Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

BH terá novo sistema de bilhetagem de ônibus em novembro

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

O presidente do consórcio Ótimo e do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram), Rubens Lessa Carvalho, destaca que o novo sistema de bilhetagem eletrônica representa um grande avanço para o transporte público da região.

“Estamos abrindo as portas para inovações que não apenas otimizam a jornada dos passageiros, mas também criam oportunidades para a modernização contínua do setor”, afirma.

Já o diretor de modernidade e tecnologia do consórcio Ótimo, Carlos Guedes, relata que tudo está sendo preparado para que a adesão seja rápida e sem sustos aos passageiros.

“Estamos em contagem regressiva para o lançamento e nosso objetivo principal agora é garantir que a transição seja a mais tranquila possível”, disse.

Ele também pontua que todos os validadores já estão sendo trocados, de forma gradativa. Segundo Guedes, quem usa os ônibus metropolitanos terá o seu cartão migrado automaticamente para o novo sistema, sem a necessidade de troca. ”Nossa prioridade é oferecer uma experiência segura, ágil e eficiente”, completa.

Ao todo, os novos validadores amarelos estarão em operação em todos os veículos da frota do consorcio, formada por 2,5 mil ônibus. Atualmente, o sistema de transporte da região metropolitana atende 33 municípios e transporta cerca de 850 mil passageiros por dia.

Vantagens do novo sistema de bilhetagem
Dentre as grandes novidades do novo sistema está a agilidade no processo de recarga, realizado pelo aplicativo ÓtimoAPP e por outros canais de vendas. A recarga, que antes demorava até 72 horas para ser validada, agora será ativada em minutos.

O consórcio pontua que essa agilidade se deve, em grande parte, por conta de um novo portal on-line de recargas lançado junto com a virada, que fará com que essas empresas empregadoras experimentem processos mais simples e desburocratizados na hora de recarregar os cartões do quadro de funcionários.

“Toda a jornada da empresa empregadora será descomplicada e facilitada no novo sistema, gerando rapidez também para os trabalhadores que usar o cartão”, comenta Guedes.

O novo sistema também utilizará a biometria facial para validar as gratuidades de forma automatizada e precisa, aumentando a segurança para os passageiros pagantes e evitando fraudes. Ele ainda permitirá um bloqueio instantâneo de cartões roubados ou extraviados, que poderá ser registrado e comunicado em tempo real, diretamente nos validadores do sistema presentes nos ônibus e nos terminais.

Conforme Guedes, um dos pilares desse novo sistema é a segurança. Para ele, a tecnologia da biometria facial será um “divisor de águas” no controle de gratuidade e na segurança dos passageiros.

“Com ela, vamos garantir que apenas quem tem direito utilize o benefício, além de proporcionar uma experiência mais rápida e eficiente no embarque. No caso do bloqueio instantâneo, a operação on-line permitirá o check automático do cartão no momento da sua validação, evitando que ele seja utilizado após o pedido de bloqueio”, destaca.

Vale ressaltar que a biometria facial não será obrigatória para todos os passageiros. A tecnologia só será utilizada para validação das gratuidades. Para os demais usuários, a utilização da biometria não será necessária.

A modernização da bilhetagem eletrônica faz parte de um investimento contínuo do consórcio Ótimo e do Sintram para melhorar o transporte coletivo na região. Segundo Lessa, essa transição representa um marco na história do transporte metropolitano.

“Estamos transformando o transporte público em uma experiência muito mais conectada e eficiente. O novo sistema de bilhetagem eletrônica reflete o nosso compromisso em proporcionar aos passageiros uma jornada mais rápida, simples e segura”, declara.

Para ele, essa modernização também abre portas para futuras inovações, como é o caso das novas formas de pagamento e tarifas inteligentes. “O transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte merece esse upgrade e certamente ganha um novo fôlego a partir de novembro”, destaca.

De acordo com o Sintram, esse projeto também permitirá a absorção de novas políticas tarifárias e de integração, facilitando a implementação de políticas públicas que possam surgir no futuro.

Por ser uma plataforma dinâmica, ela permitirá a criação de tarifas diferenciadas para produtos específicos, assim como a otimização de condições em horários e rotas específicas, incentivando o uso nesses períodos e melhorando a taxa de ocupação da frota.

Além disso, a nova bilhetagem permitirá a integração de base temporal e espacial entre as diferentes linhas da RMBH. Isso poderá facilitar a transferência de passageiros entre ônibus, mesmo de empresas distintas, com ou sem complementação de tarifa.

“Essa tecnologia tem o potencial de transformar o transporte público, permitindo ajustes rápidos e inovadores em resposta às necessidades da população e às políticas públicas,” conclui Lessa.

Informações: Diário do Comércio

0 comentários:

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960