Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

SPTrans altera itinerário da linha 746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025


A SPTrans informa que, a partir de sábado (1°), a linha 746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro terá seu itinerário alterado, no sentido Real Parque, e atenderá a Avenida Dr. Alberto de Oliveira Lima e a Rua Francisco Tramontano, na Zona Oeste da cidade.
 
Confira a alteração: 
 
746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até a R. Min. Nelson Hungria, Av. Dr. Alberto de Oliveira Lima, R. Francisco Tramontano, Av. Duquesa de Goiás, prosseguindo normal.
 
Atenção
 
Os passageiros que utilizam a linha 746R/10 no ponto de ônibus localizado na R. Min. Nelson Hungria, 515 terão como opção a parada da Av. Duquesa de Goiás, 675. 
 
O atendimento do ponto da R. Min. Nelson Hungria, 515 será mantido para as linhas  807M/10 Term. Campo Limpo - Shop. Morumbi e 8028/10 Paraisópolis - Metrô Morumbi.

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo

READ MORE - SPTrans altera itinerário da linha 746R/10 Real Pq. - Sto. Amaro

Prefeitura de São Paulo revoga edital que previa a construção de 160 quilômetros de ciclofaixas

A prefeitura de São Paulo revogou, nesta terça-feira, uma licitação no valor de R$ 357 milhões que previa a construção de 160 quilômetros de ciclofaixas na cidade. A decisão atende o Tribunal de Contas do Município (TCM-SP), que havia apontado problemas de qualificação técnica e a necessidade de se aprimorar a Matriz de Risco do contrato.

Sobre a matriz de risco, diz o TCM, é preciso “alocar corretamente a responsabilidade por custos com ‘dano a infraestrutura de concessionárias’, nos casos de imperícia ou negligência da contratada”. A necessidade de expertise na execução de ciclovias também é citada no documento.

Segundo o texto, o edital também tinha o potencial de “restringir a participação abrangente de mais empresas e de comprometer indevidamente o caráter competitivo do certame”.

Os três lotes previstos no edital propõem a construção de ciclofaixas que iam desde Perus, no extremo noroeste da capital, até pontos de ligação da Consolação com a Rebouças, no centro da cidade.

A prefeitura informou, via nota, que será feito um novo processo licitatório para a implantação dos 158 quilômetros de ciclovias “após realização de estudos técnicos e ajustes”. “A Prefeitura entregou 111,12 km de novas estruturas cicloviárias entre 2021 e 2024. Em janeiro deste ano foram entregues mais 9,98 km. O Programa de Manutenção Permanente da Malha Cicloviária, lançado em 2023, reformou mais de 60 km de ciclovias e ciclofaixas somente no ano passado”, destacou a gestão municipal.

Como mostrou o GLOBO, a meta da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) era inaugurar 300 quilômetros de vias exclusivas para bicicletas até o fim de 2024, mas o mandatário encerrou seu primeiro mandato tendo entregue apenas um terço dessas ciclovias.

Informações: O Globo

READ MORE - Prefeitura de São Paulo revoga edital que previa a construção de 160 quilômetros de ciclofaixas

Em Salvador, Primeiros trilhos do VLT do Subúrbio são instalados

Os primeiros trilhos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) já estão sendo instalados na Estação Calçada, no Subúrbio de Salvador. A expectativa é que a obra ajude a melhorar o deslocamento na Região Metropolitana. 

Segundo o governo estadual, o projeto já contratou mais de 940 trabalhadores diretamente, com expectativa de alcançar 2 mil empregos diretos e indiretos no auge das obras. A maioria dos contratados (mais de 90%) é baiana, e cerca de 60% são moradores das Áreas Diretamente Afetadas (ADA).

Nos três trechos da obra, as contratações variam. No Trecho 1 (Calçada até Ilha de São João), o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador emprega 667 pessoas, sendo 70% da ADA. No Trecho 2 (Paripe a Águas Claras), o Consórcio VLT Salvador tem 223 trabalhadores, com 36% da ADA. Já no Trecho 3 (Águas Claras a Piatã), o Consórcio Bahia Atlântico conta com 52 colaboradores, mais de 90% baianos. 

Segundo Ana Cláudia Nascimento, presidente da CTB, as contratações são realizadas pelos consórcios com apoio do SineBahia. Após a conclusão das obras, novas vagas serão abertas para operação e manutenção do sistema, como operadores, técnicos e agentes de segurança, garantindo um legado duradouro de desenvolvimento e qualidade de vida para Salvador.

Informações: Correio 24 Horas

READ MORE - Em Salvador, Primeiros trilhos do VLT do Subúrbio são instalados

Em São Vicente, Obras do VLT na Área Continental são iniciadas

Com os 500 anos de São Vicente batendo na porta, os moradores já olham para o futuro e avistam um novo horizonte, garantido por diversos fatores, em especial a chegada do VLT à Área Continental. Desde o ano passado, o que era sonho tem se tornado realidade com a realização das obras que resultarão na construção de quatro novas estações para a região: Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá.

Dividida em duas etapas, a Fase 3 do VLT, que beneficiará mais de 150 mil pessoas com a extensão do meio de transporte até a Área Continental, foi iniciada com as obras do trecho ferroviário da Ponte dos Barreiros. Os trabalhos seguem o cronograma estabelecido, e, neste mês de março, será dada continuidade ao processo de recuperação estrutural das estacas de concreto e das estruturas de concreto armado da ponte ferroviária.

Além da linha ferroviária até o Samaritá, a estrutura terá uma nova ciclovia e passarela para pedestres.

Vale ressaltar que o segundo estágio, cujo projeto contempla as intervenções relativas ao trecho pós-ponte, na Avenida Angelina Pretti, está em fase de preparo para abertura da licitação. As devidas licenças ambientais já foram emitidas.

“Por muito tempo o vicentino sonhou com algo que parecia distante. Agora, você anda pela ponte e já se depara com as intervenções. Já é realidade! Um investimento que conseguimos junto ao Governo do Estado, com aporte de mais de R$500 milhões, para trazer qualidade de vida e mais desenvolvimento à nossa Área Continental. Tá acontecendo!”, celebrou o Prefeito Kayo Amado.

Com fiscalização da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) e apoio da Prefeitura, a Fase 3 do VLT deve ser totalmente concluída até o final de 2028, de acordo com a empresa de transportes urbanos.

Trânsito - Toda obra requer adaptações no dia a dia. A fim de garantir a devida segurança aos condutores e pedestres e dar suporte aos profissionais para o andamento dos trabalhos, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) implementará operação ‘Pare e Siga’ na noite desta quarta-feira (26), das 21h às 4h. Agentes de trânsito estarão no local para garantir a fluidez do tráfego

Informações: Prefeitura de São Vicente

READ MORE - Em São Vicente, Obras do VLT na Área Continental são iniciadas

João Pessoa ganha 60 ônibus 100% elétricos e projeto de R$ 400 milhões

A cidade de João Pessoa tem novidade na mobilidade urbana. Nesta quarta-feira (26), o prefeito Cícero Lucena apresentou o novo modelo de ônibus 100% elétrico, que será integrado ao sistema de transporte da capital. A iniciativa faz parte de um projeto de mobilidade urbana, desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, que prevê a criação de quatro novos corredores viários e cinco terminais de integração.

A frota de 60 ônibus elétricos, que não emitem gases poluentes, promete oferecer mais conforto, acessibilidade e segurança aos usuários. O modelo foi testado pelo prefeito durante uma solenidade no Terminal de Integração do Valentina Figueiredo e estará em circulação para testes a partir desta quinta-feira (27), na linha 1500. O valor da passagem será o mesmo do “Geladinho”, o ônibus convencional da cidade.

“Estamos trazendo o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia de transporte urbano com o sistema de ônibus. Isso mostra que estamos no caminho certo, que vamos avançar com equipamentos como esse, que proporciona conforto com ar-condicionado, Wi-Fi, carregador para quem usar o celular, para quem tiver sentado ou em em pé. Nos corredores, eles vão dispensar a questão do elevador e, também, facilitar o acesso, não só do cadeirante, mas também do idoso. Quando se aproximarem dos sinais, os sinais vão abrir, vai diminuir o tempo da viagem das pessoas e com mais conforto”, explicou Cícero Lucena.

O gerente institucional do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (Sintur-JP), Isaac Moreira Junior, destacou as inovações do novo modelo.

“Ele vai entregar praticamente zero de resíduos sólidos, zero, porque ele é 100% elétrico. E isso demonstra exatamente para onde a gente está indo. Ele é bem mais seguro, ele é muito mais confortável. É um outro patamar que João Pessoa agora passa a ser uma das cidades que estarão equipadas com 100% com ônibus elétricos”, afirmou.

Marcílio HBE, superintendente de Mobilidade Urbana da capital, reforçou que a chegada dos ônibus elétricos é mais um avanço na gestão.

Projeto de R$ 400 milhões
O grande projeto de mobilidade urbana de Joao Pessoa já obteve aprovação para financiamento de R 400milhoes junto à Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Os recursos serão destinados à construção de cinco terminais de integração e quatro corredores viários: Metropolitano, Cruz das Armas, Pedro II, 2 de Fevereiro e Bessa.

Os novos terminais contarão com estacionamentos, bicicletários, serviços públicos, comércio, garagens e oficinas, ampliando a infraestrutura e a qualidade do transporte na cidade.

Informações: WSCOM

READ MORE - João Pessoa ganha 60 ônibus 100% elétricos e projeto de R$ 400 milhões

Mais de 150 mil conexões mensais utilizam a internet gratuita oferecida pelo sistema BRT Sorocaba

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Um sistema inteligente que democratiza o acesso à tecnologia é uma das práticas realizadas pela operação do BRT Sorocaba e, para estimular que mais passageiros usufruam desta comodidade, a empresa promove um movimento de incentivo. Por mês, mais de 150 mil conexões com internet gratuita são liberadas em 150 paradas, 123 ônibus, 23 estações e nos três terminais (Vitória Régia, São Bento e Ipiranga).

Deslocamentos com soluções integradas e cheios de conectividade são características fortes do BRT Sorocaba e que também estão disponíveis para os passageiros. Para usar a internet do sistema BRT, basta localizar a rede “Wi-fi BRT Sorocaba” e colocar o mesmo e-mail que utiliza no Cittamobi. Pronto é só isso, e logo, estarão conectados.

Vale lembrar que o Cittamobi é o aplicativo de mobilidade parceiro que tem a carteira digital para embarque e desembarque e também auxilia com a indicação de horários dos ônibus e itinerários. Para fazer o download do aplicativo Cittamobi é só localizar na Play Store ou na Apple Store.

De acordo com Felipe França, líder de tecnologia eletrônica da BRT Sorocaba, para usar o wi-fi é muito simples e fácil. “Nossa ferramenta é intuitiva e permite o acesso ilimitado. O passageiro tem uma internet que pode usar à vontade enquanto estiver embarcado. Esse é um benefício para todos que estão dentro do sistema e sem custo. Queremos a inclusão tecnológica e incentivamos para que as pessoas realmente aproveitem a conectividade que disponibilizamos, assim, estarão sempre online e ainda economizarão o pacote de dados de suas linhas telefônicas”, ressalta.

Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), no Brasil, é obrigatório fazer um breve cadastro para utilizar uma rede gratuita. França esclarece que essa normativa deve ser respeitada e, por este motivo, os passageiros são orientados a realizar um cadastro prévio. Feito a primeira vez, para os próximos acessos não há necessidade.

“Seguimos as diretrizes legais vigentes no país, por isso, nosso fluxo de conexão funciona desta maneira. Algumas pessoas questionam porque não pode ser uma rede aberta e sem ter essa etapa de login, mas existe um motivo e ele se chama segurança e sigilo. As empresas que liberam wi-fi gratuito precisam seguir este protocolo para proteger a privacidade daqueles que a utilizam”, finaliza França.

Informações: BRT Sorocaba

READ MORE - Mais de 150 mil conexões mensais utilizam a internet gratuita oferecida pelo sistema BRT Sorocaba

Em Campinas, Quatro linhas terão mudanças no atendimento às estações da Lix da Cunha

Os usuários do transporte público coletivo que realizam embarque e desembarque no Corredor Noroeste, na avenida Lix da Cunha, devem ficar atentos às mudanças no atendimento, determinadas pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). A partir desta quarta-feira (26/02), as linhas 251 (Parque Fazendinha), 252 (Parque São Jorge), 256 (Parque Fazendinha – semiexpresso) e 257 (Parque São Jorge – semiexpresso) atenderão a Estação Anhanguera, com paradas à direita.

Até então, o atendimento vinha ocorrendo no corredor exclusivo, à esquerda da via. A mudança atende a pedidos dos operadores e ocorre por conta da necessidade de readequação dos veículos que circulam nas linhas 256 e 257. O atendimento das linhas 251 e 252 também foi deslocado para a direita da Estação Anhanguera para viabilizar a integração entre as quatro linhas, que são complementares.
 
As linhas 251 e 252 mantêm o atendimento às estações Balão do Tavares e Alberto Sarmento, com paradas à esquerda da via (corredor exclusivo). E as linhas 256 e 257 deixam de realizar paradas nas estações Balão do Tavares e Alberto Sarmento, na Lix da Cunha, sendo o próximo atendimento aos usuários no Terminal Metropolitano, na rua Luiz Donizetti Rovaris.  
 
No último mês de janeiro, as quatro linhas transportaram, juntas, cerca de 3,9 mil passageiros, em dias úteis. 
 
Consulte sua linha  
Para informar os usuários sobre as mudanças, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos. A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar os trajetos atualizados no endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.  

Informações: EMDEC

READ MORE - Em Campinas, Quatro linhas terão mudanças no atendimento às estações da Lix da Cunha

Com investimento bilionário, Brasil planeja seu primeiro trem-bala

A ideia de um trem-bala no Brasil vem sendo discutida há décadas, mas, agora, parece estar mais próxima da realidade. O projeto visa conectar o Rio de Janeiro e São Paulo com um sistema de alta velocidade, reduzindo drasticamente o tempo de viagem entre as duas cidades mais populosas do país.

A empresa responsável pelo desenvolvimento do trem é a TAV Brasil, que já recebeu autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para dar andamento ao projeto. A previsão é que as obras comecem em 2027 e sejam concluídas até 2032.

O plano inicial prevê que o trem-bala percorra cerca de 414 quilômetros, ligando o Rio de Janeiro a São Paulo em apenas 1h30, um grande avanço em relação às viagens rodoviárias, que atualmente podem levar até seis horas. O trajeto contará com quatro paradas: São Paulo, São José dos Campos, Volta Redonda e Rio de Janeiro.

Grande parte do percurso será construída em superfície, mas há estudos para a construção de túneis nos trechos urbanos, reduzindo o impacto nas áreas residenciais. Na região metropolitana de São Paulo, por exemplo, três grandes túneis estão sendo analisados, com extensões de 3,5 km em Arujá, 8,5 km em Guarulhos e 20 km na capital paulista.

O custo estimado da obra gira em torno de R$ 50 bilhões, e o financiamento será feito com capital privado. Essa abordagem busca evitar os problemas enfrentados em projetos anteriores, que dependiam de recursos públicos e acabaram sendo engavetados.

Trem-bala no mundo: quais países já adotaram essa tecnologia?
O Brasil pode estar apenas começando sua jornada na alta velocidade ferroviária, mas outros países já dominam essa tecnologia há décadas. O Japão foi pioneiro no setor, com o famoso Shinkansen, inaugurado em 1964, que atinge velocidades de até 320 km/h.

Na Europa, França, Alemanha e Espanha também possuem redes avançadas de trens-bala, garantindo conexões rápidas entre diversas cidades.

Na China, o sistema ferroviário de alta velocidade é o maior do mundo, com trens que ultrapassam 350 km/h e conectam praticamente todas as principais regiões do país. Já nos Estados Unidos, embora os projetos sejam mais limitados, há investimentos para expandir o transporte de alta velocidade, especialmente na Califórnia.

Com o avanço do trem-bala brasileiro, o país pode finalmente entrar para esse seleto grupo de nações que apostam na modernização do transporte ferroviário.

Informações: Diário do Comércio

READ MORE - Com investimento bilionário, Brasil planeja seu primeiro trem-bala

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960