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Etufor altera nomenclatura da linha 905 - Cidade 2000/Vicente Pinzón/Centro a partir de 2 de julho

quarta-feira, 2 de julho de 2025

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, a partir desta quarta-feira (2/7), a linha 905 - Meireles/Centro passará a adotar a nova nomenclatura 905 – Cidade 2000/Vicente Pinzón/Centro. A linha continuará operando com quatro veículos, realizando 27 viagens diárias e atendendo cerca de 1.950 usuários por dia.

A atualização visa representar de forma mais precisa as regiões atendidas pelo trajeto cumprido pelo itinerário. Vale destacar que que não haverá qualquer alteração no itinerário ou no serviço prestado aos usuários.

A medida visa facilitar a identificação da linha pelos passageiros, garantindo mais clareza e alinhamento com a rota já praticada. O itinerário da linha pode ser identificado no aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, disponível para Android e iOS.

IDA - Ponto inicial: Av. das Castanholeiras/Maria Doralice/Tulipas

01 - Av. Nila Gomes de Soárez
02 - Av. Dr. Aldy Mentor.
03 - Rua Zuca Acioli
04 - Rua Bento Albuquerque
05 - Rua Dr. Francisco Matos
06 - Rua Prisco Bezerra
07 - Av. Eng. Alberto Sá
08 - Rua Eng. Luís Vieira (Vicente Pinzón)
09 - Rua Hermínia Bonavides
10 - Rua Oliveira Filho
11 - Avenida Prof. Murilo da Silveira
12 - Rua Dr. Manoel Rodrigues Monteiro (Vicente Pinzón)
13 - Rua Prof. Álvaro Costa
14 - Rua Brisa do Mar
15 - Rua Ayrton Senna (Cj São Pedro)
16 - Rua Princesa Isabel (Cj São Pedro)
17 - Rua Veneza (Cj São Pedro)
18 - Av. Dolor Barreira
19 - Rua Um - Leste-Oeste (Cj Alto da Paz)
20 - Rua Um - Norte-Sul (Cj Alto da Paz)
21 - Rua Ismael Pordeus
22 - Av. Dolor Barreira
23 - Rua Estrela do Oriente
24 - Rua Pescador Chico Bindá
25 - Rua Areia Branca
26 - Rua Osmundo Cavalcante Oliveira
27 - Prof. Rua Luís Costa
28 - Avenida dos Jangadeiros
29 - Rua Juvêncio Vasconcelos
30 - Avenida da Abolição
31 - Av. Hist. Raimundo Girão
32 - Av. Almirante Barroso
33 - Av. Pessoa Anta
34 - Av. Alberto Nepomuceno
35 - Rua Dr. João Moreira
36 - Terminal Estação das Artes

Informações a imprensa

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Tarifa zero pede passagem em BH

A discussão sobre a tarifa zero no transporte coletivo de Belo Horizonte ganha novos capítulos. No último sábado, artistas e ativistas ocuparam as ruas em defesa da proposta, dando visibilidade a um tema que já é realidade em quase 150 cidades no país.

Juiz de Fora e São João del-Rei podem ser as primeiras cidades com mais de 500 mil habitantes em Minas Gerais a implementar o modelo, o que sinaliza uma mudança de paradigma no modo como o transporte público é financiado e utilizado no país.

A proposta em tramitação capital prevê que empresas com mais de 10 funcionários contribuam com uma taxa mensal para subsidiar o sistema de transporte coletivo. Essa ideia enfrenta resistência de parte do setor empresarial, que questiona a ampliação de encargos. No entanto, vale lembrar que o atual modelo, baseado exclusivamente na tarifa paga pelo usuário, mostra-se cada vez mais insustentável, penalizando especialmente as camadas mais pobres da população e estimulando o uso excessivo de veículos particulares.

Os desafios do financiamento da tarifa zero existem. Para avançar, será preciso articulação política e gestão de recursos. Mas o esforço pode valer a pena ao eliminar a barreira econômica do transporte, facilitando o acesso a emprego e serviços básicos.

Além disso, há efeitos colaterais positivos no trânsito e no meio ambiente. Ao tornar o transporte público mais atraente, a tarifa zero pode reduzir o número de carros nas ruas, aliviar congestionamentos, melhorar a qualidade do ar e diminuir as emissões de gases de efeito estufa. É uma aposta na cidade como espaço coletivo, não apenas como trajeto individualizado.

Mais do que uma medida pontual, a tarifa zero representa uma nova lógica de cidadania e de mobilidade. A construção desse modelo deve ser cuidadosa, com ampla participação social e critérios técnicos bem definidos. Mas ignorá-lo seria fechar os olhos para um caminho possível em meio ao caos da mobilidade em Belo Horizonte, que tem nos ônibus seu principal modal. 

Informações: O Tempo

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Duas linhas de ônibus são criadas em Teresina

Duas novas linhas de ônibus foram criadas para atender comunidades da zona Leste de Teresina, capital do Piauí. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans), por meio da Diretoria de Transportes Públicos, anunciou a novidade na manhã desta segunda-feira (30), por meio de nota.

Linha 402 (Vila Bandeirante – Planalto Ininga / Via Porto do Centro): O itinerário inclui a Rua Pardal, Escola Municipal Casa Meio Norte, Rua Engenheiro Josué de Araújo Luz, Rua Senador Mendonça Clark, Rua Marte e UPA do Satélite, seguindo em direção ao centro de Teresina.

Linha 405 (Planalto Uruguai – Jockey Clube / Via Morros Leste): Esta linha passará pelo bairro Morros Leste, centro comercial e centro administrativo, retornando ao bairro de origem.

Segundo a superintendência, as linhas foram solicitadas em 2022 e atendidas somente este ano. A STRANS ainda frisou que novos estudos estão em andamento para outras regiões da cidade, buscando repor a frota de ônibus de acordo com a demanda dos usuários.

REDUÇÃO DE PASSAGEIROS E DE VEÍCULOS

O órgão informou que, antes da Pandemia da Covid 19, eram 6 milhões de passageiros mensais para 400 veículos e atualmente são apenas 2 milhões de passageiros para 280 veículos conforme o sistema contabilizado nas catracas. 

Em nota, a Prefeitura de Teresina destacou que pretende reativar o Sistema de Integração com a volta dos terminais. 

Informações: MeioNews

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Tarifa de ônibus de Curitiba não terá reajuste durante transição para novo contrato de concessão

A tarifa do transporte coletivo de Curitiba será mantida sem reajuste durante o período de transição entre o atual contrato de concessão e o novo modelo que está sendo elaborado pela Prefeitura em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A previsão é que o novo edital da concessão seja publicado em setembro, quando expira o contrato vigente. O leilão está previsto para dezembro. A transição deve durar de 12 a 24 meses até a plena operação do novo sistema.

“A preparação do edital segue dentro do cronograma. A previsão é realizar audiências públicas em julho, publicar o edital em setembro e realizar a licitação em dezembro. A transição operacional começa em janeiro, com aquisição de ônibus e adequações em garagens e sistemas. Durante esse período, o prefeito Eduardo Pimentel já determinou,  não haverá aumento na tarifa, garantindo que o usuário não seja prejudicado”, afirmou Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pela gestão do transporte coletivo.

Para viabilizar a transição sem interrupções no serviço, a Prefeitura encaminhou à Câmara Municipal de Curitiba (CMC), na segunda-feira (30/6), um projeto de lei que autoriza a extensão do contrato atual por até 24 meses. A proposta altera a Lei Municipal nº 12.597, de 17 de janeiro de 2008, que regula o sistema de transporte coletivo na capital.

A extensão contratual se baseia na Lei Federal nº 13.448/2017 — referência para concessões federais nas áreas de ferrovias, rodovias e aeroportos — e também já aplicada em contratos de concessão em São Paulo. O objetivo é garantir tempo hábil para a transição sem necessidade de novos investimentos que comprometam a viabilidade econômica do sistema ou resultem em aumento da tarifa.

A proposta também visa assegurar segurança jurídica, regras claras para o processo de transição e adequação às novas demandas do setor, como a adoção de matrizes energéticas sustentáveis e maior agilidade na contratação de serviços. O projeto moderniza a legislação do transporte coletivo e busca equilibrar inovação e continuidade, preservando a sustentabilidade financeira do sistema e a qualidade dos serviços prestados à população. 

Recomendações do TCE
A iniciativa também atende a recomendações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que orientou a Prefeitura a realizar estudos técnicos e econômicos para definir o prazo das novas concessões, estipulando-o no edital e não mais em lei. Segundo o TCE-PR, a definição prévia de prazos contratuais sem embasamento técnico pode comprometer a eficiência e a legalidade do processo. A modelagem em curso para o novo edital busca justamente atender a essa exigência.

Informações: Prefeitura de Curitiba

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Prefeitura de Goiânia levará metronização a outras linhas, além do corredor BRT

A metronização implantada pela Prefeitura de Goiânia no corredor de ônibus rápido BRT Norte-Sul entre a Praça Cívica e o Terminal Isidória diminuiu o tempo de viagem de 18 para nove minutos. O sistema libera semáforos para ônibus do transporte coletivo eliminando paradas desnecessárias. A prefeitura afirma que o ganho não se restringe ao BRT e projeta levar o sistema para outras linhas.
Fotos: Alex Malheiros

“Estaremos implantando nos dois eixos do BRT, mas também iremos implantar nas demais linhas ou faixas exclusivas de ônibus”, disse. A expectativa é alcançar 200 quilômetros de metronização em quatro anos.

Com o primeiro trecho em operação, a velocidade média dos ônibus saltou de 15?km/h para 22?km/h, segundo a prefeitura. O objetivo é elevar esse índice a 25?km/h em breve, ampliando a eficiência do transporte coletivo.

O trecho metronizado entre os dois terminais conta com sete estações e 15 cruzamentos semafóricos. Segundo Mabel, “a metronização de Goiânia vai fazer com que a cidade ande mais”. “Isso vai dar uma agilidade no transporte coletivo e vai fazer com que o usuário ganhe muito tempo nas suas viagens”, diz. Além de priorizar ônibus, o prefeito ressalta que a tecnologia beneficia todo o trânsito.

“Ela não é só a sincronização de semáforo, mas a sincronização do trânsito de uma maneira geral. […] Essa inteligência artificial vai ser aplicada em todo o processo semafórico. Nós temos 900 semáforos que serão sincronizados dessa forma”, assegura.

O secretário de Engenharia de Trânsito (SET), Tarcísio Abreu, destaca o ganho para o usuário. “Com tags (dispositivos eletrônicos) instaladas dentro do carro, sensores, inteligência artificial, o usuário ganha exatamente isso. Redução do tempo de espera, uma viagem mais rápida e, além disso, ele ganha mais tempo com a sua família.” Abreu conclui que esse avanço torna o BRT de Goiânia “uma referência nacional”.

Entenda como funciona a metronização

O sistema opera por meio de tags (dispositivos eletrônicos) instaladas nos veículos que se comunicam em tempo real com os semáforos ao longo do trajeto. Ao identificar a aproximação do ônibus, os sensores antecipam a liberação do sinal, garantindo prioridade de passagem. A tecnologia já foi aplicada no Eixo Anhanguera, o chamado BRT Leste-Oeste, entre o trecho dos terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia.

A modernização faz parte do programa Nova Mobilidade, que prevê renovação da frota, modernização das estações, segurança nos terminais e estímulo à mobilidade ativa, com integração a outros modais. O objetivo é recuperar a confiança no transporte público e enfrentar a sobrecarga do sistema viário provocada pelo uso excessivo de veículos particulares.

Informações: PortalNotíciasGoias

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No DF, Pagamento digital no transporte público completa um ano em 100% das linhas

Em 1º de julho de 2024, há exatamente um ano, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) iniciou a implantação do sistema digital de pagamento de passagens no transporte público coletivo do Distrito Federal. O projeto começou com 52 linhas – o equivalente a 5,65% da rede – e foi ampliado gradualmente até alcançar todas as 931 linhas em operação, no dia 11 de dezembro do mesmo ano.

Com a modernização, a maior parte dos usuários adotou os meios digitais. Segundo dados do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), o pagamento em dinheiro – agora restrito à compra de bilhete avulso – representa apenas 1,24% dos mais de 1,4 milhão de acessos diários. Cerca de 70% das viagens são pagas com cartões ou dispositivos por aproximação.

Mais da metade dos acessos pagos (37,75% do total geral, incluindo gratuidades) é realizada com o Cartão Mobilidade. O Vale-Transporte responde por 22,2%, e os cartões bancários (EMV), por 9%.

O secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, avalia que o sistema tem evoluído com uma série de melhorias: “O pagamento digital foi implantado em tempo recorde, trazendo agilidade e segurança para passageiros e rodoviários. A frota está sendo renovada com veículos mais confortáveis e menos poluentes. E agora temos o Centro de Supervisão de Operações, que permite acompanhar as linhas em tempo real e viabiliza o desenvolvimento de um aplicativo para que os passageiros possam planejar suas viagens”, afirmou.

De acordo com o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a frota do DF está sendo renovada com veículos mais confortáveis e menos poluentes

Emissão e recarga

Segundo o BRB Mobilidade, operador do SBA, a emissão do Cartão Mobilidade cresceu 47% desde o início da digitalização. De julho de 2023 a 31 de maio deste ano, o número de cartões emitidos passou de 491.331 para 723.469 unidades.

Cerca de 55% das recargas são feitas via Pix. Para quem prefere pagar em dinheiro, há 204 pontos de atendimento em todo o Distrito Federal, além de 70 locais para emissão de novos cartões ou segunda via. Os postos podem ser encontrados neste link.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF)

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Prefeitura de Uberlândia inicia testes com três ônibus elétricos no transporte público

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran), iniciou, nesta segunda-feira (30), um período de testes com três ônibus elétricos no sistema de transporte público da cidade. O objetivo é avaliar o desempenho, a eficiência energética e o conforto oferecidos pelo veículo, além de estudar a viabilidade de uma eventual e futura adoção dessa tecnologia na frota do Sistema Integrado de Transporte (SIT) na zona urbana da cidade. Os ônibus elétricos foram apresentados nesta segunda (30), no Terminal Canaã, na região Oeste, com a presença do prefeito Paulo Sérgio.

Um dos veículos circulará sem passageiros por três dias, em uma linha especial, e será operada pela concessionária Sorriso de Minas. Em seguida, os testes, já com os três veículos, terão continuação, por mais 30 dias, com a participação dos passageiros, nas linhas I480 (Terminal Canaã / Terminal Planalto), T140 (Terminal Planalto/ Terminal Central) e T121 (Luizote / Terminal Umuarama). Após o uso pela empresa Sorriso de Minas, o primeiro veículo testado será incorporado, para mais testes, à frota das concessionárias São Miguel e Autotrans em linhas a serem definidas.

Nestes 30 dias de testes, os clientes do SIT terão a experiência de utilizar um transporte que tem como objetivo ser mais sustentável, silencioso, com zero emissão de poluentes e menor nível de ruído. Os ônibus elétricos são fabricados por meio de uma parceria das empresas chinesas BYD e Ankai e a brasileira Marco Polo.

A ação conta com a parceria com as fabricantes dos veículos, que cederam o ônibus para os testes e sem custos para o município. Ao longo do período de avaliação, a Prefeitura de Uberlândia coletará os resultados técnicos operacionais, analisando a viabilidade e a percepção dos usuários sobre a operação dos veículos.

Também nesta segunda (30), a Transcon – Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes, responsável por cuidar da mobilidade urbana de Contagem (MG), realizou uma visita técnica à Uberlândia para conhecer o Sistema Integrado de Transporte (SIT) e acompanhou o início dos testes com os ônibus elétricos na cidade.

Informações: Prefeitura de Uberlândia

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No Recife, Linha 142 passa a realizar integração temporal com três linhas com destino ao centro


Diante das deliberações apresentadas em reunião entre o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) e lideranças comunitárias de Alto Dois Carneiros, informamos que a linha 142 – ALTO DOIS CARNEIROS/TI TANCREDO NEVES passou a realizar integração temporal com as linhas 4123 – TRÊS CARNEIROS BAIXO (CAIS DE SANTA RITA), 4133 – TRÊS CARNEIROS (CAIS DE SANTA RITA) e 4137 – UR-11 (CAIS DE SANTA RITA). 

Com isso, a população da localidade passará a contar com mais opções de ônibus com destino ao Centro do Recife. O trecho onde pode ser realizada a integração temporal é a partir da Avenida Santos, até a Avenida Recife com a Rua Jean Emile Favre.

Informações: GRCT

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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