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Aeroporto de Congonhas inicia operação com ônibus elétricos para transporte de passageiros

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Com investimentos em sustentabilidade e no conforto dos passageiros, a Aena, maior operadora aeroportuária do Brasil e do mundo, inaugura em Congonhas a primeira frota de ônibus elétricos para aeroportos do país. Os veículos entram em circulação nesta quarta-feira (19), destinados ao transporte de viajantes para embarque e desembarque remoto. Foram adquiridas dez unidades, que vão operar durante todo o período de funcionamento do terminal. Cada veículo tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 80 passageiros.

Além de aumentar o conforto dos usuários, a aquisição dos ônibus elétricos é mais um passo importante no projeto de sustentabilidade da Aena. Com zero emissão de gás carbônico e zero ruído, a expectativa é que os veículos deixem de liberar cerca de 464 toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera, o que representa 25% de toda a emissão de combustão móvel da Aena no Brasil. A medida também reflete o compromisso da Aena com a qualidade ambiental da cidade de São Paulo.

Os ônibus elétricos que passam a operar no Aeroporto de Congonhas foram adaptados exclusivamente para a Aena, numa parceria com a TEVX Higer. Os veículos operaram em fase de testes em Congonhas em novembro de 2023 e agora entram na frota de forma definitiva.

A acessibilidade está no foco dos ônibus elétricos. Os veículos contam com piso baixo para embarque e desembarque facilitados nas três portas e sistema de suspensão adaptado para pessoas com mobilidade reduzida, tomadas USB disponíveis em todos os assentos e também para passageiros em pé, sistema de ar-condicionado ecológico, com saídas de ar individuais e vidros com tratamento UV, que proporcionam conforto térmico para todos os passageiros.

Em termos de autonomia, os novos ônibus elétricos percorrem, em média, 300 quilômetros com uma única carga e são completamente recarregados em até 3 horas, além de possuírem tecnologia para regenerar até 30% da bateria durante o uso.

"A implementação dos ônibus elétricos no Aeroporto de Congonhas reforça nosso comprometimento com a qualidade dos serviços oferecidos aos passageiros, proporcionando mais conforto, acessibilidade e eficiência no transporte dentro do terminal. Além disso, essa iniciativa está alinhada à nossa estratégia de sustentabilidade, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e contribuindo para um futuro mais verde. Estamos sempre buscando inovação para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, ao mesmo tempo em que adotamos soluções responsáveis para o meio ambiente", afirma Marcelo Bento Ribeiro, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e ESG da Aena.

O projeto de implantação da mobilidade elétrica no aeroporto é inédito no país e começou a ser desenvolvido de forma personalizada há dois anos, a partir de um trabalho em parceria da Aena com a TEVX Higer, que incluiu estudo das necessidades da logística dos passageiros e também o dimensionamento de rede e estrutura para o carregamento dos ônibus. O resultado é uma solução personalizada para atender a frota de dez ônibus e uma central de abastecimento com capacidade de carregar seis ônibus elétricos ao mesmo tempo.

"Estamos muito felizes com essa parceria e que marca nossa entrada no segmento de aeroportos. Um projeto no qual oferecemos veículos inovadores e sustentáveis, além de uma solução completa em mobilidade elétrica, com todo o suporte para implantação e operação da infraestrutura. Temos certeza de que esse modelo, já testado e aprovado em outros projetos no país, será um grande sucesso no Aeroporto de Congonhas", destaca Cadu Souza, CEO da TEVX Higer.

Informações: TEVX Higer

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Prefeitura de Goiânia lança Programa Nova Mobilidade visando à integração do trânsito e do transporte coletivo

A Prefeitura de Goiânia instituiu, nesta segunda-feira (17), o Programa Nova Mobilidade, por meio de decreto publicado no Diário Oficial do Município (DOM). A iniciativa busca integrar o trânsito, o transporte coletivo e a mobilidade ativa, com medidas como a ampliação da malha cicloviária, melhorias nas calçadas, implantação de um sistema de bicicletas compartilhadas e modernização da sinalização semafórica.

O plano também inclui a otimização do transporte coletivo. “Com a implementação do programa, Goiânia se tornará uma cidade mais conectada e acessível, promovendo soluções inovadoras para os desafios da mobilidade urbana”, destacou o prefeito Sandro Mabel (UB). Entre as medidas mais polêmicas, está a proibição de estacionamento em 11 avenidas de grande circulação, incluindo a Jamel Cecílio e a 136.

Monitoramento e modernização do trânsito
Uma das principais novidades é a criação da Central Integrada de Trânsito e Transporte (CITT), que utilizará tecnologia para monitoramento em tempo real do trânsito e transporte público. O sistema contará com imagens de câmeras, radares, semáforos inteligentes e a plataforma Google Waze for Cities para otimizar o fluxo viário.

Outro destaque é a implantação do conceito de “metronização”, que visa garantir aos ônibus maior previsibilidade nos deslocamentos, semelhante ao funcionamento dos sistemas ferroviários.

Medidas prioritárias nos primeiros 100 dias
Nos primeiros 100 dias, algumas estratégias serão priorizadas, incluindo:

  • Criação de faixas preferenciais para ônibus;
  • Implantacão da conversão livre à direita em cruzamentos semaforizados;
  • Modernização do sistema semafórico para otimizar os tempos de sinalização;
  • Campanha de educação no trânsito em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Para viabilizar as ações, a Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito poderá firmar parcerias com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) e empresas privadas. Além disso, o Plano de Mobilidade Urbana de Goiânia (PlanmobGyn) será atualizado em até 180 dias para alinhar as novas diretrizes ao planejamento da cidade.

Informações: O Hoje

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SuperVia terá trens extras após testes de luz e som na Sapucaí

A partir de amanhã, a SuperVia terá uma operação especial para atender os passageiros no retorno para casa após os testes de luz e som na Sapucaí. De sexta-feira até domingo, serão disponibilizados trens extras para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna após os ensaios das escolas de samba do Grupo Especial no Sambódromo.

Nestes dias, a Estação Central do Brasil fechará nos horários habituais e será reaberta à meia-noite. Os trens extras partirão em seguida, garantindo o retorno dos passageiros. O embarque deve ser realizado pelo acesso A (mais próximo ao metrô). As demais estações funcionarão apenas para desembarque. Confira os horários dos trens com saída da Central do Brasil em direção aos terminais:

Ramal Santa Cruz – 00:30 / 02:30 / 04:30
Ramal Japeri – 00:45 / 02:45 / 04:45 
Ramal Saracuruna – 00:30 / 02:30 / 04:30

No domingo, dia 23/02, os trens extras do ramal Saracuruna encerrarão viagem na estação Gramacho.

A concessionária lembra que a programação de trens extras pode sofrer alterações em virtude da dinâmica dos eventos.  

A SuperVia também orienta que os passageiros programem suas viagens consultando a ferramenta “Planeje sua Viagem” no aplicativo da concessionária ou, em caso de dúvidas, entrem em contato com a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

Informações: Supervia

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Vá de ônibus! SPTrans ativa duas linhas especiais para público do Carnaval 2025

Os foliões que vão aproveitar o Carnaval 2025 na avenida podem contar com o transporte público para chegar ao Sambódromo do Anhembi. A SPTrans irá disponibilizar duas linhas especiais ligando estações de Metrô aos desfiles do Grupo Especial e dos grupos de acesso da folia paulistana, nos dias 22 e 28 de fevereiro e 1º, 2 e 8 de março.

O público poderá embarcar nas estações Portuguesa-Tietê, na linha 1-Azul e Palmeiras-Barra Funda, na linha 3-Vermelha. As linhas serão expressas, fazendo o percurso direto entre as estações e o Anhembi e irão operar durante toda a noite, garantindo também a volta para casa após os desfiles.

Linhas:
- 179A/10 Metrô Tietê - Anhembi
- 879A/10 Metrô Barra Funda – Anhembi

Nos ônibus será aceito pagamento por Bilhete Único e em dinheiro. O valor da tarifa é de R$ 5,00. Vale lembrar que quem utiliza o Bilhete Único tem direito a desconto na integração com o sistema sobre trilhos. Já entre 0h e 23h59 de domingo (2/3), as viagens serão gratuitas dentro do programa Domingão Tarifa Zero.

A SPTrans também vai disponibilizar duas linhas de vans do Serviço Atende+ realizando o transporte gratuito de pessoas com mobilidade reduzida, tornando o Carnaval mais acessível a todos. No Sambódromo, outra linha do Atende+ irá garantir mobilidade e acessibilidade ao público que precisa se deslocar pelo complexo.

Operação de Ônibus no Carnaval

A SPTrans preparou um site especial para o passageiro consultar se sua linha de ônibus precisará desviar seu caminho pela passagem dos blocos de rua. Basta acessar o site www.sptrans.com.br/carnaval e pesquisar a linha para verificar os desvios.

Transporte de passistas

A SPTrans também disponibilizou mais de 1.900 ônibus para transportar os foliões que irão abrilhantar a avenida durante os desfiles de Carnaval, fazendo todo o deslocamento entre as quadras das escolas e os três locais de apresentação: Sambódromo do Anhembi, Vila Matilde e Butantã.

Informações: SPTrans

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Linha de metrô submersa entre Rio e Niterói será licitada até o fim do ano, diz secretário

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

O secretário estadual de transportes e mobilidade urbana, Washington Reis (MDB), afirmou hoje que o Estado pretende licitar até o fim do ano a linha 3 do metrô, que envolve um trem submerso para ligar a capital fluminense aos municípios de São Gonçalo e Niterói, na região metropolitana do Rio. O projeto, apresentado no fim dos anos 1960, mas nunca levado adiante, voltou a ser debatido com a possibilidade de Rio e Niterói sediarem os Jogos Pan-Americanos em 2031.

O secretário estadual disse que o governo está em processo de contratação de uma modelagem para a linha intermunicipal e para a expansão da linha 2, com a criação de uma estação na Praça XV, no centro da cidade.

“O Estado está contratando a modelagem tanto da Estácio-Praça XV como a expansão linha 3, mergulhando por debaixo da Baía para Niterói e São Gonçalo. Até o fim do ano vamos estar prontos para licitar”, afirmou durante o evento “Caminhos do Rio – O futuro sobre trilhos”, realizado pelos jornais “O Globo” e “Extra” com patrocínio da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos.

Reis estimou em mais de R$ 20 bilhões o custo para construção da linha 3 e projetou em 6 a 7 anos a conclusão das obras. Questionado sobre as condições econômico-financeiras para tocar o projeto, o secretário afirmou que o “dinheiro está no networking político” e aproveitou para criticar o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), do governo federal.

“Essa renegociação de dívidas é a maior covardia do mundo. Com a derrubada aos vetos do Propag, o Rio de Janeiro Janeiro tem capacidade de investimentos. A gente tem vida própria, tem saúde e capacidade financeira desatando essa covardia”, disse.

Segundo o secretário, as obras da estação Praça XV serão iniciadas “em seguida” à licitação, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e custo total estimado em R$ 6 bilhões.

“Até o fim do ano nós vamos licitar [a Praça XV]. A ideia é iniciar [as obras] em seguida, com o BNDES financiando”, afirmou Reis.

Novos trens e críticas à Supervia

O secretário também adiantou que uma comitiva do governo do Estado irá à China em abril para comprar 30 trens novos para operação na capital fluminense e região metropolitana.

Ele ainda afirmou que a saída da Supervia da operação dos trens urbanos é “ponto-chave” para mobilidade sobre trilhos no Estado. O acordo que permite a transição do serviço de trens para um novo operador foi assinado entre a concessionária e o governo do Estado no fim do ano passado.

“Estamos retirando essa maldita Supervia que veio para cá e destruiu o sistema de trens. Se tivesse vontade política e gestão eficiente, teríamos metrô de superfície integrado ao metrô do Rio”, criticou Reis.

Informações: Valor Econômico e Revista Ferroviária

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Prefeitura de Salvador entrega novos ônibus com ar-condicionado para o Subúrbio Ferroviário

Dez novos ônibus com ar-condicionado foram entregues pela Prefeitura de Salvador nesta terça-feira (18), no final de linha de Vista Alegre, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A renovação da frota beneficiará diretamente os moradores dos bairros de Vista Alegre, Fazenda Coutos e Paripe, que contarão com veículos mais modernos e confortáveis no transporte público.

A entrega foi realizada pelo secretário de Mobilidade (Semob), Pablo Souza, que destacou a importância da modernização do transporte coletivo para a população. “Esses novos ônibus trazem mais conforto e qualidade de vida para quem depende do transporte público diariamente. Estamos nas ruas, ouvindo a população e trabalhando para ampliar essa melhoria para outras regiões da cidade”, afirmou o secretário.

Os novos veículos integram o plano de renovação da frota da capital baiana e seguem o padrão de acessibilidade exigido por lei, contando com elevadores para pessoas com deficiência, além de assentos preferenciais. A inclusão dos ônibus com climatização nessas linhas faz parte de um esforço contínuo para modernizar o sistema e melhorar a experiência dos passageiros.

Os novos ônibus já entram em operação nos próximos dias e atenderão milhares de usuários que circulam diariamente pelo Subúrbio. O secretário também reforçou que segue acompanhando o desempenho da frota e estudando novas melhorias para o transporte público de Salvador.

“Até março, a prefeitura dará um passo fundamental para a modernização do transporte público da cidade, com a assinatura de dois financiamentos estratégicos. Um deles, no valor de R$264 milhões junto ao BNDES, permitirá a aquisição de 300 novos ônibus para reforçar a frota e melhorar o serviço prestado à população”, disse o secretário Pablo Souza.

Segundo o titular da pasta, a prefeitura também seguirá investindo em eletromobilidade. “Além disso, estamos avançando na mobilidade sustentável com um financiamento de quase R$500 milhões do Banco Mundial, destinado à compra de 90 ônibus elétricos, que reduzirão a emissão de poluentes e tornarão o transporte coletivo mais eficiente e ecológico. Esse é um compromisso da gestão municipal com um transporte público mais moderno, acessível e sustentável para todos”, disse.

Informações: Bahia.ba

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Prefeitura de Jacareí amplia horários de atendimento no transporte público

Buscando ampliar a qualidade do atendimento dos 48 mil passageiros que usam o transporte público todos os dias, a Secretaria de Mobilidade Urbana informa que, novos ônibus foram incorporados à frota de atendimento municipal e oito linhas terão ampliação de atendimento.

O cronograma de mudanças já está em andamento e será finalizado em março, incluindo a expansão dos horários de atendimento em novas regiões, aumentando a cobertura do sistema e melhorando a qualidade do serviço para os usuários do transporte coletivo de Jacareí.

Confira abaixo as linhas com horários ampliados:

– Linha 01 – Vila Branca (a partir de 24/02)
Novos horários: 20h30 e 22h (Bairro) / 20h50 e 22h15 (Av. Siqueira Campos – JB)
A partir das 19h25, todas as viagens seguirão a rota estendida até o Fórum

– Linha 05 – Cidade Salvador (em vigor)
Alteração das primeiras partidas para 04h39 e 05h34

– Linha 08 – Parque Santo Antônio (a partir de 17/02)
Trajeto estendido nas partidas das 08h50, 11h10 e 15h25 (exceto às sextas-feiras durante a feira-livre), via Rua Conselheiro Antônio Prado, com a criação de novos pontos de parada

– Linha 09 – Jardim Emília (a partir de 17/02)
Alteração para 12h20 (sentido Centro)

– Linha 15 – Bandeira Branca (em vigor)
Novos horários: 22h10 (Bairro) e 22h35 (Rua Rui Barbosa)

– Linha 18 – Rio Abaixo / Jardim Paraíso (a partir de 06/03)
Ampliação de 11 novas partidas:
Rio Abaixo: 12h10, 14h, 14h45, 16h e 17h10
Jardim Paraíso: 05h, 12h40, 14h30, 15h15, 16h20 e 17h40

– Linha 21 – Santo Antônio Boa Vista (em vigor)
Alteração para 06h35 (Santo Antônio Boa Vista sentido Centro)

– Linha 27 – Conjunto 22 de Abril (em vigor)
Alteração de horários: 11h10 (Av. Santos Dumont) e 12h10 (via Cooper Cotia).

Renovação da frota
Com os três veículos 0km incorporados, a cidade passa a contar com sete ônibus do novo modelo, que estão circulando em 11 diferentes linhas. Além de ar condicionado nos novos ônibus, desde o último ano, foi implantado wi-fi gratuito em toda frota.

“Seguimos fiscalizando a empresa operadora do serviço para que renovemos cada vez mais a frota de ônibus que atende nossa população. Além disso, a ampliação dos horários é fruto do nosso trabalho de monitoramento constante das linhas e as informações prestadas pelos próprios passageiros, por isso a importância de que todos utilizem nosso aplicativo e-Ouve”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana de Jacareí, Edinho Guedes.

Os horários completos podem ser consultados no site da JTU (clique aqui). Além disso, os usuários podem acompanhar as rotas em tempo real, por meio do aplicativo CittaMobi. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone 0800 701 05 02 ou pelo aplicativo e-Ouve, disponível no Google Play, App Store ou no site da plataforma (clique aqui).

Informações: Prefeitura de Jacareí
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Com novo modelo de concessão, Ceará amplia transporte e congela tarifas

O transporte rodoviário intermunicipal do Ceará passou por uma transformação em 2024 com a licitação do serviço metropolitano regular operado por ônibus. O novo modelo, pioneiro no Nordeste, implementou a remuneração das empresas por quilômetro rodado, permitindo maior flexibilidade na oferta de transporte e garantindo a manutenção dos preços das passagens. A mudança foi conduzida pela Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce), com apoio do Governo do Estado.

Atualmente, cerca de 2,2 milhões de pessoas utilizam o serviço de transporte intermunicipal. Com a nova concessão, o Estado passou a subsidiar parte da tarifa, garantindo a manutenção dos preços. Desde dezembro de 2022, não houve reajuste no valor das passagens, uma vez que 34% da tarifa do transporte metropolitano regular e 51% da tarifa do serviço complementar (vans) são custeados pelo governo.

Expansão do serviço e novas linhas
A alteração na forma de remuneração das empresas também viabilizou a ampliação da cobertura do transporte metropolitano. Antes da licitação, as operadoras dependiam exclusivamente do valor arrecadado com as passagens, o que dificultava a criação de novas linhas em locais com menor demanda. Segundo o coordenador de transporte da Arce, Hélio Holanda, com o pagamento por quilômetro rodado, novas localidades passaram a ser atendidas, tornando o sistema mais eficiente.

Ao todo, quatro novos municípios foram incluídos na cobertura do transporte metropolitano: Paracuru, Paraipaba, São Luiz do Curu e Trairi. Além disso, localidades como Serrote, Salgado, Cágado (São Gonçalo do Amarante), Orgulho do Ceará e Guanacés passaram a contar com o serviço. A expansão também resultou no acréscimo de 11 novas linhas de ônibus, um aumento de 16,41%, e nove novas rotas operadas por vans, representando um crescimento de 68,75%.

Outra novidade foi a retomada dos ônibus corujões em Caucaia e Maracanaú, que voltaram a operar entre 1h15 e 3h45 da manhã. Antes da licitação, o serviço não estava disponível durante esse período.

Modernização da frota e qualidade do transporte
Além da ampliação da oferta de transporte, as novas concessões exigem renovação da frota, garantindo ônibus mais modernos e equipados com ar-condicionado. “O novo contrato assegura um deslocamento mais confortável e seguro para os passageiros”, afirma Hélio Holanda.

O presidente da Arce, João Gabriel Rocha, destaca que a licitação do transporte metropolitano representa um avanço para a mobilidade urbana no estado. “Esse modelo garante segurança jurídica, previsibilidade econômica e melhoria na qualidade do transporte público. Seguiremos monitorando e fiscalizando para assegurar a eficiência do serviço e o bem-estar dos usuários”, conclui.

* Com informações do Governo do Estado do Ceará

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