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Naturgy investirá R$ 300 milhões em infraestrutura para ampliação do projeto Corredores Sustentáveis

quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

A Naturgy, distribuidora de gás natural do estado do Rio de Janeiro, investe continuamente no mercado de GNV e acaba de anunciar investimentos na ordem de R$ 300 milhões em infraestrutura para atender ao projeto dos Corredores Sustentáveis. Coordenada pela Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, a iniciativa pioneira permite que caminhões e ônibus abasteçam com GNV e trafeguem entre os estados da região Sudeste, emitindo menos gases poluentes e de efeito estufa e, também, gerando menos poluição sonora. O primeiro corredor foi implantado na Dutra e a rodovia Washington Luís também já conta com postos adaptados. Atualmente, já são 11 postos nas duas rodovias. Com a conversão dos veículos pesados, a expectativa é aumentar ainda mais a demanda por GNV no estado do Rio, que é o maior consumidor do combustível no país.

“A expectativa é que outras rodovias que ligam o Rio de Janeiro aos estados de São Paulo (BR 101 / Rio - Santos), Minas Gerais (BR 040) e Espírito Santo (BR 101 / Rio – Vitória) também tenham novos postos adaptados. Está no planejamento ainda o abastecimento de rodovias estaduais com grande circulação de caminhões, como RJ 104, RJ 106, RJ 124, entre outras. Existem mais de 100 postos de combustíveis nestas rodovias. No nosso mapeamento inicial, identificamos que mais de 30 postos já teriam as condições mínimas para abastecimento de veículos pesados”, explica Giselia Pontes, diretora comercial da Naturgy.

Hoje, o Rio de Janeiro já é líder em GNV, com aproximadamente 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos instalados. Ao ampliar o mercado para atender a frota pesada, além do desenvolvimento econômico, o estado contribui para uma solução mais sustentável no transporte de cargas e de passageiros. A substituição do diesel pelo gás natural representa redução de emissão de CO2 em torno de 20%, além de diminuição de mais de 90% de material particulado (fumaça preta), contribuindo para a melhora da qualidade do ar e consequentemente para a saúde das pessoas.

“Sabemos que existem mais de 1.000 caminhões movidos a GNV circulando nas rodovias que interligam os estados do Sudeste diariamente. Para que este número continue aumentando, é preciso investir em infraestrutura de abastecimento e, neste sentido, a Naturgy está desempenhando um papel fundamental. O Rio de Janeiro já é referência em abastecimento de GNV para veículos leves e temos certeza que ter uma ampla rede preparada para os pesados incentivará cada vez mais a venda de caminhões movidos a GNV”, afirma a executiva.

Entre as características para atender aos veículos pesados, os estabelecimentos precisam contar com área de manobra e testeira com altura mínima de 6 metros. Além disso, é necessário adaptar o sistema para alta vazão ou investir em novo sistema de abastecimento. Postos que não ainda não abastecem a GNV podem solicitar análise de viabilidade para ligação no site da Naturgy.

*Naturgy também é parceira do RJ Mobilidade Sustentável*

No último dia 16 de dezembro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, da Secretaria de Estado de Transportes e do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ), foi lançado o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável. Desde esta data, as linhas Rio de Janeiro x Barra Mansa e Duque de Caxias x Barra da Tijuca contam com ônibus movidos a GNV.

Durante a cerimônia de lançamento do programa, Katia Repsold, destacou a importância da iniciativa em termos de sustentabilidade e desenvolvimento para o estado do Rio. “Resultado da parceria entre diferentes secretarias e a iniciativa privada, estes ônibus que vamos conhecer hoje serão a pedra fundamental de um caminho para um transporte público mais verde. A transição energética é mais que uma demanda da sociedade, é uma necessidade do planeta. O Rio de Janeiro vem dando um grande exemplo para o país, contribuindo para a redução de emissões de gases de efeito estufa”, ressaltou a executiva.

Considerando apenas a frota de ônibus intermunicipais, há possibilidade de adaptar até 6 mil ônibus. “Inicialmente, os ônibus destas duas linhas do projeto piloto serão abastecidos em postos de combustíveis já adaptados para frota pesada. Ainda não existem garagens abastecidas com GNV, mas isto é totalmente possível. Com o sucesso do projeto e futura compra de mais ônibus movidos a GNV para circulação diária nas linhas municipais ou intermunicipais, a Naturgy poderá abastecer garagens que já estejam sobre a rede de gás ou ainda levar infraestrutura de rede até as mais distantes”, explica Giselia Pontes.

Informações a Imprensa

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Goiânia é a nona capital brasileira com tarifa mais barata para ônibus; veja ranking completo

Apesar do aumento de 12% aprovado pela Agência Goiana de Regulação (AGR) no último dia 27, o cidadão goianiense continuará a pagar R$4,30 para utilizar o sistema público de transporte da capital. O aumento aprovado do valor da tarifa técnica vai de R$9,38 para R$10,50, o que forçará maior subsídio por parte dos governos estadual e municipal para manutenção da tarifa atual, que vem sendo praticada desde 2019. 

A AGR aprovou aumento para R$9,89 de 1° de janeiro até 30 de abril e R$10,50 de 1° de maio deste ano até março de 2026.

Atualmente, o subsídio público é responsável por 82% dos pagamentos ao sistema público de ônibus. Como a rede também atende cidades próximas, as prefeituras de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo, Trindade e Goianira também contribuem com o subsídio com cerca de 17,6% do valor total a ser repassado.  

Segundo dados do Portal da Transparência do Estado, de janeiro a outubro de 2024 tanto a Prefeitura de Goiânia quanto o Governo de Goiás desembolsaram, cada um, R$194 milhões para o subsídio. Existe um aumento de 60% no valor repassado quando comparamos com o mesmo período de 2023. 

Em entrevista coletiva concedida na manhã desta quinta-feira, 2, o refeito Sandro Mabel (UB) afirmou que o preço da passagem não irá aumentar, e que uma redução na taxa técnica das tarifas é prevista para meados de 2026. Em cerimônia de posse dos secretários na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Mabel afirmou que o aumento na eficiência do transporte reduzirá o preço da tarifa e que o aumento do uso do serviço pelos cidadãos deve reduzir o preço da tarifa.

Veja abaixo a lista completa com as tarifas para ônibus do transporte coletivo mais baratas entre as capitais brasileiras: 

Rio Branco, R$3,50: A capital do Acre reduziu o preço da passagem de R$4 para R$3,50 em 2021 e a mantém assim desde então. Em novembro de 2023, houve aprovação de subsídio junto à Câmara do município para garantia dos valores. 

Macapá, R$3,70: Conforme mostram dados do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), o preço original deveria ser de R$ 4,55, entretanto, o restante é custeado pela prefeitura da capital do Amapá.

Palmas, R$3,85: Capital do Tocantins mantém o valor da tarifa inalterado desde 2019.]

Maceió, R$4: O preço da passagem do ônibus do transporte público da capital do Alagoas foi definido em maio de 2023. Usuários do cartão Vamu Cidadão pagam R$3,49.

Teresina, R$4: O valor da passagem na maior cidade do Piaui segue inalterado desde 2020.

Belém, R$4: Apesar de rumores sobre o aumento da tarifa na capital do Pará terem circulado no final do ano passado, o valor se manteve. 

Recife, R$4,10: O preço deve aumentar para R$4,30 a partir de 5 de janeiro.

São Luís, R$4,20: Valor para as linhas integradas da capital do Maranhão foi mantido graças à Portaria de maio de 2023. Quem deseja andar nas linhas não integradas deve desembolsar R$3,70 por viagem. 

Goiânia, R$4,30: Preço permanece o mesmo desde 2019. 

Fortaleza, R$4,50: O valor da tarifa dos ônibus da rede pública da capital cearense foi mantido graças à aprovação de subsídio na Câmara do município, em fevereiro do ano passado. 

Manaus, R$4,50: Antes de maio de 2023, o preço era de R$3,80, entretanto, após reajuste de 18,42% nesta data, a tarifa para capital do Amazonas saltou para R$4,50. 

Rio de Janeiro, R$4,70: Eduardo Paes (PSD) confirmou o aumento dos preços das passagens nos ônibus municipais nesta quarta-feira, 1°. De R$4,30, a tarifa passou para R$4,70.

Vitória, R$4,70: De segunda-feira a sábado o preço da passagem nos ônibus da capital do Espírito Santo é de R$4,70, enquanto nos domingos a tarifa praticada é de R$4,10, para aqueles com o Cartão GV Cidadão.

Campo Grande, R$4,75: A tarifa na maior cidade do Mato Grosso do Sul teve aumento de R$0,10 em março do ano passado para as linhas convencional e distrital.

Porto Alegre, R$4,80: O valor na capital gaúcha segue inalterado desde julho de 2021.

Natal, R$4,90: Na capital do Rio Grande do Norte, o valor atual foi aprovado pelo Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade em 26 de dezembro e começou a valer no domingo, 29.

João Pessoa, R$4,90: Independentemente da forma de pagamento, houve aumento de R$0,20 na tarifa do ônibus público da capital da Paraíba em janeiro do ano passado. 

Cuiabá, R$4,95: Último aumento nas passagens da capital do Mato Grosso aconteceu em abril de 2022.

Aracajú, R$5: Após licitação do transporte público da região metropolitana da capital do Sergipe, em 2024, o valor da tarifa foi mantido.

São Paulo, R$5: O valor da tarifa do ônibus da maior cidade da América Latina estava congelado em R$4,40 desde 2020, e agora passa para os R$5. Nos domingos e feriados, a passagem continua gratuita. A partir do seis de janeiro, os preços para acessar metrôs e trens também sobem, alcançando a casa dos R$5,20. 

Salvador, R$5,20: O preço atual da passagem na capital baiana surgiu após reajuste em novembro de 2023, afetando tanto os veículos convencionais quanto os do sistema BRT e STEC.

Boa Vista, R$ 5,50: A tarifa foi fixada em dezembro de 2023 e mantida em julho do ano passado, com o anúncio de subsídio tarifário para o transporte público.

Brasília, R$5,50: Valor válido para viagens longas, para região metropolitana da capital federal, e de metrô. Existem outras duas tarifas praticadas com valores de R$2,70 (circular interna) e R$3,80 (viagens curtas).

Belo Horizonte, R$5,75: O preço atual das passagens na capital mineira se deu após aumento de R$0,50 oficializado nesta quarta-feira, 1°. O aumento anterior tinha sido em 29 de dezembro de 2023. As tarifas praticadas se referem às linhas convencionais, enquanto existe o valor de R$2,75 para as linhas curtas. A tarifa zero segue valendo para as 12 linhas que circulam nas vilas e favelas da cidade. A tarifa original deveria ser de R$9,40, mas existe subsídio da administração municipal. 

Curitiba, R$6: Apesar de reajuste periódico previsto para todo 1° de março, o valor atual é mantido desde 2023.
Porto Velho, R$ 6: Valor é praticado quando o pagamento é em dinheiro. Para aqueles que usam o cartão ComCard, o preço vai para R$4,50. 

Florianópolis, R$ 6,90: A tarifa praticada na capital catarinense era R$ 6, mas, a partir da quarta-feira, 1°, passou a ser de R$6,90. O novo preço é para pagamento em dinheiro ou QRCode. Existem valores diferenciados para pagamento com cartões (R$ 5,75), vale-transporte (R$ 6,75) e cartão de turista (R$ 6,75).

Informações: Jornal Opção

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Prefeitura de Natal aumenta a passagem de ônibus para R$ 4,90

O reajuste passou a valer a partir no domingo (29). O decreto fixou o valor da passagem inteira em R$ 4,90, enquanto que a tarifa estudantil e social (somente em cartão) fica ao preço de R$ 2,45. Para as linhas de bairro, o preço da inteira vai a R$ 4,30, enquanto a meia custará R$ 2,15.

“Fazia um ano que não havia reajuste aqui. Nós estamos igualando agora o preço do transporte público da cidade de Natal a João Pessoa, que há mais de um ano já funciona a R$ 4,90. Então é uma questão que se não fosse feita, as empresas não teriam condições de funcionar”, disse o prefeito Álvaro Dias. O novo valor da tarifa foi aprovado na reunião do CMTMU com 18 votos a favor e sete contra, além de uma abstenção. O último reajuste havia ocorrido em novembro de 2023, quando a passagem saiu de R$ 3,90 para R$ 4,50.

Estiveram presentes 26 dos 34 membros do CMTMU, sendo 18 votos favoráveis, sete contrários e uma abstenção. O último reajuste foi em novembro de 2023, quando a passagem aumentou de R$ 3,90 para R$ 4,50. Com o aumento para R$ 4,90, Natal passa a ter a segunda tarifa mais cara entre as capitais do Nordeste, igualando João Pessoa e atrás somente de Salvador, que atualmente está em R$ 5,20. Em seguida aparecem Aracaju e Fortaleza com o valor de R$ 4,50. São Luís figura na sequência com a passagem no valor de R$ 4,20, e por fim, Recife com R$ 4,10.

Votaram a favor do reajuste tarifário do transporte público em Natal: Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb); Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur); Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra); Secretaria Municipal de Governo (SMG) ; Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas); Secretaria de Esporte e Lazer (SEL); Secretaria Municipal de Direitos Humanos (Semidh); Procon Natal; Detran; Fecomércio; Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude); Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI); Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Natal (CMDM); Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn); Sindicato dos Transportes Alternativos (Sitoparn); Taxistas e Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Natal (Trancoop).

Já os que votaram contrários ao reajuste foram: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); Câmara Municipal de Natal (representada pelo vereador Robson Carvalho); Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU); Grêmio Estudantil; Diretório Central dos Estudantes (DCE); Ciclistas e Motoristas por aplicativos. O Sindicato dos Motociclistas (Sindimoto) foi a única abstenção registrada na reunião.

Daliana Bandeira esclareceu os motivos por trás do reajuste na tarifa de transporte público, explicando que, anualmente, é feita uma recomposição dos custos que compõem a planilha tarifária. Segundo ela, ao atualizar os valores, chegou-se a uma tarifa técnica de R$ 5,14, que representa o valor necessário para remunerar adequadamente o sistema. No ano anterior, esse valor era de R$ 4,81. “Houve a necessidade dessa recomposição”, justificou a secretária. Como resultado, a tarifa curta, paga diretamente pelos usuários, será reajustada de R$ 4,50 para R$ 4,90.

Ela explicou que a atualização considera diversos fatores, como o preço do óleo diesel, pneus, lubrificantes e o reajuste salarial dos motoristas, que ocorre anualmente por meio de dissídio coletivo, normalmente no mês de maio. “Em maio deste ano já teve o dissídio coletivo dos motoristas”, ressaltou a titular da Secretaria de Mobilidade.

Informações: Tribuna do Norte

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Em Fortaleza, Carteira estudantil 2025 já pode ser solicitada de forma presencial ou pela internet

As carteiras estudantis 2025 de Fortaleza já podem ser solicitadas de forma presencial e pela internet. A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) iniciou nesta quinta-feira (02) o processo.

O atendimento on-line está disponível por meio da plataforma da carteira estudantil. Já o atendimento presencial deve ser previamente agendado no site da Etufor. A carteira estudantil de 2024 é válida até abril de 2025.

Os postos de atendimento são:

  • Unidades Vaptvupt do Centro, Antônio Bezerra, Shopping RioMar Fortaleza e Messejana
  • Central de atendimento Shopping RioMar Kennedy
  • Terminal aberto Washington Soares
  • Central de atendimento Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor)
  • Central de atendimento Terminal Parangaba

O documento garante aos estudantes benefícios como o Passe Livre Estudantil, que oferece duas passagens gratuitas por dia nos dias úteis letivos, além da tarifa estudantil reduzida, no valor de R$ 1,50.

Para solicitar a carteira, é necessário seguir os seguintes passos:

Solicitação da carteira
Envio ou entrega da documentação necessária (CPF, RG e comprovante de residência)
Cadastro ou atualização da biometria facial
Solicitação de confirmação da matrícula pela instituição de ensino
As solicitações só serão concluídas com a atualização da biometria facial dos estudantes, ou seja, a foto impressa na carteira deve ser recente para evitar bloqueios e fraudes.

Com diversos postos de atendimento disponíveis, os estudantes também contam com o posto localizado no Terminal Parangaba para realizar seu pedido com antecedência.

Biometria facial diretamente na secretaria da escola
Ainda de acordo com a prefeitura, em 2025 está disponível um novo sistema que permite que os alunos realizem a biometria facial diretamente na secretaria da escola. Com as mesmas credenciais de acesso ao sistema de confirmação de matrícula no site da Etufor, as instituições de ensino podem acessar o link para efetuar a biometria dos alunos.

Isso facilita a solicitação dos alunos das escolas públicas em que a direção da escola é responsável pelos novos pedidos do documento. Sendo assim, os alunos contam com três opções para realizar a biometria facial: através da plataforma idestudantil.fortaleza.ce.gov.br, de forma presencial com agendamento e diretamente na Secretaria da Escola, pelo sistema Siautfor.

Os alunos novatos da rede pública e privada devem solicitar o documento, enviando a documentação devida de forma on-line ou presencial para receber a carteira nova.

A carteira dos alunos veteranos das escolas públicas municipais e estaduais será requisitada pela direção das instituições, que se responsabilizará pela solicitação da gratuidade. Já os alunos da rede particular devem solicitar e pagar a taxa de confecção. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira e aplicativos.

Passe Livre Estudantil e outros benefícios
Para ter acesso ao Passe Livre Estudantil, os estudantes devem possuir a carteira de estudante. O benefício é válido para todos os alunos que estudam no município de Fortaleza e concede o direito a duas passagens diárias, não cumulativas, válidas em dias úteis e letivos, de acordo com o calendário estipulado pelas instituições de ensino. Não há necessidade de nenhum cadastramento.

Além de garantir a tarifa estudantil e o Passe Livre no transporte coletivo, o estudante pode usufruir da meia cultural. A carteira garante ainda a integração. Com isso, o aluno pode usufruir da integração, no intervalo de duas horas, pagando apenas uma tarifa. Outra vantagem é a utilização gratuita dos sistemas Bicicletar.

Informações: g1 Ceará

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Tarifa de ônibus de Florianópolis tem aumento e vai a R$ 6,90


A tarifa do transporte de coletivo de Florianópolis começou 2025 mais cara. O valor passou de R$ 6,00 para R$ 6,90 no pagamento em dinheiro. A prefeitura divulgou o aumento na tarde da véspera de Ano Novo e o valor reajustado começou a ser cobrado menos de 24 horas depois.

Confira os novos preços:

Pagamento em dinheiro e Qr Code: R$ 6,90
Tarifa Social - Pagamento em dinheiro e Qr Code: R$ 5,00
Cartão Cidadão: R$ 5,75
Cartão Turista: R$ 6,75
Cartão Vale Transporte (pago por empresas): R$ 6,75

Tarifa Social - Pagamento em Cartão

Cartão Cidadão: R$ 3,56
Estudante: R$ 2,88
Estudante Social: R$ 1,78
Executivo:

Linha longa - R$ 18,00
Linha Curta - R$ 14,00

O último aumento da tarifa havia sido em janeiro de 2023, quando a passagem passou a custar R$ 6 em dinheiro.

Como motivos para o reajuste, a prefeitura cita a escalada do dólar, que impacta no preço da carroceria, o aumento do valor do diesel e a volta dos impostos sobre a folha de pagamento.

"A escalada do dólar, que impacta no preço da carroceria, o aumento do valor do diesel e a volta dos impostos sobre a folha de pagamento, estabelecido pelo Governo Federal, foram os principais motivos que levaram ao aumento", publicou, em nota.

Informações: g1 SC

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Passagem de ônibus no Rio subirá de R$ 4,30 para R$ 4,70

A passagem de ônibus no Rio de Janeiro vai subir de R$ 4,30 para R$ 4,70 a partir do próximo domingo (5). A autorização para o reajuste foi publicada no Diário Oficial do município desta quinta-feira (2), em decreto assinado pelo prefeito Eduardo Paes.

O aumento de R$ 0,40 equivale à correção monetária pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA – considerado a inflação oficial do país – referente aos dois anos em que a tarifa ficou sem reajuste. O último havia sido em janeiro de 2023.

Além dos ônibus municipais, o que inclui o BRT (sigla para bus rapid transit, sistema de ônibus expressos em vias exclusivas), o novo valor será válido também para os chamados cabritinhos, transportes em comunidades por meio de vans e kombis, e o veículo leve sobre trilho (VLT).

No Rio, a prefeitura subsidia parte do valor das passagens de ônibus, ou seja, as concessionárias recebem por passageiro mais que o valor de R$ 4,70. Uma das contrapartidas é que as empresas mantenham um percentual específico da frota em circulação e veículos em bom estado e com ar-condicionado funcionando. 

Táxis
O Diário Oficial traz também uma resolução da Secretaria Municipal de Transportes que autoriza o reajuste da bandeirada dos táxis, que passa a valer nesta quinta-feira.

A bandeirada inicial sobe de R$ 6,10 para R$ 6,20. A tarifa por quilômetro vai de R$ 3,35 para R$ 3,65, das 06h às 21h, nos dias úteis e no sábado.

A bandeira dois - praticada das 21h às 6h de segunda-feira a sábado e durante todo o domingo e nos feriados - subirá de R$ 4,02 para R$ 4,38.

Informações: AgenciaBrasilEBC

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Tarifa de ônibus de Salvador aumenta para R$ 5,60

O reajuste de R$ 0,40 na passagem do transporte público, que foi anunciado nesta quinta-feira (2), é o segundo maior dos últimos oito anos em Salvador. O valor perde apenas para a transição de 2021 para 2022, quando o aumento foi de R$ 0,50. A alta é de 7,69%.

Na ocasião, a passagem custava R$ 4,40 e passou para R$ 4,90. Desde então, a tarifa foi reajustada para R$ 5,20 em 2023 e, neste novo ano, será R$ 5,60. De 2017 até hoje, 2024 foi o único ano sem aumento no valor do transporte.

Reajuste na passagem
A Prefeitura de Salvador anunciou o reajuste de R$ 0,40 na passagem do transporte público da cidade em nota. O novo valor, que entra em vigor no sábado (4), vale para ônibus, amarelinhos e BRT.

O reajuste foi publicado em uma portaria da Agência Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos de Salvador (Arsal) no Diário Oficial do Município.

Segundo a prefeitura, o novo valor leva em consideração o resultado dos estudos técnicos da revisão tarifária para o quadriênio 2023-2026, desenvolvidos pela Arsal, e é equivalente à inflação acumulada desde o último reajuste.

Vale destacar que os passageiros que usam o Salvador Card, cartão de transporte popular na capital baiana, continuam podendo utilizar até três destes modais, e também o metrô. Ao fazer a integração, eles pagam apenas uma tarifa.

Na mesma nota em que comunicou o reajuste da passagem, a prefeitura fez anúncios para o transporte público da cidade, incluindo renovação de frota e criação de novas linhas de ônibus.

"Ainda neste mês de janeiro, chegarão à cidade mais 49 ônibus de 15 metros para o sistema BRT e mais 55 ônibus convencionais equipados com ar-condicionado e motores Euro 6, que economizam combustível e emitem menos poluentes. Com isso, a capital baiana terá 42% da frota composta por veículos novos e climatizados", diz um trecho do comunicado.

A administração municipal garantiu ainda a chegada de mais 300 coletivos convencionais com ar-condicionado ao longo do ano, além de 90 veículos elétricos, inclusive com modelos articulados. Assim, conforme pontuou a prefeitura, a frota renovada passará de 60% ainda neste ano.

Veja o histórico da tarifa de ônibus em Salvador 

2017: R$3,60
2018: R$ 3,70
2019: R$ 4,00
2020: R$ 4,20
2021: R$ 4,40
2022: R$ 4,90
2023: R$ 5,20
2025: R$ 5,60

Informações: g1 Bahia

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Bilheterias de estações das Linhas 1-Azul e 15-Prata terão novo horário de funcionamento


A partir de 15 de janeiro de 2025, as bilheterias de cinco estações da Linha 15-Prata do Metrô passarão a funcionar das 6h às 22h. Já em 29 de janeiro de 2025, a medida será ampliada para 12 estações da Linha 1-Azul. Essa mudança será feita em razão do baixo volume de vendas nos horários de menor movimento – das 4h40às 6h e das 22h à 0h. A iniciativa também busca estimular o uso dos meios digitais para compra de passagens, como o aplicativo TOP, máquinas de autoatendimento e a rede credenciada.

Estações e novos horários:

15/01/2025: Linha 15-Prata – Estações Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba e São Mateus 

29/01/2025: Linha 1-Azul – Estações Parada Inglesa, Jardim São Paulo, Santana, Luz, São Bento, Liberdade, São Joaquim, Vergueiro, Praça da Árvore, Saúde, São Judas e Conceição.

Com isso, toda a Linha 15-Prata terá o horário das bilheterias ajustado, enquanto 12 estações da Linha 1-Azul passarão a seguir o novo modelo, sendo que as estações Tucuruvi, Portuguesa-Tietê, Armênia e Jabaquara seguirão com os guichês funcionando das 4h40 à 0h.

Opções de compra de bilhetes

Para garantir a praticidade aos passageiros, o Metrô reforça as opções de compra disponíveis:

Aplicativo TOP: disponível para Android e iOS.

WhatsApp: Enviar mensagem para (11) 3888-2200 (pagamento via Pix).

Máquinas de autoatendimento: Aceitam cartões de débito.

Rede Credenciada: Relação disponível no site www.boradetop.com.br.

Comunicação com os passageiros

As estações contempladas contarão com ampla divulgação sobre as mudanças, por meio de comunicação visual e sonora, a partir de duas semanas antes das alterações entrarem em vigor.

Demanda

Segundo estudos do Metrô, apenas 4,5% dos passageiros que compram passagens nos guichês utilizam este serviço nos horários impactados pela mudança, o que representa menos de 0,4% do total de usuários pagantes. O novo horário das bilheterias permitirá concentrar esforços no atendimento geral das estações e no suporte aos passageiros, seguindo o modelo já implantado com sucesso em outras linhas.

Informações: Metrô SP

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