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No DF, 100% das passagens do transporte público são pagas digitalmente

quinta-feira, 10 de julho de 2025

O dinheiro não anda mais de ônibus nem de metrô no Distrito Federal. Um ano após a modernização do sistema de pagamento de passagens do transporte público coletivo, 100% das viagens são custeadas de modo digital. São aceitos os cartões Mobilidade e Vale-transporte, bancários físicos ou por aproximação (débito e crédito) e as gratuidades.

O processo foi iniciado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) em 1º de julho de 2024 e executado de modo gradual para facilitar a adaptação dos usuários. Primeiro, 52 do total de 934 linhas urbanas pararam de aceitar dinheiro. Hoje, o modo de pagamento não é aceito em nenhum coletivo, nem no metrô.

Dados do sistema de bilhetagem automática do DF indicam que, diariamente, são registrados mais de 1,4 milhão de acessos no transporte público. Deste total, cerca de 60% são pagos com o cartão Mobilidade e o Vale-transporte. Ambos dão ao cidadão o benefício da integração, que permite fazer até três embarques no intervalo de três horas pagando o valor máximo de R$ 5,50.

O uso de cartões bancários e de gratuidades (Estudantil, PcDs e Sênior) ocupam 9% e 30% do total, respectivamente. Essas duas formas de custeio não dão direito ao benefício da integração. Os cartões bancários devem ter o sistema de pagamento por aproximação, mas os usuários também podem utilizar smartphones, relógios ou pulseiras eletrônicas.

“O pagamento de passagens somente por meio digital trouxe segurança aos usuários e reduziu o tempo de embarque, tornando as viagens mais rápidas”, salienta o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves. “O próximo passo será o lançamento do aplicativo do DF no Ponto, que vai permitir ao passageiro acompanhar e planejar suas viagens, com a previsibilidade dos ônibus, podendo, em algumas linhas, até haver aumento de viagens em função da redução de tempo e otimização do sistema.”

Segurança, inclusive, é o principal ponto positivo da digitalização do sistema para o estudante Davi Miranda, 19 anos. Morador de Planaltina, ele anda de ônibus todos os dias, de manhã e à noite, a caminho da faculdade e do trabalho. “Sem dinheiro circulando, fica menos atrativo para roubos”, afirma.

Já o auxiliar administrativo Gustavo Costa Oliveira, 20, elogia a facilidade em carregar o cartão Mobilidade. “Eu uso todos os dias, pelo menos umas quatro vezes. Eu pego dois ônibus no mesmo sentido e pago só uma passagem, ajuda muito. E achei excelente a questão do Pix, porque em qualquer lugar você pode recarregar seu cartão e continuar usando o transporte”, diz.

A modernização do sistema também teve efeito na adesão ao cartão Mobilidade. De julho de 2024 a 31 de maio deste ano, o número de cartões emitidos teve alta de 47%, passando de 491.331 para 723.469 unidades.

A solicitação ou a recarga de um cartão Mobilidade pode ser feita nos postos de atendimento do BRB Mobilidade. A primeira via é gratuita e a segunda custa R$ 5,40. Os créditos podem ser adquiridos em dinheiro em espécie, presencialmente, nos pontos de atendimento, nos terminais rodoviários e estações do metrô, ou via Pix pelo aplicativo BRB Mobilidade.

Por fim, vale ressaltar que o dinheiro em espécie ficou restrito para a aquisição de bilhetes avulsos (QR Code) nos pontos de atendimento. O bilhete é unitário, vendido no mesmo valor da tarifa da linha que o passageiro vai acessar e não permite a integração com outras linhas de ônibus e metrô. Apenas 1,24% dos mais de 1,4 milhão de acessos diários é feito dessa forma.

Informações a imprensa

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SuperVia forma 11 novos maquinistas para reforçar a operação ferroviária no Rio de Janeiro

A SuperVia realizou, ontem (09/07), a formatura de 11 novos maquinistas, que estão prontos para atuar na operação dos trens metropolitanos do Rio de Janeiro. A cerimônia de entrega dos diplomas aconteceu no Centro de Treinamento Operacional da concessionária.

Os profissionais passaram por um curso completo de formação, com aulas teóricas e práticas voltadas para a segurança e a eficiência da condução ferroviária. O conteúdo incluiu conhecimentos gerais sobre o sistema ferroviário, funcionamento dos trens, normas de segurança operacional, simulações e atividades práticas com os trens da frota da SuperVia.

Com a conclusão do treinamento, os novos maquinistas reforçam o compromisso da empresa em oferecer um transporte seguro, de qualidade e com profissionais cada vez mais capacitados. Em breve, esses colaboradores estarão à frente dos trens que conectam milhares de pessoas todos os dias, contribuindo para manter o Rio de Janeiro em movimento.

"As informações contidas neste e-mail, inclusive nos seus anexos, são confidenciais, protegidas legalmente e só podem ser utilizadas com exclusividade pelo seu destinatário. São proibidas a divulgação, cópia e distribuição desta mensagem por quem a recebeu por erro e poderá ser considerado ato ilegal. O seu conteúdo é de responsabilidade do autor. Se você não for o verdadeiro destinatário deste e-mail deverá avisar ao remetente e excluir de seu computador. Grato pela compreensão e cumprimento de nossa Política de Segurança."

Informações a imprensa

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Governo de Alagoas anuncia obras do VLT de Arapiraca

De forma conjunta a Prefeitura de Arapiraca, Governo de Alagoas e Governo Federal, anunciaram na última segunda-feira (7), o início das obras do inédito Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade.

O evento de lançamento dos trabalhos de implantação contou com as presenças do governador Paulo Dantas, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa.

Na ocasião foi informado maiores detalhes de como será o serviço para conectar dois pontos do município e passando por alguns bairros no caminho.

Serão 200 milhões de reais para revitalizar nove quilômetros de vias permanentes e construir outras quatro, totalizando 13 quilômetros de trilhos.

”Estamos aqui em Arapiraca para anunciar medidas arrojadas, inovadoras, modernas, que promovem o desenvolvimento e criam as melhores condições para atrair investimentos privados. O VLT conta com um investimento de mais de R$ 200 milhões, que viabiliza a mobilidade urbana de Arapiraca”, disse o governador.

O Sistema de VLT
O sistema contará com oito estações (veja abaixo quais), tres trens novos com dois carros cada um. A capacidade será de 400 passageiros por viagem, em valor de tarifa ainda a ser definido.

De acordo com o prefeito de Arapiraca, o VLT é um “Metrô de Superfície” e receberá os passageiros do sistema de ônibus da cidade, que terá a missão de levar os passageiros para os trens e ampliar a integração da mobilidade urbana.

No total o VLT de Arapiraca contará com oito estações entre a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e João Paulo II, passando por ao menos cinco bairros no caminho. Veja a seguir os nomes das futuras paradas:

– UFAL;
– Massaranduba;
– Planalto;
– Brasiliana;
– Eldorado;
– Arapiraca;
– Primavera;
– João Paulo II.

As obras começam de fato em agosto e a previsão é de finalizar a construção e iniciara operação ferroviária até junho do próximo ano.

Informações: Diário nos Trilhos

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Em Curitiba, Veja como será o novo Terminal Capão da Imbuia

A Prefeitura de Curitiba abre nesta quinta-feira (10/7) o processo de licitação para contratar empresa ou consórcio de empresas que será responsável pela demolição do antigo Terminal Capão da Imbuia e pela construção de uma nova estrutura no entorno da Rua da Cidadania do Cajuru. 

A licitação será realizada na modalidade Concorrência Pública Eletrônica, com critério de julgamento por menor preço. O valor máximo estimado para a execução da obra é de R$ 48.126.219,11. Além do novo terminal, o contrato incluirá a execução de infraestrutura urbana no entorno da estação.

As propostas devem ser encaminhadas pelo portal oficial de compras da Prefeitura de Curitiba, a partir de 10 de julho até as 10h do dia 8 de agosto. Os lances serão recebidos exclusivamente pela internet, no mesmo portal, no dia 8 de agosto, das 10h10 às 10h40.

Como será
A ampliação vai aumentar a capacidade de atendimento do Terminal Capão da Imbuia de 39.369 passageiros/dia útil em 11 linhas de ônibus para 49.123 passageiros/dia útil diretamente que utilizam 16 linhas de ônibus. Mais de 100 mil usuários do sistema de transporte coletivo serão beneficiados.

A obra prevê três plataformas e 22 pontos de parada simultâneos. O novo terminal ficará na quadra ao lado do equipamento atual e vizinha à Rua da Cidadania do Cajuru, entre as ruas Professor Nivaldo Braga e Professora Olga Balster, com área total construída 9.920 m², contando ainda com bicicletário de apoio.

O novo terminal faz parte do projeto de evolução do BRT Ligeirão Leste/Oeste, que integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, para a ligação entre Pinhais e o Terminal CIC Norte com a futura operação de ônibus elétricos.

“Será uma estrutura moderna, planejada para dar mais agilidade e conforto ao transporte público”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

A Unidade Técnico-Administrativa de Gerenciamento (Utag), responsável pela coordenação dos projetos com financiamento internacional, atua na articulação institucional, na condução das etapas licitatórias, no monitoramento social e na supervisão ambiental e de segurança do trabalho, em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras Públicas.

Edital
As empresas interessadas em participar da licitação devem observar as exigências previstas no edital, que está disponível nos portais www.e-compras.curitiba.pr.gov.br e www.gov.br/pncp/pt-br.

É obrigatória também a apresentação de garantia de proposta no valor de R$ 481.262,19, equivalente a 1% do valor estimado do contrato.

Para saber outras informações técnicas sobre o processo de envio de propostas basta entrar em contato pelos telefones de suporte técnico da Prefeitura: (41) 3350-9116, 3350-9019, 3350-9955, 3350-9994, 3350-9982, 3350-9032 ou 3350-9971.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Ceturb-ES cria linha de ônibus para atender aos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos

A partir do próximo dia 20 será criada uma nova linha que vai atender os moradores do entorno da Avenida Marechal Campos, com destino ao Terminal Carapina, uma reivindicação antiga das comunidades. Trata-se linha 553 (Terminal Carapina / Terminal Jardim América, via Avenida Marechal Campos). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (09), pelo vice-governador, Ricardo Ferraço. A nova linha de ônibus vai melhorar ainda mais a mobilidade na região da Grande Vitória e oferecer uma alternativa prática e eficiente para os passageiros. Cerca de 13,5 mil pessoas, que residem em bairros no entorno da Marechal Campos, deverão ser diretamente beneficiadas.

O vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, falou sobre a relevância da alternativa: "São moradores, estudantes e trabalhadores de seis, sete bairros que terão seus deslocamentos facilitados para as mais diversas necessidades, numa conexão direta com Serra e Cariacica. Mais uma atenção qualificada ao cidadão de Vitória, na região do Território do Bem. A comunidade, com seus representantes, apresentou a demanda e no dia de hoje temos essa confirmação tão esperada. Esse diálogo e presença são fundamentais para avançarmos cada vez mais. Acabamos de completar um mês da entrega de novos 40 ônibus para o Sistema Transcol, de um total de 170 ônibus que serão incorporados à frota ao longo de 2025. Todos climatizados e acessíveis, proporcionando mais eficiência e conforto.

O diretor-presidente da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), Marcelo Campos Antunes, também comentou a implantação da nova linha. “A criação da linha 553 é um compromisso da Ceturb-ES com a melhoria contínua do transporte público na Grande Vitória. Estamos sempre atentos às necessidades da população, e essa nova linha, que atende a uma antiga demanda dos moradores do entorno da Avenida Marechal Campos, é a prova de que nosso objetivo é oferecer um serviço cada vez mais eficiente, prático e confortável. Com mais essa opção, buscamos facilitar o dia a dia de quem utiliza nossos ônibus, conectando pessoas e regiões com qualidade e regularidade"

Operação

A 553 contará com uma frota de seis veículos nos dias úteis, com partidas a cada 25 minutos durante os horários de pico e a cada 40 minutos no período de menor movimento. Essa frequência garante um total de 35 viagens por dia, facilitando o deslocamento de quem precisa ir de uma ponta à outra da rota.

Nos sábados, a operação será semelhante, também com seis veículos, mas com partidas a cada 25 minutos pela manhã e a cada 40 minutos no restante do dia, totalizando 31 viagens ao longo do sábado. Já aos domingos, serão 20 viagens, com dois carros circulando a cada hora.

A criação dessa nova linha é uma iniciativa da Ceturb-ES e é mais uma opção para os moradores da região e facilita o acesso a diferentes pontos da cidade, contribuindo para uma rotina mais prática e confortável para os usuários do transporte público na Grande Vitória.

Informações à Imprensa

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Conheça os horários das partidas das 43 linhas municipais de Itapevi

A Prefeitura de Itapevi divulga o link com os horários e itinerários atualizados das 43 linhas municipais operadas pela empresa BBTT. A consulta pode ser feita diretamente pelo site: https://bburbano.com.br/itapevi

A operação é fiscalizada e monitorada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, que acompanha o desempenho da nova frota implantada desde 2023. Os ônibus foram adquiridos pela empresa Benfica BBTT – Benfica Barueri Transporte e Turismo Ltda., vencedora do processo licitatório.

Com 80 veículos modernos, o sistema de transporte oferece mais conforto, segurança e eficiência para a população com Wi-Fi, ar condicionado e muito mais. A concessão do serviço é válida por 20 anos, com possibilidade de prorrogação por mais 20.

O contato com a empresa BBTT pode ser feito pelo telefone (11) 97423-6225 ou e-mail: sac@bburbano.com.br

A tarifa municipal atual é de R$ 5,80 (conforme Decreto nº 5.924, de 31/12/2024).

Confira todas as linhas disponíveis no site e programe-se!

Linhas disponíveis:

Linha I01 – Jd. Rosemary / Kartódromo
Linha I01VP1 – Jd. Rosemary / Terminal Itapevi
Linha I02C1 – Terminal de Itapevi / Vila Santa Rita via Cohab (Circular)
Linha I02C2 – Terminal de Itapevi / Vila Santa Rita Rene Benedito (Circular)
Linha I03 – Alto da Colina / Centro Logístico Itapevi (Circular)
Linha I03VP1 – Alto da Colina / Terminal Itapevi
Linha I04 – Divisa de São Roque / Kartódromo
Linha I04VP1 – Divisa de São Roque / Terminal Itapevi
Linha I04VP2 – Terminal Itapevi / Kartódromo
Linha I04PR1 – Estrada do Cipó / Kartódromo
Linha I05 – Terminal de Itapevi / Cruz Grande
Linha I06 – Terminal de Itapevi / Amador Bueno (Circular)
Linha I07 – Terminal de Itapevi / Ambuitá
Linha I07EX1 – Terminal de Itapevi / Eurofarma (via Mirante de Itapevi)
Linha I08 – Terminal de Itapevi / Jd. Pedra Branca (Circular)
Linha I09C1 – Terminal de Itapevi / Jd. Paulista via Rubens Caramez (Circular)
Linha I09C2 – Terminal de Itapevi / Jd. Paulista via Pedro Paulino (Circular)
Linha I10 – Terminal de Itapevi / Jd. Santa Rita (Circular)
Linha I11 – Terminal de Itapevi / Pq. Suburbano
Linha I12C1 – Terminal de Itapevi / Jd. Vitápólis via Vila Dr. Cardoso
Linha I12C2 – Terminal de Itapevi / Jd. Vitápólis via Jd. Dona Elvira
Linha I13 – Terminal de Itapevi / Pq. Suburbano II via Jd. Rosemary (Circular)
Linha I14 – Terminal de Itapevi / Residencial das Flores
Linha I14PR1 – Terminal de Itapevi / 4 Encruzilhadas
Linha I15 – Terminal de Itapevi / Jd. Monte Serrat via Jurema
Linha I16 – Divisa de Jandira / Divisa de São Roque
Linha I16VP1 – Terminal Itapevi / Estrada do Cipó
Linha I17 – Terminal de Itapevi / Colinas de Itapevi (via Jd. Bela Vista Baixa)
Linha I18 – Terminal de Itapevi / Nova Cotia (via Recanto Paulista)
Linha I19 – Jd. Briquet / Nova São Paulo (Circular)
Linha I19VP1 – Jd. Briquet / Terminal de Itapevi
Linha I19VP2 – Terminal de Itapevi / Nova São Paulo (Circular)
Linha I20 – Terminal de Itapevi / Jd. São Carlos (Circular)
Linha I21 – Terminal de Itapevi / Jd. Briquet via Bela Vista e Santa Cecília
Linha I22 – Terminal de Itapevi / Colinas de São José via Jd. Vale do Sol 2 (Circular)
Linha I23 – Terminal de Itapevi / Jd. Cruzeiro via Jd. Miraflores e Jd. Ruth
Linha I23PR1 – Terminal de Itapevi / Jd. Cruzeiro até Alabama

A operação é monitorada e fiscalizada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Itapevi, localizada na Rodovia Eng. Renê Benedito da Silva, 890 – Vila Santa Rita.

Mais informações sobre horários e itinerários podem ser consultadas pelo site da empresa concessionária: https://bburbano.com.br/itapevi. A garagem da empresa está localizada na Avenida Vereador Claudionor Bruno, no Jardim Bela Vista. O telefone para contato é (11) 4199-2730  e o e-mail sac@bburbano.com.br.

Informações: Prefeitura de Itapevi

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Impasse entre prefeitura e estado atrasa integração do cartão Jaé com o metrô no Rio

A partir de 2 de agosto, o uso do cartão Jaé será obrigatório nos transportes municipais do Rio de Janeiro. No entanto, a poucos dias da mudança, o governo do estado e a Prefeitura do Rio ainda não chegaram a um acordo sobre a integração tarifária com os sistemas estaduais, especialmente o metrô.

A indefinição afeta principalmente os usuários que utilizam o metrô apenas dentro dos limites do município e que dependem da integração com os ônibus municipais para reduzir os custos da passagem. Hoje, o passageiro paga R$ 7,50 ao usar os dois modais de forma integrada. Sem essa integração, o custo salta para R$ 12,60 — R$ 7,90 do metrô e R$ 4,70 do ônibus.

Mesmo com o prazo se aproximando, os validadores do cartão Jaé ainda não foram instalados nas estações do MetrôRio. A concessionária informa que ainda aguarda orientações do governo estadual sobre como será feita a integração com o novo sistema municipal de bilhetagem. “Entende que é fundamental que seja previamente desenvolvida, testada e divulgada solução de integração entre os sistemas para evitar qualquer perda de benefícios aos passageiros, sobretudo para aqueles que utilizam a Tarifa Social e o Bilhete Único Intermunicipal”, afirmou o MetrôRio, em nota.

A Prefeitura do Rio, por sua vez, responsabiliza a operadora do metrô pela ausência dos validadores. “O MetrôRio deve instalar os validadores do Jaé para garantir a integração entre os modais. Desde o ano passado a SMTR realiza reuniões e oficia o operador do metrô cobrando esta instalação.”

O imbróglio evidencia a falta de coordenação entre os entes públicos. Embora o metrô opere dentro do município do Rio, ele é gerido pelo governo do estado. Com o fim do Metrô na Superfície em 2023, a ligação entre as estações de Botafogo e Antero de Quental passou a ser feita por seis linhas de ônibus municipais, dificultando ainda mais a logística da integração.

Além da falta de definição quanto ao metrô, não há clareza sobre eventuais integrações tarifárias entre os transportes municipais e os modais estaduais, como trens e barcas. Até o momento, não há sinalização de que o cartão Jaé vá ser aceito nesses serviços.

O Riocard continuará sendo aceito nos ônibus municipais apenas para passageiros que possuem o Bilhete Único Intermunicipal (BUI), benefício estadual voltado a pessoas com renda mensal de até R$ 3.205,20. Para os demais usuários, a partir de agosto, o Jaé será o único meio de pagamento aceito nos ônibus da capital.

O governo do estado afirma que criou um grupo de trabalho, com técnicos da prefeitura, do estado e representantes das operadoras RioCard e Jaé, para discutir alternativas viáveis. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana informou que um convênio está em fase final de negociação e passa por análise das duas administrações.

“As discussões seguem com foco na superação de desafios técnicos e jurídicos ainda existentes — especialmente no que se refere à segurança da operação”, destacou o governo estadual. “Os usuários do BUI continuarão a ter acesso ao benefício até que se chegue a um acordo definitivo. A nova modelagem da bilhetagem proposta pelo estado aguarda análise e validação na Justiça”, finalizou.

Enquanto isso, a população segue sem saber como será afetada pela obrigatoriedade do novo cartão — e sem garantia de que continuará tendo acesso às integrações tarifárias fundamentais para a mobilidade urbana na cidade.

Informações: g1

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Os Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) estão chegando com força

quarta-feira, 2 de julho de 2025

Uma expansão da malha de trilhos urbanos, metropolitanos e entre cidades no Brasil – que está em gestação e começará a se concretizar em pouco tempo – promete trazer pelo menos uma dúzia de novos sistemas de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT). Até onde se podia ver na primeira quinzena de junho de 2025, a implantação desses sistemas, uma vez integralmente efetivada, significará mais 367,58 quilômetros desse tipo de transporte rápido, eficiente, sustentável e estruturante em diferentes cidades do país.

Atualmente, há dez sistemas de VLT, totalizando 281,46 km, que atendem passageiros em mais de 20 grandes e médias cidades. Parte dessa rede corresponde a antigos sistemas de trens criados no fim do século XIX e início do século XX, que chegaram ao século XXI transformados em trens suburbanos, e mais recentemente foram reconfigurados, passando a operar com composições de VLT.

Os sistemas de VLT em operação atendem ao Rio de Janeiro, as cidades paulistas de Santos e São Vicente, na Baixada Santista; os municípios cearenses de Fortaleza, Caucaia, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato. Também são atendidas por VLT as cidades de Maceió, Satuba e Rio Largo, em Alagoas; Santa Rita, Bayeux e João Pessoa, na Paraíba; Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco; Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, Extremoz e São Jose Mipibu, no Rio Grande do Norte, e Teresina, capital do Piauí.

Os Futuros Sistemas
No Distrito Federal, se busca a implantação de uma linha de VLT em Brasília, com 22 km. Em Salvador, capital da Bahia, prosseguem as obras de construção do VLT que correrá no espaço deixado pelo subúrbio ferroviário, dividido em três trechos e totalizando 36,38 km. 

No Paraná, o governo avalia um VLT entre Curitiba e São José dos Pinhais (26 km). O governo de Santa Catarina anunciou em fevereiro de 2025 a contratação de estudos sobre um sistema de VLT que ligaria a capital, Florianópolis, a cidades de seu entorno, como Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Jurerê, Canasvieiras e São José.

No Sudeste
Em 2024, foi inaugurada a Linha 4-Laranja do VLT Carioca (5,1 km e 11 paradas), ligada ao terminal Gentileza. Em operação desde junho de 2016, o VLT Carioca conta com quatro linhas em funcionamento e cerca de 28 km de extensão. Trata-se de um sistema que conecta pontos estratégicos da cidade, promovendo integração com metrô, trens, barcas, ônibus urbanos e intermunicipais, BRT e o aeroporto Santos Dumont. O VLT Carioca opera com uma frota de 32 composições, cada uma com capacidade para até 420 passageiros.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse ter interesse em transformar dois sistemas de BRT (Bus Rapid Transit), operados com ônibus, em VLT. São eles o TransOeste, com 62,5 km, e o TransCarioca, com 43 km. Pensa-se ainda na implantação do VLT da Zona Sul, que teria extensão de 12 km.

Ainda no estado do Rio de Janeiro, está em exame o chamado VLT de Niterói, ligando o bairro do Barreto ao Centro da cidade, com potencial de extensão até Charitas. A extensão total do sistema deverá ser de 11,4 km, sendo que a primeira etapa terá cerca de 5 km e nove estações.

O governo capixaba estuda um sistema de VLT interligando a capital, Vitória, a Vila Velha, com extensão total de 34,8 km; uma das linhas com extensão proposta de 25,5 km, outra com 7,8 km e a terceira com 1,5 km.

Projetos Paulistas
Em território paulista, estuda-se o VLT de Campinas, com 44 km, 18 estações, ligando o centro ao aeroporto de Viracopos e cidades vizinhas; este sistema terá conexão com o Trem Intercidades Eixo Norte, a nova ligação ferroviária com a capital, já licitada. Também está em exame o VLT entre as cidades de Sorocaba e Iperó, com 25 km de extensão, integrado ao Trem Intercidades Eixo Oeste, este, com leilão previsto para acontecer no último trimestre de 2025.

A futura Linha 14 do sistema de trilhos da região metropolitana de São Paulo deverá ter 41 km, 23 estações e 41 carros de VLT com capacidade para 600 passageiros cada um e intervalo médio de cinco minutos.

Há propostas para implantação de dois sistemas de VLT no centro de São Paulo, com 12 km de extensão no total, integrados a projetos de revitalização urbana. Outra ideia é o VLT Barra Funda-Mandaqui, com 8 km – projeto elaborado por diferentes entidades e sugerido às autoridades.

Na Baixada Santista, o sistema de VLT segue em expansão: o primeiro trecho (Barreiros-Porto de Santos), com 11,5 km, foi entregue em 2017. O segundo (Conselheiro Nébias-Valongo, 8 km) está em obras. O terceiro (Barreiros-Samarita, 7,5 km) está previsto para ser iniciado em breve.

Estudo Nacional
A articulação institucional em torno da mobilidade urbana ganhou novo impulso com o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), conduzido desde 2024 pelo ministério das cidades e pelo BNDES. A iniciativa visa mapear as demandas e oportunidades de transporte de média e alta capacidade nas 21 maiores regiões metropolitanas do país.

Levantamento preliminar divulgado em março de 2025 apontou cerca de 400 projetos em potencial, abrangendo trens, metrôs, sistemas de VLT e BRTs. Estima-se que, para viabilizar esse conjunto, seriam necessários investimentos superiores a R$ 600 bilhões. Os dados ajudarão a estruturar a Estratégia Nacional de Mobilidade Urbana e devem alimentar a carteira de projetos do Novo PAC.

A ideia é identificar projetos prioritários, de modo que o ministério das cidades possa contribuir com os investimentos necessários, o que inclui tanto o financiamento de obras quanto o apoio à elaboração e estruturação de projetos de mobilidade urbana.

Informações: Canal Technibus

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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