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As cidades, o trânsito e o transporte
domingo, 27 de setembro de 2009Postado por Meu Transporte às 12:08 0 comentários
Marcadores: Paraná
Rio vai ganhar mais 11 estações de aluguel de bicicletas
As estações ficarão em pontos como a Praça Santos Dummont, na Gávea; Praça Antero Quental e Jardim de Alah, no Leblon; Parque do Cantagalo e Praça General Osório, em Ipanema. Atualmente, o Rio tem oito estações de aluguel de bicicletas em Copacabana, também Zona Sul. Com os novos pontos, a cidade terá 19 estações e 190 bicicletas. Em dezembro, os próximos bairros contemplados serão Botafogo, Flamengo, ambos na Zona Sul, e o Centro da cidade, onde mais 19 estações serão construídas e outras 190 bicicletas ficarão à disposição da população. Até o ano que vem serão instaladas mais 12 estações na Tijuca, na Zona Norte. “Com isso iremos completar a primeira fase do projeto, composta de 50 estações e 500 bicicletas”, explica Angelo Leite, presidente da Serttel, empresa responsável pela implantação do Pedala Rio. A prefeitura do Rio prevê a instalação de faixas exclusivas, compartilhadas e zonas 30.
Segundo Leite, desde a implantação do sistema, em dezembro de 2008, foram registrados apenas quatro furtos. "Nossas bicicletas se enquadram na categoria das chamadas smart bikes ou bicicletas inteligentes. Desde a inauguração, nosso sistema registrou apenas quatro casos isolados de furto e vandalismo em janeiro deste ano, o que é insignificante se comparado com os índices europeus", ressaltou.
Para alugar, o usuário tem que adquirir passes, que dão direito a viagens de até 30 minutos. Acima deste período, o usuário passa a pagar um valor adicional, chamado de viagem remunerada.
O passe pode ser de 1 dia (R$ 10), 3 dias (R$ 15), 6 meses (R$ 50) ou 1 ano (R$ 100). É preciso fazer um cadastro no site http://www.mobilicidade.com.br/ para adquirir os passes eletrônicos.
O pagamento é feito com cartão de crédito e as bicicletas são liberadas nas estações por meio do celular.
Postado por Meu Transporte às 12:02 2 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Cuiába: Conselho vai discutir reajuste e gratuidade no transporte coletivo
Segundo o presidente do CMTT, Donizete Aparecido Alves de Souza, o conselho vai se reunir e analisar dados referentes aos serviços do transporte coletivo. “A empresa vai colocar as suas dificuldades, será apresentado números sobre gastos e despesas e depois colocaremos em votação entre todos os conselheiros. Logo após a votação teremos o resultado se o conselho vai ser a favor ao reajuste da passagem do transporte coletivo. Posteriormente a decisão será levada para discussão com o Poder Executivo”, explica o presidente Donizete Aparecido.
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas dos Transportes Terrestres de Rondonópolis – (STTRR), disse que não vai aceitar a demissão de funcionários e está se mobilizando e pode deflagrar uma greve no transporte coletivo.
Postado por Meu Transporte às 11:57 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Em Fortaleza, o trânsito atrapalha programa ''Bem na Hora''
Uma pequena parcela desse universo – 100 veículos que circulam por seis linhas, 100 paradas e quatro terminais –, experimenta um programa para melhorar a eficiência das viagens. É o “Bem na Hora”, do Controle Integrado de Transportes de Fortaleza (Citfor), com gerência da Autarquia Municipal de Trânsito, Cidadania e Serviços Públicos (AMC).
De acordo com o gerente do Citfor, Paulo Vitorino, a estrutura do programa conta com ônibus equipados com GPS; “semáforos inteligentes”; câmeras de vídeo nos terminais e embarcadas nos veículos; placas eletrônicas nas paradas para informar a previsão de chegada; painéis dentro dos ônibus para indicar a próxima parada, com recursos de áudio e imagem; e, mais recentemente, um site na internet disponibilizando as informações das placas que estão nas ruas. “O programa tem três objetivos básicos: informar o usuário, melhorar e dar prioridade ao transporte coletivo, e fornecer mais segurança à viagem”, enumerou Paulo.
De acordo com o gerente do Citfor, o equipamento instalado nos ônibus indica a velocidade do carro e a distância da próxima parada, com base nesses dados, é feito um cálculo do tempo que ele levará para chegar os próximo ponto. Esses números ficam expostos em 35 placas espalhadas pelas 100 paradas cobertas pelo programa e no site Bem na Hora. Esse é recurso do primeiro ponto enumerado por Paulo, “a informação ao usuário”.
Os “semáforos inteligentes” que, segundo o gerente do Citifor, dão prioridade ao transporte coletivo, identificam quando um ônibus está perto de passar por um cruzamento. “Se um semáforo fecha em 60 segundos e um ônibus, com horário atrasado, está, por exemplo, há 10 segundos de passar pelo cruzamento, nós prolongamos o tempo do sinal verde para que esse carro possa ganhar caminho”, explica. Segundo Paulo, dos 550 cruzamentos com semáforos em Fortaleza, 300 possuem o sistema inteligente.
Já o terceiro ponto enumerado, a segurança, ficar por conta das oito câmeras instaladas em cada terminal e nas duas que seguem dentro do ônibus. “Uma fica perto do cobrador e outra perto da porta dianteira, próxima ao motorista. Isso inibe os assaltos e registra qualquer ato estranho realizado dentro do coletivo”, informa.
Paulo Vitorino ressalta ainda que o software que controla todo esse processo é o mesmo usado pelo transporte público inglês. “O que falta para gente é que o controle dos semáforos seja automático, mas já estamos perto de avançar para esse ponto”, contou.
Com base no site do Bem na Hora, o Diário Online foi conferir a precisão do tempo indicado pelo sistema numa parada de ônibus. Às 15h54, o site indicava que o ônibus 36119 da linha Siqueira/Papicu/Via 13 de Maio (30) chegaria ao seu ponto na Praça da Imprensa em 7 minutos. Três minutos depois, já na parada, o tempo estava de acordo com cronometrado com o do site e indicava que o veículo chegaria em 4 minutos. O carro chegou às 16h04min, apenas três minutos após o projetado.
No ônibus 14601, da mesma linha, que indicava também às 15h54min sua chegada ao ponto em 10 minutos. Apareceu no destino informado em 14 minutos.
Um pequeno erro, levando em consideração a situação do trânsito de Fortaleza. No entanto, a população, mesmo ela própria levantando a questão de que é difícil precisar o tempo de chegada de um veículo que trafegue nas ruas da cidade, fez questão de reclamar.
O motorista José Cleiton, que se encontrava na parada da Praça da Imprensa no momento da apuração do tempo dos ônibus, disse que não dá para confiar nos painéis de informações instalados nas paradas. “Agora (16h), você só viu isso de erro, mas vem aqui no horário de pico para você ver” desafiou o motorista.
Já a técnica de enfermagem, Luana Marques, acredita que, por conta da questão do trânsito, o sistema de mapeamento dos ônibus não tem como ser eficaz. “Como saber a hora certa que o ônibus vai chegar com um trânsito desses? Por isso, nem olho a placa”, disse.
Linhas cobertas pelo Citfor
29 - Parangaba Náutico
30 - Siqueira Papicu – Via 13 de Maio
31 - Av Borges De Melo
132 - Av Borges De Melo
275 - Pici Unifor
315 - Messejana Parangaba
Postado por Meu Transporte às 11:40 1 comentários
Marcadores: Ceára
Auto Viação Chapecó tem aprovação de 80% dos usuários
Na pergunta se o número de viagens atende às expectativas, 69% responderam que sim. Em relação à limpeza e higienização dos ônibus, 80% dos entrevistados deram nota entre 7 a 10 para o serviço de conservação desenvolvido pela Auto Viação. Sobre os novos modelos de abrigos de ônibus, 76,6% assinalaram notas de 9 e 10.
Outro dado que revela o alto nível de satisfação com os serviços da Auto Viação é de que 90% dos usuários, se sentem seguros nos coletivos urbanos da empresa. A pesquisa também perguntou aos usuários sobre a construção do novo Terminal Urbano de Passageiros e 80% responderam que representa mais conforto e segurança para os usuários e salientaram o aspecto de ser mais moderno e bonito. Do universo de entrevistados, 100% disseram que a empresa onde trabalham fornece vale transporte, numa demonstração de cumprimento da legislação pelos empresários.
Para o diretor Comercial da Auto Viação Chapecó, João Carlos Scopel, “o elevado índice de satisfação manifestado pelos usuários é resultado da qualidade dos serviços realizados e do comprometimento dos colaboradores e qualificação dos motoristas e auxiliares de bordo”.
Postado por Meu Transporte às 11:33 1 comentários
Marcadores: Santa Catarina
No Rio Garagem de Empresa é fechada por determinação da Justiça
sábado, 26 de setembro de 2009
A garagem foi lacrada na madrugada desta quinta-feira. De acordo com a decisão, a Ocidental só será reaberta se pagar R$ 1 milhão. Além disso, a juíza dobrou o valor da multa, passando-a para R$ 300 mil por dia caso a decisão seja descumprida. A expectativa da secretaria é que as linhas da Ocidental estejam totalmente cobertas até o final do dia. (Veja fotos da Viação Ocidental lacrada e do protesto dos funcionários)
No esquema montado pela secretaria de Transportes, a Linha 397 será coberta por ônibus das empresas Amigos Unidos, Viação Campo Grande e Viação Bangu. As linhas 746, 747, 748 e 786, pela Jabour; as linhas 811, 812 e 819, pela Viação Bangu; e a linha S-27 pela Pégaso. De acordo com a secretaria, as demais linhas já estavam operando em sistema de pool desde maio deste ano.
Postado por Meu Transporte às 08:33 1 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Transporte gera 573 notificações
Na média, são pelo menos duas autuações a cada dia, por atraso e viagens que deixam de ser feitas, sendo que estas estatísticas só contabilizam as falhas que são constatadas pelos fiscais da Prefeitura. Mas o próprio secretário municipal de Transportes, Carlos Nakaharada, admite que o número de funcionários é insuficiente para cobrir "todas as linhas e em todos os momentos". Em razão disso, normalmente, a fiscalização se concentra nos terminais de saída dos ônibus e, aleatoriamente, nos pontos finais.
"Por isso, é muito importante que a população nos ajude e comunique a ocorrência de problemas", observou o secretário, ao citar que as reclamações dos usuários são um dos termômetros utilizados pela Pasta para avaliar a qualidade do serviço prestado pelas concessionárias e direcionar a fiscalização.
Ainda que as reclamações do transporte coletivo tenham reduzido significativamente em relação ao ano passado, por exemplo, quando os problemas enfrentados pela Mito (que teve a concessão cassada em janeiro) afetaram diretamente os usuários, o secretário admite que o volume de notificações por atraso e por não saída de viagens continua alto. "O certo seria que isso não ocorresse", disse.
A Prefeitura espera obter a eficiência no sistema com a concorrência pública que definirá a empresa que irá explorar o lote de linhas que pertencia à Mito - hoje operadas em caráter emergencial pela Transcel e Breda - e que vai estabelecer novas regras a serem cumpridas também pela Transcel, que tem contrato com o Município para o outro lote de linhas. Entre as novidades está a implantação de GPS, que permitirá o acompanhamento on line do itinerário que o ônibus está cumprindo e também o monitoramento por câmeras que, entre outras coisas, possibilitará saber se o coletivo está lotado ou não. A concorrência para o transporte coletivo está suspensa por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e a expectativa é de que possa ser retomada pela Prefeitura nos próximos dias.
Postado por Meu Transporte às 08:29 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Cadeirantes protestam contra falhas no Transporte Eficiente em Teresina
Postado por Meu Transporte às 08:25 1 comentários
Marcadores: Piauí