Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Ribeirão Preto recebe três Corredores de Ônibus

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

O município de Ribeirão Preto passou a contar com 56 quilômetros de corredores de ônibus. Nos últimos dois meses, o governo municipal entregou os corredores Costábile Romano/Presidente Kennedy, Castelo Branco/Treze de Maio e o Corredor Central.

“A nossa administração cumpriu à risca o que foi prometido. Entregamos este mês o último corredor de ônibus, dos 11 que tínhamos anunciado. Os corredores irão trazer mais mobilidade e agilidade para os moradores de Ribeirão Preto, afirma o prefeito Duarte Nogueira.

Ribeirão Preto passou a ter 11 corredores de ônibus, que juntos formaram os eixos norte/sul e leste/oeste. A implantação dos corredores de ônibus faz parte do pacote de obras de mobilidade urbana.

Iniciado em 2017, o programa Ribeirão Mobilidade contou com investimentos na ordem de 500 milhões de reais, sendo 310 milhões em recursos do Governo Federal e o restante via FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) e outras agências de crédito. O pacote de mobilidade incluiu 56 quilômetros de corredores de ônibus, 25 quilômetros de ciclovias, três pontes, três viadutos, implantação de abrigos de ônibus público e itens de acessibilidade em todas as esquinas.

Os 11 corredores de ônibus do programa Ribeirão Mobilidade formaram uma malha viária, com mais de 56 quilômetros de pistas exclusivas para ônibus, que depois de todos prontos e interligados, ligarão a cidade de ponta a ponta, proporcionando ganho de tempo e conforto para os usuários do transporte público de Ribeirão Preto. 

“Todos os corredores foram entregues com rampas de acessibilidades em todas as esquinas, pisos táteis, abrigos de ônibus cobertos, com pavimento novo e trechos recapeados. Obras que levam Ribeirão Preto ao futuro”, disse o secretário de Obras Públicas, Pedro Pegoraro. 

Corredor Castelo Branco/Treze de Maio

Com extensão de 8km, o corredor percorre a Avenida Leão XIII da rotatória da Unaerp até a Praça Ministro Marcondes.

- Depois, na Avenida Castelo Branco entre as Praças Elói Chaves (onde se conecta com o corredor Costábile Romano) e Aristófanes Prudente Corrêa (Rotatória do Comercial).

- A partir da Praça Aristófanes Prudente Corrêa (Rotatória do Comercial) o corredor percorre toda a extensão da Avenida Treze de Maio até a Praça da Bíblia (Avenida Meira Junior) onde se conecta com o Corredor Norte Sul.  - Em seguida o corredor percorre a Ruas Capitão Salomão, Roberto Mange e Goiás até a Rua João Ramalho. Nas ruas João Ramalho e Tamandaré o Corredor Castelo Branco / Treze de Maio se conecta ao Corredor do Quadrilátero Central.

Corredor de Ônibus Costabile Romano/Presidente Kennedy

Com o prazo em contrato de 15 meses (prazo este que foi cumprido à risca), foi entregue no dia 27 de setembro de 2024. O Corredor Costabile Romano / Presidente Kennedy tem 5km e 300metros de extensão e 7km de ciclovia (interligando a Praça Winston Churchill até o Parque Luís Carlos Raya, e todo o trecho da Avenida Maurilio Biagi desde a Avenida Presidente Kennedy até a Costábile Romano).

- O corredor percorre a Avenida Nove de Julho, a partir da Avenida Presidente Vargas, a extensão da Avenida Costabile Romano, depois segue na Avenida Presidente Kennedy até a Praça Winston Churchill, na Lagoinha. E faz a interligação com o Corredor Castelo Branco/Treze de Maio, que será entregue no dia 10 de outubro.

Os corredores Costábile/Kennedy e Castelo/Treze irão formar, juntamente com o corredor da D. Pedro I (já pronto) o eixo Leste-Oeste:

Corredor de Ônibus Central

Com extensão de 7 km e 350 metros, o corredor percorre a extensão das ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma, entre Avenidas Dr. Francisco Junqueira e Nove de Julho.

- Rua Lafaiete entre rua José Bonifácio e Avenida Independência.
- Rua Florêncio de Abreu entre avenidas Jerônimo Gonçalves e Independência.
-  Avenida Jerônimo Gonçalves entre rua Lafaiete e Avenida Dr. Francisco Junqueira.
- Avenida Dr. Francisco Junqueira entre Avenida Jerônimo Gonçalves e rua Barão do Amazonas e rua José Bonifácio entre rua Lafaiete e Florêncio de Abreu.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto

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Obras de expansão do Metrô-DF devem começar no início de 2025

A Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU) realizou, na manha desta quarta-feira (30/10), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), reunião técnica para discutir o futuro do Metrô-DF. Na assembleia, organizada pelo deputado distrital Max Maciel (Psol), estiveram presentes o diretor-presidente da companhia do Metropolitano do DF, Handerson Cabral, o diretor técnico do Metrô-DF, Fernando Jorge, e o diretor de operação e manutenção do Metrô-DF, Márcio Aquino. 

O distrital levou aos representantes da companhia questionamentos relacionados à manutenção, ampliação de frota, segurança e quadro de funcionários. Apesar de não ser uma audiência pública, representantes de sindicatos e associações que estiveram presentes também tiveram espaço para se pronunciar sobre o tema.   

Cenário atual 
O diretor-presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral, destacou, em seu pronunciamento, que a companhia tem trabalhado para que haja ampla manutenção na atual frota e para que a compra de 15 novos trens seja finalizada. "Após os dois incidentes ocorridos em janeiro e julho deste ano, várias iniciativas foram tomadas. Estamos com o orçamento reforçado e queremos aplicar um pacote de modernização, não somente física, mas operacional", apontou. 

Cabral informou que a companhia está em contato com representantes da fabricante Alstom no Brasil para que um contrato de manutenção permanente dos cartões (peça essencial para o funcionamento dos trens e comunicação com os operadores das máquinas) seja firmado. Ele também ressaltou que há planos para adquirir sobressalentes. "Nesse caso, é mais complicado porque às vezes não há o produto, então temos que verificar a forma de produzi-lo e analisar os custos. Isso depende da fabricante internacional", explicou.  

Atualmente, há 20 trens atuando diariamente. Sete veículos estão parados em decorrência de adversidades, como problemas crônicos, manutenção e os três veículos que envolveram-se em incêndios nos últimos anos. 

Nova frota 
O processo para a compra de 15 novo trens continua avançando, de acordo com o diretor-presidente. Ele afirmou que os trâmites já passaram por todas as instâncias dentro do Ministério das Cidades e aguardam, agora, contemplação pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Ainda não há previsão de reunião com os gestores neste ano, mas o projeto está habilitado e aguarda a etapa do PAC, que depende do governo federal", sinalizou. 

O investimento para a compra foi calculado em R$ 900 milhões. Sendo que cada trem custará R$ 60 milhões. 

Informações: Correio Braziliense

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Emdec reforça quatro linhas que circulam na região do Padre Anchieta

Os usuários do transporte público coletivo das regiões do Padre Anchieta, Vila Boa Vista e Parque Via Norte contarão com mais ônibus circulando, a partir desta quarta-feira, 30 de outubro. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçará a frota das linhas 253 (Swift/Vila Boa Vista), 254 (Parque Universal), 263 (Terminal Padre Anchieta) e 265 (Padre Anchieta).

Elas receberão um veículo adicional e terão os intervalos reduzidos em dias úteis. Ao todo, serão beneficiados cerca de 8,8 mil passageiros, que utilizam as quatro linhas diariamente. Ao todo, serão mais quatro ônibus circulando.

O reforço ocorre nos horários de pico, em dias úteis. Serão cinco ônibus circulando na 253 e os intervalos serão reduzidos, de 35 para 28 minutos. Na 254, serão três veículos e os intervalos caem de 60 para 40 minutos.

A 263 passa a operar com sete ônibus e os intervalos caem de 16 para 14 minutos. Já na 265, serão seis ônibus e os intervalos serão reduzidos de 20 para 17 minutos. Também haverá ajustes nos horários de atendimento da linha 265.1 (Padre Anchieta), que é circular. Ela terá partidas entre 6h e 17h49.

Trajetos e horários

A 253 liga a região do Swift ao Parque Via Norte, passando pelo Terminal Mercado e pela região da Rodoviária. Os horários de partida serão mantidos entre 4h36 e 23h40 do Swift; e entre 4h50 e 0h da Vila Boa Vista. No mês de setembro, a 253 transportou, em média, 1,8 mil usuários, em dias úteis.

A 254 parte do Terminal Padre Anchieta e vai até o Centro, chegando ao Terminal Mercado. Passa pelo Parque Universal e Jardim Rosália II. Tem partidas entre 4h40 e 23h20 do Padre Anchieta; e entre 5h40 e 0h20 do Terminal Mercado I. Transporta, em média, cerca de 700 usuários por dia.

A ligação entre os terminais Padre Anchieta e Mercado também é realizada pela linha 263. Ela atende ainda aos bairros Três Marias e Jardim Rosália II. As partidas do Terminal Padre Anchieta ocorrem entre 5h e 23h40; e do Terminal Mercado I, entre 5h50 e 0h25. Transporta, em média, 4,3 mil usuários por dia.

Já a 265 parte da região do Jardim Aparecida, passa pelo Terminal Padre Anchieta e chega até o Terminal Mercado. As partidas da região do Padre Anchieta ocorrem entre 4h50 e 23h45; e entre 5h40 e 0h30 do Terminal Mercado I. Em setembro, transportou cerca de 2 mil passageiros por dia.

Operação de alimentadoras do Campo Grande será ajustada

Também a partir desta quarta-feira (30/10), quatro linhas alimentadoras da região do Satélite Íris terão a operação ajustada, com alterações nos horários de operação. Passam a circulam com novos horários as linhas 226 (Residencial Sirius/Terminal Satélite Íris), 232 (Satélite Íris IV/Terminal Satélite Íris), 233 (Jardim Florence I/Terminal Satélite Íris) e 234 (Satélite Íris III/Terminal Satélite Íris).

Informações: Prefeitura Municipal de Campinas

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Metrô do Recife funcionará nos domingos do Enem

O Metrô do Recife funcionará no horário normal, das 5h às 23h, nos domingos de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos domingos 3 e 11 de novembro. A informação foi confirmada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) nesta quarta-feira (30).
 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Pernambuco registrou 82.720 estudantes concluintes do ensino médio na rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, o que representa 100% do total desses alunos. Ao todo, o estado recebeu 237.290 inscrições. 

O serviço de transporte do metrô está temporariamente suspenso aos domingos desde setembro por conta de manutenções de melhorias que estão sendo feitas pela CBTU nestes dias. 

Na época, a CBTU informou que a “paralisação aos domingos se faz necessária devido à complexidade do serviço, pois a janela noturna de manutenção (das 00h às 4h) é muito curta para que a manutenção seja realizada em sua totalidade”, informa a Companhia por meio de nota.

Mesmo assim, o Metrô do Recife abriu algumas exceções para funcionamento aos domingos, como foi o caso das eleeições municipais. Tanto no primeiro quanto no segundo turno o serviço de transportes funcionou em seu horário normal para facilitar o deslocamento dos eleitores.

Assim como nas eleições, o funcionamento do metrô no Enem garante mais fluidez nos transportes rodoviários, evitando atrasos e outros contratempos.

Informações: Diário de Pernambuco

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BH terá novo sistema de bilhetagem de ônibus em novembro

O presidente do consórcio Ótimo e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Rubens Lessa Carvalho, destaca que o novo sistema de bilhetagem eletrônica representa um grande avanço para o transporte público da região.

“Estamos abrindo as portas para inovações que não apenas otimizam a jornada dos passageiros, mas também criam oportunidades para a modernização contínua do setor”, afirma.

Já o diretor de modernidade e tecnologia do consórcio Ótimo, Carlos Guedes, relata que tudo está sendo preparado para que a adesão seja rápida e sem sustos aos passageiros.

“Estamos em contagem regressiva para o lançamento e nosso objetivo principal agora é garantir que a transição seja a mais tranquila possível”, disse.

Ele também pontua que todos os validadores já estão sendo trocados, de forma gradativa. Segundo Guedes, quem usa os ônibus metropolitanos terá o seu cartão migrado automaticamente para o novo sistema, sem a necessidade de troca. ”Nossa prioridade é oferecer uma experiência segura, ágil e eficiente”, completa.

Ao todo, os novos validadores amarelos estarão em operação em todos os veículos da frota do consorcio, formada por 2,5 mil ônibus. Atualmente, o sistema de transporte da região metropolitana atende 33 municípios e transporta cerca de 850 mil passageiros por dia.

Vantagens do novo sistema de bilhetagem
Dentre as grandes novidades do novo sistema está a agilidade no processo de recarga, realizado pelo aplicativo ÓtimoAPP e por outros canais de vendas. A recarga, que antes demorava até 72 horas para ser validada, agora será ativada em minutos.

O consórcio pontua que essa agilidade se deve, em grande parte, por conta de um novo portal on-line de recargas lançado junto com a virada, que fará com que essas empresas empregadoras experimentem processos mais simples e desburocratizados na hora de recarregar os cartões do quadro de funcionários.

“Toda a jornada da empresa empregadora será descomplicada e facilitada no novo sistema, gerando rapidez também para os trabalhadores que usar o cartão”, comenta Guedes.

O novo sistema também utilizará a biometria facial para validar as gratuidades de forma automatizada e precisa, aumentando a segurança para os passageiros pagantes e evitando fraudes. Ele ainda permitirá um bloqueio instantâneo de cartões roubados ou extraviados, que poderá ser registrado e comunicado em tempo real, diretamente nos validadores do sistema presentes nos ônibus e nos terminais.

Conforme Guedes, um dos pilares desse novo sistema é a segurança. Para ele, a tecnologia da biometria facial será um “divisor de águas” no controle de gratuidade e na segurança dos passageiros.

“Com ela, vamos garantir que apenas quem tem direito utilize o benefício, além de proporcionar uma experiência mais rápida e eficiente no embarque. No caso do bloqueio instantâneo, a operação on-line permitirá o check automático do cartão no momento da sua validação, evitando que ele seja utilizado após o pedido de bloqueio”, destaca.

Vale ressaltar que a biometria facial não será obrigatória para todos os passageiros. A tecnologia só será utilizada para validação das gratuidades. Para os demais usuários, a utilização da biometria não será necessária.

A modernização da bilhetagem eletrônica faz parte de um investimento contínuo do consórcio Ótimo e do Sintram para melhorar o transporte coletivo na região. Segundo Lessa, essa transição representa um marco na história do transporte metropolitano.

“Estamos transformando o transporte público em uma experiência muito mais conectada e eficiente. O novo sistema de bilhetagem eletrônica reflete o nosso compromisso em proporcionar aos passageiros uma jornada mais rápida, simples e segura”, declara.

Para ele, essa modernização também abre portas para futuras inovações, como é o caso das novas formas de pagamento e tarifas inteligentes. “O transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte merece esse upgrade e certamente ganha um novo fôlego a partir de novembro”, destaca.

De acordo com o Sintram, esse projeto também permitirá a absorção de novas políticas tarifárias e de integração, facilitando a implementação de políticas públicas que possam surgir no futuro.

Por ser uma plataforma dinâmica, ela permitirá a criação de tarifas diferenciadas para produtos específicos, assim como a otimização de condições em horários e rotas específicas, incentivando o uso nesses períodos e melhorando a taxa de ocupação da frota.

Além disso, a nova bilhetagem permitirá a integração de base temporal e espacial entre as diferentes linhas da RMBH. Isso poderá facilitar a transferência de passageiros entre ônibus, mesmo de empresas distintas, com ou sem complementação de tarifa.

“Essa tecnologia tem o potencial de transformar o transporte público, permitindo ajustes rápidos e inovadores em resposta às necessidades da população e às políticas públicas,” conclui Lessa.

Informações: Diário do Comércio

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Ônibus movido 100% a gás natural começa a ser testado em Campo Grande

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Campo Grande dá um importante passo em direção à inovação e à sustentabilidade no transporte público ao iniciar, nesta semana, os testes de um ônibus movido a Gás Natural Veicular (GNV). Esta iniciativa, resultado de uma colaboração entre a Prefeitura Municipal, Governo do Estado, MSGás e Consórcio Guaicurus, coloca a cidade na liderança do Centro-Oeste ao adotar essa tecnologia, que visa não apenas aumentar a eficiência do transporte, mas também reduzir significativamente as emissões de poluentes, garantindo maior conforto e segurança aos usuários, além do ganho ambiental para a Capital.

Dentro das iniciativas voltadas para a mobilidade urbana sustentável de Campo Grande, os testes com o ônibus começam nos próximos dias e vão operar em alguns itinerários pré-estabelecidos da cidade. Nesse período, serão avaliados indicadores de eficiência e a viabilidade do Gás Natural Veicular como alternativa ao diesel, considerando as especificidades pontuais, como distâncias, clima e condições de terreno.

O modelo K 280 IB 4×2, da fabricante Scania, tem capacidade para transportar 44 passageiros (incluindo pessoa com deficiência), é equipado com ar-condicionado e câmbio automático, proporcionando uma viagem mais confortável, além de oferecer aos usuários um ambiente mais silencioso e agradável. O mesmo modelo já passou por bateria de testes em São Paulo, Curitiba e Recife.

“Ao iniciarmos os testes do ônibus movido a Gás Natural, estamos dando um passo significativo em direção à inovação e à sustentabilidade no transporte público de Campo Grande. Essa parceria entre a Prefeitura, o Governo do Estado, a MSGás e o Consórcio Guaicurus, reafirma nosso compromisso em proporcionar uma mobilidade urbana mais eficiente e menos poluente. Estamos liderando o Centro-Oeste com esta tecnologia, que não só melhora a qualidade do transporte, mas também garante um futuro mais sustentável para nossa cidade. Esperamos que esses testes tragam resultados positivos e que possamos expandir essa iniciativa, beneficiando nossa população com um transporte mais moderno e confortável”, destaca a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

“Estamos comemorando hoje, 29 de outubro, o início dos testes do ônibus a gás natural veicular. Esse é um resultado da parceria da MSGás com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, o Consórcio Guaicurus e da Scania. Esse ônibus vai reduzir em 90% a emissão de gases de efeito estufa em Campo Grande, além de outros benefícios, como maior comodidade para o passageiro viajar nos vários trajetos. Além disso, essa ação também faz parte da política do governador Eduardo Riedel, que é tornar Mato Grosso do Sul, um Estado carbono zero até 2030. É uma conquista de toda população da capital sul-mato-grossense”, enfatiza a CEO da MSGás, Cristiane Schmidt.

O ônibus será monitorado em várias rotas, permitindo uma análise abrangente de seu desempenho sob diferentes condições. Especialistas avaliarão os dados coletados para determinar a viabilidade econômica, técnica e ambiental do projeto. “O nosso objetivo é sempre entregar o melhor para Campo Grande. Estamos atentos às questões ambientais e sabemos que a transição para tecnologias mais limpas é um passo fundamental para o futuro da mobilidade urbana”, afirma Paulo Vitor Oliveira, diretor de operações do Consórcio Guaicurus.

O trajeto será iniciado pela linha 082 – Aero Rancho – Shopping. A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) explica que a escolha desse itinerário levou em consideração os dois terminais de atendimento e as vias sem obstáculos, projetadas para corredores do transporte coletivo.

Com essa iniciativa, Campo Grande não só avança na modernização de seu transporte público, mas também se coloca na vanguarda das práticas sustentáveis no Brasil.

Benefícios:

Ambiental: O uso do GNV pode reduzir as emissões de CO² (aquecimento atmosférico) em até 90%, 97% menos material particulado (doenças respiratórias) e 95% menos NOX (causador da chuva ácida), contribuindo para as metas de descarbonização da cidade.

Econômico: A expectativa é que o GNV apresente uma economia significativa em comparação ao diesel, com abastecimento seguro e menos poluente.

Social: A população terá acesso a um transporte público mais moderno e confortável, com melhorias na qualidade de vida urbana.

Informações: Prefeitura de Campo Grande

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Emdec reforça quatro linhas que circulam na região do Padre Anchieta

Os usuários do transporte público coletivo das regiões do Padre Anchieta, Vila Boa Vista e Parque Via Norte contarão com mais ônibus circulando, a partir desta quarta-feira, 30 de outubro. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçará a frota das linhas 253 (Swift / Vila Boa Vista), 254 (Parque Universal), 263 (Terminal Padre Anchieta) e 265 (Padre Anchieta).

Elas receberão um veículo adicional e terão os intervalos reduzidos em dias úteis. Ao todo, serão beneficiados cerca de 8,8 mil passageiros, que utilizam as quatro linhas diariamente. Ao todo, serão mais quatro ônibus circulando.

O reforço ocorre nos horários de pico, em dias úteis. Serão cinco ônibus circulando na 253 e os intervalos serão reduzidos, de 35 para 28 minutos. Na 254, serão três veículos e os intervalos caem de 60 para 40 minutos.

A 263 passa a operar com sete ônibus e os intervalos caem de 16 para 14 minutos. Já na 265, serão seis ônibus e os intervalos serão reduzidos de 20 para 17 minutos. Também haverá ajustes nos horários de atendimento da linha 265.1 (Padre Anchieta), que é circular. Ela terá partidas entre 6h e 17h49.

Trajetos e horários
A 253 liga a região do Swift ao Parque Via Norte, passando pelo Terminal Mercado e pela região da Rodoviária. Os horários de partida serão mantidos entre 4h36 e 23h40 do Swift; e entre 4h50 e 0h da Vila Boa Vista. No mês de setembro, a 253 transportou, em média, 1,8 mil usuários, em dias úteis.

A 254 parte do Terminal Padre Anchieta e vai até o Centro, chegando ao Terminal Mercado. Passa pelo Parque Universal e Jardim Rosália II. Tem partidas entre 4h40 e 23h20 do Padre Anchieta; e entre 5h40 e 0h20 do Terminal Mercado I. Transporta, em média, cerca de 700 usuários por dia.

A ligação entre os terminais Padre Anchieta e Mercado também é realizada pela linha 263. Ela atende ainda aos bairros Três Marias e Jardim Rosália II. As partidas do Terminal Padre Anchieta ocorrem entre 5h e 23h40; e do Terminal Mercado I, entre 5h50 e 0h25. Transporta, em média, 4,3 mil usuários por dia.

Já a 265 parte da região do Jardim Aparecida, passa pelo Terminal Padre Anchieta e chega até o Terminal Mercado. As partidas da região do Padre Anchieta ocorrem entre 4h50 e 23h45; e entre 5h40 e 0h30 do Terminal Mercado I. Em setembro, transportou cerca de 2 mil passageiros por dia.

Operação de alimentadoras do Campo Grande será ajustada
Também a partir desta quarta-feira (30/10), quatro linhas alimentadoras da região do Satélite Íris terão a operação ajustada, com alterações nos horários de operação. Passam a circulam com novos horários as linhas 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris), 232 (Satélite Íris IV / Terminal Satélite Íris), 233 (Jardim Florence I / Terminal Satélite Íris) e 234 (Satélite Íris III / Terminal Satélite Íris).

Consulte sua linha  
Para informar os usuários sobre as mudanças, a Emdec distribuiu cartazes informativos nos veículos. A partir da data de vigência das alterações, os usuários poderão consultar os novos horários de partida no site da Emdec, pelo endereço portal.emdec.com.br/consultalinha.  

Quem usa o transporte público pode utilizar os aplicativos Cittamobi, Moovit, Kim ou Bus2, que informam onde embarcar, desembarcar e que ônibus municipais utilizar. Também é possível consultar as previsões de chegada dos ônibus em tempo real, selecionando os pontos no mapa. 

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.  

Informações: EMDEC

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Prefeitura de Uberlândia anuncia a chegada de mais 43 novos ônibus com ar-condicionado

A Prefeitura de Uberlândia segue com a renovação da frota do transporte público municipal. Na tarde desta segunda-feira (28), durante evento realizado na plataforma de embarque e desembarque do Centro Administrativo Municipal, o prefeito Odelmo Leão anunciou a chegada de mais 43 novos ônibus com ar-condicionado, suspensão a ar e acessibilidade. Ao todo, as três concessionárias que operam na cidade fizeram um investimento de R$ 48,6 milhões com a aquisição dos novos carros. Com a renovação, a idade média da frota passa a ser 4,63 anos.

“Como sempre reiterei durante todos esses anos ao longo dos quatro mandatos à frente da Prefeitura, o bom gestor público precisa trabalhar em prol da população em todos os segmentos da sociedade. Hoje, entregamos mais 43 novos ônibus que vão atender todas as regiões da cidade. Nosso povo poderá usufruir de uma frota renovada para realizar os deslocamentos do dia a dia com qualidade e segurança em veículos que emitem menos poluentes na atmosfera. Nossa missão e obrigação é fazer o melhor a todos que residem em Uberlândia”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

A concessionária Sorriso de Minas, que detém 39,39% dos veículos em operação no município, apresentou 17 novos ônibus, que vão atender a população dos setores Oeste, Sul e Central da cidade.  A Autotrans, por sua vez, detém 34,34% dos veículos em operação e apresentou cinco veículos, que vão se somar aos 21 entregues dia 1º de outubro (dos quais 16 novos ônibus já estão atendendo a população nas regiões Sul, Leste e Central).

Já a São Miguel, com 26,26% da frota operante, apresentou 21 novos veículos, que vão transportar os usuários dos setores Norte, Leste e Central de Uberlândia. 

Atualmente, 396 ônibus atendem as 128 linhas do Sistema Integrado de Transporte (SIT) municipal. Desse total, 156 veículos estão sob operação da Sorriso de Minas, 136 da Autotrans e 104 da São Miguel. De 2017 até este ano, foram renovados 197 carros, um percentual de 47,47% da frota. O sistema realiza uma média superior a 127 mil viagens mensais, com cerca de 135 mil pessoas por dia em dias úteis.

Informações: Prefeitura de Uberlândia

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