Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal *** Metrô de SP prevê crescimento para 280 km de rede e 12 linhas até 2040 *** Transporte público de Belém ganha 300 ônibus novos com Ar Condicionado *** No Grande Recife, Terminal integrado de Igarassu é finalmente entregue *** Aquático-SP ganha embarcação nova e maior para viagens mais confortáveis *** Jundiaí terá novas linhas de trem para SP e Campinas *** SuperVia atinge maior marca de passageiros diários pós-pandemia *** Expansão da Linha-4 Amarela vai ligar centro à cidade de Taboão da Serra *** Metrô de Salvador terá vagões exclusivos para mulheres *** Conheça nossa página no Instagram

BNDES conclui cálculos do projeto de Paes para ‘VLTzar’ corredor do BRT

domingo, 8 de dezembro de 2024

Há dois anos, em 2022, o prefeito Eduardo Paes anunciou uma transformação ambiciosa no sistema de transporte público do Rio: a substituição gradual dos ônibus do sistema BRT pelos veículos leves sobre trilhos (VLT). O plano, batizado de “VLTzação”, visava modernizar e melhorar a eficiência do transporte nas zonas Oeste e Norte da cidade, com uma previsão de implementação ao longo de 15 anos.

Agora, o BNDES divulgou os resultados dos estudos e cálculos financeiros referentes às primeiras fases deste projeto. As análises focaram em duas linhas principais: a Transcarioca, que conecta o Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão; e a Transoeste, que liga o Jardim Oceânico, também na Barra, aos bairros de Campo Grande e Santa Cruz.

Segundo os cálculos do BNDES, a implementação dessas duas linhas de VLT terá um custo total de R$ 12 bilhões. O valor inclui a compra dos veículos e a adaptação dos traçados atuais para acomodar o novo sistema de trilhos. A viabilização financeira será possível através de Parcerias Público-Privadas (PPP), uma estratégia comum para grandes projetos de infraestrutura.

Durante o anúncio original, em 2022, Eduardo Paes enfatizou que o plano era de longo prazo e transcenderia seu mandato. “Não é um plano do governo Eduardo Paes. A gente tem que aprender a perpassar governos,” afirmou o prefeito, ressaltando a importância de continuidade administrativa para o sucesso do projeto.

Os estudos também indicam que os novos veículos do VLT terão uma capacidade significativa de transporte, estimada em 500 mil passageiros por dia. A velocidade das composições será ajustada de acordo com o ambiente em que transitam, podendo atingir velocidades maiores em vias segregadas para garantir eficiência e segurança.

Informações: Diário do Rio

READ MORE - BNDES conclui cálculos do projeto de Paes para ‘VLTzar’ corredor do BRT

Em BH, Ônibus articulados do Move são substituídos por veículos menores

A renovação da frota das linhas metropolitanas, que ligam as cidades da Grande BH à capital mineira, teve início com a chegada de 66 veículos novos nesta quinta-feira (5/12) e deve resultar no fim dos ônibus articulados no sistema. Os veículos do tipo sanfonados serão substituídos por um modelo menor, sem articulação, que transporta até 25 passageiros a menos. No sistema do Move municipal de Belo Horizonte, as empresas têm testado alternativas para os articulados, que só podem circular até o final de 2026.

A decisão pela compra do novo modelo de ônibus visa garantir uma maior eficiência operacional, explica Pedro Calixto, secretário-adjunto de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias. Chamado de superpadron, o veículo tem três eixos (dois na dianteira, um na traseira) e 15 metros de comprimento, o que é cerca de 2 metros maior do que um ônibus convencional e 3,5 metros menor do que um ônibus articulado.

A configuração do superpadron deve facilitar as manobras, especialmente fora dos corredores do Move, onde os ônibus dividem espaço com motos e carros de passeio. “Eles vão atuar no corredor do Move e, à medida que os ônibus novos forem chegando, e não havendo necessidade, a ideia é que os articulados sejam substituídos pelo novo modelo”, explica o secretário-adjunto.

Os superpadrons transportam até 101 passageiros, sendo 40 sentados e 61 em pé. Já a lotação dos articulados pode chegar a até 126 pessoas, dependendo do modelo. Caso haja superlotação com a adoção desses novos ônibus, o secretário-adjunto garante que haverá aumento na oferta de viagens. “É lógico que, se a demanda permanecer, eu vou ter que colocar mais ônibus para atendê-la, já que o superpadron tem capacidade ligeiramente menor”, defende.

Estações

Além dos veículos novos, o Move Metropolitano receberá investimentos em sua estrutura viária. Recentemente, o governo estadual anunciou a construção de um novo terminal de integração em Santa Luzia, em convênio com a prefeitura. A obra será a primeira expansão do sistema desde sua inauguração, em 2014. Outro anúncio recente foi a seleção de dois corredores de ônibus para receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e que deverão fazer o trajeto até o Centro de Belo Horizonte, a partir do Terminal São Benedito e do Terminal Justinópolis, ser inteiramente em faixas exclusivas.

Segundo o secretário-adjunto Pedro Calixto, MG-010 deve receber quatro novas estações de ônibus, com o objetivo de facilitar a baldeação dos passageiros que utilizam a via. Em setembro, o Move Metropolitano recebeu a linha 506C, que liga o Jardim do Glória, em Vespasiano, a Belo Horizonte, sem passar pelo Terminal Morro Alto. A linha foi uma reivindicação dos moradores, que reclamavam de desviar três quilômetros da rodovia para dentro do Terminal Morro Alto e fazer a baldeação.

“[A linha 506C] veio nesse sentido de evitar que as pessoas entrassem no Morro Alto para fazer a baldeação. Não é uma estação do Move, é um ponto de ônibus que está servindo como estação, mas dentro desse projeto da MG-010 estaria uma estação por ali”, detalha o secretário-adjunto.

Na capital

O sistema Move municipal de Belo Horizonte também passará por mudanças no perfil da frota. Recentemente, as empresas da capital iniciaram a renovação dos veículos padrons (aqueles sem articulação) pelo modelo chamado BRT Misto, que também é menor e, por consequência, transporta menos passageiros. A justificativa se baseia no argumento de que os ônibus menores fazem manobras mais facilmente, o que garante maior eficiência fora dos corredores BRT.

Os ônibus do tipo BRT Misto transportam até 10 passageiros a menos do que os antigos padrons, o que representa 12% a menos de passageiros. O decreto da Secretaria de Mobilidade (SUMOB) de agosto determina que a entrada desses ônibus no sistema contribua para um aumento no número de viagens nas linhas em que circulam de, no mínimo, 8% (oito por cento) em comparação ao primeiro semestre deste ano. Até o momento, esse aumento não ocorreu.

Outra mudança na frota se dá pela adoção dos superpadrons. Desde a inauguração do Move, as empresas tiveram três veículos articulados substituídos por incêndios, sendo que um deles foi substituído por um ônibus que a Sumob classifica como “veículo Padron de maior porte” — menor e que transporta menos passageiros. Atualmente, um modelo semelhante está sendo testado nas linhas do sistema.

Informações: Estado de Minas

READ MORE - Em BH, Ônibus articulados do Move são substituídos por veículos menores

Ceturb-ES inicia programação especial de verão

A partir deste domingo (08), as linhas que atendem aos balneários da Grande Vitória terão reforço de viagens nos fins de semana e feriados. A programação deverá se estender durante todo o Verão. Além do reforço, haverá ainda 23 veículos de reserva nos terminais para qualquer eventualidade de concentração de demanda além do previsto.

No período do Verão, a Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES) intensifica o monitoramento das demais linhas do sistema e, caso haja demanda, elas também receberão reforço. Já os veículos de reserva vão atender aos terminais Jacaraípe, Vila Velha, Itaparica, São Torquato e Campo Grande.

A fiscalização da Ceturb-ES vai acompanhar de perto e monitorar a demanda para se for necessário, ajustar a oferta.

Linhas de praia que terão reforço:

211 - Santo André / Jardim Camburi
331 - Ilha das Caieiras / Praia do Suá
513 - T. Carapina / T. C. Grande, via T. J. América /T. S. Torquato, via Beira Mar
611 - T. Itaparica / Praia da Costa, via Itapoã / Crefes – Circular
672 - Trevo de Setiba/ T. Itaparica
854 - Praia Grande / T. Jacaraípe, via Nova Almeida

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Ceturb-ES

READ MORE - Ceturb-ES inicia programação especial de verão

Começam testes nos percursos da futura linha turística em Santos

Santos deu mais um passo para voltar a ter uma linha de ônibus turística de passageiros. Na manhã desta quarta-feira (4), membros da Prefeitura e da agência de receptivo que vai operar o serviço realizaram os testes operacionais para acertar detalhes dos percursos.

Pelo planejamento, a linha turística faria três rotas fixas: orla, futebol (passando por pontos turísticos relacionados a Pelé e o Santos FC) e Centro Histórico, além de uma sazonal ligando o Terminal Marítimo Giusfredo Santini-Concais e pontos turísticos da Cidade, quando houver passageiros de cruzeiros em trânsito.

A ideia é que operação com os turistas inicie até o fim do mês, a fim de atender ao fluxo de visitantes à Cidade na temporada de verão, avaliado pela Prefeitura em mais de 3 milhões de pessoas. 

Durante os percursos, os turistas podem escer dos veículos durante as paradas no caminho. E foi justamente para avaliar esses pontos, o tempo de percurso e sua viabilidade que o teste foi realizado, conforme explicou a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino. 

No teste, técnicos da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa (Seectur), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e da Central de Receptivo (agência que vai operar os ônibus) percorreram grande parte dos percursos e fizeram algumas das paradas simuladas em pontos-chave como a Ponta da Praia, Vila Belmiro, Memorial Necrópole Ecumênica, Praiamar Shopping, Avenida Ana Costa, entre outros.

POSTOS DE ATENDIMENTO TURÍSTICO - A Central de Receptivo foi a vencedora do chamamento público da Prefeitura para ocupar os Postos de Informação Turística (PITs) da Praça Mauá e Aquário, a fim de oferecer passeios, roteiros temáticos, passeios náuticos, walking tours e prestar informações. “A ideia é que as passagens da linha turística sejam vendidas nestes PITs”, explicou José Luis Blanco Lorenzo, proprietário da agência.

 Informações: Turismo Santos

READ MORE - Começam testes nos percursos da futura linha turística em Santos

Em SP, Ônibus natalinos sairão das 18h às 20h em direção à Árvore de Natal do Ibirapuera gratuitamente

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024


🚍🎄 O momento mais aguardado do ano chegou: os passeios de ônibus iluminados! ✨

🎅 Os coletivos enfeitados sairão das 18h às 20h em direção à Árvore de Natal do Ibirapuera GRATUITAMENTE. As partidas acontecem em três pontos:

📍 Rua Alvinópolis (Metrô Vila Matilde)

📍 Shopping Interlagos: próximo à entrada do estacionamento, na Avenida Interlagos

📍 Metrô Parada Inglesa: Avenida Luiz Dumont Villares, 1716

❤ Programe-se e venha viver o espírito natalino com a gente!

📲 Confira mais detalhes: https://www.sptrans.com.br/.../sptrans-organiza-passeio.../

[#DescriçãoDaImagem: Banner mostrando um ônibus em ambiente urbano, o ônibus está com luzes de natal por todas suas extremidades. No letreiro há uma mensagem de "Boas Festas". Centralizado abaixo do ônibus. há o título "Passeio com Ônibus Iluminados" e mais informações abaixo: "Destino: Parque Ibirapuera", "Dias 30 de novembro, 1, 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de dezembro", "Saída das 18 às 20", "Zona Leste: Rua Alvinópolis(Metrô Vila Matilde)", "Zona Sul: Shopping Interlagos", "Zona Norte: Metrô Parada Inglesa".]



READ MORE - Em SP, Ônibus natalinos sairão das 18h às 20h em direção à Árvore de Natal do Ibirapuera gratuitamente

Baixada Santista terá renovação com 100 novos ônibus nas linhas da EMTU

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024


A BR Mobilidade Baixada Santista, do Grupo Comporte, é responsável pela operação dos ônibus, corredores de ônibus e o Veículo Leve sobre Trilhos da Baixada Santista, através da PPP (Parceria Público Privada) do Sistema Integrado Metropolitano do Governo do Estado de São Paulo.

Recentemente, o consórcio adquiriu mais 100 novos ônibus Caio, modelo Apache Vip V, para renovar sua frota nas linhas metropolitanas intermunicipais (EMTU) da Baixada Santista, no litoral paulista.

Sobre os Apache Vip
Os modelos adquiridos possuem duas portas à direita da carroceria, uma central e outra dianteira para embarque.

Foram encarroçados sobre chassi Mercedes-Benz OF-1721/59, com 12.700 mm de comprimento e tecnologia Euro VI, adotada no país para a redução na emissão de poluentes.

O salão interno é amplo, com capacidade total para 84 passageiros: 42 sentados, 41 em pé e um motorista. Para garantir conforto, o ambiente conta com ar-condicionado, poltronas injetadas estofadas, encostos de cabeça e apoios de braço, proporcionando uma viagem mais agradável.
Todos os Apache Vip são 100% acessíveis, com assentos reservados para pessoas com deficiência (PcD), mobilidade reduzida e idosos, elevador semiautomático na porta central e box para cadeirante.

Modernos, os veículos são equipados com itens de tecnologia embarcada, como alarme de ré com atenuador noturno, itinerário eletrônico frontal, catraca eletromecânica, iluminação em led no corredor e acima dos degraus na caixa de porta, além de pontos para instalação de validadores, microcâmeras e sistema Wi-Fi.

Informações: Caio

READ MORE - Baixada Santista terá renovação com 100 novos ônibus nas linhas da EMTU

VLT de Sobral inicia cadastro de passageiros e emite Cartão Múltiplo personalizado

A partir de dezembro de 2024, quem utiliza o VLT de Sobral pode se cadastrar para receber, gratuitamente, o Cartão Múltiplo personalizado. Para os passageiros, essa medida garante mais segurança na proteção do saldo em caso de perda ou roubo. Para o Metrofor, o cadastro melhora a administração dos cartões em circulação.

O cartão personalizado – com o nome impresso do proprietário – é destinado a quem paga tarifa inteira, seja usuário diário ou esporádico. A medida não é obrigatória, mas é recomendada pela Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos. Pessoas com direito à gratuidade ou estudantes não precisam se cadastrar.

Como se cadastrar:
Online: Acesse metrofor.ce.gov.br, clique em “Cadastro do Múltiplo” e siga as instruções. É necessário fornecer RG, CPF, nome completo, data de nascimento, endereço completo e e-mail. O Cartão Múltiplo personalizado estará disponível para retirada em até 10 dias úteis, na estação indicada durante o cadastro.

Presencialmente: Dirija-se à Estação Boulevard do Arco, Campo dos Velhos ou José Euclides, no horário de 8h às 21h, com RG e CPF. O Cartão Múltiplo personalizado estará disponível para retirada em até 10 dias úteis, na mesma estação de cadastro.

Saiba mais:
O cadastro de passageiros também está acontecendo em Fortaleza, direcionado para os passageiros que utilizam a Linha Sul. Clique para saber mais.

Informações:  Metrofor

READ MORE - VLT de Sobral inicia cadastro de passageiros e emite Cartão Múltiplo personalizado

SPTrans ativará linha de ônibus elétricos para o São Paulo E-Prix de Fórmula E

A SPTrans informa que no sábado (7), das 5h às 19h, a linha 179A/10 Metrô Tietê – Pq. Anhembi será ativada para transportar, na ida e na volta, o público que participará do evento "São Paulo E- Prix 2024 – Fórmula E". Todos os ônibus da linha serão elétricos, seguindo as diretrizes de sustentabilidade e energia limpa promovidas pelo campeonato automobilístico.

A linha opera somente no dia do evento e será cobrada a tarifa vigente, de R$ 4,40, que pode ser paga com o Bilhete Único e em dinheiro. O serviço irá atender aos pontos de parada oficiais para desembarque.

O embarque no sentido bairro será na Av. Cruzeiro do Sul, 1.777, e no sentido centro, na Av. Olavo Fontoura. (Portão 02, próximo à Churrascaria Anhembi no ponto de passagem atual).

A equipe de campo da SPTrans acompanhará toda a operação para organizar o atendimento e auxiliar os passageiros.

Confira o itinerário da linha:
 
179A/10 Metrô Tietê – Anhembi
Embarque sentido Anhembi: Av. Cruzeiro do Sul, 1.777
Embarque sentido Tietê: Av. Olavo Fontoura
Sentido único: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno próximo ao portão 01 do Anhembi, desembarque no portão 02 (próximo à Churrascaria Anhembi), Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul

Atende+

A SPTrans também disponibilizará seis vans do Serviço Atende+ para o evento, possibilitando a locomoção gratuita de pessoas com mobilidade reduzida, no percurso Metrô Portuguesa Tietê (Rua Marechal Odylio Denys, esquina com a Av. Cruzeiro do Sul, junto à rampa de acesso do Metrô) – Anhembi, no período das 7h às 19h.

Informações: SPTrans

READ MORE - SPTrans ativará linha de ônibus elétricos para o São Paulo E-Prix de Fórmula E

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

Postagens mais visitadas

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960