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Sistema BRT não funcionará neste domingo (1) em Belém

sexta-feira, 29 de novembro de 2024


A Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), informa que o sistema BRT (terminais e estações) não funcionará neste domingo, dia 1º de dezembro, para realização de manutenção preventiva do sistema.

A autarquia comunica que a exceção será o Terminal Mangueirão, que funcionará com operação das linhas integradoras, com ônibus convencionais e os troncais, que vão trafegar pela pista lateral, fora da canaleta.

Mudança que garante ganho extra aos taxistas, eleva a tarifa em 20% inclusive para corridas durante o dia, e seguirá até o feriado de 1º de janeiro. Saiba qual o valor que será cobrado com a tarifa reajustada

A única mudança fica por conta da linha Paricás/Maracacuera, que realiza integração no Terminal Maracacuera e, neste domingo, fará no Terminal Mangueirão.

Informações: Diário do Pará

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Linhas Recife/Porto de Galinhas terão ajustes operacionais


Com a chegada do verão e a intensificação de pessoas procurando as praias do litoral pernambucano, a Coordenadoria de Comunicação e Imprensa do Consórcio de Transporte Metropolitano – CTM, informa que a partir da próxima segunda-feira (02), para os dias úteis, sábados e domingos, as linhas 191 – Recife/ Porto de Galinhas (N. Sra. do Ó) e 195 – Recife/ Porto de Galinhas (Opcional) vão ter ajustes operacionais no itinerário, rotação, inversão de terminal e mudança de garagem.

A linha 191 fará terminal e viagens iniciais com saída no Terminal Cais de Santa Rita, no Recife, com itinerário passando a atender à Av. Conde da Boa Vista. Já a linha 195, terá acréscimo de 01 veículo para atender às demandas das praias, que aumentam no verão, e também fará terminal e viagens iniciais com saída no Terminal Cais de Santa Rita.

Em caso de dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 7h às 19h, no número 0800 081 0158, ou pelo WhatsApp (9.9488.3999), das 5h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos, exclusivo para reclamações. As demandas também podem ser enviadas à Ouvidoria por meio do e-mail ouvidoriapublica@granderecife.pe.gov.br ou pelos telefones 3182.5511/5518.

Informações: GRCT

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Mercedes-Benz inicia ampliação da fábrica de ônibus no Brasil

A Mercedes-Benz começa a expandir sua fábrica de ônibus em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. Conforme o gerente da linha de produção da empresa, Alexandre Nunes, o novo espaço será destinado à nova linha de ônibus elétricos da fabricante.

Por ora, a Mercedes-Benz produz na planta o chassi elétrico eO500U. Porém, já anunciou que em breve dará início à produção da versão articulada, batizada de eO500UA. Além disso, a ampliação da fábrica visa a produção de futuras novas linhas de ônibus elétricos.

Além disso, outra novidade é que a nova área também terá o espaço para a realização dos testes com os veículos após saírem da linha de montagem. Seja como for, o objetivo é permitir a avaliação tanto dos modelos elétricos quanto dos com motores a diesel.

Fábrica 4.0
Seja como for, a fábrica de chassis de ônibus da Mercedes-Benz atende aos preceitos da indústria 4.0. E ocupa uma área de 48 mil m².

O local é subdividido entre a linha de produção de chassi para ônibus urbano, o que compreende a fabricação dos modelos convencionais Padron. Assim como micro-ônibus e o chassi para o transporte de valores. 

Já uma outra parte da fábrica é dedicada à montagem dos ônibus rodoviários. E dos urbanos articulados e biarticulados.

Conforme Nunes, a linha recebe essa divisão, porque a produção dos veículos menores é mais simples frente aos rodoviários e articulados que contam com peças modulares e soldadas durante o processo de produção.

Seja como for, atualmente 80% dos veículos feitos na planta são rodoviários, devido à sazonalidade do período de férias que se aproxima. Levado também pelo aquecimento do turismo. 

Todavia, no resto do ano, 80% da produção é direcionada aos chassis urbanos. Afinal, a Mercedes-Benz tem mais de 50% desse mercado. 

Informações: Estradão

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Aplicativo permite acesso a horários, rotas e conexões do VLT Carioca

Os passageiros do VLT Carioca agora contam com uma nova ferramenta para planejar suas viagens e acompanhar a chegada dos trens às estações e paradas. Por meio de uma parceria entre a transmissão do VLT e o aplicativo Cittamobi , os usuários podem conferir em tempo real o cronograma estimado das próximas composições, otimizando o planejamento de suas rotas.

Com funcionalidades que incluem informações sobre conexões com outros modais de transporte, o aplicativo busca melhorar a mobilidade urbana e oferecer mais conveniências aos passageiros, permitindo o planejamento integrado das rotas antes mesmo de sair de casa.

Funcionalidades do aplicativo
O Cittamobi traz diversos recursos que vão além do monitoramento em tempo real dos trens do VLT. Entre as principais funções estão:

  • Planejamento de rotas integradas com diferentes modais de transporte que fazem conexão com o VLT.
  • Localização de estações próximas.
  • Recarga de boletos diretamente pelo app.
  • Pagamento por aproximação via Bluetooth.
  • Atendimento digital para resolver questões relacionadas aos cartões de transporte.
  • Canal para envio de feedbacks sobre o sistema de transporte público.

Inclusão e acessibilidade
Pensando nas necessidades de pessoas com deficiência visual, o aplicativo oferece uma versão especial chamada Cittamobi Acessibilidade , equipada com recursos como o VoiceOver , que fornece descrição falada das informações sobre paradas e horários.

Para Silvia Bressan , diretora do VLT Carioca, a novidade reforça o compromisso da entrega em oferecer um transporte público mais acessível e eficiente.

“A parceria com o Cittamobi fortalece a nossa missão de oferecer um transporte público de qualidade, com foco na acessibilidade e na comodidade dos passageiros que utilizam o modal” , afirmou a diretora.

Disponibilidade
Os aplicativos disponíveis gratuitamente para iOS e Android , podendo ser baixados nas lojas oficiais dos sistemas operacionais ou acessados ​​pelo site oficial do Cittamobi ( www.cittamobi.com.br ).

Informações: Diário do Rio

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Linhas de ônibus serão unificadas na Zona Leste de Manaus a partir deste domingo


A Prefeitura de  Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), anunciou a unificação de linhas de ônibus que atendem bairros da Zona Leste da cidade. A mudança, válida a partir deste domingo (1°), tem como objetivo otimizar o transporte público na região e facilitar o deslocamento dos passageiros aos domingos e feriados.

Unificação das linhas
A nova medida integra as seguintes alterações:

Linha 085 (Antônio Aleixo/Terminal 5): Passará a atender os usuários da linha 604 (Antônio Aleixo/Terminal 2/Centro), com deslocamento até o Terminal de Integração 5 (T5).

Linha 086 (Puraquequara/Terminal 5): Será unificada com a linha 619 (Puraquequara/Terminal 2/Centro), nos mesmos dias.
A unificação ocorre porque as linhas 085 e 086, classificadas como alimentadoras, realizavam trajetos semelhantes às linhas troncais 604 e 619. Com essa mudança, a Prefeitura busca evitar confusões entre os usuários e otimizar o uso do transporte coletivo.

Opções de continuidade no Terminal 5
Após chegarem ao Terminal 5, os passageiros que desejam seguir para o centro da cidade terão à disposição outras linhas para continuar o trajeto, como as linhas 600, 602, 651 e 652.

Informações: Portal Manaus Alerta

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Veja a chegada do primeiro novo trem do monotrilho chega no Pátio Oratório

quinta-feira, 28 de novembro de 2024

Foi concluída na madrugada desta quarta-feira (27), o transporte dos carros (vagões) do novo trem para o monotrilho da Linha 15-Prata do Metrô.

No total foram sete carretas que partiram de Santos ainda na noite de ontem, percorrendo trechos da Anchieta e Imigrantes e depois passando por importantes vias de São Paulo, com ponto final o Pátio do Oratório, na Zona Leste.

O comboio chegou por volta das quatro da madrugada e acessou o pátio, com o trem todo embalado para proteger de impactos e ações do tempo, ou outras interferências durante o transporte.

O trem da Série S (Innovia 300), prefixo S29, fabricado pelos chineses da CRRC faz parte de um lote com 19 unidades no total para ampliar a capacidade de atendimento e transporte de passageiros na Linha 15-Prata, que passa por expansão nos seus dois sentidos.

A compra foi realizada tendo em vista a construção de um novo pátio de armazenamento dos trens na Ragueb Chohfi e três novas estações, Ipiranga, Boa Esperança e Jacu-Pêssego.

Conforme o Metrô informou anteriormente, cada um destes novos trens possuem sistema com monitoramento por câmeras, iluminação LED e gestão inteligente de energia, além sistemas de controle e telecomunicações avançados, como o UTO (Unattended Train Operation), em que os trens funcionam de forma segura, sem a necessidade de um operador no controle, portanto, de forma automatizada.

Os próximos passos agora incluem a retirada de cada carro das carretas, uso de guindastes e o seu posicionamento em uma das vias do monotrilho no pátio para iniciar os testes dinâmicos, assim como o realizado atualmente com o primeiro novo trem da Linha 17-Ouro.

A entrega das 19 composições será concluída até 2026, com o processo sendo realizado de forma gradual, com cada trem realizando a viagem da China até o Brasil.

Informações: Diário nos Trilhos

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Uso de ônibus como meio de transporte nas cidades caiu em todo o País

quarta-feira, 27 de novembro de 2024

Nos últimos sete anos, a participação dos ônibus como meio de transporte utilizado pela população de todo o País teve uma queda de 14,3 pontos percentuais, passando de 45,2% em 2017, para 30,9% em 2024.

Os dados são de um estudo inédito feito pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) sobre mobilidade e transporte público, apresentado nesta segunda-feira (25) em Belo Horizonte para especialistas e empresários do setor.

A tendência é considerada preocupante já que nem as cidades e nem o setor de transporte urbano estão aptos a receber um grande volume de transporte individualizado. Isso porque os municípios não possuem infraestrutura para tantos veículos. E no caso das empresas do setor, ter apenas o passageiro pagante para custear o sistema não é suficiente.

“Ou a gente começa a priorizar o transporte público, a voltar o foco para melhorar o sistema e retomar a chamada de usuários, ou as cidades, num período não tão longo, vão parar”, alerta o diretor executivo da CNT, Bruno Batista.

Atualmente, o tempo perdido no trânsito das principais capitais do País é significativo. Um percurso de 10 quilômetros (km) durante um congestionamento chega a ser em média 90% maior que um período de viagem considerado “normal”. Em Belo Horizonte, o índice chega a ser ainda maior, alcançando 103%.

Uma viagem normal de 10 km que dura cerca de 28 minutos, passa para 57 minutos durante um congestionamento.

Fetram defende parceria com a iniciativa privada

O presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de Minas Gerais (Fetram), Rubens Lessa, acredita que é necessária uma parceria entre poder público e iniciativa privada para solucionar o problema da mobilidade das cidades. 

“Aumentou muito o número de gratuidades. A expectativa de vida quando a gratuidade começou era 67 anos, hoje, é 80. É preciso uma fonte de custeio que não seja só o usuário pagante”, defende.

Para Lessa, é importante tanto aportes públicos de subsídios e custeio do sistema, quanto investimentos em infraestrutura de transporte como faixas e corredores exclusivos.

Em contrapartida, ele defende que as empresas forneçam um serviço de qualidade com transparência total nas suas prestações de contas. “Se nada for feito, as pessoas não conseguirão circular pelas grandes cidades. Será um colapso total”, alerta.

Individualização do transporte
O presidente da CNT, Vander Costa, também ressalta a preocupação pela tendência de individualização do transporte. Ele acredita que para reverter a situação é preciso melhorias nas condições ofertadas e incentivo ao uso do transporte coletivo.

Costa defende que empresas e poder público trabalhem para oferecer segurança, previsibilidade e conforto.

“Tendo estes três itens, naturalmente, as pessoas deixam o automóvel em casa e vão para o público, como acontece nas grandes cidades do exterior”, comentou.

O que leva os usuários a abandonarem os ônibus?
De acordo com a pesquisa, os motivos para que boa parte da população substitua o transporte coletivo por opções alternativas ocorrem, principalmente, por causa do pouco conforto dos ônibus e da falta de flexibilidade dos serviços, que estão relacionadas a rotas e horários, e também ao elevado tempo de viagem.

O preços das passagens e a insegurança também são itens citados mas, dessa vez, foram menos mencionados pela população.

O diretor executivo da CNT, Bruno Batista, enxerga os motivos apontados pela população como pontos de atenção tanto para a iniciativa privada quanto para a iniciativa pública.

“O preço que, no passado, era apontado por 29% dos entrevistados como motivo para abandonar o transporte público, já não é mais um dos motivos principais para o abandono. A comodidade e a conveniência oferecidas pelo transporte alternativo fizeram dos aplicativos grandes concorrentes, sobretudo, nas pequenas viagens”, alerta Batista.

Veja mais dados da pesquisa:

a utilização do carro próprio subiu de 22,9% para 29,6%;
o uso da moto própria, mais do que duplicou, passando de 5,1% para 10,9%;
e o uso dos serviços de transportes por aplicativos, que em 2017, era praticamente inexistente, responsável por 1% da fatia, em 2024, já respondem por 11,1%

Passageiros voltariam para o ônibus se problemas fossem resolvidos

O diretor executivo da CNT ressalta, portanto, que 63,5% das pessoas que deixaram de utilizar o ônibus como principal meio de transporte, alegaram que poderiam voltar caso os motivos apontados para o abandono fossem resolvidos.

“As pessoas querem uma boa experiência, querem ter informação, querem saber daqui a quanto tempo o ônibus vai chegar, e quanto tempo vão esperar. Elas querem esperar o mínimo possível. Quando o tempo de espera reduz, a avaliação do serviço melhora, pois a viagem fica mais rápida”, comenta. 

Bruno Batista defende o ônibus como principal solução. Ao considerar que 31,7% da população usam o transporte coletivo e, dentro dessa faixa, mais de 81% usa ônibus, ele é taxativo: “o ônibus não é só fundamental na vida urbana, ele é insubstituível. Pela capilaridade, pela possibilidade de implantação de sistemas e, sobretudo, pela flexibilidade que ele permite ao chegar em áreas que nem metrô ou BRT chegarão”, comenta.

Ao defender o ônibus, o diretor também considera a questão da segurança. “O ônibus é mais seguro e mais barato que a motocicleta, e a população precisa saber disso”, conclui.

Informações: Diário do Comercio
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Obras do BRT Metropolitano Alto Tietê devem começar em dezembro de 2025

terça-feira, 26 de novembro de 2024

O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues (PL), afirmou que, até dezembro de 2025, o projeto e a licitação dos trechos iniciais do BRT Metropolitano Perimetral Alto Tietê, sistema de transporte que promete, desde 2012, melhorar a mobilidade na região, estarão prontos para finalmente dar início às obras. Segundo ele, em reunião com Sérgio Codelo, superintendente do DER – órgão responsável por administrar o sistema rodoviário estadual -, foi definido que a implantação começará pelo trecho que liga Arujá a Itaquá, no sentido Zona Leste.

O BRT Metropolitano do Alto Tietê atenderá à população de Arujá, Poá, Itaquá e Ferraz de Vasconcelos. O objetivo é reorganizar a rede de transporte coletivo, promovendo a integração do sistema de transporte metropolitano e municipal com corredores de ônibus, além de adequar e melhorar o sistema viário, com a construção de terminais de integração e estações de embarque e desembarque, proporcionando segurança e conforto à população.

Para isso, o empreendimento foi dividido em três trechos. O primeiro, em Arujá, com dois quilômetros de extensão, inclui a construção do Terminal Arujá. O segundo, ligando Arujá a Itaquá, terá 10,7 km, com a construção da Estação de Transferência Estrada do Corredor. Já o terceiro, com 7,5 km, ligará Itaquá, Poá e Ferraz, e prevê a construção da Estação Monte Belo, do Terminal Ferraz de Vasconcelos e a reforma do Terminal Kemel.

Em 2020, o DER realizou o processo de licitação para selecionar a empresa responsável pelo cadastro e avaliação dos imóveis a serem desapropriados para a implantação do trecho do corredor de ônibus entre Arujá e Itaquá. Entretanto, Boigues explicou que essa licitação foi revogada devido a nulidades encontradas no projeto.

Em nota, a EMTU, responsável pela gestão do BRT, afirmou que o primeiro trecho já possui projeto executivo concluído e previsão de implantação pela EMTU. O processo de desapropriações para a construção do terminal já está em andamento e o prazo de conclusão desta etapa é de 24 meses após o início das obras.

No segundo trecho, entre Arujá e Itaquá, a empresa garante que também possui projeto executivo concluído. A infraestrutura viária para a implantação do BRT está incluída na obra de duplicação da rodovia SP-056, que será executada pelo DER. Posteriormente, a EMTU implantará as estações de embarque e desembarque. Sobre o terceiro trecho, a EMTU não informou se há projeto executivo e em qual etapa o processo está.

A estimativa de custos para a implantação dos dois trechos do BRT pela EMTU é de cerca de R$ 245,22 milhões, a serem divididos conforme as etapas de implantação coordenadas com as obras previstas pelo DER.

Informações: Gazeta Regional

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