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Em Salvador, Obras para expansão do metrô até o Campo Grande são autorizadas

quinta-feira, 13 de março de 2025

A contratação das obras para a expansão da Linha 1 do Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas (SMSL), com o objetivo de conectar a estação da Lapa ao Campo Grande foi autorizada nesta terça-feira (11). Esta etapa marca um avanço significativo para os moradores e usuários do transporte público na capital baiana.

A medida foi formalizada pela secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, permitindo que a Companhia de Transportes da Bahia (CTB) inicie os preparativos para a contratação dos projetos e a execução das obras do Tramo 4 da linha. O novo trecho terá 1,2 km de extensão, com um percurso subterrâneo.

Atualmente, a Linha 1 vai da Lapa até Águas Claras, operada pela concessionária CCR Metrô Bahia. Com a inclusão do novo trecho, será estabelecida uma ligação direta entre a Lapa e o Campo Grande, onde será construída a nova Estação Campo Grande.

A expansão promete aumentar significativamente o número de passageiros e contribuir para a revitalização do Centro Histórico de Salvador. Além disso, proporcionará maior agilidade e conforto aos usuários, facilitando o deslocamento diário pela cidade. A CTB e a Sedur realizaram levantamentos e estudos iniciais para viabilizar a obra.

Informações: Metro 1

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Aracaju moderniza frota com 24 ônibus Volksbus


A Volkswagen Caminhões e Ônibus irá entregar 24 novos chassis VW 17.230 A para uma das empresas operadoras do transporte público de Aracaju (SE), a Viação Atalaia. A aquisição irá renovar a frota da capital sergipana com Volksbus zero km, equipados com carroceria Caio Apache VIP V e ar-condicionado.

Os novos veículos contam com câmbio automático. A empresa também fez aquisição de sistema wi-fi para os novos veículos. A atualização da frota faz parte da estratégia da Viação Atalaia de oferecer um serviço cada vez mais eficiente e alinhado às necessidades da população.

Para a Volkswagen Caminhões e Ônibus, a parceria com a Viação Atalaia reforça a confiança da operadora na robustez e na eficiência dos veículos da marca. “Ficamos muito orgulhosos em fazer parte desse movimento de renovação do transporte público em Aracaju. O VW 17.230 se destaca pela sua confiabilidade, conforto e eficiência operacional, atributos que fazem a diferença no dia a dia da operação”, afirma Jorge Carrer, diretor de vendas ônibus da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Informações: Technibus

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Porto Alegre apresenta projeto piloto de ônibus elétricos para municípios da Região Metropolitana

O secretário municipal de mobilidade urbana, Adão de Castro Júnior, apresentou nesta terça-feira (11) o projeto piloto de eletrificação da frota do transporte coletivo de Porto Alegre durante mais um encontro do Fórum Permanente de Mobilidade da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), a partir do Instituto Caldeira. A reunião foi realizada a bordo de um dos 12 ônibus elétricos em operação na Capital e visitou uma das estações de recarga, na garagem de um consórcio de ônibus, e também a sede da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU).

"É importante demonstrar, na prática, a experiência inovadora, sustentável e eficiente que estamos vivendo em Porto Alegre com os ônibus 100% elétricos. Compartilhar o conhecimento adquirido neste projeto e esclarecer as dúvidas dos representantes de outros municípios é uma das funções do Fórum. A eletrificação da frota contribui para tornar o transporte público mais seguro e atrativo", destaca Castro Júnior.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Controle Operacional de Transportes (CCOt), que opera um sistema moderno para o monitoramento do transporte coletivo. Através de ferramentas de BI (business intelligence), a Inteligência de Negócios, e Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS), que possibilitam uma análise precisa dos dados e o monitoramento da frota de ônibus municipal em tempo real, o setor tem acesso ágil a informações importantes para a tomada de decisões estratégicas.

Na garagem da Nortran, empresa que integra o consórcio MOB, foi demonstrado o sistema de carregamento de alta capacidade utilizado na operação da linha E703 - Vila Farrapos, uma das três linhas elétricas da Capital.

O secretário também apresentou o modelo de subvenção econômica adotado pela Prefeitura de Porto Alegre que viabilizou a aquisição dos ônibus elétricos pelas concessionárias, reduzindo impactos financeiros relacionados à remuneração e à depreciação de capital. "Esta forma beneficia diretamente os usuários do transporte público pois proporciona uma renovação mais rápida e moderna da frota sem incorporar esses custos ao cálculo da passagem", conclui.

Participaram da reunião mais de 20 representantes da área dos municípios de Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Esteio, Gravataí, Eldorado do Sul e Canoas.

Balanço da Operação - Nos primeiros cinco meses de operação, os 12 ônibus das três linhas elétricas E178 - Praia de Belas, E378 - Integradora e E703 - Vila Farrapos transportaram 490.179 passageiros em 30.801 viagens realizadas, em que percorreram 274.589 quilômetros. A estimativa é que tenha sido evitada a emissão de 365,30 toneladas de gases poluentes nocivos à saúde ou ao meio ambiente, resultantes da queima de 136.306 litros de diesel, com uma economia de combustível de R$ 406.120. Os ônibus elétricos são silenciosos, possuem Wi-Fi gratuito, com possibilidade de carregar o celular a bordo, e oferecem uma experiência diferenciada para os passageiros, o que torna o transporte público mais confiável e atraente
 
Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022 o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC).

Informações: Terra

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Governo do Estado afirma que obra do metrô da Gávea será retomada

As obras do metrô da Gávea devem ser retomadas na próxima semana, segundo o Governo do Estado. Depois de quatro prazos vencidos, a expectativa é de que a estação seja entregue em três anos. O prazo inicial era na Olimpíada do Rio em 2016.

Para colocar o projeto adiante, o Governo do Estado decidiu gastar mais R$ 3 milhões no projeto, contratando a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para dar suporte na elaboração do novo contrato com a concessionária MetrôRio. Entre os assuntos sob responsabilidade da fundação está cálculo das tarifas.

Segundo o diretor-presidente da Companhia de Transportes Sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro (RIOTRILHOS), Rafael Machado Quaresma, a água que preenche a obra já pode ser retirada, para que as obras avancem.

A retomada da obra se dá após a aprovação do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), depois de quase dez anos de paralização. Durante esse tempo, o projeto consumiu mais de R$ 10 bilhões.

Pelo TAC, a MetrôRio deve investir R$ 600 milhões para terminar a estação. Como contrapartida ganha mais 10 anos de concessão, com o prazo encerrando em 2048.

Ainda pelo TAC, a administração estadual deve repassar R$ 97 milhões. Para garantir o andamento da obra, o Governo do Estado criou um fundo de reserva de R$ 300 milhões.

A estação da Gávea fará ligação com São Conrado. A conexão prevista com o Leblon ficará para um outro momento, pois só um dos dois túneis do projeto antigo será concluído.

Informações: Diário do Rio

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Terceiro trem da Linha 17-Ouro passa por testes na China

O terceiro trem do monotrilho da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo está na fase de testes na fábrica da BYD, em Guang’an, na China. A composição passa por uma série de verificações para garantir que todos os seus sistemas operem conforme os padrões exigidos pelo Metrô antes de ser transportada para o Brasil. O embarque está previsto para o início de abril e a chegada ao Porto de Santos no início de junho.

Os chamados testes de rotina em fábrica incluem a avaliação de 15 sistemas essenciais do trem, como tração, freios, portas, iluminação e ar-condicionado. Durante esse processo, os técnicos fazem a identificação e correção de possíveis falhas para assegurar o funcionamento adequado da composição. Esse procedimento é fundamental para validar o desempenho do trem antes do envio ao Brasil.

Tecnologia e inovação

Os trens da Linha 17-Ouro são equipados com tecnologia de ponta, incluindo um sistema de controle automático (UTO – Unattended Train Operation) que permite operação sem condutor, garantindo mais segurança e eficiência. Cada composição tem cinco carros, totalizando 60,8 metros de comprimento, e capacidade para transportar cerca de 600 passageiros. Outro diferencial é a presença de baterias de tração, que permitem a movimentação do trem mesmo em casos de queda de energia na rede.

Enquanto isso, a segunda composição já desembarcada no Brasil, tem previsão de ser transportada do Porto de Santos para o Pátio Água Espraiada na próxima semana, dando sequência ao cronograma de montagem e testes da frota. Também está em fase final de fabricação na China a quarta composição. 

Sobre a Linha 17-Ouro

A Linha 17-Ouro terá 6,7 km de extensão e conectará o Aeroporto de Congonhas à rede metroferroviária de São Paulo, com integração às linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. O monotrilho será um importante eixo de mobilidade na capital, beneficiando cerca de 100 mil passageiros por dia quando entrar em operação. As obras seguem em ritmo acelerado, com previsão de conclusão para 2026. 

Informações: Metrô SP

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São Paulo tem 80 ônibus elétricos novos parados por falta de ligação de energia nas garagens

A cidade de São Paulo tem cerca de 80 ônibus elétricos zero-quilômetro parados por falta de infraestrutura elétrica apropriada para recarga das baterias nas garagens, conforme dados da prefeitura.

Em entrevista na última segunda-feira (10), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) culpou a distribuidora de energia Enel pelo problema. "Ela não faz a ligação da energia para carregar os ônibus."

A concessionária afirma que todos os contratos com as operadoras que solicitaram soluções de energia estão dentro do prazo para execução de obra, a contar da data de assinatura do acordo entre as partes.

Há casos como o da empresa MobiBrasil, com 37 coletivos elétricos novos estacionados em uma de suas garagens no Jabaquara, zona sul.

A viação diz estar com a estrutura pronta, com 18 carregadores —desses, apenas dois são usados atualmente em 13 veículos elétricos que já rodam no transporte público. Para funcionarem, os demais precisam das obras.

"Se ligarmos todos sem a devida instalação da Enel, cai a energia do Jabaquara", diz Manoel Barbosa Pereira, gerente operacional da companhia.

A MobiBrasil afirma ter iniciado os trâmites para viabilizar a infraestrutura elétrica em julho de 2024. Segundo ela, o contrato para execução dos serviços junto à Enel só foi disponibilizado pela concessionária para assinatura em dezembro passado.

A expectativa, diz o gerente operacional, é que o trabalho saia em abril, data não confirmada pela distribuidora. "Mas a promessa era para janeiro."

Em nota, a Enel diz que o contrato com as empresas é assinado depois da apresentação de projeto e documentação necessários para a viabilidade da obra. "Após toda a regularização por parte dos operadores, ocorre a assinatura."

No texto, a concessionária não cita prazos, mas segundo apurou a reportagem junto às empresas, em média, a ligação leva 120 dias para ficar pronta.

Ao todo, a MobiBrasil tem 618 ônibus que transportam cerca de 370 mil pessoas por dia.

Concessionárias do transporte coletivo de São Paulo também dizem enfrentar dificuldades para comprar novos ônibus, pois não conseguem comprovar que estão aptas a operar os veículos, condição para aporte financeiro da prefeitura.

A Transunião Transportes, da zona leste, afirma ter 134 veículos elétricos reservados junto a fabricantes, mas o subsídio para o pagamento do lote só sai com a infraestrutura para recarga funcionando, diz Lourival de França Monário, presidente da empresa.

O município subsidia a diferença de preço entre o ônibus a diesel e o elétrico —que pode custar até R$ 3 milhões, mais do que o triplo do modelo convencional.

A Transunião afirma ter investido R$ 14 milhões em infraestrutura no ano passado, que inclui, entre outros, instalação de pontos de recarga.

Segundo Monário, os contratos para as duas garagens da empresa foram assinados em dezembro e fevereiro. Os prazos dados para as obras de eletrificação, diz, são de 120 e 240 dias, períodos não confirmados pela Enel.

O mesmo problema enfrenta a A2, da zona sul, que também está com estrutura pronta e cerca de 150 ônibus encomendados, afirma o advogado da empresa Roberto Teixeira Leite. De acordo com a Enel, a ligação sai ainda este mês.

A multinacional de origem italiana diz que em 2024 entregou obras de infraestrutura para abastecimento de energia de seis operadoras de ônibus, em uma demanda total de quase 9 MW.

"Nos dois primeiros meses de 2025, a distribuidora concluiu obras para outras oito operadoras, somando cerca de 17 MW, quase o dobro da demanda de energia entregue no ano passado", afirma a Enel.

FROTA ENVELHECE

Desde outubro de 2022 está em vigor uma medida da SPTrans (estatal que administra o transporte público municipal na cidade), determinando que não sejam mais adquiridos veículos movidos a combustão para renovação da frota.

Como não conseguem colocar ônibus novos nas ruas, em virtude do veto ao diesel e pela dificuldade de ampliar o uso de veículos elétricos por falta de estrutura, a frota nas garagens envelhece.

Recentemente, a prefeitura ampliou de dez para 13 anos a vida útil dos ônibus, exatamente pela falta de estrutura para recarga com energia limpa.

Atualmente, 1.986 ônibus com mais de dez anos estão autorizados a operar na cidade

Com coletivos cada vez mais velhos, o executivo da Transunião diz que todos os dias cerca de 100 veículos vão parar na oficina mecânica da empresa, que ao todo, tem cerca de 615 ônibus em sua frota.

"Quem sofre lá na ponta é a população, pois carros quebram no trajeto e o número de viagens diminui. O cenário é crítico", afirma.

A falta de infraestrutura para recarga das baterias foi uma das justificativas para a aprovação de um projeto de lei no fim de 2024 pela Câmara Municipal, que flexibilizava a renovação da frota. O caso está parado na Justiça.

Atualmente, 429 ônibus a bateia rodam pela cidade —a meta de Nunes era adquirir 2.600 até o fim do ano passado. No total, a frota do transporte público municipal conta com 12 mil coletivos.

A queda de braço se arrasta ao menos desde o primeiro semestre do ano passado. Há um ano, Nunes reclamou que Enel orçou em R$ 1,6 bilhão o gasto necessário para realizar as obras nas garagens. Questionadas sobre o valor nesta terça-feira (11), nem prefeitura nem a concessionária responderam.

De acordo com a gestão municipal, as operadoras do transporte público têm negociado individualmente os custos de instalação da infraestrutura com seus fornecedores, buscando o melhor preço de mercado para cada garagem, diminuindo o custo de implantação.

"As concessionárias são remuneradas pelos ônibus cadastrados junto à SPTrans", diz.

A gestão Nunes diz acompanhar semanalmente as reuniões entre a Enel e as empresas de transporte.

Informações: MSN

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Em Goiânia, Ônibus movido a biometano começa a rodar no BRT Leste-Oeste

O primeiro ônibus movido a biometano do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana começa a rodar nesta quinta-feira (13/03), em um período de testes com duração de cerca de quatro meses. O veículo fará o percurso entre os terminais Novo Mundo e Praça da Bíblia pela manhã e, no período da tarde, entre os terminais Novo Mundo e Senador Canedo, do BRT Leste-Oeste (Eixo Anhanguera).

Com capacidade de armazenamento de 195 metros cúbicos de biometano, o ônibus possui uma autonomia de 295 quilômetros, correspondendo a até oito viagens por dia. A fase de testes é importante para a realização de possíveis ajustes técnicos e adaptação do veículo às rotas e características de Goiânia e das cidades do Entorno da capital. Uma estação provisória de abastecimento do biometano foi instalada na área de estocagem do Terminal Novo Mundo.

O secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima, anunciou que este será o primeiro de uma série de 500 veículos com essa tecnologia a serem acrescidos à frota do transporte coletivo até o final de 2026.
A ação integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (Nova RMTC), que contempla a renovação total da frota, equipada com ar-condicionado, e a compra de mais 300 veículos, além da reforma dos terminais e estações do BRT Leste-Oeste, entrega do BRT Norte-Sul e revitalização dos pontos de ônibus.

Além do conforto proporcionado aos passageiros pelos novos ônibus, o secretário destacou que uma grande preocupação do Governo de Goiás neste processo de substituição da frota ocorre em função da sustentabilidade, por meio de modelos que reduzam significativamente o nível de gases poluentes na atmosfera.

“Também estamos mudando a tecnologia de forma que consigamos atender à demanda de transição energética dentro de uma matriz que emita menos gases de efeito estufa. Para isso, estamos utilizando três tecnologias: o ônibus a diesel Padrão Euro 6, que é pouco poluente; o ônibus elétrico; e o ônibus a biometano, que é o menos poluente dentre essas três modalidades”, afirma.

Cadeia de produção
Com a iniciativa, o Governo de Goiás também pretende incentivar a criação de uma cadeia de produção local do biometano. De acordo com o secretário, o estado possui um enorme potencial para a produção do biogás, tendo como uma das principais matérias-primas os resíduos da cana-de-açúcar, já que o estado está entre os maiores produtores do País.

O biometano é obtido a partir da purificação do biogás, um gás resultante da decomposição de matéria orgânica. Esse processo acontece em biodigestores, que transformam resíduos como esterco, restos agrícolas, lodo de esgoto e lixo orgânico em energia renovável. Resíduos orgânicos são depositados em biodigestores, onde bactérias realizam a digestão anaeróbica (sem oxigênio).

Esse processo libera biogás, composto principalmente por metano e dióxido de carbono, além de outros gases em menor quantidade. Entre as vantagens, estão:
  • a produção de uma energia 100% renovável,
  • a redução de gás carbônico e poluentes,
  • a diminuição da dependência de combustíveis fósseis
  • e o aproveitamento de resíduos orgânicos que seriam descartados.
Informações: Governo de Goiás

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Novos ônibus chegam para modernizar o transporte coletivo de Manaus

Dando continuidade à modernização do transporte público da capital, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta quarta-feira, 12/3, mais 19 novos ônibus para reforçar a frota municipal. Com essa entrega, a gestão municipal alcança a marca de 440 novos veículos incorporados ao sistema, além de 150 ônibus seminovos que já estão em circulação.

Os novos veículos irão operar na empresa Viação Via Verde e atenderão todas as zonas da cidade, com prioridade para as linhas das zonas Oeste e Centro-Oeste, como 119, 127, 128 e A225, onde ainda há necessidade de renovação da frota. Equipados com condicionadores de ar modernos e adaptados ao clima da cidade, os ônibus garantem mais conforto para os usuários do transporte coletivo.

“A nossa meta é incluir, a cada ano, 120 novos ônibus no sistema, todos com ar-condicionado, garantindo um transporte mais eficiente e confortável para a população. Além disso, estamos planejando a reforma de quatro terminais, a partir de maio, e a renovação completa do transporte complementar, com a aquisição de 300 a 320 novos veículos pelas cooperativas, com subsídio da prefeitura”, destacou o prefeito David Almeida.

Os veículos entregues seguem os padrões mais modernos de acessibilidade e sustentabilidade, contando com elevador para Pessoas com Deficiência (PcDs), câmeras de segurança e motores Euro 6, que reduzem em até 77% a emissão de poluentes, contribuindo para um sistema de transporte mais sustentável.

De acordo com o presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Arnaldo Flores, o compromisso da gestão é seguir avançando na renovação da frota. “Com esses 19 novos ônibus, estamos elevando o número de veículos novos para 440. A determinação do prefeito é seguir com esse trabalho para garantir um transporte público mais moderno e eficiente para os usuários”, afirmou.

19 novos ônibus

Além da renovação da frota do transporte coletivo convencional, o Prefeito de Manaus também anunciou um incentivo para a renovação da frota de táxis que atendem o aeroporto internacional Eduardo Gomes. A iniciativa será viabilizada por meio do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipec), que disponibilizará um bônus de R$ 30 mil para cada permissionário adquirir um veículo novo, melhorando a qualidade do serviço prestado aos passageiros que chegam à cidade.

Renovação da Frota

Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Manaus tem promovido uma renovação histórica da frota do transporte coletivo. Em menos de quatro anos, 440 novos ônibus foram entregues, modernizando o sistema e melhorando a qualidade do serviço. Além disso, mais de 150 ônibus seminovos foram incorporados ao sistema para atender a demanda da população.

A meta da gestão é entregar 120 novos ônibus por ano, garantindo que, até o final do mandato, 480 veículos tenham sido renovados. Até o momento, o prefeito David Almeida já entregou 20 veículos da meta anual. A modernização também inclui a reestruturação dos terminais de ônibus da cidade, com reformas previstas para iniciar em maio deste ano.

Informações: Prefeitura de Manaus

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