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Empresa de transporte pode exigir cadastro de idosos

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009


As empresas de transporte público coletivo podem exigir documento de idoso para que o serviço seja usado gratuitamente. Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) autoriza a exigência de cadastro prévio e confecção de carteirinha dos usuários do transporte público maiores de 65 anos.
A ministra do STJ Eliana Calmon negou recurso do Ministério Público do Rio Grande do Sul contra uma empresa de transporte do estado. Na ação, o MP alegou impedimento do uso do passe livre pelos idosos, e pediu indenização por dano moral e ressarcimento dos valores pagos pelas passagens. Para a ministra, o cadastramento dos idosos pela empresa de transporte público seria mais eficiente para evitar fraudes.
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No Rio, Cadastro do bilhete único começa em janeiro

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009


O cadastramento dos passageiros interessados em usar o sistema de bilhete único intermunicipal, cuja criação foi aprovada na terça-feira na Assembleia Legislativa do Estado, deve começar no dia 11 de janeiro. Segundo o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, a data deverá ser confirmada na próxima segunda-feira.

As inscrições poderão ser feitas nos mais de 800 pontos de venda do RioCard disponibilizados pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Rio (Fetranspor); em agências do Banco Itaú; e em pontos do metrô, das barcas e da SuperVia.
O tíquete vai operar com o sistema de bilhetagem eletrônica do RioCard. Por esse motivo, as vans municipais, que não têm o sistema, não poderão ser incluídas num primeiro momento. A Metrô Rio e a SuperVia trabalham com um modelo diferente do que é usado nos ônibus, mas ele aceitará o novo tíquete.
O bilhete único permitirá ao usuário pegar duas conduções num prazo de duas horas. A única condição é que um dos meios de transporte usado seja de uma linha intermunicipal. Cada trajeto de duas horas custará R$ 4,40. A previsão é de que, em 2010, o governo destinará pelo menos R$ 220 milhões ao bilhete único.
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Reportagem especial: Os Caminhos do Metrô


Conheça o dia-a-dia dos passageiros e o andamento das obras, os projetos para o futuro e, também, um pouco de história do metrô

Parte 1
Em 1979, os cariocas passaram a conhecer o Metrô, que tinha cinco estações. Mas hoje em dia, o transporte se extendeu e apresenta mais mudanças, apesar de vários problemas que surgiram.





Parte 2
Obra vai melhorar a vida de passageiros da Linha 2





Parte 3
Novos projetos podem melhorar o serviço no Rio




Fonte: Reportagem especial RJTV
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Já está em operação os 40 novos ônibus em Campinas


A frota, que inclui dez ônibus articulados e 30 convencionais, é acessível aos portadores de deficiência. Assim, quase um terço da frota (243 ônibus) é composta por veículos com dispositivos de acessibilidade, como elevadores e assentos preferenciais.
O investimento das concessionárias Itajaí Transportes Coletivos e Expresso Campibus foi de R$ 9,7 milhões para a aquisição dos veículos adaptados. O Consórcio Cidade Campinas (Concicamp) — composto pelas duas empresas —, é responsável pela Área 2 (vermelha), que atende os usuários do Campo Grande, Padre Anchieta e Corredor John Boyd Dunlop.
Para o prefeito, a região Sudoeste sai fortalecida com os novos ônibus. “A frota da região fica mais jovem. Além disso, os ônibus são politicamente corretos, já que usam combustível com 2% de biodiesel, que atende as determinações da lei nacional”, afirma Hélio.
O secretário de Transportes, Gerson Luis Bittencourt, comemorou a renovação da frota. “Com os novos veículos, a frota de ônibus de Campinas passa a ter idade média de quatro anos. Para se ter uma ideia, a média de idade da frota de São Paulo, por exemplo, é de seis anos”, diz. “A Área 2 é a que tem a frota mais nova agora, com idade média de 2,5 anos”, afirmou, citando os números. Com a entrada dos novos veículos em operação, já são 840 ônibus e miniônibus no sistema InterCamp, o que representa 68% de renovação da frota desde 2005 (1.242 veículos).
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Blumenau: Transporte Coletivo terá horário diferenciado


Usuários do transporte coletivo urbano de Blumenau devem ficar atentos. A partir desta quinta-feira, dia 24, as linhas de ônibus terão horários diferenciados. A medida, necessária para evitar ociosidade no sistema, tem será estendida até o dia 3 de janeiro de 2010, quando a operação volta a normalidade.

O Serviço Autônomo Municipal de Trânsito e Transportes (SETERB), por meio da Diretoria de Transportes, informa que os novos horários de ônibus do Sistema Integrado de Blumenau (SIB) estão disponíveis na página da autarquia na internet: www.seterb.sc.gov.br.
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Passageiros não pagam tarifa de ônibus nesta quinta-feira em Várzea Grande


Os usuários do transporte coletivo municipal de Várzea Grande estarão livres do pagamento da tarifa durante toda esta quinta-feira (24/12), véspera de Natal. A medida está prevista no Decreto Municipal n.º 065/2009 assinado, nesta quarta-feira (23), pelo prefeito municipal em exercício, Sebastião Gonçalves.
O documento prevê a dispensa da tarifa, atualmente fixada em R$ 2,20, aos passageiros que utilizarem os ônibus coletivos no horário das 0h às 23h59. O superintendente de Trânsito e Transportes Urbanos (STTU) de Várzea Grande, Fernando Sé, explica que a medida, contida na Lei Municipal n.º 2194 de 2.000, prevê que a empresa concessionária do Sistema Municipal de Transporte Coletivo assegure a mesma frota para a utilização de seus usuários.
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Em São Paulo, Ampliação do corredor ABC ficará pronta no 2º semestre

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


A partir do segundo semestre do próximo ano, a população do ABC terá acesso mais fácil a zona sul de São Paulo por meio da extensão do Corredor Metropolitano ABD. A medida, que faz parte do Plano de Expansão São Paulo recebeu investimento de R$ 24 milhões e ligará a cidade de Diadema até o bairro do Morumbi e beneficiará cerca de 15 mil usuários por dia.
Serão implantados 12 quilômetros de faixas de ônibus exclusivas, com 18 pontos de paradas e cinco estações de transferência no trajeto do terminal Metropolitano Diadema até a futura estação de transferência Morumbi, onde os usuários terão acesso a Linha 9 Esmeralda (Osasco Grajaú), da CPTM (Companhia Metropolitana de Transporte Metropolitano).
Além disso, o corredor estará interligado com a Linha 5 Lilás do Metrô, na futura estação Brooklin - Campo Belo. Na visão dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, este projeto beneficiará a população a medida que prevê a integração das tarifas e ainda permitira que os municípios do ABC tenham acesso mais fácil a São Paulo. "Isso mostra que o plano de expansão não é só metrô, trem e estação, e sim um estudo amplo do transporte de São Paulo que foca a integração de todos os tipos de transporte", destaca.
Para o governador José Serra, este é um corredor que deu certo e precisa de investimentos para ser aprimorado. "Para nós o investimento no transporte coletivo é fundamental porque beneficia os assalariados", defende.O corredor, gerenciado pela EMTU, receberá cinco novas estações: Jardim Miriam, Washington Luiz, Vereador José Diniz, Santo Amaro e Morumbi. Também será realizada a complementação do pavimento rígido da faixa exclusiva a esquerda no trecho próximo ao Shopping Morumbi, a execução da sinalização viária horizontal, vertical e semafórica, travessias de pedestres, recapeamento das faixas adjacentes e paisagismo.

Metrô Leve
O evento marcou ainda a assinatura do protocolo de intenções para a elaboração do projeto funcional do Metrô Leve que atenderá as cidades de São Bernardo e São Caetano. O meio de transporte ligará as duas cidades até a estação Tamanduateí, que atende hoje a Linha 10 Turquesa da CPTM e, a partir do próximo ano, a Linha 2 Verde do Metrô."O transporte de massa é uma saída para solucionar os graves gargalos de trânsito e a integração da região do ABC com as estações de trem e metro é uma ação importantíssima", observa o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho.
O projeto básico e também o funcional será elaborado em conjunto entre as duas prefeituras e a Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos. Para o projeto básico, o Ministério das Cidades liberou recursos da ordem de R$ 27,6 milhões e o município de São Bernardo colaborou com cerca de R$ 2 milhões. A execução da obra será de responsabilidade do Governo do Estado.

Fonte:Reporter Diário
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Uberaba: Empresas do transporte coletivo começam a reduzir frotas


Com a chegada do período de férias e diminuição de cerca de 40% no número de usuários do transporte coletivo, haverá mudanças nas linhas e horários dos ônibus no município.
De acordo com Claudinei Nunes, diretor de Trânsito e Transportes da Prefeitura, das 38 linhas, 20 serão modificadas. “Seguirão tabelas especiais, com redução dos veículos”, afirma, mas na maioria delas a diminuição será muito menor nos horários de pico, ou seja, das 18h às 20h, completa.
Segundo Nunes, em função do aumento da frota de ônibus, ocorrida devido à substituição das empresas prestadoras do serviço em Uberaba, alguns trajetos apresentarão o mesmo número de veículos e horários da época em que o funcionamento era executado pelas companhias Transmil e São Bento. “A Tutunas-Cartafina, por exemplo, vai praticar a mesma tabela de dias úteis da Transmil, então não será tão drástico”, descreve o diretor.
No total, a redução da frota nos horários de pico será de 12 veículos e, nos entrepicos, a redução pode chegar até 18. Em trajetos mais movimentados, Nunes afirma que, mesmo com grande redução de usuários devido às férias escolares e de trabalhadores, poucos ônibus serão suprimidos da tabela. “De todos os veículos, os que vão para a Uniube são os que perdem mais passageiros, mas no Cássio Resende-Uniube, por exemplo, que faz trajetos mais longos e com mais pessoas, vamos manter os horários das 18h às 20h”, finaliza.
Para os ônibus rurais, com destino às comunidades da Baixa, Capelinha do Barreiro, Santa Fé e Vale do Sol, as mudanças foram implantadas ontem. Nas linhas urbanas, a redução vale a partir da próxima segunda-feira (28) e vão até o dia 29 de janeiro.
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