tensa da reunião foi quando Tiago Aires, membro do diretório municipal do PSOL, pediu que fosse adiada a votação, pois considera que os valores da tarifa poderiam estar “superestimados”, já que “parte dos dados para o cálculo seria repassada pelas empresas de ônibus”. Aires falou sobre o contrato de concessão das empresas de transporte coletivo ter sido renovado pela prefeitura, em janeiro, por mais 10 anos, e sem licitação.

O representante do PSOL ressaltou ainda que o poder público deve ter cuidado ao analisar a situação do transporte coletivo e alertou como exemplo que, em outras cidades, há casos de suspeita de corrupção envolvendo empresas de transporte. Aires falou do caso da prefeitura de Dourados (MS), onde prefeito e secretários foram presos em setembro por suspeita de terem recebido propina de empresas de vários setores. Entre elas, está a empresa de transporte coletivo Medianeira Dourados, que tem um diretor e um gerente como réus na ação judicial por suspeita de envolvimento no caso.

– Não estamos querendo fazer uma acusação em relação ao relacionamento da Medianeira aqui de Santa Maria com o conselho ou com o prefeito, mas alertando da necessidade de que seja tomado muito cuidado na hora de aumentar a passagem aqui em Santa Maria – disse Aires.

– Fazem essas acusações infundadas só para desviar o foco do debate – retrucou Luiz Fernando Maffini, presidente da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU).

Fonte: Diário de Santa Maria
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