O presidente do consórcio Ótimo e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Rubens Lessa Carvalho, destaca que o novo sistema de bilhetagem eletrônica representa um grande avanço para o transporte público da região.
“Estamos abrindo as portas para inovações que não apenas otimizam a jornada dos passageiros, mas também criam oportunidades para a modernização contínua do setor”, afirma.
Já o diretor de modernidade e tecnologia do consórcio Ótimo, Carlos Guedes, relata que tudo está sendo preparado para que a adesão seja rápida e sem sustos aos passageiros.
“Estamos em contagem regressiva para o lançamento e nosso objetivo principal agora é garantir que a transição seja a mais tranquila possível”, disse.
Ele também pontua que todos os validadores já estão sendo trocados, de forma gradativa. Segundo Guedes, quem usa os ônibus metropolitanos terá o seu cartão migrado automaticamente para o novo sistema, sem a necessidade de troca. ”Nossa prioridade é oferecer uma experiência segura, ágil e eficiente”, completa.
Ao todo, os novos validadores amarelos estarão em operação em todos os veículos da frota do consorcio, formada por 2,5 mil ônibus. Atualmente, o sistema de transporte da região metropolitana atende 33 municípios e transporta cerca de 850 mil passageiros por dia.
Vantagens do novo sistema de bilhetagem
Dentre as grandes novidades do novo sistema está a agilidade no processo de recarga, realizado pelo aplicativo ÓtimoAPP e por outros canais de vendas. A recarga, que antes demorava até 72 horas para ser validada, agora será ativada em minutos.
O consórcio pontua que essa agilidade se deve, em grande parte, por conta de um novo portal on-line de recargas lançado junto com a virada, que fará com que essas empresas empregadoras experimentem processos mais simples e desburocratizados na hora de recarregar os cartões do quadro de funcionários.
“Toda a jornada da empresa empregadora será descomplicada e facilitada no novo sistema, gerando rapidez também para os trabalhadores que usar o cartão”, comenta Guedes.
O novo sistema também utilizará a biometria facial para validar as gratuidades de forma automatizada e precisa, aumentando a segurança para os passageiros pagantes e evitando fraudes. Ele ainda permitirá um bloqueio instantâneo de cartões roubados ou extraviados, que poderá ser registrado e comunicado em tempo real, diretamente nos validadores do sistema presentes nos ônibus e nos terminais.
Conforme Guedes, um dos pilares desse novo sistema é a segurança. Para ele, a tecnologia da biometria facial será um “divisor de águas” no controle de gratuidade e na segurança dos passageiros.
“Com ela, vamos garantir que apenas quem tem direito utilize o benefício, além de proporcionar uma experiência mais rápida e eficiente no embarque. No caso do bloqueio instantâneo, a operação on-line permitirá o check automático do cartão no momento da sua validação, evitando que ele seja utilizado após o pedido de bloqueio”, destaca.
Vale ressaltar que a biometria facial não será obrigatória para todos os passageiros. A tecnologia só será utilizada para validação das gratuidades. Para os demais usuários, a utilização da biometria não será necessária.
A modernização da bilhetagem eletrônica faz parte de um investimento contínuo do consórcio Ótimo e do Sintram para melhorar o transporte coletivo na região. Segundo Lessa, essa transição representa um marco na história do transporte metropolitano.
“Estamos transformando o transporte público em uma experiência muito mais conectada e eficiente. O novo sistema de bilhetagem eletrônica reflete o nosso compromisso em proporcionar aos passageiros uma jornada mais rápida, simples e segura”, declara.
Para ele, essa modernização também abre portas para futuras inovações, como é o caso das novas formas de pagamento e tarifas inteligentes. “O transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte merece esse upgrade e certamente ganha um novo fôlego a partir de novembro”, destaca.
De acordo com o Sintram, esse projeto também permitirá a absorção de novas políticas tarifárias e de integração, facilitando a implementação de políticas públicas que possam surgir no futuro.
Por ser uma plataforma dinâmica, ela permitirá a criação de tarifas diferenciadas para produtos específicos, assim como a otimização de condições em horários e rotas específicas, incentivando o uso nesses períodos e melhorando a taxa de ocupação da frota.
Além disso, a nova bilhetagem permitirá a integração de base temporal e espacial entre as diferentes linhas da RMBH. Isso poderá facilitar a transferência de passageiros entre ônibus, mesmo de empresas distintas, com ou sem complementação de tarifa.
“Essa tecnologia tem o potencial de transformar o transporte público, permitindo ajustes rápidos e inovadores em resposta às necessidades da população e às políticas públicas,” conclui Lessa.
Informações: Diário do Comércio
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