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Campinas: Linhas BRT10 e BRT11 atendem Estação Capivari, a partir desta sexta-feira

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Mais uma etapa da operação do Corredor BRT Ouro Verde será cumprida pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), nesta sexta-feira (25/10), quando entra em funcionamento a Estação BRT Capivari, que fica na avenida Ruy Rodriguez. Ela passa a atender as linhas BRT10 (Ouro Verde) e BRT11 (Vida Nova).

Agora, todas as estações do Corredor BRT Ouro Verde estarão operacionais. As próximas etapas envolvem a operação total dos terminais BRT Ouro Verde e Vida Nova, após a finalização das obras.
 
O acesso à estação é feito pelas catracas eletrônicas, por meio de Bilhete Único ou QR Code. As catracas PNE (pessoas com necessidades especiais) são voltadas para pessoas com mobilidade reduzida e idosos. A estação conta com dois módulos, um para cada sentido de circulação.
 
O espaço conta com estrutura metálica, pisos em granito, portas automáticas em vidro laminado e semáforos para orientação dos condutores dos ônibus. Os usuários contam com acessibilidade, lixeiras e bancos metálicos. Os painéis de informações receberam nova comunicação visual e faixas foram fixadas para orientar usuários sobre a utilização das travessias semaforizadas.
 
A pista expressa da avenida Ruy Rodriguez e a marginal (rua Joaquim Lacerda Coelho), no sentido bairro – Centro, receberam novos semáforos, com botoeiras, para travessia de pedestres.
 
Operação BRT10 e BRT11
O atendimento à Estação BRT Capivari não afeta a programação horária das linhas. A BRT10 parte do Terminal Ouro Verde e chega até o Terminal Central, passando pelos terminais Santa Lúcia, Campos Elíseos e Mercado, nove estações BRT (incluindo a Capivari) e pelo Corredor Central. Em dias úteis, tem partidas entre 4h40 e 0h (Terminal Ouro Verde) e entre 5h15 e 0h35 (Terminal Central), com intervalos de 10 minutos nos picos.  
 
A BRT11 parte do Terminal Vida Nova e segue até o Terminal Central, passando pelos terminais Santa Lúcia, Campos Elíseos e Mercado, por 10 estações e pelo Corredor Central. Em dias úteis, tem partidas entre 4h30 e 0h10 (Terminal Vida Nova) e entre 5h15 e 0h50 (Terminal Central), com intervalos de 11 minutos nos picos.  
 
Nada muda no atendimento realizado pelas linhas convencionais, que seguem realizando embarque e desembarque nos pontos localizados à direita da via. São elas: 116 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 118 (Terminal Ouro Verde), 119 (Terminal Ouro Verde / Shopping Dom Pedro), 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi), 131 (Terminal Vida Nova), 132 e 133 (Vida Nova), 134 (Terminal Barão Geraldo), 136 (Terminal Vida Nova / Terminal Central), 142 (Jardim Santa Terezinha) e 199 (Vida Nova / Terminal Mercado I – Corujão).
 
Experimenta o BRT: orientações aos usuários
No primeiro dia de funcionamento da Estação BRT Capivari, nos horários de pico, educadores e agentes da mobilidade urbana da Emdec irão orientar usuários sobre a nova operação, entregando materiais informativos. Também irão indicar as formas seguras de acessar a estação, pelas travessias semaforizadas.

Informações: EMDEC

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Em Porto Alegre, Projeto autoriza que ciclistas usem faixa de ônibus à noite


Está em discussão na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que autoriza a utilização das faixas exclusivas do transporte coletivo por ônibus delimitadas por faixa azul para o tráfego de bicicletas como via de tráfego compartilhado das 21h às 5h do dia seguinte. A proposta é de autoria do vereador Cláudio Janta (Solidariedade).

O texto prevê que o ciclista que pedalar na via de tráfego compartilhado deverá utilizar capacete e colete refletivo, além dos equipamentos obrigatórios previstos no Código de Trânsito Brasileiro, que são campainha, espelho retrovisor do lado esquerdo e sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais.

A iniciativa “tem por objetivo promover o desenvolvimento do ciclismo como forma de lazer e esporte, garantindo condições mínimas e seguras para sua prática” na Capital, argumenta o vereador na exposição de motivos. O projeto “valoriza a preservação da vida e a segurança dos cidadãos, garantindo o uso harmônico das vias públicas entre ciclistas e condutores de veículos automotores”, afirma Janta.

Informações: CM POA

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Passageiros destacam benefícios do novo Terminal da Lagoa em João Pessoa

Passageiros que utilizam o transporte coletivo nas proximidades do Parque Solon de Lucena (Lagoa), no Centro de João Pessoa, agora contam com mais conforto enquanto aguardam os ônibus. Inaugurado no início de julho, o novo Terminal de Passageiros da Lagoa tem beneficiado cerca de 120 mil pessoas que o acessam diariamente. A construção é resultado de uma parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP) e o poder público.

“Essa melhoria foi muito importante, especialmente para se proteger do sol. Com a nova sinalização nas plataformas, ficou mais fácil identificar os ônibus, sem precisar perguntar”, afirma Ezequias Sales, 23 anos, bombeiro.

Luciene Maria Pereira, 56 anos, diarista, que passa pelo terminal toda semana, também elogia a nova estrutura: “Para mim, foi ótimo, principalmente pela cobertura. Acho que todo mundo gostou”.
Já Aline Souza, 17 anos, estudante, é uma das usuárias do transporte coletivo que notaram grandes melhorias no novo Terminal da Lagoa. Ela destaca que a reforma trouxe mais espaço e organização. “Eu costumava vir aqui antes da reforma. Agora, com essa reforma, prefiro mil vezes. É muito espaçoso. Para quem não é de João Pessoa e vem pegar o ônibus pela primeira vez, tem a numeração (dos ônibus) de todos os bairros. É ótimo”.

Informações: Polêmica Paraíba

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Em Caxias do Sul, Marcopolo vende 16 ônibus Torino à Visate


A Marcopolo vendeu à Visate, companhia de transportes do Rio Grande do Sul, 16 ônibus Torino. Três deles são articulados e irão rodar no Sistema Integrado de Mobilidade Urbana (SIM) de Caxias do Sul.

O Torino articulado utiliza chassi Volvo B340. Mede 21 metros e tem capacidade para 180 passageiros. Dos 13 Torino convencionais, dez foram montados sobre chassis Mercedes-Benz OF 1519 e os outros três sobre o Agrale MA 15. Esses ônibus medem 11,25 metros e têm capacidade para 50 passageiros.

A Visate tem 343 ônibus em sua frota, todos encarroçados pela Marcopolo. Opera 76 linhas e transporta cerca de 90 mil passageiros por dia. Esta foi a principal renovação da companhia este ano.

Informações: AutomotiveBusiness

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EMTU entrega mais cinco ônibus zero km com nova tecnologia ambiental na Linha 260 que liga Barueri a Cotia

quinta-feira, 24 de outubro de 2024


A frota da Viação Carapicuíba, do Consórcio Anhanguera, que atende a região oeste da Grande São Paulo, foi reforçada esta semana com cinco ônibus que estão atendendo a linha 260 Barueri (Alphaville) - Cotia (km 30 Raposo Tavares) via Carapicuíba (centro). As melhorias beneficiam cerca de 3 mil passageiros metropolitanos em 52 partidas diárias.

Os veículos, já cadastrados e inspecionados pela EMTU, são dotados de motor Euro 6 a diesel, tecnologia mais moderna e limpa, com menor emissão de poluentes.  Os ônibus têm ar-condicionado, plataformas elevatórias de acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, suspensão pneumática e entrada USB para carregamento de celular e dispositivos móveis.

Com as inclusões, as linhas gerenciadas pela EMTU já somam 551 novos veículos zero km recebidos desde janeiro de 2023. 

Informações: EMTU

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Em Campinas, Expansão das linhas BRT Campo Grande completa um ano

A expansão da operação do BRT Campo Grande, com a criação de três novas linhas, completou um ano neste mês de outubro. Atualmente, segundo projeção da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), 37 mil passageiros utilizam as linhas do BRT Campo Grande diariamente para o deslocamento entre o distrito e o Centro.

A criação das linhas BRT21, BRT25 e BRT26 marcou também o lançamento da campanha “Experimenta o BRT”, que estimulava os usuários do transporte público coletivo a conhecerem os benefícios do BRT: mais agilidade no deslocamento pelos corredores exclusivos, mais conforto e segurança na espera pelos ônibus nas estações e terminais e menor número de paradas.
 
Na época, foram disponibilizados 19 ônibus a mais na operação, totalizando 27 veículos. Atualmente, as quatro linhas concentram 34 ônibus circulando nos horários de pico. A frota em operação foi sendo ampliada gradativamente ao longo do último ano, com redução dos intervalos, na medida em que mais usuários aderiram ao BRT.
 
A linha BRT21 (Campo Grande – semiexpressa), que parte do Terminal Campo Grande, passa pelo Terminal Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, estreou com cinco veículos. Hoje, em dias úteis, são seis ônibus circulando a cada 12 minutos, no pico da manhã; e oito ônibus a cada nove minutos, no pico da tarde.
A BRT25 (Satélite Íris – paradora) começou a circular com oito veículos. Hoje, são nove ônibus atendendo os usuários, de nove em nove minutos, nos picos, em dias úteis. Ela parte do Satélite Íris, atende a 10 estações a partir deste ponto; e chega até o Terminal Mercado e Corredor Central (Rótula).
 
Apenas a BRT26 (Satélite Íris – semiexpressa) teve a oferta inicial ajustada à demanda e hoje opera com três ônibus e intervalos de 20 minutos. Ela parte do Satélite Íris e vai até o Terminal BRT Mercado.
 
Criada em novembro de 2022, a BRT20 (Campo Grande – paradora) contava com frota de 10 veículos, em outubro de 2023. Hoje, são 16 ônibus circulando nos horários de pico da manhã e 14 no pico da tarde, em dias úteis, com intervalos médios de sete minutos. Na operação apelidada de “Experimenta o BRT”, ela passou a atender todas as estações do Campo Grande, além do Corredor Central (Rótula). Ela parte do Terminal Campo Grande, passando pelo Satélite Íris e chegando até o Terminal Mercado.
 
Outro avanço da operação criada em outubro de 2023 foi o atendimento ao Corredor Central (Rótula), que não estava previsto no projeto original. Desde então, atendem ao “Rótula” as linhas BRT20 e BRT25, do Campo Grande; e BRT10, BRT11 e BRT12, do Ouro Verde. E em junho deste ano, atendendo aos anseios dos usuários, estas linhas também passaram a realizar paradas na avenida Dr. Moraes Salles, entre as ruas Barão de Jaguara e Dr. Quirino.

Nove alimentadoras foram criadas gradativamente
Também há um ano, cinco novas linhas alimentadoras foram criadas para viabilizar a integração dos bairros às linhas BRT: 227 (Jardim Florence II), 232 (Jardim Rossin), 233 (Jardim Florence I), 234 (Satélite Íris III) e 235 (Residencial Sirius). Gradativamente, a Emdec colocou em operação outras quatro alimentadoras, totalizando dez a disposição dos usuários atualmente: 218 (Terminal Itajaí / Terminal Campo Grande), 236 (Satélite Íris), 237 (Satélite Íris I) e 243 (Princesa D’Oeste). A região já contava com a alimentadora 226 (Residencial Sirius / Terminal Satélite Íris).
 
As alimentadoras coletam os usuários nos bairros e levam até os terminais Campo Grande e Satélite Íris, de onde é possível realizar a integração gratuita com o BRT. No mês de setembro, as 10 alimentadoras transportaram, juntas, quase 8 mil passageiros em dias úteis.

Informações: EMDEC

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Prefeitura de SP retoma processo de concessão de terminais na Zona Leste

A Prefeitura de São Paulo informou nesta quarta-feira (23), ter retomado o processo de licitação para a concessão de terminais de ônibus na Zona Leste da cidade.

O objetivo é fechar uma Parceria Público Privada (PPP) para que o vencedor seja responsável pela administração, manutenção, conservação, exploração comercial e requalificação dos terminais de ônibus vinculados ao sistema de transporte coletivo.

Denominado Bloco Leste, o contrato contempla 12 terminais (Vila Prudente, Sapopemba, Carrão, A.E. Carvalho, Aricanduva, Mercado, Parque Dom Pedro II, Cidade Tiradentes, Itaquera 2, Sacomã, Penha, São Miguel) e as estações do Expresso Tiradentes.

De acordo com a prefeitura, uma série de melhorias serão obrigatórias, como acessibilidade, infraestrutura, iluminação, segurança, entre outras.

É estimado um investimento de R$ 517 milhões, uma outorga/contraprestação máxima mensal de R$ 10 milhões em contrato com duração de 30 anos.

O certame será realizado em 11 de novembro a partir das 11h, quando haverá a abertura das propostas e eleição do vencedor.


Informações: Diário nos Trilhos

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Prefeitura de São José dos Campos prorroga contrato com empresas de ônibus até outubro de 2026

A Prefeitura de São José dos Campos prorrogou por mais dois anos o contrato com as empresas que prestam o serviço de transporte público na cidade. O novo contrato é válido até outubro de 2026.

O aditamento do contrato foi publicado no diário oficial do município desta terça-feira (22) e contemplam as empresas Expresso Maringá, Joseense e Viação Saens Peña.

Os novos contratos passaram a valer a partir desta segunda-feira (21) e vão até o dia 21 de outubro de 2026.

A renovação acontece em meio a tentativas da Prefeitura de colocar ônibus elétricos na frota municipal. Em julho deste ano, a tentativa do Executivo fracassou pela quinta vez. O objetivo era alugar 400 ônibus elétricos para o transporte público - leia mais abaixo.

Por meio de nota, a prefeitura informou ao g1 que "prorrogou os contratos de concessão do serviço de transporte público até que seja finalizada a licitação e a transição para o Novo Sistema de Transporte Público", que, atualmente, "está em fase de cotação para o lançamento da nova licitação".

Tentativas
No dia 15 de julho deste ano, fracassou pela quinta vez a tentativa de São José dos Campos para alugar 400 ônibus elétricos para o transporte público na cidade.

Na ocasião, apenas uma empresa se interessou em participar do certame e fez uma proposta de R$ 3,538 bilhões para alugar os ônibus -- valor acima do previsto no edital, que era de R$ 2,921 bilhões por 15 anos.

A empresa chegou a reduzir o valor em 1%, mas o lance ainda seguiu acima do valor de referência do edital. Em seguida, houve uma nova rodada de negociação, mas a empresa alegou não ser possível a redução do valor apresentado.

Desde então, sem definição sobre o novo sistema, as empresas que operam o transporte público na cidade atuavam com contratos emergenciais desde 2020.

Informações: g1 Vale do Paraíba e Região

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