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Estação Pampulha incrementa bicicletário com implantação de 30 novos paraciclos

quinta-feira, 26 de junho de 2025

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou um novo bicicletário na Estação Pampulha, com 30 novos paraciclos, o que permite até 60 bicicletas estacionadas ao mesmo tempo. O objetivo é oferecer mais infraestrutura aos ciclistas e promover a conexão entre a utilização da bicicleta e os meios de transporte de massa, como ônibus e metrô.

O paraciclo é o equipamento individual usado para estacionar bicicletas, e o conjunto deles forma um bicicletário. Atualmente, a cidade conta com 1.020 dispositivos espalhados por pontos estratégicos de grande circulação, como parques, centros culturais, prédios públicos e estações de transporte coletivo.

Recentemente, a BHTrans implantou bicicletário na Estação São Gabriel, com a instalação de 30 novos paraciclos. Ainda neste ano há previsão de um novo bicicletário na Estação Diamante (Barreiro), além de dois na Estação Vilarinho (Venda Nova), viabilizados por medidas compensatórias junto ao Shopping Estação.

Pedala BH

Há mais de 30 anos, a PBH investe em condições para que a bicicleta seja utilizada de forma mais segura e eficiente, especialmente nos deslocamentos de curta distância. Desde o início da implantação do Programa Pedala BH, em 2011, foram instalados paraciclos por toda a cidade.

A expansão da rede de paraciclos atende demandas por toda a cidade, como em pontos de comércios, universidades, teatros, praças e estações do Move, onde o usuário da bicicleta tem a oportunidade de fazer a conexão modal com os ônibus.

Bicicletas elétricas

A implantação de sistemas de compartilhamento de bicicletas é uma iniciativa para aumentar os deslocamentos e incentivar sua utilização pela cidade. Os equipamentos compartilhados estão em consonância com as diretrizes do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH), construído em conjunto com a sociedade civil.

Belo Horizonte conta com 51 estações de bicicletas elétricas compartilhadas, com 500 bikes disponíveis, sendo 34 estações na área central e 17 na região da Pampulha. O projeto é uma parceria da Prefeitura com a empresa Tembici e patrocínio da Estácio, que considerou a topografia da capital para implantar o primeiro sistema com estações fixas e 100% de bicicletas elétricas da América Latina.

Todos os pontos de instalação foram estabelecidos por meio de pesquisas e avaliações conduzidas por técnicos da Tembici e da Prefeitura, que consideraram fatores como a proximidade de ciclovias e a demanda da população. As estações estão sendo implantadas para conectar diferentes modais, próximas a importantes conexões com o transporte público, estações do Move e do metrô.

Ciclovias e ciclofaixas

Belo Horizonte conta atualmente com 108 quilômetros de ciclovias e ciclofaixas. Somente em 2024, foram implantados 8,8 quilômetros de novas vias cicláveis e requalificados 24 quilômetros de trechos já existentes.

A BHTrans também apresentou ao PAC 2023 projetos para a implantação de mais 66,84 quilômetros de ciclovias, que aguardam liberação de recursos.

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte

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Fábrica de ônibus atinge marca de 20 mil unidades produzidas no ES

A empresa de fabricação de carrocerias de ônibus, Marcopolo, atingiu a produção de 20 mil unidades na fábrica de São Mateus, no norte do Espírito Santo. Como comemoração, o sistema Transcol, da Grande Vitória, irá receber 40 novos ônibus urbanos, de um total de 137 unidades.

Além disso, neste ano, a Marcopolo alcançou 70% de participação na renovação do sistema urbano da Grande Vitória.

Os novos ônibus são do modelo Torino e serão fornecidos à operadora Unimar. Todos os 40 ônibus contam com ar-condicionado, Wi-Fi, acessibilidade e motorização Euro 6, que reduz significativamente a emissão de poluentes.

“Investimos em tecnologia, capacitação e parcerias locais porque acreditamos no potencial da região e no papel transformador da indústria para a sociedade”, afirmou o diretor de operações comerciais de mercado interno e marketing da Marcopolo, Ricardo Portolan.

“Essa entrega representa muito mais do que números. É a materialização do nosso compromisso com a inovação, a qualidade e a mobilidade urbana eficiente. A fábrica de São Mateus tem papel estratégico na nossa operação e no desenvolvimento da indústria automotiva nacional”, completou o executivo.

Desde 2019, a Marcopolo passou a fabricar carrocerias para ônibus urbanos. Além disso, em 2023, a empresa anunciou um investimento de R$ 50 milhões em modernização, especialmente voltada para veículos elétricos.

Informações: FolhaVitória

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Transporte público em Sorocaba tem passagem gratuita aos domingos e feriados

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, informa que, a partir do próximo domingo, dia 22 de junho, todos os usuários do transporte público da cidade, desde que tenham o Cartão Social, poderão utilizar gratuitamente os ônibus aos domingos e feriados.

A iniciativa parte do programa “Vou de Busão” e tem seu caráter social ampliado com essa nova medida. Ou seja, nessas datas não será mais necessário pagar a tarifa de R$ 1, vigente desde janeiro de 2023. Da mesma forma, o usuário poderá passar mais de uma vez na catraca, pois não há limite de utilização.

“Nessas datas, o usuário passa o cartão no leitor e a catraca será liberada automaticamente, cem cobrança. O objetivo é estimular a utilização do transporte público nesses dias, sobretudo para os compromissos religiosos aos domingos, ao lazer e convívio em família, para que o usuário economize na passagem de ônibus”, explica o diretor-presidente da Urbes, Adriano Brasil.

Os usuários que ainda não têm o Cartão Social podem adquiri-lo nos terminais de ônibus ou nas Casas do Cidadão Zeladoria. Basta apresentar um documento pessoal com foto e comprar, pelo menos, dois créditos de tarifa convencional, para validação do cartão. Nos demais dias da semana, o valor da passagem continua sendo R$ 4,40.

Em caso de perda do Cartão Social, é possível tirar a segunda via, diretamente no Terminal São Paulo ou nas Casas do Cidadão Zeladoria, de segunda a sexta-feira, mediante o pagamento da tarifa de emissão (R$ 4). Em contrapartida, quem tem o Cartão Estudante e que beneficiar-se do “Vou de Busão”, não precisa pedir o Cartão Social, pois basta adquirir o crédito social, utilizando o cartão que já possui.

“Com a ampliação do benefício desse programa, a Administração Municipal pretende aumentar o poder de compra do usuário, que pode utilizar essa economia em outras áreas de consumo, aquecendo setores da nossa cidade, como os de comércio e serviços em geral. Vale ressaltar ainda que a tarifa do transporte público em Sorocaba está com valor congelado desde 2019”, finaliza o diretor-presidente da Urbes.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3519-3100,  pelo WhatsApp: (15) 99760-9621 ou diretamente na sua sede, que fica na Rua Chile, 401, Jardim Barcelona. Outro canal de comunicação é com a Ouvidoria, pelo site: www.urbes.com.br. Basta clicar no botão “Ouvidoria”, que está localizado na barra do menu principal, no topo do site. Lá, os munícipes têm informações intuitivas e de fácil manuseio, sobre como enviar suas demandas à Urbes.

Informações: Prefeitura de Sorocaba

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Em BH, Linhas 52 e 64 terão ônibus novos e mais viagens a partir desta quarta-feira (11)

quarta-feira, 11 de junho de 2025

A partir desta quarta-feira (11), as linhas 52 (Estação Pampulha / Avenida Antônio Carlos) e 64 (Estação Venda Nova / Assembleia via Carlos Luz) passam a operar com veículos do tipo BRT Misto de 5 portas, e terão a ampliação de 30 novas viagens. Esses veículos fazem parte da nova frota do MOVE e vão substituir os veículos articulados, que serão remanejados para outras linhas do sistema. A medida faz parte das ações que a Prefeitura de Belo Horizonte vem promovendo para melhorar o transporte coletivo na cidade.

A linha 52 receberá 23 novas viagens diariamente, passando de 75 para 98 nos dias úteis, o que representa um aumento de 30%. Nos horários de pico da manhã (5h às 8h), serão acrescidas oito viagens, reduzindo o intervalo entre os ônibus de 8 a 15 minutos para 5 a 10 minutos. No pico da tarde (16h às 19h), serão 11 viagens a mais, com diminuição de intervalo entre elas de 10 a 12 minutos para 5 a 6 minutos. Também foram adicionadas quatro viagens (às 11h, 12h, 15h e 22h), reforçando os horários de pico de entrada e saída dos alunos da UFMG.

A linha 64 receberá sete novas viagens, passando de 136 para 143 viagens diárias nos dias úteis. Nos horários de pico da manhã (5h às 8h), serão três viagens adicionais, com intervalo reduzido de 6 a 9 minutos para 4 a 5 minutos. No período da tarde (14h às 18h), serão quatro viagens a mais, diminuindo o intervalo de 9 a 10 minutos para 5 a 8 minutos.

Monitoramento

De acordo com a diretora de Planejamento e Controle de Mobilidade, Gabriela Pereira, será realizado um acompanhamento diário para avaliar a disposição das novas viagens e o nível de conforto dos usuários. “Esse monitoramento é fundamental para que sejam feitos os ajustes necessários, como o acréscimo ou alteração de viagens em horári que apresente uma demanda maior de passageiros”, disse.

Agentes da Sumob e da BHTRANS vão atuar nas plataformas das estações Pampulha e Venda Nova orientando os passageiros e organizando as filas para garantir o embarque e desembarque. Além das linhas 52 e 64, o acompanhamento também irá avaliar as demais linhas do MOVE que passam a receber os veículos articulados.

Informações: Prefeitura de BH

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São Paulo terá sistema que carrega 29 ônibus elétricos ao mesmo tempo

A Prefeitura de São Paulo assinou, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), um Protocolo de Intenções com as empresas Matrix Energia e Huawei para implementar um sistema de armazenamento de energia nas garagens de ônibus el. A solução adotada é o BESS (Battery Energy Storage System), que visa ampliar a capacidade de recarga da frota elétrica da cidade.

O BESS é composto por baterias de grande porte integradas a carregadores ultrarrápidos. Um único módulo com capacidade de 4,5 MWh é suficiente para recarregar até 29 ônibus elétricos, o que representa um aumento de até seis vezes na capacidade atual das garagens. A implementação não trará custos para a Prefeitura. A tecnologia funciona de forma semelhante a um “power bank”, armazenando energia durante o dia e liberando-a nos horários de recarga dos veículos.

Essa energia pode ser usada de forma contínua mesmo em casos de interrupção no fornecimento convencional, com autonomia adicional de até três horas. Além disso, o sistema é controlado digitalmente, permitindo às concessionárias de transporte coletivo monitorar em tempo real o uso e o desempenho energético.

A energia armazenada e não utilizada pode ser redirecionada para recarga da frota, reduzindo custos operacionais e a dependência da rede elétrica da Enel. Com 728 ônibus elétricos, sendo 527 a bateria e 201 trólebus, São Paulo detém a maior frota desse tipo no Brasil. Segundo dados da SPTrans, cada ônibus elétrico substitui o consumo anual de 35 mil litros de diesel e equivale ao plantio de cerca de 6.400 árvores.

Do InsideEVs

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Metrô de Salvador será ampliado com recursos do Novo PAC

Em Salvador nesta segunda-feira (9), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, participou ao lado do governador Jerônimo Rodrigues do ato de assinatura que autoriza a publicação do edital de licitação para as obras do Tramo IV do Sistema Metroviário Salvador–Lauro de Freitas. A obra está entre os investimentos do Novo PAC Seleções na capital baiana, no valor de R$ 1,518 bilhão.

“Essa extensão do metrô vai ligar a estação da Lapa até uma nova estação subterrânea, que ficará na praça do Campo Grande”, explicou. “Será um sucesso porque toda população será beneficiada, sejam moradores da região, da Vitória, do Garcia, do Canela, do Campo Grande, de Politeama, e também quem trabalha, quem vai para a universidade, quem está indo pra escola, no hospital ou fazer exame numa clínica. Ou seja, teremos usuários da cidade inteira”, acrescentou Rui Costa.

O ministro lembrou que o metrô de Salvador opera há 11 anos, com "absoluto sucesso. É um modelo de referência para o país. Nós estamos remodelando outros metrôs existentes no Brasil, como em Recife e Fortaleza, para ficar tão eficiente quanto o de Salvador", afirmou.

Com o novo trecho de 1,5 km, o metrô de Salvador chegará a quase 40 km de extensão. O projeto inclui ainda o acréscimo de novos trens, “para manter o intervalo curto entre um trem e outro e aumentar a qualidade do serviço”, explicou o ministro. A previsão é que as obras tenham início no primeiro semestre de 2026. O investimento total do Governo Federal chega a R$ 2,134 bilhões.

Durante o ato, também foi autorizado pelo Governo do Estado o lançamento do edital para a aquisição de 10 novos trens que irão operar no novo trecho do metrô, ligando a Estação da Lapa à futura Estação Campo Grande e ampliando a malha de transporte na capital baiana e região metropolitana.

Investimentos pelo Brasil

O ministro Rui Costa falou ainda sobre os investimentos do Novo PAC na mobilidade urbana de outras capitais, focados na modernização dos sistemas metroviários.

“Já estamos concluindo os estudos de mobilidade urbana para a modernização do metrô de Natal, de Maceió, de Recife e Porto Alegre. Em São Paulo, nós participamos com a extensão de várias linhas, inclusive do chamado Trem Intercidades, que vai ligar a cidade de Campinas à capital e será o mais rápido do Brasil, com velocidade de 140 quilômetros por hora”, detalhou o ministro.

Informações: Governo Federal

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Em Porto Velho, Nova bilhetagem do transporte coletivo já permite recarga antecipada

A Prefeitura de Porto Velho informa à população que as recargas do novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo já estão disponíveis. A plataforma Bipay, que entra em operação a partir do dia 1º de julho de 2025, substitui o sistema atual ComCard, que seguirá ativo apenas até o dia 30 de junho.

O novo modelo traz mais praticidade, economia e autonomia para os usuários, com destaque para a possibilidade de realizar recargas via PIX, cartão ou boleto diretamente pelo celular. Confira o passo a passo para fazer a recarga do novo sistema.

Aplicativo RecargaPay:
Acesse o app RecargaPay em seu smartphone.
Clique no ícone “Recarga de transporte”
Selecione a opção “NOVO ComCard”
Insira seu CPF e dê um nome ao cartão
Defina o valor da recarga
Escolha o meio de pagamento (PIX, cartão ou boleto)
Os créditos estarão disponíveis em até 30 minutos após a validação.

Via PIX(opção prática e rápida)
Clique no ícone central da barra inferior do app RecargaPay
Escolha a opção PIX
Selecione “COM PORTO VELHO”
Defina o valor da recarga
Copie o código gerado
Finalize o pagamento no aplicativo do seu banco

Informações: Jornal Ponta Grossa
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Em Campo Grande, Consórcio tem 97 ônibus acima da idade máxima

Durante a oitiva da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Transporte, realizada nesta segunda-feira (9), vereadores confrontaram o diretor de Operação do Transporte Público do Consórcio Guaicurus, Paulo Vitor de Oliveira, sobre a idade da frota, ausência de seguro civil para passageiros e falhas nas vistorias dos ônibus. Segundo os parlamentares, há indícios de que a concessionária omite informações e descumpre cláusulas contratuais, colocando a segurança dos usuários em risco.

Ao ser questionado sobre o limite de idade da frota, o diretor confirmou que o contrato estabelece idade média de 5 anos, com máximo de 10 anos para ônibus convencionais e 15 anos para articulados. No entanto, admitiu que 97 veículos estão circulando acima da idade permitida. “Temos carros acima dos 10 anos. São 97 veículos”, afirmou.

A declaração causou estranhamento entre os vereadores, já que dados repassados anteriormente pela Agereg (Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Campo Grande) indicavam 197 veículos irregulares. Paulo Vitor tentou justificar a divergência dizendo que o número maior poderia se referir à média da frota, e não ao limite individual. “Posso ter carros com 10 anos se, no total, a média for 5. Talvez os 197 se refiram a essa média”, argumentou.

Para a relatora da comissão, vereadora Ana Portela (PL), as versões não se sustentam. “Alguém está mentindo. O que dizem para nós não condiz com a realidade que vivenciamos. Já tivemos confirmação da própria Agereg de que a frota está rodando acima do limite desde o início do contrato”, disse.

Outro ponto abordado foi a ausência do seguro civil obrigatório. Na ocasião, o vereador Júnior Coringa (MDB) lembrou que o contrato prevê a cobertura e acusou o consórcio de descumprir a obrigação. “Eles dizem que não contrataram seguro por agilidade, mas isso é lucro em cima da dor do passageiro. Meu primeiro requerimento na CPI tratava disso. Está claro que os usuários não são prioridade."

Sobre o tema, o diretor afirmou que, em caso de acidentes, o consórcio assume os custos diretamente, sem acionar seguradoras, para evitar a morosidade de processos judiciais. A justificativa foi criticada, e os parlamentares anunciaram que devem convocar vítimas para uma audiência pública. “Vamos ouvir os passageiros e verificar se houve ressarcimento real. A lei é clara: o seguro é obrigatório, e eles não estão cumprindo”, reforçou Coringa.

Paulo Vitor também foi cobrado sobre a vistoria veicular. Segundo ele, a inspeção é de responsabilidade da empresa Otimiza, contratada pela Agereg, e ocorre anualmente. No entanto, admitiu que 148 veículos ainda não passaram por vistoria neste ano. O vereador e presidente da comissão Lívio Viana (União Brasil), explicou que cada ônibus tem um prazo individual, e a preocupação destacada pela empresa de vistoria é que se todos a procurarem no mesmo dia, não há estrutura para atender.

O presidente ainda alertou que, na prática, os veículos estão circulando de forma irregular. “Estão rodando com veículos sem inspeção, e isso é grave. A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) deveria impedir. Esperávamos que o diretor trouxesse um plano de renovação da frota, de gestão, de ressarcimento aos usuários prejudicados. Mas ele se limitou a repetir justificativas. Parece que vivem em outra cidade. A desculpa da mobilidade urbana não justifica ônibus sucateado, omissão de informações e, pior, mentira.

Informações: Campograndenews

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