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Aracaju: Falta troco de R$ 0,05 para usuários de ônibus

quinta-feira, 5 de março de 2009


Muitos usuários que dependem do transporte coletivo da capital estão perdendo dinheiro. Após o reajuste da tarifa, que agora custa R$ 1,95, quem não utiliza os Cartões Mais Aracaju e tem que pagar em dinheiro não está recebendo o troco de R$0,05. A desculpa de todos os cobradores é que não há moedas e, na prática, a realidade é que para muitos passageiros a tarifa está saindo mais cara.
Maria Lúcia se utiliza do transporte coletivo diariamente e se fosse fazer as contas de quanto já perdeu de cinco em cinco centavos nos ônibus já ia pra mais de R$ 7. “Tem uns cobradores que não dão nem satisfação. A gente dá o dinheiro e eles ficam parados não se movem para dar o troco e quando a gente pede dizem que não tem moeda e pronto”.

Maurina da Silva e Sandra já passaram pela situação Na opinião de Maurina da Silva “deveriam fechar logo nos R$ 2, do que ficar com o troco da gente”. Ela conta que para não ficar no prejuízo e pela praticidade já providenciou seu Cartão Mais Cidadania, que pode ser feito de forma gratuita por qualquer usuário.
A maioria dos usuários, no entanto, tenta não se estressar com as atitudes dos cobradores. “Aconteceu só duas vezes comigo. Cinco centavos é tão pouco, até agora não me fez falta”, afirma Líris Santos. “Às vezes recebo o R$0,05, mas não faço questão. Não vou ficar rica nem mais pobre por isso”, declara Sandra de Souza, acrescentando que em um ônibus já presenciou o cobrador entregando balas como troco, uma saída que ela considera ‘criativa’.

Jailson José da Silva acha um 'absurdo'Já para Jailson José da Silva essa situação é “um absurdo”. “Se a gente tiver com menos R$ 0,05 não passa. A empresa tem que disponibilizar as moedas ao cobrador para que as pessoas não saiam no prejuízo”, afirma.

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Curitiba: Modelo de transporte Público

quarta-feira, 4 de março de 2009




O eficiente sistema de transporte coletivo de Curitiba foi implantado nos anos 1970, buscando baixo custo operacional e serviço de qualidade para o transporte de massa. Esse sistema, um tipo de metrô de superfície, inclui canaletas exclusivas para o transporte coletivo da linha direta, os ligeirinhos, as 351 estações-tubo e os ônibus biarticulados com capacidade para 270 passageiros. Possui tarifa integrada, permitindo deslocamentos por toda a cidade com a mesma passagem.
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Previsão do Tempo

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Campo Grande: Com reajuste, usuários pedem melhorias para ônibus

segunda-feira, 2 de março de 2009


O reajuste na tarifa do transporte coletivo em Campo Grande, com início previsto para o dia 1º de março, não agradou aos usuários. Para compensar o aumento de R$ 2,30 para R$ 2,50, eles exigem melhorias.
As sugestões de quem utiliza esse serviço diariamente abrangem desde o aumento na frota até a maior comodidade nos coletivos.
Segundo o funcionário público Edmundo Nascimento Júnior, de 33 anos, o valor da tarifa não tem acompanhado a melhoria nos serviços. Para ele, o reajuste deve representar conforto para os usuários.
Edmundo acredita que umas das principais necessidades para oferecer mais conforto aos passageiros seria aumentar o número de assentos nos coletivos . “Aí sim poderia aumentar, aí sim eu acharia justo”, afirma.

A reivindicação da estudante Cláudia Barbosa, de 25 anos, é a volta da função dos cobradores nos ônibus para deixar mais ágil o pagamento da tarifa.
Ela reclama que apesar do aumento no valor da passagem, parte dos funcionários das empresas foi demitida. Com isso, diminuiu a qualidade do serviço prestado. “A passagem só aumenta todo ano, e não melhora a qualidade do serviço”, afirma.
Além de um cobrador, a dona-de-casa Patrícia Santana, de 23 anos, ressalta a necessidade de fiscais das empresas de transporte coletivo nas linhas mais movimentadas. Segundo ela, alguns estudantes costumam fazer bagunça durante o trajeto, o que incomoda os pagantes.



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Campinas-SP: Vândalos atacam 46 ônibus nos 4 dias de Carnaval

domingo, 1 de março de 2009


O saldo negativo da ação de vândalos em ônibus do transporte urbano de Campinas chegou a 46 casos durante o Carnaval 2009. “O prejuízo chegou a R$ 85 mil entre materiais para reposição e mão-de-obra”, afirmou Paulo Barddal, diretor de Comunicação e Marketing da Transcurc. De acordo com ele, “é preciso repensar atitudes para o transporte coletivo no Carnaval do próximo ano”.
A empresa que mais sofre com vandalismo foi a VB1, que teve 26 ônibus danificados, um deles, inclusive, teve nove janelas arrancadas, a iluminação interna destruída e bancos despregados do assoalho do coletivo. A segunda concessionária que sofreu mais danos foi a Onicamp, com 14 veículos alvos de quebra-quebra. A maior incidência dos ataques dos vândalos foi em regiões da área Oeste de Campinas, como Ouro Verde e DICs, além das imediações do Parque Oziel.

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Paulínia-SP: Nova tarifa de ônibus começa a ser cobrada R$ 1,00

Graças ao subsídio de R$ 1,30 aprovado no começo do mês na Câmara, os usuários passarão a pagar R$ 1,00 pela passagem do ônibus. A medida, segundo cálculos da própria Administração municipal, deverá consumir ao menos R$ 7 milhões dos cofres públicos este ano. A previsão é de que até 500 mil usuários utilizem o serviço mensalmente. O novo preço da tarifa será cobrado diretamente na catraca ou na compra do novo vale-transporte. Para os três primeiros meses, a Passaredo — concessionária que explora o transporte coletivo municipal — mandou confeccionar 1,5 milhão de vales-transporte. A medida vai vigorar até a implantação das catracas eletrônicas. O subsídio da tarifa com consequente redução no preço foi promessa de campanha de Pavan. Com a medida, o prefeito acredita incentivar o uso do transporte coletivo e promover uma melhora na renda da população paulinense.

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Recife: Ônibus que eu quero




Vejam como pessoas com deficiência física sofrem para pegar um ônibus, isso mostra que o governo e os orgãos competentes devem aumentar mais e mais os investimentos na melhoria do transporte público para estas pessoas.
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Curitiba: Linha Verde




A maior obra do Programa de Transporte Urbano, a Linha Verde, na antiga BR 116, atende a medidas ambientais que vão garantir a implantação de um Parque Linear de mais 20,8 quilômetros quadrados, o plantio de mais 5,2 mil árvores e a implantação de um ciclovia de quase seis quilômetros. Definidas pela Prefeitura de Curitiba que fez o projeto, exigidas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia parcialmente as obras, e facilmente respeitadas pela cidade de Curitiba, as medidas vão garantir que a Linha Verde seja um fator importante de qualidade de vida em Curitiba.
A Linha Verde introduz na cidade um novo conceito de avenida urbana. Espécies nativas serão plantadas, inclusive com o uso de árvores frutíferas. Com uma nova opção para o transporte coletivo, mais passageiros serão atraídos para a RIT e, com menos carros nas ruas, haverá menos emissões de poluentes. A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa responsável pelo transporte de Curitiba, prevê o uso de um combustível menos poluente nas linhas de ônibus da Linha Verde.
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