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Greve de ônibus em Fortaleza Confirmada

quinta-feira, 3 de junho de 2010


Motoristas e cobradores de ônibus decidiram pela greve geral da categoria em assembleia na manhã desta quinta-feira, 3, na sede do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus). De acordo com o presidente do sindicato, Domingos Filho, nesta sexta-feira, 4, deve sair um edital informando sobre a paralisação, que deve começar em 72 horas, ou seja, na próxima terça-feira, 8.

Ainda segundo Domingos, a categoria ainda está aberta a nova rodada de negociação. Uma nova assembleia está prevista para ocorrer nesta quinta-feira, às 16 horas.

O Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região convocou, para as 14 horas desta quinta-feira, novo encontro envolvendo o Sintro e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus), entidade representativa dos empresários do setor de transportes. O TRT vai tentar mais uma vez acordo entre as partes.

Os motoristas e cobradores querem 45,7% de reajuste salarial, enquanto empresários oferecem 5,5%.

Fonte: O Povo online
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São Paulo: Ônibus irá levar usuários ao Metrô


A reestruturação do sistema de ônibus e microônibus da cidade de São Paulo, que a Prefeitura prevê implantar ao longo dos próximos dois anos, com novas licitações, vai mudar o destino da maior parte das linhas: em vez de se dirigirem dos bairros para o Centro, elas vão levar os usuários para o sistema de trens urbanos (Metrô e a CPTM). Nas regiões não servidas por sistemas sobre trilhos, as linhas de microônibus deverão levar os usuários de suas áreas de moradia até corredores rumo à área central.

Segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, o novo sistema deverá estar implantado até o fim da atual administração, em 2012. “A idéia básica é que, com as inaugurações de linhas e estações de Metrô e trens em curso na cidade, a espinha dorsal do transporte público será o Metrô”. Moraes diz que a reestruturação tem três objetivos: “Um, integrar com o Metrô; dois, eliminar as sobreposições de linhas; três, eliminar essa diferença entre permissão e concessão”, diz, referindo-se à diferença entre as vans, de cooperativas permissionárias, e os ônibus, de empresas concessionárias.

“Hoje, todos fazem um pouco de tudo”, diz. Com essa mudança na estrutura do sistema, a nova licitação anunciada pela Secretaria de Transportes deverá reduzir uma das distorções mais visíveis do sistema atual, que são os inúmeros veículos vazios correndo em avenidas e corredores de ônibus, aumentando poluição e custos do sistema, desperdiçando combustível e o congestionamento dos corredores. “A falta de terminais impede que os usuários troquem de veículos nos corredores, então você tem ônibus vazios em fila em algumas avenidas”, diz o secretário. A intenção da secretaria é fazer licitações por conjuntos de linhas de forma a que uma mesma empresa ou cooperativa possa cuidar de linhas de microônibus e ônibus, melhorando sua integração. O modelo também pretende reduzir a necessidade de grandes terminais de ônibus no centro, criando unidades de passagem menores.

Alimentadores e troncos

O novo modelo completará o projeto planejado pela administração Marta Suplicy (2001-2004), mas nunca inteiramente implantado, que previa que o usuário fosse de pequenos veículos (“alimentadores”) de sua casa até as avenidas e corredores (“troncos”), onde pegaria ônibus maiores em vias rápidas. O sistema enfrentou reações das empresas, que ganham por passageiro transportado (e então, queriam linhas mais longas, para atrair mais gente ao longo do trajeto) e de passageiros (que não gostam de mudar de veículos, para não perder assento e pelo desconforto das trocas). Essa resistência deixa de existir quando a troca é por Metrô ou trens, mais rápidos que ônibus.

Terminal Campo Limpo diminuiu linhas para o Centro

Em alguns bairros, ônibus e microônibus já tiveram suas linhas reestruturadas. Esse é o caso do Campo Limpo, na Zona Sul. Com o terminal que leva o nome do bairro, inaugurado no fim de outubro de 2009, 29 linhas de ônibus deixaram de ir dos bairros direto para o Centro, passando pelas avenidas Francisco Morato, Rebouças, Consolação, Paulista e Nove de Julho.

Agora, com a mudança, esses passageiros utilizam 18 linhas dos bairros até o Terminal Campo Limpo. Lá, descem e embarcam em outro veículo, fazem a transferência para uma das nove linhas chamadas estruturais, que dão continuidade à viagem entre o terminal e locais como Centro, Pinheiros, Clínicas, estações Paraíso e Santa Cruz do Metrô, Aclimação, Praça da Bandeira e Santo Amaro.

As linhas com ponto final ou inicial no Terminal Campo Limpo transportam 270 mil passageiros por dia, sendo que 60 mil passam pelo terminal. A necessidade de transferência provoca reclamações dos passageiros. Segundo a SPTrans, a transferência de passageiros em terminais é necessária para evitar que todas as 1.300 linhas da cidade sigam para o Centro. Segundo a empresa, isso provocaria acúmulo de ônibus, com “sérios” reflexos no trânsito, na velocidade dos coletivos, e no tempo de duração das viagens nos corredores.

O sistema de redes com linhas que levam passageiros dos bairros aos terminais, corredores de ônibus e às estações do Metrô, é cada vez mais adotado, para reduzir os ônibus na região central. No mesmo modelo do Terminal do Campo Limpo, foram criados desde 2005 os terminais Sapopemba/Teotônio, São Miguel, Sacomã e Mercado.

A SPTrans informa que o tempo de desembarque e embarque nos terminais é compensado pela maior “velocidade dos ônibus nos corredores”. Outro exemplo é o da Av. Rebouças. Com a previsão da inauguração integral da Linha 4-Amarela do Metrô (Vila Sônia-Luz) em 2012, a Prefeitura quer diminuir os cerca de 300 ônibus que circulam por hora, diariamente, no Corredor Campo Limpo-Rebouças-Centro. A ideia é dimensionar a demanda de passageiros com o metrô e novos terminais que serão inaugurados em três estações: Vila Sônia, Pinheiros e Butantã.

Oito consórcios em São Paulo

De acordo com o site da SPTrans, o “sistema municipal de transporte é composto por uma rede integrada, criada pela Secretaria Municipal de Transportes, em conjunto com a SPTrans, em 2003. Essa rede permite um deslocamento mais rápido e a racionalização do uso dos meios de transporte na cidade”.

Esse sistema é composto por dois subsistemas: o sistema estrutural, no qual “linhas operadas por veículos de médio e grande porte (articulados, biarticulados e comuns), são destinadas a atender altas demandas e integrar diversas regiões às áreas centrais da cidade".

É a espinha dorsal do transporte coletivo. E o subsistema local, que "alimenta a malha estrutural e atende aos deslocamentos internos nos subcentros com linhas operadas por ônibus comuns e veículos de menor porte, como micro e mini ônibus.

"Ainda segundo a SPTrans, "para facilitar a organização das linhas, a cidade foi loteada em oito áreas, cada qual operada por um consórcio e uma cooperativa". A primeira área é a Zona Noroeste, que é composta pelo Consórcio Bandeirante de Transporte . A Zona Norte vem em seguida com o Consórcio Sambaíba Transportes Urbanos Ltda. Na Zona Nordeste, região da Cidade Tiradentes, está o Consórcio Plus. No local que é denominado como Zona Leste fica o Consórcio Leste 4. A Zona Sudeste é composta pelo Consórcio Via Sul Transportes Urbanos Ltda. Na Zona Sul, que é a maior delas, está o Consórcio Unisul. Na área em que fica a Zona Sudoeste está o Consórcio Sete. E na Zona Oeste fica o Consórcio Sudoeste de Transporte.

Fonte: Diário de São Paulo
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Porto Alegre: Motoristas de ônibus protestam contra violência


O protesto de motoristas e cobradores contra assaltos a ônibus e lotações na zona Leste da Capital terminou na noite desta quarta-feira sem maiores tumultos. Quarenta veículos das linhas Cefer 1, T-4, T-8 e T-10 percorreram em comboio o corredor de ônibus das avenidas Antônio de Carvalho e Bento Gonçalves até a Igreja São Jorge.

Em seguida, os rodoviários encerraram a manifestação, já que a Brigada Militar se comprometeu a fazer buscas, nesta quinta-feira, a suspeitos pelos roubos a coletivos na avenida Antônio de Carvalho, na zona Leste de Porto Alegre. Para não paralisar ainda mais o tráfego, os veículos em funcionamento trabalharam na pista normal (de carros) da avenida Bento Gonçalves, o que ocasionou ainda mais lentidão.

O protesto deixou congestionadas as avenidas Cristiano Fischer, Protásio Alves (sentido Bairro-Centro, entre a Antônio de Carvalho e a Venâncio Aires) e Osvaldo Aranha. A manifestação começou por volta das 17h, quando os motoristas utilizaram cerca de 20 ônibus para bloquear uma pista da avenida Antônio de Carvalho, na altura da rua Juvenal Cruz, sentido Protásio Alves-Ipiranga, o que causou um grande congestionamento no local. Até então, o protesto, iniciado às 14h, se concentrava na rua Juvenal Cruz.

Na zona Norte, um segundo grupo bloqueou a rua Dom Diogo de Souza, de onde sai a linha T4. Também participaram da ação durante o dia, motoristas e cobradores das linhas de ônibus Cefer 1, da Unibus, e T-4, da Carris, além de condutores do lotação Ipiranga-PUC.

Fonte: Correio do Povo
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Manaus: Descumprimento de acordo ameaça nova paralisação dos rodoviários


O Sindicato dos Rodoviários enviou ontem (2) um ofício ao prefeito Amazonino Mendes declarando que é possível uma nova paralisação do sistema de transporte coletivo urbano. O documento afirma que os trabalhadores foram avisados pela Transmanaus que o reajuste salarial acordado durante o período de paralisação ainda não será cumprido no salário que será pago até o dia 5.

A notificação formal do descumprimento do acordo teria partido de um representante do Consórcio Transmanaus. Pelas negociações feitas na última paralisação nos meses de abril e maio, o salário de motoristas, cobradores e outros profissionais do sistema de transporte seria reajustado em 4%, sendo 2% no mês de maio e 2% em junho. Segundo a categoria, caso haja nova greve, a paralisação será por tempo indeterminado, até o pagamento do reajuste. O ofício dos rodoviários foi enviado para uma comissão de especialistas do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), para análise técnica e jurídica.

Greve

Uma primeira greve paralisou parcialmente o transporte coletivo em Manaus nos dias 30 de abril a 4 de maio. A categoria dos rodoviários pedia então um reajuste salarial de 10%. Durante a ação, foram retiradas de circulação cerca de 60% dos veículos, deixando cerca de 500 mil usuários sem ônibus.

Fonte: Portalamazonia
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Greve de ônibus em Fortaleza será decidida hoje


Após o acordo feito na última segunda (31/05), o serviço de funcionamento da frota de ônibus, em Fortaleza, está em sua normalidade nesta terça e quarta. Isso se deu após compromisso firmado entre a Procuradoria do Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Ceará (Sintro-CE).

Não aconteceram mais as assembleias pontuais ou paralisações-relâmpago, que estavam causando desconfortos aos usuários do sistema de transporte coletivo. Uma nova reunião está marcada para às 9h da próxima quinta (03/06), para discutir sobre uma possível greve. Se ficar decidido pela paralisação total, o Sintro só poderá deflagrar a greve em sua totalidade com 72 horas após a decisão final.

Fonte: Diário do Nordeste
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Em Natal, Greve dos motoristas está suspensa até dia 16


A greve dos motoristas e cobradores de ônibus está suspensa até o próximo dia 16 de junho. A decisão foi tomada em acordo entre o Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários (Sintro) e o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Seturn). Até lá, os motoristas e cobradores não podem realizar nenhuma movimentação de paralisação.

O acordo entre as partes aconteceu após uma audiência conciliatória na tarde de ontem. Com a iminência de greve, o Seturn entrou com uma petição de notificação para que a paralisação fosse evitada. De acordo com o advogado do Sintro, José Duda, como o sindicato não recebeu a petição a tempo, a audiência foi suspensa até o dia 16.

Com o acordo, os funcionários das empresas de ônibus não poderão realizar nenhum movimento de paralisação, sob o risco de multa para o sindicato. Durante o período acordado, diretores do Sintro poderão fazer duas reuniões por dia, de meia hora cada nas garagens das empresas. A partir de amanhã, 4, uma empresa será visitada por dia e, durante as reuniões, nenhum ônibus vai sair das garagens.

A pauta de reivindicações do sindicato tem 109 itens, mas, de acordo com Valdir Lucas, diretor de formação do Sintro, se os empresários resolverem atender os pontos principais, pode ser que não ocorra greve. As principais reivindicações da categoria são: a garantia de vale alimentação unificado e de cesta básica, reajuste de 15% do salário, pagamento de hora extra, a volta do quinquênio e plano de saúde.

Após a nova audiência do dia 16, a diretoria do Sintro vai realizar uma nova assembleia para decidir se a categoria aceita a proposta dos empresários. A vice-presidente do Sindicato, Maria da Paz Dantas, afirmou que acredita em um acordo que atenda às duas partes. “Acredito que a Justiça do Trabalho atenderá as nossas necessidades, que são tão poucas”, disse.

Fonte: Tribuna do Norte
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Rio de Janeiro: Metrô reforma estações para acesso a deficientes


Até o fim do ano, todas as 34 estações do metrô deverão estar adaptadas para deficientes, com elevadores ou plataformas de acesso pelas escadas. Oito terminais passam ainda por reformas internas e no entorno, como ocorreu em Del Castilho, por exemplo. Em Botafogo, os trabalhos estão em andamento. As obras fazem parte das obrigações da concessionária Metrô Rio previstas no contrato com o estado. Já a nova Estação Cidade Nova está prevista para ser inaugurada já no fim deste mês.

Orçada em R$ 80 milhões, Cidade Nova é o ponto central da conexão direta Pavuna-Botafogo (linha 1A), inaugurada no fim de 2009. A estação está nos retoques finais — 400 operários dão acabamento ao piso da plataforma e nas duas escadas rolantes, seis fixas e seis elevadores para deficientes. Da Avenida Presidente Vargas, é possível vislumbrar o desenho arrojado da passarela ligando a estação à prefeitura.
Com uma parte envidraçada, esse acesso sobre a via e o Canal do Mangue deverá ter quiosques e obedece ao gabarito imposto pelo município (6,25 m de altura) para a passagem dos carros alegóricos das escolas de samba. Cinco elevadores ficarão na passarela e um na própria estação, cujo design futurista deve contribuir para Cidade Nova ser um trunfo na revitalização da área.
Segundo o diretor de Relações Institucionais da Metrô Rio, Joubert Flores, a empresa está empenhada em cumprir o prazo e entregar a estação aos usuários neste mês — depois de dezembro e fevereiro, a previsão era começar a funcionar em 22 de março, mas a data mudou mais uma vez.

Equipamento também vai orientar cegos
O projeto para adaptar todas as estações do metrô, melhorando a acessibilidade de portadores de necessidades especiais, vai instalar elevadores verticais de alta tecnologia na maioria delas. Outros equipamentos ajudarão deficientes visuais a se orientar, como pisos podotáteis (com informação inscrita em relevo), já em uso na Central e Carioca. “A acessibilidade vai depender da estrutura de cada estação. Em algumas, serão mantidas as plataformas que já existem, em outras haverá também o elevador”, explicou Joubert Flores.
Cada estação tem projeto arquitetônico específico. No Largo do Machado, por exemplo, a reforma permitiu que o espaço da bilheteria, antes muito estreito, fosse ampliado, e a plataforma ganhou mais beleza com painéis nas paredes, que exibem fotos da cidade.

Fonte: O Dia
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São Paulo: Prefeitura quer reorganizar linhas e itinerários de ônibus


A Prefeitura de São Paulo estuda alterar algumas linhas de ônibus da cidade. Segundo a SPTrans (São Paulo Transportes), empresa municipal que cuida do setor, o assunto está em discussão e tem como objetivo reduzir os custos dos contratos e evitar que lotações e ônibus disputem passageiros. As mudanças devem estar previstas na nova licitação, que deve ser aberta ainda este ano. Assim, o fim do contrato das empresas concessionárias – que estava previsto para encerrar em 2013 – deve ser antecipado; enquanto o dos permissionários – donos das lotações – deve ser prorrogado até o ano que vem. O contrato deles vence em julho deste ano.
Uma das alterações estudadas é eliminar linhas diferentes que fazem o mesmo trajeto. A SPTrans não informou quais itinerários seriam eliminados. O número de ônibus que circulam na cidade, cerca de 16 mil, não deve ser reduzido.
Fonte: R7.com

SPTrans informa alteração no itinerário de ônibus da zona sul

Para melhor atendimento aos usuários da linha 6061/10 - Jd. Marilda - Terminal Grajaú, viabilizando menos tempo de percurso, a SPTrans informa que a partir do dia 19 de junho o serviço deixará de atender o bairro Jardim Almeida Prado, na zona sul. Ressaltamos que a região é atendida por duas linhas de ônibus, a 6052/10 - Jd. Sete de Setembro - Terminal Varginha e a 6052/31 - Jd. Almeida Prado - Terminal Varginha, sendo assim, os usuários não serão prejudicados com a alteração.
Para informações sobre trajetos e linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.
Linha e itinerário:
6061/10 Jd. Marilda - Term. GrajaúIda: normal até Av. Paulo Guilguer Reimberg, Av. Carlos Alberto Bastos Machado, Av. Antonio Carlos Benjamim dos Santos, prosseguindo normal.Volta: normal até Av. Antonio Carlos Benjamim dos Santos, Av. Carlos Alberto Bastos Machado, Av. Paulo Guilguer Reimberg, prosseguindo normal.
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